Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Novas Regras de Provas Especiais CBTE 2012


Evaldo Lucena

Posts Recomendados

Prezados Amigos,

 

Qual a finalidade das provas especiais da CBTE?

 

 Acesso para atletas que desejam ingressar no tiro esportivo.

 Modalidade de baixo custo possibilita acesso ao esporte para todas as camadas sociais.

 Modalidade de acesso as modalidades Olímpicas.

 

Qual a finalidade das regras para as provas especiais CBTE?

 

 Definir critérios para Alvos (tipo distancia altura etc.)

 Definir critérios para Atleta (Posição de tiro)

 Definir critérios para competição (Tempo de Prova, quantidade de disparos, desempate, classes e categorias, apuração, punições, comandos)

 Definir critérios para Armas (Tipo de arma, dimensões, calibre, peso da arma, peso do gatilho, aparelho de pontaria)

 Definir critérios para equipamentos (Soleiras, elevadores, óculos, sapatos, vestimenta, pesos, supressores, suportes e etc.)

 

Imaginamos que tudo isso visa garantir uma competição leal entre os atletas; mas é nesse ponto que começa meus questionamentos sobre regras editadas para 2012:

 

Amigos sou atleta a dois anos mas pratico tiro informal com carabinas de Ar a pelo menos 25 anos, faço também customização em carabinas de ar, comecei melhorando as minhas e passei a fazer para amigos e amantes do nosso glorioso esporte.

 

No inicio de 2008 quando o Gás RAM começou a ser difundido aqui no Brasil tive algumas restrições para participar das competições sendo necessário tirar o kit da minha Hunter 440 e voltar à mola helicoidal, isso não influenciou no resultado! Obtive a mesma pontuação que vinha fazendo em treinamento com o Gás RAM instalado 288 pontos.

 

Baseado em experiências e leituras sobre o comportamento das carabinas de Ar, entrei em contato com outros atletas através de fóruns do seguimento e com a CBTE para discutir a normatização do Gás RAM nas provas especiais de Carabina de Ar 10mt.

 

Link da ocasião: http://airgun.com.br/forum/viewtopic.ph ... &highlightInclusive com o apoio do Fabio Coelho, que dispensa apresentação!

 

Nessa mesma premisse coloquei abaixo algumas opiniões e questionamento para serem analisadas e discutidas pelos nobres amigos:

 

1. Coronhas das armas; são concebidas pelas fabricas para atender um padrão mediano da população, e como a regra impede que se façam alterações as pessoas que não estiverem dentro desse padrão já estão em desvantagem.

 

Poderíamos equilibrar liberando a soleira regulável e o check piece (regulagem do apoio da bochecha) e elevadores de mira.

 

Alem disso trás pro atleta problemas de ordem muscular, ósseo e vícios de postura que posteriormente irá lhe trazer dificuldades caso deseje praticar modalidades olímpicas.

As regras anteriores que limitava dimensões e alterações de altura da telha que substituísse o (palm rest) equipamento olímpico estavam no caminho correto.

 

Como estamos falando de provas especiais um exemplo clássico de vantagem e desvantagem é a CBC Impala x CBC 8022, quem tiver condições de encontrar e comprar Impala está no “Céu” quem não tem a mesma sorte e comprar uma 8022 vai ter que empenar pescoço e a coluna par conseguir fazer uns tirinhos, pois não pode colocar uma coronha tipo Match, e vai amargar no “Inferno”.

 

 

2. Peso Gatilho: esse em minha opinião sim e um divisor de águas que deveria ser tratado com limitações de peso, Como citei faço customização em carabinas de ar e é incomparável e desleal um gatilho de uma HW Original e de uma CBC GII já customizada. Na regra anterior limitava em 500gr em minha opinião estava excelente.

 

3. Qual o objetivo e a base técnica para essas restrições?

 

4. Se for para manter a prova mais competitiva, deveria alterar a quantidade de disparos 40 50 tiros e manter o tempo de prova, assim ficaria ainda mais próxima da prova olímpica.

 

Amigos minhas opiniões tem caráter imparcial e visa discutir o melhor para nosso esporte!

 

Aguardo os comentários para assim chegar a um consenso não apenas ideológico, e sim o mais técnico possível, e encaminhar para CBTE nos dá um posicionamento.

 

Evaldo Figueiredo Lucena

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Evaldo, muitos atiradores já estão de saco cheio dessas CBT's da vida. A toda hora mudam de regras, mas não tem um objetivo comum. A única solução seria se desmembrar dessas, entendeu?

Norica Dragon 5,5mm GR 50Kg.

Rossi Dione 4G 5,5mm GR 55Kg.

Cometa 220 4,5mm GR 45Kg. (vendida)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

luiz, abrir uma "filial", uma liga, no Brasil, penso eu que é apenas para dividir e não solucionar o tiro esportivo como um todo. não defendo algumas ações da CBTE, CBTP, CBTD entre outras, mas também ficar contra não adianta. sem querer polemizar, respeitando as opiniões contrárias, mas uma liga somente traria para um futuro próximo, mais alterações de regras igual hj existe, porque humanos nunca se estabilizam e a sociedade, com a evolução (seria involução?) técnica e material, sempre terão de se moldar, adaptando regras de convívio, etc. com a melhoria das carabinas, ano passado foi estabelecido que os gatilhos teriam de ter peso mínimo. hj viram que não tem como atender essa regra que estava como "letra morta", devido a impossibilidade de medir tal peso. além do mais, a modalidade de carabina mira aberta é simplória, básica, não sendo modalidade que ultrapassa as fronteiras, sendo apenas nacional. é uma modalidade de entrada, para atrair participantes para que tenham contato com o mundo do esporte do tiro e, se realmente gostar (viciar como falamos), procurar ingressar nas modalidades internacionais que possuem regras mundiais. desculpe, não tenho a intenção de criar qualquer problema, mas vejo a criação de ligas apenas uma forma de dividir o tiro esportivo, enfraquecendo-o, pois já possui muitos "inimigos" na imprensa, no governo, etc. salvo engano, ano passado ou retrasado, criaram uma liga de tiro ao prato mas pelo que sei, não deslanchou. as regras eram as mesmas (trap americano), os clubes os mesmos, os atiradores os mesmos..... enfim, nada mudou para melhorar o tiro, de forma que pudesse incentivar, renovar, engrandecer. ainda mais no ar comprimido que a maioria atira como passatempo ou diversão, atirando em latinhas (o que é amadorístico mas muito divertido) fica dificil estabelecer uma liga que venha melhorar o tiro de ar comprimido de uma forma geral. é apenas minha opinião, respeitando as opiniões contrárias. lembro ainda que há 5 anos havia apenas CBC e Rossi à disposição para esta modalidade. sem gasram, sem gatilhos firelizard, etc, etc, etc. isso que a maioria usava chumbo nacional de qualidade inferior.lembro ainda que usamos alvos de pistola na modalidade que é muito maior que o alvo de carabina. por isso as pontuações estão sempre elevadas. eu estava em Curitiba quando o recorde de 299 foi estabelecido há uns anos, o atirador usava uma carabina Diana cano fixo e chumbo HN, o que "chocou" os demais atiradores que usavam CBC (como eu) e Rossi. mas foi um choque bom, que faz a gente buscar melhorias, melhores armas, melhores chumbos, etc.depois mudaram as regras e cano fixo foi proibido.

  • +1 1

Walther LP-300 XT

Steyr LP-10

Morini 162-E

Cometa 300

Baikal 4,5

CBC 345 Junior camo

CBC F18 5.5

BAM 12-6

CR de coleção, caça e tiro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amil, respeito muito a sua posição e agradeço por respeitar a minha.

 

Mas o objetivo, a meu ver, não seria dividir o tiro, pois isso já quase acontece.

 

Dependemos sempre dessas regras que são mal traduzidas, mal interpretadas, mal objetivadas, etc... Seria interessante um consenso entre a maioria dos atiradores do Brasil para unificar de vez essas regras, e também oficializar outras que não constam.

 

Deveríamos ser independentes, só isso.

Norica Dragon 5,5mm GR 50Kg.

Rossi Dione 4G 5,5mm GR 55Kg.

Cometa 220 4,5mm GR 45Kg. (vendida)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos,

 

Sabemos que é impossível agradar a todos, porém as mudanças e adequações são necessárias e inevitáveis se quisermos chegar “além-mar”.

 

A prova de Carabina de Ar 10mt tem adeptos no Brasil inteiro e vem crescendo a cada ano, por vários motivos alguns deles são: baixo custo, legislação, local de treinamento, modalidade com fortes características familiar.

 

Acredito que deveríamos olhar e tratar essa modalidade com o mesmo grau de importância que ela atualmente representa para o tiro esportivo do Brasil.

Faço outras modalidades e sei o custo de cada uma, não e fácil fazer tiro esportivo no Brasil, e se não tivermos números representativo em pouco tempo não existirá tiro esportivo no Brasil, uma prova do crescimento pode se ver pela quantidade de membros nos fóruns do gênero.

Acredito que existe um caminho para melhorar por isso abrir esse tópico, vamos respeitar as opiniões individuais, mas sejamos imparciais e unidos na busca da melhoria constante e coletiva!

 

Política sempre vai existir, mas, não podemos deixar que as coisas sejam definidas de forma aleatória, EX: A dificuldade para pesar o gatilho foi a falta de equipamento, teremos que enfrentar essa dificuldade! A CBTE poderia se pronunciar e importar equipamentos e repassar para os clubes e federações não acredito que esse equipamento tenha valores que impossibilite a regra, não pode ser aplicada esse ano, sem problemas vamos nos preparar para o ano que vem aplicar a regra, ou ela não é necessária! É tratar a coisa com seriedade como merecemos!

 

Forte abraço!

 

Evaldo Lucena

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nao sei se eu entendi direito , dei uma lida rapida e pela metade , mas é isso : ???

 

uma nova divisão no Papel 10 m , só com armas com GR ?

 

desculpem se tiver errado ehuehueheu

 

se for isso mesmo eu acho que tem que deixar como está ... mola comum e GR junto

 

abrax

A paciência é amarga, mas seus frutos são doces. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luiz, vc tem razão quando diz que as regras as vezes traz mais dúvidas que soluções. infelizmente temos que conviver com isso em alguns casos. a idéia é não dividir e concordo com vc.

 

Evaldo, importar esses materiais vai contra a finalidade da modalidade, que é facilitar a participação de mais pessoas, sem custos adicionais. realmente a participação nesta modalidade aumentou bastante e isso é ótimo, mas não se pode alterar as regras. deve-se manter as características de modalidade simples, para início de novos atiradores. veja o valor da inscrição: R$ 20,00! se o cabloco participar de uma por mês não terá nenhuma dificuldade.

 

Edu, não tem categoria separada não. aceita-se o gasram como se fosse mola comum.

Walther LP-300 XT

Steyr LP-10

Morini 162-E

Cometa 300

Baikal 4,5

CBC 345 Junior camo

CBC F18 5.5

BAM 12-6

CR de coleção, caça e tiro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amil,

 

Compreendo sua opinião, mas os pontos citados visa melhorar a modalidade em competitividade e comodidade para os atletas

 

Pense uma pessoa com 1,85m atirando com uma CBC GII sem ao menos poder soltar a soleira e parafusar um pouco mais abaixo pra não ter problemas na cervical.

 

Imagina um gatilho de uma HW e uma CBC 6102.

 

As alterações são simples que qualquer pessoal pode ter acesso, quanto às importações não tenha duvidas irão crescer no mesmo ritmo do crescimento do esporte.

 

a CBC e a Urco já entraram no esquema, Rossi já é uma realidade a Taurus está fazendo bodas de ouro no quesito importação de armas de ar!

 

As mudanças geram insatisfações, duvidas por vez é necessário repensar, pode sofrer adequações durante sua implantação, mas, é inevitável se quisermos seguir em frente.

 

Não podemos ignorar essas dificuldades e as diferenças dos equipamentos, e achar que é uma boa pra modalidade e para o esporte, deixar as regras como está.

 

Evaldo Lucena

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...

Apenas uma opinião, mas acho que poderia haver uma modalidade de papel 10m para armas de cano fixo, uma vez que as mesmas não podem competir.

 

Poderiam entrar nessa categoria as armas de cano fixo sejam spring, gas ram, pump, multi pump, pcp, como ocorre no benchrest.

Artemis PR900w + M16A Ghost  + PP700s

Cometa 220 + 400 New Fenix // CBC Life Style + F22 Super // Crossman TR-22 + ;m4// Daisy Power Line 880

Gamo Big Cat  Pulse 35kg + CFX Royal + CFX Royal + Coyote + PT-80 + PT-90 

Hatsan HT 155 Torpedo 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho 2mt cravado de altura.... estou apanhando com a minha gamo400. Não tenho grana no momento para uma slavia( ainda ficaria pequena), mas tenho facilidade para fazer uma coronha para a gamo que se adapte a minha ergonomia.... mas não pode, a regra obriga a usar armas iguais para pessoas diferentes, ao inves de ajudar igualando, a regra acaba ajudando aos que tem uma estatura mediana e prejudicando os que estão fora deste padrão.

Não adianta formar apenas atletas. Se a regra liberar customizações automaticamente haverá uma qualificação e crescimento entre customisadores e fabricantes ( estes terão que se adaptar a um mercado mais exigente e fornecer produtos de melhor qualidade).

Pode ser meio radical, mas na minha opinião tinha que restringir apenas:

- uso de acessórios de vestimenta

- uso apenas de mira aberta tradicional ou fibra ótica

- cano fixo. ( armas de cano fixo como tx200, hw,s e outras tops acabariam "elitizando" uma categoria que deve ser de base, onde o atleta não quer ou não pode investir muito em uma arma). Acho que poderia haver uma categoria para aqueles que já se estabilizaram no esporte, onde armas de cano fixo e basculante podem participar, mas a de cano fixo não podem participar das provas de cano basculante.

 

Liberaria:

- soleira

- coronha

- peso gatilho

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho 2mt cravado de altura.... estou apanhando com a minha gamo400. Não tenho grana no momento para uma slavia( ainda ficaria pequena), mas tenho facilidade para fazer uma coronha para a gamo que se adapte a minha ergonomia.... mas não pode, a regra obriga a usar armas iguais para pessoas diferentes, ao inves de ajudar igualando, a regra acaba ajudando aos que tem uma estatura mediana e prejudicando os que estão fora deste padrão.

Não adianta formar apenas atletas. Se a regra liberar customizações automaticamente haverá uma qualificação e crescimento entre customisadores e fabricantes ( estes terão que se adaptar a um mercado mais exigente e fornecer produtos de melhor qualidade).

Pode ser meio radical, mas na minha opinião tinha que restringir apenas:

- uso de acessórios de vestimenta

- uso apenas de mira aberta tradicional ou fibra ótica

- cano fixo. ( armas de cano fixo como tx200, hw,s e outras tops acabariam "elitizando" uma categoria que deve ser de base, onde o atleta não quer ou não pode investir muito em uma arma). Acho que poderia haver uma categoria para aqueles que já se estabilizaram no esporte, onde armas de cano fixo e basculante podem participar, mas a de cano fixo não podem participar das provas de cano basculante.

 

Liberaria:

- soleira

- coronha

- peso gatilho

 

O peso de gatilho é livre.

 

logo_66x66.jpglogo.pngfederkolben_stern.jpgAirArms-logo.jpgJSB-Logo-Black.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Tenho 2mt cravado de altura.... estou apanhando com a minha gamo400...

 

Haha. O João é muito humilde. Com a Gamo 400 ele desaparece com o 10 do alvo... Me deixa humilhado com minha HW 50s.

This is my rifle. There are many like it, but this one is mine...(riflemans creed).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante