Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Presente inesperado - Carabina Xisico XS12


Charles Dias

Posts Recomendados

Amigos, hoje ganhei um presentes inesperado ... e bem vindo. Geralmente costumo voltar do Sul de Minas para São Paulo nas madrugadas de 2a feira, mas por conta de um "incêndio" que tenho de apagar amanhã no trabalho logo no início da manhã, resolvi fazer a viagem de volta no final da tarde para evitar atropelos amanhã. Antes de pegar a estrada dei uma passadinha na casa dos meus pais para me despedir. Quando estava saindo veio um vizinho deles, coronel reformado do exército na casa dos 70 anos, com um pacote na mão:

 

- Ainda bem que estava na varanda e te vi. Isso aqui é para você, boas vindas para o esporte de tiro. Comprei para meu neto faz alguns anos, mas ele não tinha jeito para a coisa, então desmontei e até hoje estava no lugar que deixei no armário. Espero que você consiga montá-la e fazê-la funcionar novamente.

 

Como o tempo estava fechado e começando a chuviscar, agradeci, coloquei o pacote no porta-mala e peguei a estrada. Agora pouco chego em meu "apertamento" e abo o pacote curioso. Vejam o que tinha nele.

 

img2340xc.jpg

 

Isso mesmo, uma carabina de pressão praticamente nova em folha e desmontada dentro de uma bolsa verde. A danada está sem ferrugem ou bolor, sinal de que foi guardada em lugar seco. Junto do número de série tem o modelo:

 

img2341l.jpg

 

Pesquisei no "santo Google" e descobri que é uma BAM B12 vendida nos Estados Unidos com o nome Xisico e modelo XS-B12 (http://www.xisicousa.com/xs-b12.html), ou seja, é uma carabina básica, simples, mas parece que é bastante precisa. Sinceramente, não sei se esse modelo já era importado e vendido no Brasil pela CBC. Liguei para o generoso doador da mesma e ele disse que comprou numa loja de caça e pesca no Rio de Janeiro em 2008.

 

Aqui ela montada.

 

img2344e.jpg

 

Pelo que pude notar, a única diferença para as BAM B12 atuais é a alça e massa de mira que não têm fibra ótica.

 

img2343g.jpg

 

img2342ss.jpg

 

Durante a montagem notei dois pequenos problemas, primeiro o parafuso maior que prende a arma em si e o guarda-mato na coronha que está um pouco espanado, acredito que estava travado quando da desmontagem, segundo um anel de plástico misterioso que estava justamente nesse parafuso mas não parece lógico ficar para fora ... estou desconfiando que fica por dentro da coronha, como um calço ou algo assim (ATUALIZAÇÃO - O Flavio Cilli aqui do fórum gentilmente me enviou por email a vista explodida dela e esse anel de plástico não aparece em tal esquema ... mistério).

 

img2345l.jpg

 

img2346v.jpg

 

Notei que a arma está um tanto seca, necessitando de lubrificação, mas consegui quebrar o cano com facilidade e o mesmo está desobstruído.

 

Minha dúvida é se rola testar a danada assim mesmo ou fazer um desmonte e lubrificação antes. Infelizmente ainda não consegui encontrar uma vista explodida dela para ver se rola eu mesmo desmontar e lubrificar ... nem sei que graxa usaria para fazer isso.

 

O que vcs acham? Amanhã ou terça devem chegar (finalmente) os chumbos Rossi que comprei na maledeta Martinellishop ... daí testo ou não a danada?

 

Alguém já teve uma dessas para dizer como é a danadinha?

banner.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Charles, tu é um cara de muita sorte, meus parabéns....

Na minha opinião acho melhor vc limpar ela por dentro e depois

lubrificar pq como vc ja falou ele faz tempo que esta parada e

como já sabemos os fabricantes metem graxa nelas sem dó

deve estar tudo ressecado por dentro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo novo brinquedo, não vejo necessidade de vc desmonta-la, teste primeiro, na verdade precisamos na maioria das vezes é retirar o excesso de óleo e graxa do interior. O interior do pistão e bucha devem trabalhar quase secos, o que vc pode fazer é pingar umas ou duas gotas de silicone puro sem qq solvente no orifício do bloco, por onde sai o ar para o cano, e deixar a arma em pé por algum tempo, sem excesso para não sujar o interior do cano com o silicone após o disparo e atrapalhar a precisão. Talvez alguma lubrificação no conjunto de gatilho tb, mas recomendo que a use primeiro.

A vantagem de ser inteligente é que podemos fingir que somos imbecis, enquanto o contrário é completamente impossível (Woody Allen).

 

 

Beeman HW 100 T FSB .177

Hatsan AT44-10.22 regulada

CZ Slavia 631 Lux

CBC Montenegro F18 Classic B19-14 .177

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara.. que presentão... aqui deve ser a B12-6 ou CBC 6102... provavelmente se dará muito bem com ela no papel 10m... dá uma olhada no review do Gian:

 

http://araujobrusque.com.br/2011/06/05/carabina-bam-b12-6cbc-6102/

 

Abraço!!!

Contaminado pelo chumbo!!!
"...o saber não significa nada se não puder ser compartilhado..."

Hatsan HT80 4,5mm SAS QT / GR 55kg CBC (pancadão)

Crosman Phantom 4,5mm / GR 45Kg / Tecla Firelizard / Leaper UTG 4-16x44 side wheel

CBC B19-17 4,5mm / Tecla Firelizard / Hawke 4x32

Hatsan Flashpup 5,5mm (polímero) / EVO 6-24x44 SF side wheel / Supressor Thiago

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é a mesma arma da cbc bam b12-6 me passa seu email que dou a vista explodida

sua arma foi feito em 2007

COMETA 400 4,5 MM

CBC JADE MAIS 4,5MM (PAPEL)

 

Aqui não,Posso até não ser simpático Comigo não tem desculpa
Minha criação é chucra, A verdade ninguém furta
Sou bruto, rústico e sistemático

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedro,

 

Ela estava guardada junto com a capa embrulhada em papel daqueles grossos marrons de embrulho, mas sem umidade. Hj olhei com calma cedo e dá para ver traços de óleo nas juntas e cantos. Pelo jeito foi guardada após pouco tempo de uso sem lubrificação especial ... creio que só conservou tão bem por estar em local seco e também por conta da lubrificação original de fábrica.

 

 

 

Que baita sorte.

E a arma esta muito bem conservada,será que as partes metalicas estavam guardadas em oleo?

banner.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ta no seu email normalmente as bam em seus primeiros dois dígitos do n° de serie representa o ano da fabricação

COMETA 400 4,5 MM

CBC JADE MAIS 4,5MM (PAPEL)

 

Aqui não,Posso até não ser simpático Comigo não tem desculpa
Minha criação é chucra, A verdade ninguém furta
Sou bruto, rústico e sistemático

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Show de bola este presente!!! Muito legal seu vizinho. :clap:

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, tive uma grata surpresa nesse início de noite. Ao sair do trabalho tive de ir ao shopping resolver um problema na minha conta de celular. Não resisti e passei na Bayard (loja de materiais esportivos) para comprar uma latinha de chumbo Gamo Match para testar minha Bam-B12.

 

Sinceramente, acho que a latinha de chumbos que comprei era do tipo "com pequenos defeitos". Pegava um, saia amassada. Pegava outro, saia amassada. Pegava outro, com pequeno defeito. Caramba! Tive de selecionar os perfeitos para poder tentar ajustar a mira da arma!

 

Depois de ter de desmontar a alça de mira que estava meio emperrada, comecei a tentar ajustar a mira da danada aqui mesmo no meu "apertamento". Pude atirar sentado no chão de uma distância de 7 metros, porém sem apoiar os braços nos joelhos ... se atirar em pé o alvo será minha TV ou as janelas :cry: . Atira, ajusta, atira, ajusta ... e parece que cheguei a um ponto legal de precisão da mira aberta ... e fiquei surpreso com o resultado final. Agrupamento de 5 disparos num espaço de moeda de R$10 centavos!

 

foto1iks.jpg

banner.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ótimo grupo!!! Parabéns!!!

Contaminado pelo chumbo!!!
"...o saber não significa nada se não puder ser compartilhado..."

Hatsan HT80 4,5mm SAS QT / GR 55kg CBC (pancadão)

Crosman Phantom 4,5mm / GR 45Kg / Tecla Firelizard / Leaper UTG 4-16x44 side wheel

CBC B19-17 4,5mm / Tecla Firelizard / Hawke 4x32

Hatsan Flashpup 5,5mm (polímero) / EVO 6-24x44 SF side wheel / Supressor Thiago

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
  • 2 weeks later...

Sou novo neste esporte e recebi minha carabina a poucos dias. Me enviaram junto com ela os chumbos Technogun Focus. Fiz um agrupamento com eles a 7,0 mts e foi vergonhoso. Chumbo péssimo ao extremo. Já com o Gamo Match a história foi outra!!!! consegui agrupar em um espaço menor que uma moeda de 10 centavos assim como o Charles Dias fez!!!! Gostei mto da danada!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante