Este é um post popular. Csrmuller Postado Fevereiro 25, 2012 Este é um post popular. Share Postado Fevereiro 25, 2012 (editado) Olá pessoal! Como sou membro do CA a alguns meses e já me beneficiei muito dos ensinamentos passados pelos nossos amigos decidi hoje fazer algo pra ajudar, ou pelo menos tentar ajudar o pessoal. O assunto aqui é polir ou não a câmara da Carabina, então se alguém está com alguma dúvida espero que isso seja de uma boa ajuda. Vamos a leitura. Polir. Sim ou não? Existem muitas opiniões, algumas contraditórias, sobre este assunto. Polir ou não a câmara da sua arma de mola? Vamos tentar entender um pouco sobre este assunto. Toda arma de mola pode funcionar de 4 formas diferente: - Zarabatana Neste modo de funcionamento, o projétil não possui muito atrito com o cano, e começa a se mover tão logo o pistão inicia o seu deslocamento, igual ao funcionamento de uma zarabatana; as armas utilizadas pelos índios. Este é o caso das armas que atiram BB (as famosas ball bearing, bolas de aço). - Arma de rolha O projétil se move quando a pressão por trás dele atinge um pico máximo, que o faz engastar nas raias e vencer a resistência do atrito com o cano. Aqui se enquadram a maioria das armas de baixa potência que atiram projéteis de chumbo. - Combustão As atuais armas de alta potência não se valem apenas da pressão gerada pela mola, mas também, da pressão gerada pela queima do óleo utilizado em sua lubrificação. Não confundir este modo de operação com o efeito diesel, pois no modo de combustão, uma quantia muito pequena de combustível é queimada. Você pode se perguntar, mas eu uso óleo de silicone! O óleo de silicone possui um ponto de fulgor em torno dos 315°C. Este valor é muito menor que o do ar ao ser comprimido numa câmara de arma de pressão (algo como 1800°C). Ou seja, mesmo o silicone é queimado. A diferença do silicone para com os óleos minerais, é que ele somente queima em quantidades muito pequenas e se muito bem pulverizado. - Explosão É o conhecido efeito diesel. A queima do óleo lubrificante é tão violenta que chega a danificar a arma. Nenhum fabricante conseguiu ainda produzir uma arma que consiga trabalhar com este modo de forma consistente e segura. Ok. Temos todos estes modos de funcionamento. O que isso tem a ver com o polimento do cilindro? Bom, podemos ter uma arma com dois tipos de bucha. Couro ou sintética. As buchas de couro, por serem porosas, absorvem uma grande quantidade de óleo. Esse óleo é utilizado como combustível para aumentar a potência da arma. Já nas buchas sintéticas, por não absorverem óleo, não poderiam queimar nenhum combustível. Certo? Errado! Os fabricantes utilizam uma ferramenta para retirar as imperfeições internas do cilindro. Esta ferramenta deixa nas paredes do cilindro pequenos riscos. Quando o pistão passa pelo cilindro, ele vai impregnando estas imperfeições com óleo (proveniente da graxa). Quando a arma é disparada, os lábios da bucha sintética empurram este óleo na forma de uma névoa para a câmara de compressão (ou seria de combustão?). Com o aumento da pressão e temperatura, este combustível é queimado, gerando uma pressão ainda maior. O óleo armazenado nestas ranhuras também ajuda no deslizamento da bucha sintética. Se a parede de uma arma de pressão é polida até ficar um espelho, não temos como armazenar o óleo e conseqüentemente não temos a queima deste combustível. A arma passa a funcionar no modo “arma de rolha”. Com apenas uma vantagem, os tiros ficam muito mais consistentes, ideal para o tiro ao alvo. Já se você polir o cilindro de uma arma com bucha de couro, o atrito desta contra o cilindro é menor, resultando em uma melhor eficiência do conjunto. Concluindo, se você tem uma arma com bucha sintética, faça um acabamento interno do cilindro de forma a existir minúsculas ranhuras. A melhor forma para se conseguir isso é utilizando uma lixa (gramatura 240) presa em um rolo de espuma trabalhada com movimentos de vai-e-vem e rotação. Esta operação cria riscos cruzados que permitem uma melhora também no deslizamento da bucha. Já se sua arma for com bucha de couro, faça um polimento do cilindro da melhor forma possível. Pessoal, esse texto não é meu, mas acho que é válido repassar o conhecimento. Créditos: Sérgio Rocha Loures Fonte: http://www.firelizard.com.br/site/index.php?option=com_content&task=view&id=26&Itemid=42 Espero que seja útil pessoal, abraços! Editado Fevereiro 26, 2012 por Csrmuller 5 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
iiel21 Postado Fevereiro 25, 2012 Share Postado Fevereiro 25, 2012 Belo post Csrmuller , eu mesmo já tive essa duvida , mas acabei polindo . Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
BrunoM Postado Fevereiro 25, 2012 Share Postado Fevereiro 25, 2012 bom texto, finalmente uma explicação de porquê a câmara com bucha PU deve ser brunida e não polida... ponto! Citar ________________________________________________________________________________________________________________ Não nos esqueçamos nunca de Guilherme Paraense!!! Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Zaitsev Postado Fevereiro 25, 2012 Share Postado Fevereiro 25, 2012 Primeiro Post, Kamarada... Point ! E o assunto é bastante interessante... Algumas coisas nunca tinha ouvido falar, sô !! Quanto ao pistão, na CBC uma vez abri para coclocar uma bucha de PU (por sinal do Mestre Karolaza) e estava polido. Deve ter sido feito na época que colocaram o Gasram, porque não acompanhei o procedimento. Na CF-30 abri num corre-corre do cacete e nem olhei prá dentro do pistão, mas as chances de que tenha sido polido são remotas... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Auron Postado Fevereiro 25, 2012 Share Postado Fevereiro 25, 2012 Parabéns pelo post, isso vai ajudar muitos!!! Abraço Airton Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Csrmuller Postado Fevereiro 25, 2012 Autor Share Postado Fevereiro 25, 2012 Valeu galera! Fico feliz que tenham gostado do post! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Antonio Amaral Postado Fevereiro 26, 2012 Share Postado Fevereiro 26, 2012 é bom citar a fonte http://www.firelizard.com.br/site/index.php?option=com_content&task=view&id=26&Itemid=42 Chegaram os chumbos? qual foi o resultado? vc teve melhores agrupamentos do que com os Gamo? Não vá mexer na câmara da sua Nitro-X ela é retificada na fábrica, você corre o risco de estragar a arma abração Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
netby Postado Fevereiro 26, 2012 Share Postado Fevereiro 26, 2012 Só uma nota: qualquer "springer" ( mesmo as Magnum) pode funcionar em modo "rolha" ( diz-se rolha porque o barulho do disparo se parece com o barulho de uma rolha a saltar de uma garrafa de champanhe...) basta que para isso se retire toda e qualquer graxa / óleo do interior( bucha- câmara,pistão ,mola,etc) isto é montar a arma totalmente seca sem nada de lubrificantes o VO é mais baixo,visto já não haver a chamada "combustão" da graxa ou óleo ( que nas armas "engraxadas" ajuda a aumentar a potência) mas a precisão é máxima,pois sem graxa e combustão da mesma, o VO tende a ser mais constante,pois o chumbo é impulsionada exclusivamente pelo ar comprimido..... 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Csrmuller Postado Fevereiro 26, 2012 Autor Share Postado Fevereiro 26, 2012 é bom citar a fonte http://www.firelizar...id=26&Itemid=42 Chegaram os chumbos? qual foi o resultado? vc teve melhores agrupamentos do que com os Gamo? Não vá mexer na câmara da sua Nitro-X ela é retificada na fábrica, você corre o risco de estragar a arma abração Olá Amaral, bem eu tinha colocado bem no final os créditos ao autor do texto no site, mas mesmo assim já vou editar. Eu estava pensando em polir o da Nitrox, ela já vem polida então? Sobre os chumbos. Amigo, ela gostou muito do JSB Exact Jumbo Heavy e do H&N F.T., mas o preferido mesmo, por mim e por ela foi o Crosman, numa média os agrupamentos dele ficam melhores nela, e eu gostei muito também do impacto que eles causam. Atirei em uma tábua de MDF e foi impressionante. Pode conferir uns testes aqui http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php?/topic/2508-os-piores-chumbos-do-mundo-iii-atualizado-12022012/page__st__80 e aqui http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php?/topic/1260-como-voce-classifica-seu-agrupamento/page__st__180 Bem, eles estão quase acabando, por isso vou guarda-los e esperar até que eu consiga comprar um mount pra minha luneta. Vou treinar mais também, meus agrupamentos são muito inconstantes, como pode ver, costumo por 3 tiros juntos e 2 fora.... Os JSB Jumbo ficaram pior que Rifle nela...kkk Eu até tinha mandado umas MPs pra você agradecendo pelos chumbos, mas vou agradecer novamente, muito obrigado de coração! Ah, olha no Piores CHumbos do Mundo III o agrupamento que o GAMO fez, mas foi só uma vez também. kk Só uma nota: qualquer "springer" ( mesmo as Magnum) pode funcionar em modo "rolha" ( diz-se rolha porque o barulho do disparo se parece com o barulho de uma rolha a saltar de uma garrafa de champanhe...) basta que para isso se retire toda e qualquer graxa / óleo do interior( bucha- câmara,pistão ,mola,etc) isto é montar a arma totalmente seca sem nada de lubrificantes o VO é mais baixo,visto já não haver a chamada "combustão" da graxa ou óleo ( que nas armas "engraxadas" ajuda a aumentar a potência) mas a precisão é máxima,pois sem graxa e combustão da mesma, o VO tende a ser mais constante,pois o chumbo é impulsionada exclusivamente pelo ar comprimido..... Amigo, se eu fizer isso não corro o risco de estragar minha Nitrox? Ela está original, inclusive a bucha. Poderia me explicar melhor? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
netby Postado Fevereiro 26, 2012 Share Postado Fevereiro 26, 2012 Não posso garantir se estraga ou não isso que eu disse são teorias experimentadas por G.V. Cardew,um cientista que estudou a mecânica das "springers a fundo,( fez todo o tipo de testes e medições imagináveis) e publicou / escreveu uma obra sobre isso,que é considerada "bíblia" das armas de mola o livro é esse: http://openlibrary.o...igger_to_Target não creio que estrague a arma em si ( mecânica),excepto a bucha que devido á enorme potência da NitroX e dependendo do material de que é feita a bucha,esta poderá derreter com a falta de lubrificação... por isso não aconselho a experimentar, a menos que se queira correr o risco....... eu já testei essa teoria ,mas numa HW 97K 4.5 original com uns 19 Joules ,com mola e bucha originais, e pude verificar que a arma ficou bem precisa e após uns 250 disparos abri e não estragou nada ,nem mesmo a bucha as buchas originais das HW são de um plástico bem rigído e pareceu-me pelo teste que fiz que podem trabalhar a seco sem problemas,pois elas são auto lubrificantes mas o que vale para as HW pode não valer para outras armas.... por isso só testando, e para quem estiver disposto a arriscar mesmo..... 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Csrmuller Postado Fevereiro 26, 2012 Autor Share Postado Fevereiro 26, 2012 Valeu pela resposta amigo. Bem eu não sei mesmo se vale a pena arriscar ou não, talvez quando comprar uma bucha de PU, antes de instala-la eu faça uns testes. Valeu pela dica! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Antonio Amaral Postado Fevereiro 26, 2012 Share Postado Fevereiro 26, 2012 Olá Amaral, bem eu tinha colocado bem no final os créditos ao autor do texto no site, mas mesmo assim já vou editar. Eu estava pensando em polir o da Nitrox, ela já vem polida então? Sobre os chumbos. Amigo, ela gostou muito do JSB Exact Jumbo Heavy e do H&N F.T., mas o preferido mesmo, por mim e por ela foi o Crosman, numa média os agrupamentos dele ficam melhores nela, e eu gostei muito também do impacto que eles causam. Atirei em uma tábua de MDF e foi impressionante. Eu sabia que ela ia gostar dos crosman! veja só como é interessante a minha não gosta dos H&N FT. a câmara da Nitro-X é retificada com alta precisão, se você mexer vai estragar. a câmara tem que estar bem limpa para não dar efeito diesel, carabinas magnum já são indóceis por natureza, com diesel a precisão vai para o espaço. como lubrificante uma finíssima camada de pasta G da Alterama ou uma gotinha de silicone são suficientes. abraxxxxxxxxx Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Csrmuller Postado Fevereiro 26, 2012 Autor Share Postado Fevereiro 26, 2012 Eu sabia que ela ia gostar dos crosman! veja só como é interessante a minha não gosta dos H&N FT. a câmara da Nitro-X é retificada com alta precisão, se você mexer vai estragar. a câmara tem que estar bem limpa para não dar efeito diesel, carabinas magnum já são indóceis por natureza, com diesel a precisão vai para o espaço. como lubrificante uma finíssima camada de pasta G da Alterama ou uma gotinha de silicone são suficientes. abraxxxxxxxxx Valeu Amaral! Assim que voltar a trabalhar tenho umas encomendas pra fazer, podemos até conversar sobre isso, quando o Sr. decidir comprar chumbos eu poderia encomendar umas caixas contigo, pago o chumbo, o frete da importação e mais o frete pra me mandar, eu não tenho cartão nem nada disso, nem sei como se comprar essas coisas. kkk Mas muito obrigado pelos chumbos, me ajudou muito! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Breno Postado Fevereiro 29, 2012 Share Postado Fevereiro 29, 2012 Prezados, Fiz uma pergunta em outro tópico, mas vou fazer aqui tamém rsrsrs. A vaselina sólida pode ser utilizada no lugar da graxa de silicone para lubrificar a bucha do pistão? Citar HW50S 4.5mm (Mola encamisada)Bam B26 4.5mm (tunada) + Gatilho HW (http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/5592-bam-b26-um-breve-review-e-uma-modificao/)CBC 345 Expresso (Gas Ram 150 + Bucha PU) (http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/10283-restauracao-cbc-345-expresso/) Nikko Mountmaster 4X32 Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Antonio Amaral Postado Fevereiro 29, 2012 Share Postado Fevereiro 29, 2012 Prezados, Fiz uma pergunta em outro tópico, mas vou fazer aqui tamém rsrsrs. A vaselina sólida pode ser utilizada no lugar da graxa de silicone para lubrificar a bucha do pistão? não pode meu amigo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Breno Postado Fevereiro 29, 2012 Share Postado Fevereiro 29, 2012 não pode meu amigo Obrigado Antonio, mas você poderia explicar o porquê? Achei que poderia pois na embalagem diz que também serve para lubrificar instrumentos de precisão tipo paquímetro. Citar HW50S 4.5mm (Mola encamisada)Bam B26 4.5mm (tunada) + Gatilho HW (http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/5592-bam-b26-um-breve-review-e-uma-modificao/)CBC 345 Expresso (Gas Ram 150 + Bucha PU) (http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/10283-restauracao-cbc-345-expresso/) Nikko Mountmaster 4X32 Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Antonio Amaral Postado Fevereiro 29, 2012 Share Postado Fevereiro 29, 2012 Obrigado Antonio, mas você poderia explicar o porquê? Achei que poderia pois na embalagem diz que também serve para lubrificar instrumentos de precisão tipo paquímetro. porque a vaselina é derivado de petróleo e combustível, vai causar um efeito diesel danado. abraxxxx Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Breno Postado Fevereiro 29, 2012 Share Postado Fevereiro 29, 2012 porque a vaselina é derivado de petróleo e combustível, vai causar um efeito diesel danado. abraxxxx Kakaka tem razão acabei de ver isso. Mas pensei... se é sólido seu ponto de fusão e de fulgor são altos consequentemente amenizaria a combustão ou não teria, mas isso não tem nada a ver a vaselina sólida é uma pasta derivada do petróleo e ela é uma fração dentro de uma FAIXA de temperatura a qual é destilada, mas não deixa de ser combustível. Valeu. Citar HW50S 4.5mm (Mola encamisada)Bam B26 4.5mm (tunada) + Gatilho HW (http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/5592-bam-b26-um-breve-review-e-uma-modificao/)CBC 345 Expresso (Gas Ram 150 + Bucha PU) (http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/10283-restauracao-cbc-345-expresso/) Nikko Mountmaster 4X32 Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Antonio Amaral Postado Fevereiro 29, 2012 Share Postado Fevereiro 29, 2012 Kakaka tem razão acabei de ver isso. Mas pensei... se é sólido seu ponto de fusão e de fulgor são altos consequentemente amenizaria a combustão ou não teria, mas isso não tem nada a ver a vaselina sólida é uma pasta derivada do petróleo e ela é uma fração dentro de uma FAIXA de temperatura a qual é destilada, mas não deixa de ser combustível. Valeu. com a compressão gerada pelo pistão ela detona na hora, vai sair até fogo pelo cano rsssssss abraxxxxx Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Charles Dias Postado Fevereiro 29, 2012 Share Postado Fevereiro 29, 2012 Alguém sabe se o cilindro de uma BAM B12 é polido? E como polir o danado até deixá-lo um espelho? Que material e procedimento utilizar para fazer isso? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Antonio Amaral Postado Fevereiro 29, 2012 Share Postado Fevereiro 29, 2012 Alguém sabe se o cilindro de uma BAM B12 é polido? E como polir o danado até deixá-lo um espelho? Que material e procedimento utilizar para fazer isso? Charles , existe um ditado que diz " se não está quebrado não conserte" só se deve polir uma câmara se ela apresenta irregularidades ou riscos que permitem fugas de ar. boas carabinas tem suas câmaras retificadas e não é necessário polimento. abraxxxxx Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.