Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

IDEIA - Alvo móvel a 55 metros


Posts Recomendados

Até hoje atirei apenas em alvos estáticos como acredito que a grande maioria dos atiradores de pressão, onde o desafio é inversamente proporcional ao tamanho do alvo. Pois bem, já tinha visto referências a alvos móveis e faz um tempo venho matutanto como fazer isso de forma caseira e barata.

 

No clube de tiro que frequento, o estande principal tem 55 metros de compromento por 20 metros de largura. Pensei inicialmente em fazer alvo aproveitando toda a área, mas descartei pq apesar de muitas vezes atirar no estande vazio, não é raro de ter tb outros atiradores. Daí pensei em um alvo tipo pêndulo que balançasse alteralmente num arco de três metros, mas daí tem o problema da variação tanto horizontal quanto vertical, o que pode ser um problema para prever o arco de trajetória do chumbo. Minha última ideia foi de algum mecanismo que movimente o alvo mais ou menos assim:

 

 

Alguém tem ideia de como fazê-lo?

banner.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Num é muito dificil de fazer, acho que uns motres eletricos e um inversor de polaridade

da conta do recado, o mais complicado acho que é o esquema do triho, para vc ter uma

idéia o esquema é o mesmo que a bandeija do drive de cd.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um motor de liquidificador ou batedeira é facil de achar ou usa aquele de carrinho de brimquedo,

mas esses vai depeder o tipo de alvo que ele vai carregar se for muito pesado ai complica um pouco.

 

O que vai dar trabalho e o esquema de engrenagem para dar a velocidade desejada, um esquema bem

montado elimina o uso do inversor.

Tenho um motores de carrinho em casa vou dar uma fuçada pra bolar alguma coisa.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava matutando aqui ... ao invés desse sistema de vai e volta e trilhos, poderia usar algo como uma pequena bancada e uma corrente que girasse no sentido horário, por exemplo, levando uns quatro alvos ... daí poderia ficar numa altura variável do solo e o sistema mecânico seria simplificado tendo o motor e apenas umaa engrenagem de redução para determinar a velocidade. Poderia usar motor de ventilador vagabundo ... o que vc acha? Na corrente daria até para bolar encaixes para silhuetas metálicas resetáveis ... pense bem, carneiros de 1/10 a 55 metros.

banner.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que motores de vidros elétricos de autos seriam bem viáveis!!! pois eles ja tem o enrolador de cabo e são reversivos e como são de 12v daria para ligar em uma bateria de moto que é bem pequena e barata

Se quiser acho que tenho dois parados nas minha tranqueiras !!!!

motor+de+vidro+eletrico+tipo+mabuchi+produto+novo+garantido+sao+paulo+sp+brasil__52AB9D_1.jpg

Editado por willamms macena
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tinha pensado nessa possibilidade. Mas como controlar a extensão do curso de funcionamento do motor e como mantê-lo funcionando direto?

 

Acredito que motores de vidros elétricos de autos seriam bem viáveis!!! pois eles ja tem o enrolador de cabo e são reversivos e como são de 12v daria para ligar em uma bateria de moto que é bem pequena e barata

Se quiser acho que tenho dois parados nas minha tranqueiras !!!!

motor+de+vidro+eletrico+tipo+mabuchi+produto+novo+garantido+sao+paulo+sp+brasil__52AB9D_1.jpg

banner.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia a todos, estou testando um circuito para inversão da rotação do motor que poderá ser adaptado para qualquer motor escolhido para este projeto. Este circuito aciona um relê duplo (pode ser substituído por dois relês simples também) que quando energizado polariza o motor em um sentido e quando a alimentação do relê é cortada pelo circuito controlador a alimentação do motor é invertida, invertendo-se a rotação. Lembrando que para este projeto é necessário que o motor escolhido seja um motor DC (corrente contínua).

 

No final de semana efetuei alguns teste e concluí que os sensores e chaves de fim de curso (fiz testes com vários modelos inclusive sensores ópticos) quando acionadas causam um efeito de repique, acionando às vezes, mais de uma vez a inversão do motor. Para sanar este problema estou montando um complemento ao projeto com temporizador que resolve este problema, assim que terminar posto um vídeo e o circuito para que quem quiser montar ficar à vontade para fazê-lo.

 

Mais já adianto que é possível a um baixo custo. O motor pode ser um de vidro elétrico de carro sim, temos que somente dimensionar o relê de inversão de acordo com o consumo de corrente do motor.

GAMO CF-30 - ORIGINAL

CF-30-.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se usar uma fonte simétrica (+12- 0 -12) na tomada pode ser um relê simples e para manter o estado no precionar o botão tem um esqueminha que gostava de usar nas portas da impressora LPT1 para controlar umas coisas pelo PC hehe funciona bem.

 

Um esqueminha para rele biestável. cada pulso ele muda a posição do relê e se mantem até receber outro pulso.

 

Segue um rascunho que fiz a lápis aki e a plantinha do esquema de ligação para o biestável.

 

280320123396.th.jpg

 

thumbnmail.png

 

seria legal bolar algo que o trem muda-se de velocidade e direção do nada também ai o bixo ia ficar difícil...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de postar um vídeo no youtube com o protótipo que montei, ainda está muito amador, mais já dá para ter uma noção de que pode ser possível a ideia do Charles sem maiores complicações. Deixei funcionando por cerca de duas horas e até agora não deu erro, amanhã posto o resultado do circuito trabalhando a noite toda.

 

 

Desculpem a qualidade da apresentação do vídeo, mais é o primeiro vídeo que posto, nunca havia feito isso, por favor sejam bondosos nas criticas...

 

Abraço a todos e logo que possível postarei a placa de controle montada e com o esquema para que todos possam montar e ter uma nova maneira de se divertir.

 

CID, o circuito que montei faz exatamente a mesma coisa que você descreveu, somente utilizei um a fonte DC juntamente com um motor DC. O problema é o que já descrevi anteriormente os sensores de fim de curso tem um efeito de repique que pode causar a inversão da rotação no momento errado (é como se fossem dados vários pulsos no sensor em poucos milisegundos), assim travando o sistema. O esquema que estou utilizando tem um relê duplo que inverte a rotação do motor, não importando qual a fonte de alimentação, teremos a entrada nos dois polos de entrada do relê duplo e de acordo com estado deste (NA ou NF) teremos a saída que polariza o motor girando um um sentido ou invertendo-se a polarização, consequentemente invertendo a rotação do motor.

Editado por RossiDantas
  • +1 3

GAMO CF-30 - ORIGINAL

CF-30-.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vc se esqueceu de incluir o vídeo.

 

CID,

 

Realmente o esquema postado por você pode funcionar, mais em se tratando de eletrônica e controle de motores existem outros fenômenos implícitos que devem ser levados em consideração.

 

Acabei de postar um vídeo no youtube com o protótipo que montei, ainda está muito amador, mais já dá para ter uma noção de que pode ser possível a ideia do Charles sem maiores complicações. Deixei funcionando por cerca de duas horas e até agora não deu erro, amanhã posto o resultado do circuito trabalhando a noite toda.

 

Desculpem a qualidade da apresentação do vídeo, mais é o primeiro vídeo que posto, nunca havia feito isso, por favor sejam bondosos nas criticas...

 

Abraço a todos e logo que possível postarei a placa de controle montada e com o esquema para que todos possam montar e ter uma nova maneira de se divertir.

banner.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ficou bem legal hehe.

 

Se colocar algum capacitor em paralelo com os interruptores de final de curso pode ser que mate este repique, ai tira as interferências que dá ao ligar e desligar interruptores, como os dispositivos de acionamento são muito rápido até as interferências ele já detecta como pulso real, o capacitor vai deixar ele "retardado" e tirar as interferencias funcionando como um filtro.

 

seilá, mas acho que pode funcionar tb, isso ai já ficou completo de mais para minha capacidade hehe, só sei trocar as pilhas do controle remoto. :blushing:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia a todos, estive meio ocupado com o trabalho e esta semana com o feriado não vai dar tempo de testar direito o controle que estou estudndo para ser acoplado ao primeiro circuito. A intenção é ter um circuito que controlará o sentido e a velocidade (por potenciômetro) da rotação do motor, segue abaixo link do site onde achei um circuito que estou testando:

 

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/robotica/1213-ponte-h-com-pwm.html

 

Assim que conseguir testar posto um novo vídeo e o tutorial para montagem.

GAMO CF-30 - ORIGINAL

CF-30-.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Olá amigos, esltive com alguns problemas e fiquei muito tempo afastado do forum. Agora estou retomando este projeto, neste final de semana estarei finalizando os circuitos e postarei as placas que estou montando para o controle do motor.

 

Abraço a todos.

GAMO CF-30 - ORIGINAL

CF-30-.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante