Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Luneta + Mount


Posts Recomendados

Olá amigos,

 

Comprei uma Cometa Fusiom para dar os primeiros tiros com luneta.

Agora preciso da ajuda de vocês com o que (e onde) comprar.

 

Se alguém puder indicar uns links de páginas com tutoriais/explicações sobre lunetas, também seria muito bom...

Devo dizer que ando lendo muita coisa aqui no fórum, mas ler sem um roteiro especifico fica bem mais difícil...

 

 

Vou usar a carabina para tiros de uns 30 a 40 metros (e vou tentar alguns tiros de 50 metros..rsrs) na fazenda.

 

Tenho preferência por alguma luneta mais leve, mas durável e com qualidade.

 

Quero um conjunto com um “mount” muito bom e uma “luneta” boa

 

 

Em relação a luneta tenho recebido indicações de comprar uma leapers 3x9x40 ou 3x9x50, vão atender o que quero?

 

Que Mount eu compro? Alto, baixo, médio?

 

Esse é bom? http://www.mundilar.net/montagens-acessorios/361-sportsmatch-dampa-montagem-1pc-1-alta.html

 

 

Tenho até uns R$1.000,00 (um pouco mais se compensar) pra comprar o conjunto(luneta + mount)

 

 

Ajudem-me amigos! O que comprar? Onde Comprar?

 

 

Já agradeço a atenção de todos

 

 

 

Ps.:

Fiquei em dúvida de onde abrir esse tópico, peço a analise da moderação se necessário peço o favor de muda-lo para o local apropriado....

Editado por jose.resende
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

José.Resende,

O ideal é comprar esses equipamentos por aqui mesmo. É muito grande o risco de perder o dinheiro investido, principalmente no caso de lunetas e Mounts. Aqui no fórum tem 2 pessoas que vendem, o Renan Cypri e o Topshot. Todos 2 são de extrema confiança e gozam de excelente reputação com os amigos aqui do Carabinas de Ar.

"Eu canto porque o instante existe,

E a minha vida está completa,

Não sou alegre, nem sou triste,

Sou poeta" (Cecília Meireles)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá José,

 

Dentro da distancia sugerida por você (até 50m), a magnitude ideal da luneta (zoom) vai depender do tamanho do seu alvo.

 

Para tiros informais uma luneta 4x32 lhe atende perfeitamente para alvos digamos do tamanho de latinas (a 50m), e existem alguns modelos bem leves. Provas de papel requerem uma melhor visualização do alvo e ai um zoom de 9x já ajuda bastante, mas acredito que você não vai fazer esta modalidade na fazenda, pelo que entendi em campo aberto.

 

Bom, tem-se o fato de que ao mesmo tempo que você pode querer uma luneta mais "potente" também quer algo leve. São coisas que costumam ser opostas em se tratando de lunetas de baixo/médio custo. As Leapers citadas por você são boas lunetas, mas não considero como sendo "leves".

 

Resumindo explique melhor o tamanho do seu alvo, condições de tiro, e assim ficará mais fácil lhe dar sugestões.

 

E eu recomendo seguir a dica do Cyntra: compre por aqui mesmo.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O tópico é para dicas de FIeld Target, mas nele estão reunidos alguns assuntos relacionados a instalação de luneta e tal: http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/5058-field-target-dicas-tutorial/

 

O mount, por ser uma carabina de mola, recomendo a compra do Mount Dampa, tem para tubos de 25 e 30mm.

Podem ser comprados com o Daniel que chegam tranquilo.

 

Luneta, como disse o Cyntra, recomendo o Renancypri e o Topshot.

 

Como vc goza de R$1000,00 em investimento em luneta, recomendo a Leapers 4-16x40 (580,00 paralax frontal) ou a Leapers 3-12x44 (700,00 paralax lateral) + Dampa (300,00).

 

O Dampa é um mount com sistema de absorção de recuo.

Ele não vai tirar todo o recuo, mas já é uma ajuda para a luneta.

 

 

 

Editando:

Tinha uma luneta com magnificação boa e um peso baixo... Não lembro, mas acho q era algo relacionado a .44MAG...

Acho que o Topshot que tinha vendido para alguém aqui do CA, mas não lembro a marca, modelo, preço, magnificação e nem o peso.

 

Editando2: Lunetas Simmons 44 Mag são leves, caso consiga com alguém aqui: http://www.simmonsoptics.com/riflescopes/44_mag.cfm

Veja se o Renan ou o Topshot conseguem pra vc e por quanto fica.

Pesam menos de 400 gramas, enquanto a Leapers 4-16x44 pesa 800gr.

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá José,

 

Dentro da distancia sugerida por você (até 50m), a magnitude ideal da luneta (zoom) vai depender do tamanho do seu alvo.

 

Para tiros informais uma luneta 4x32 lhe atende perfeitamente para alvos digamos do tamanho de latinas (a 50m), e existem alguns modelos bem leves. Provas de papel requerem uma melhor visualização do alvo e ai um zoom de 9x já ajuda bastante, mas acredito que você não vai fazer esta modalidade na fazenda, pelo que entendi em campo aberto.

 

Bom, tem-se o fato de que ao mesmo tempo que você pode querer uma luneta mais "potente" também quer algo leve. São coisas que costumam ser opostas em se tratando de lunetas de baixo/médio custo. As Leapers citadas por você são boas lunetas, mas não considero como sendo "leves".

 

Resumindo explique melhor o tamanho do seu alvo, condições de tiro, e assim ficará mais fácil lhe dar sugestões.

 

E eu recomendo seguir a dica do Cyntra: compre por aqui mesmo.

 

Abraço.

 

Obrigado pela sua ajuda amigo,

 

A princípio pretendo usar para tiros informais, mas acertar alvos um pouco menores que latinhas...

 

Um amigo disse que para 50 metros uma 3x9 é pouco, seugeriu uma 6x24.

Eu estava olhando a Tasco Target/Varmint 6-24x42mm, é uma boa?

 

 

 

O tópico é para dicas de FIeld Target, mas nele estão reunidos alguns assuntos relacionados a instalação de luneta e tal: http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/5058-field-target-dicas-tutorial/

 

O mount, por ser uma carabina de mola, recomendo a compra do Mount Dampa, tem para tubos de 25 e 30mm.

Podem ser comprados com o Daniel que chegam tranquilo.

 

Luneta, como disse o Cyntra, recomendo o Renancypri e o Topshot.

 

Como vc goza de R$1000,00 em investimento em luneta, recomendo a Leapers 4-16x40 (580,00 paralax frontal) ou a Leapers 3-12x44 (700,00 paralax lateral) + Dampa (300,00).

 

O Dampa é um mount com sistema de absorção de recuo.

Ele não vai tirar todo o recuo, mas já é uma ajuda para a luneta.

 

 

 

Editando:

Tinha uma luneta com magnificação boa e um peso baixo... Não lembro, mas acho q era algo relacionado a .44MAG...

Acho que o Topshot que tinha vendido para alguém aqui do CA, mas não lembro a marca, modelo, preço, magnificação e nem o peso.

 

Editando2: Lunetas Simmons 44 Mag são leves, caso consiga com alguém aqui: http://www.simmonsoptics.com/riflescopes/44_mag.cfm

Veja se o Renan ou o Topshot conseguem pra vc e por quanto fica.

Pesam menos de 400 gramas, enquanto a Leapers 4-16x44 pesa 800gr.

 

 

Amigo Takao vou dar uma boa olhada no tópico de field target que sugeriu...

 

Acho que vou comprar o mount dampa mesmo, só não sei se alto, médio ou baixo (se é existem)...

O Daniel que você sugeriu é o de Portugal?

Na Mundilar me falaram que mandam muitos pra cá, mas que em 02 casos foram encaminhados pro exercito...

 

 

Na luneta só dúvidas... O que acha da Tasco Target/Varmint 6-24x42mm?

Vou tentar cotar as Simmons 44 Mag...

 

 

Obrigado mesmo Takao

Editado por jose.resende
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

José com uma luneta no zoom 24x você dificilmente vai conseguir focar alguma coisa sem que a arma esteja firmemente apoiada. Isso porque quanto maior o zoom, mais sensível fica a visada, ou seja, qualquer tremidinha faz o retículo pular consideravelmente.

 

Como você citou que quer uma luneta leve, acredito que vai usar para tiro sem apoio, tiro em campo... Nestas situações recomendo o menor zoom possível, para não dizer aquele que seja suficiente para lhe atender.

 

Veja o peso das Leapers que o Takão citou, 800gr é muita coisa! Dificilmente você vai conseguir uma Leapers leve, por isso foi lhe sugerido também a Simons é uma marca conhecida pela leveza de suas lunetas, e bem mais cara.

 

 

Por fim convém destacar que pessoal costuma dizer que em carabina de mola dificilmente se usa zoom além de 16x, dada a trajetória do projétil (curva balística).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

...

 

Por fim convém destacar que pessoal costuma dizer que em carabina de mola dificilmente se usa zoom além de 16x, dada a trajetória do projétil (curva balística).

 

Numa carabina 4,5 cuspindo chumbo de 0,67 gramas a 235m/s... Em 100m não dá pra usar mais que 10x se a luneta estiver zerada em 25m.

Isso para a Leapers que tem "trocentos" dots. Pois se usar mais que 10x, o POI fica fora do campo de visão.

 

Para tiros informais, não acho que precise mais que 16x, como o colega Ylram citou.

 

Eu mesmo só vou comprar outra com magnificação maior para o Field Target (alvos entre 9 e 50m), para ajudar a encontrar as distâncias corretas com o ajuste de paralaxe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recomendo antes de montar uma luneta na Cometa 400 ou Fusion

gastar uma latinha de 500 chumbos ( dos baratos mesmos) antes de montar a luneta na arma

 

os 500 disparos iniciais vão amaciar a mola, e os primeiros 50 a 100 disparos queimar algum excesso de graxa que possa vir na câmara de compressão ( evitar o conhecido efeito diesel que pode destruir uma luneta que não seja de boa qualidade e mesmo nas boas também as pode prejudicar.....)

 

a luneta recomendo a mais leve possível - quanto maior a massa ( peso) da luneta mais esta sofre com a acelaração ( momento da libertação da mola) e desacelaração ( momento do embate do pistão no fundo da câmara) ( duplo recuo)....

 

quanto a aumentos ,para tiros informais a 50/60 metros 9 ou 10X dá perfeitamente- especialmente para quem tenha uma visão perfeita....

 

os 12X ( ou 16X) são mais que suficientes para este tipo de tiro( recreativo a 50/60 mts)

 

tenho uma luneta 6x24 X e nunca uso mais de 16 X para este tipo de tiros.....

só uso os 24X se fôr com a arma apoiada para brincar ao BR ,ou então a 50 /60 metros acertar alvos do tamanho de moedas de 1 euros ( 25mm de diâmetro ) ou menos....

 

recomendo um mount de boa qualidade peça única de 4 parafusos na base e stop-pin

os mounts da Hawke ou da Leapers são bastantes bons e não muito caros

os da SportsMatch equivalentes são mais caros e igualmente bons ,lógico...

 

 

os Dampa Mount da Sportsmatch são o melhor que há em mounts com sistema de absorção de recuo..

são bastante caros,mas para quem quer um "seguro de vida " para a luneta creio que valem o investimento....

 

o envio de mounts para o Brasil,por correio, tem sempre algum risco ( de serem enviados para fiscalização do EB), pois os mesmos são considerados "acessórios de armas"- assim como as lunetas ,pois tanto podem ser usados numa simples arma de pressão como em qualquer arma de fogo....

Editado por netby
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou ser rápido e prático, pegue um DAMPA DM60(vai se arrepender de não ter pego aquele meu) e compre uma Tasco Varmint 2.5-10x42, você vai estar bem servido e fará bons tiros, com ela fiz tiros com a HW50 em tampas de pet a 63 m e litros a 100m.

 

Pode pegar sem medo, a minha estava com BKL e não desregulava facil, com o DAMPA vai ficar perfeito.

 

Eduardo Macedo.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que o Eduardo disse está correto,mas é bom notar que a HW50 faz uns 15/16 Joules no máximo...

a HW50 é uma springer maneira,bem suavezinha....

 

a Cometa 400 / Fusion ,se estiver com a mola de 24J ( embora na realidade faça um pouco menos ,talvez uns 22/23 J) se a luneta não fôr "resistente" ( e grande maioria não é...) quando se dispara diz "Tchau" prá luneta,kkkk

Editado por netby
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Daniel por isso indiquei a Tasco 2.5-10x42(luneta muito forte), já vi relatos de atiradores usando ela em Hatsan 125 e não picou a luneta ainda, tive uma Fenix 400 5.5, era muito precisa mais luneta era dificil de usar nela, já a minha Fusion 5.5 com GASRAM era tranquila, fazia uns 220 m/s e usei nela uma Shilba Safaria 6x44 por muito tempo e não tive problemas.

 

Como já disse eu usaria DAMPA + Tasco sem medo.

 

Eduardo Macedo.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu a todos pela ajuda...

 

Li tudo com muita atenção, inclusive estou buscando mais informações.

 

O mount já decidi, vou comprar um Dampa.

 

 

Em relação à luneta ainda tenho dúvidas...

 

 

Devido a disponibilidade(só consultei o Renan, por enquanto), estou em dúvida entre esses modelos:

 

Tasco Target/Varmint 6-24x42mm – Sei que quase não vou usar o zoom mais que 16X,

mas se decidir dar uns tiros apoiados a distancias mais longas essa pode ser uma boa...

 

Além disso o peso (555,7 gramas) e o preço (R$670,00) dela são bons comparando com a próxima.

Existem desvantagens dela para a 2.5x10x42 abaixo? Alguém pode elenca-las pra mim?

 

 

 

Tasco Varmint 2.5-10x42 (custa R$550,00 e pesa 542 gramas) – O Eduardo só me deu dicas boas até hoje (dicas não, ensinamentos...). Se tiver dúvida na hora de comprar vou ficar com essa...

 

 

 

Leapers 3-12x44 – (custava R$700,00 e pesa 726 gramas – pesadinha essa) O Renan acha que essa é a de melhor qualidade por ter tubo de 30mm e paralaxe lateral. Essa não tem pronta entrega, deve chegar em breve...

 

 

 

E por fim a Leapers 3x9x40 (custa R$490,00 e pesa 598 gramas) correndo por fora pela durabilidade...

 

 

E ai gente...

O que eu compro?

 

 

Mais uma vez: Obrigado a todos que tem me ajudado!

Editado por jose.resende
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Destas 4 opções só não tive a Leapers 3-9x40 e não posso opinar, as demais o que posso te dizer é que a Tasco 6-24 é meio grande(40CM) e as suas lentes não são tão boas qto a sua irmã menor(deve ser por conta do zoon menor), a Swat 3-12x44 é uma ótima luneta, mesmo sendo paralax lateral e por conta disso menor indicada para carabinas de maior recuo é contruida sob a plataforma TS que deveria garantir que elas aguentassem em cima de carabinas de alto recuo.

 

Eu ficaria entre a Tasco 2.5-10x42 e a Leapers Swat 3-12x44, ambas são ótimas e se instaladas com um DAMPA com certeza vão te atender.

 

Eduardo Macedo.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante


WhatsApp Image 2024-05-11 at 09.36.04.jpeg