Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Fiora 5.5 (coronha madeira vazada) Peças compatíveis?


Posts Recomendados

Caros amigos, sou proprietário de uma Fiora 01, calibre 5.5, coronha  vazada! A arma tem 5 anos e finalmente está pedindo manutenção; está com 7.000 tiros. Nunca foi mexida. Ressalto, moro em Natal e não é fácil encontrar peças originais por aqui!

Pergunto:

Poderiam me aconselhar, bucha, anéis de vedação e massa e alça de mira( de preferência que não tenha que fazer novas furações) compatíveis com a mesma?

Desde já agradeço a ajuda.

 

WhatsApp Image 2023-07-09 at 11.13.32.jpeg

Editado por Daniel Martins
inserir mídia
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Orlando, obrigado pela atenção. Não há armeiros conhecidos aqui em Natal. Vou ter que aprender a desmontar a mesma e isso implica construir um descompressor de mola artesanal. Estou envolvido nesse projeto( compressor) neste exato momento. Assim que conseguir desmontar, posto os detalhes.

Mas como lembrado, o objetivo é conseguir peças compatíveis. As originais, além de caras, estão cada vez mais difíceis, com pouquíssimos fornecedores o que aumenta mais ainda o valor.

Olhando para o futuro, daqui a dois ou 3 anos não teremos mais peças para essas carabinas. E elas, a despeito de sua falhas e construção rudimentar, são brutas e  indestrutíveis. Por essa razão a preocupação com peças compatíveis que permitam continuar operando com esse equipamento por mais tempo.

A empresa Fiora, ao que  parece, virou um produtora de canos única e exclusivamente. A ausência de carabinas novas no mercado passa  a impressão de que perdeu o interesse nesse mercado. No mercado livre o que mais se encontra é cano dessa marca.

Mais uma vez agradeço antecipadamente à atenção e disponibilidade.

Saudações de  Natal.

Editado por Daniel Martins
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nessa postagem você pode se basear, pois as peças são parecidas, teria que tirar as medidas para certificar da compatibilidade entre elas.

São duas postagens, essa que segue e ao longo dela tem a parte final, é só clicar no link que abre.

Criei uma tabela das principais partes das Rossi Dione de acordo com o ano de produção, segundo minhas experiências e lembranças passadas.

 

  • Like 1

Aprendiz de Curioso

"Hoy mejor que ayer.... pero peor que mañana"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Orlando disse:

Nessa postagem você pode se basear, pois as peças são parecidas, teria que tirar as medidas para certificar da compatibilidade entre elas.

São duas postagens, essa que segue e ao longo dela tem a parte final, é só clicar no link que abre.

Criei uma tabela das principais partes das Rossi Dione de acordo com o ano de produção, segundo minhas experiências e lembranças passadas.

 

Orlando, que trabalho soberbo de restauro. Cada uma mais bonita do que a outra. Obrigado mais uma vez pela preciosas dicas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dando seguimento ao Tópico, nunca abri uma carabina antes. Ontem foi a primeira vez. Comprei ela nova e está comigo há 5 anos. Calculo que tenha dado uns 7.000 tiros desde então.

A ausência de armeiros na minha localidade e a não  disponibilidade de um compressor de molas condicionou essa situação de zero manutenção.

 

Semana passada construí um rudimentar e grosseiro com o que tinha em casa. Comprei só umas poucas peças. Ficou funcionalmente e esteticamente um monstrengo de maneira que vou me abster de compartilhar fotos da peça!

 

Marinheiro de primeira viagem, mais a precariedade do compressor construído, esses fatos em conjunto  multiplicaram o trabalho e as dores de cabeça. Assim tive que fazer e refazer diversos passos na montagem inúmeras vezes . Só, então, às 03:00 da madrugada de hoje consegui "concluir" o trabalho!

Compartilho com os Senhores a seguir algumas coisas sobre esse experiência.

Meu celular é simples, não conseguia foco. As fotos por essa razão ficaram comprometidas, mas acho que ainda assim os proprietários de Fiora podem se beneficiar de alguma forma do relato.

 

Abraço a todos!

Editado por Daniel Martins
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O estado da mola depois de  aproximadamente 7.000 tiros!

 

Na foto a mola partida em dois pedaços menores e a mola nova da GI, da marca Star Fire, que possui as mesmas medidas da original da Fiora. Essa mola me custou por volta de 37 reais. A da Fiora, original, está 70,00 reais, mais o frete!

 

 

 

WhatsApp Image 2023-07-09 at 10.59.40 (2).jpeg

Editado por Daniel Martins
erro de português
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com relação a bucha, aliás, uma das minhas preocupações principais. Explico: essas carabinas, ao que me  consta, não estão mais sendo produzidas. A escassez de material de reposição original é notória. Esse estado de coisas propicia a exploração pelo comércio, ou seja, quem tem só vende por muito! E é justamente o caso.

Um dos meus objetivos quando abri o tópico era trocar informações sobre peças sobressalentes que pudessem ser adaptadas, estendendo-lhe a vida útil.

 

Segue as foto da original(velha) e da nova lado a lado. A nova me custou 50 reais sem contar o frete. Foi adquirida na Falcon Armas.

 

Elas são diferentes em profundidade!!Não são iguais!

 

 

A nova bateu entre 25,1mm e 25,2mm ; a antiga estava com justos 25mm de diâmetro.

 

 

WhatsApp Image 2023-07-09 at 10.59.11.jpeg

Editado por Daniel Martins
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda tratando da bucha do pistão, mais algumas fotos!

 

Observem que,  como já dito, elas são diferentes em profundidade! Não obstante, encaixam perfeitamente sem a necessidade de adaptações.

 

A original, mediu 12mm em profundidade; por sua vez a nova e vendida como original marcou 7mm.

 

 

 

WhatsApp Image 2023-07-09 at 10.57.51.jpeg

WhatsApp Image 2023-07-09 at 10.59.11.jpeg

WhatsApp Image 2023-07-09 at 10.59.33.jpeg

Editado por Daniel Martins
acrescentar fotos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De todas as peças,  o anel de vedação( da fiora ) é o mais difícil de obter. Encontrar um parecido e compatível é tarefa quase impossível!

Há meses busco pela internet, calculando medidas, comparando e nada até agora.

 

Uma das minhas investidas foi esse anel da GI antiga(trava no alto da culatra) ou pelo menos vendida como se fosse original da GI. Eu fiz essa ressalva dado o seguinte: possuo uma(GI) e ao colocar esse anel, ela( a GI), perdeu força de maneira sensível. Optei por inverter o antigo.

 

Não serve na Fiora, é que importa.

 

 

WhatsApp Image 2023-07-09 at 10.59.30.jpeg

WhatsApp Image 2023-07-09 at 10.59.38.jpeg

Editado por Daniel Martins
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desafiado por essa problemática referente a encontrar um ao anel de vedação compatível, resolvi a título de experimento, testar uma borracha de vedação de reparo de uma torneira(não sei qual) que encontrei por aqui.

Esta tinha o diâmetro bem superior ao original.

WhatsApp Image 2023-07-09 at 10.59.36 (2).jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Curiosamente, esse reparo de torneira tem as mesmas medidas do anel de vedação da carabina fiora, com exceção do diâmetro.

 

O que fiz foi cortá-lo com uma gilete; mas aqui um detalhe: cortá-lo em ângulo de 45 graus , pouco a pouco, de maneira que ao final  uma face se sobreponha a outra.

 

Deu certo. Consegui o mesmo desempenho da original. E nem usei cola; ficou tão encaixadinho. É uma possibilidade viável.

Qual seria o tipo de cola  indicada para esse material?

 

 

 

 

 

 

WhatsApp Image 2023-07-09 at 10.59.36 (3).jpeg

Editado por Daniel Martins
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Complementando a postagem anterior. O êmbolo mede exatos 16 cm!

 

No mercado livre, com frete grátis, está por volta de 120 - 135 reais.

 

Observei que muitos dos oferecidos lá possuem um corte. Não sei a utilidade do corte, nem se seriam intercambiáveis. É uma duvida!

Editado por Daniel Martins
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante