Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Reforma na carabina rossi 4,5 antiga (1989)


Posts Recomendados

Boa noite,

Quero compartilhar o resultado que consegui após pesquisar diversos tópicos deste forum, cujas informações foram imprescindíveis para o sucesso da reforma.

Como gosto muito de armas fui presenteado com uma carabina rossi 4,5 de 1989 que estava guardada sem uso a muitos anos.

Surpreendentemente assim que recebi a arma, testei e percebi que estava funcionando muito bem ainda, armava com facilidade e o gatilho não demonstrava  nenhum arrasto ou anormalidade. Isso me animou muito a reforma-la.

O primeiro passo foi desmontar a ferragem da coronha e retirar toda a tinta, pois havia sido pintada de preto, tanto a coronha como os metais.

A coronha foi lixada e tratada com óleo tunge.

A maior preocupação era com os metais que davam a impressão de estar muito prejudicado, mas para minha surpresa após uma limpeza com escova de aço, percebi que não estava tão ruim quanto parecia.

Lixei todas as partes até a lixa 600 e depois dei um polimento basico com massa n° 2. Não retirei todos os pits, pois fiquei preocupado em não retirar muito material.

Fiz oxidação no forno, duas etapas de 1h em temperatura máxima. Apenas acrescentei raspas de cortiça ao fundo da travessa onde os metais estavam e cobri com papel alumínio para uma oxidação mais amarronzada.

A bucha de couro foi substituída por uma nova de PU. A câmara foi limpa com lixa 600 e a mola foi substituída por uma nova. 

Dei um leve polimento no gatilho e remontei. Gostei bastante do resultado apesar de algumas falhas na oxidação.

Espero que gostem.

 

IMG_20230606_203551~2.jpg

IMG_20230624_220155~2.jpg

  • +1 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Fiz esse tratamento também na Rossinha que comprei do amigo Daniel Anibolete de Barra do Piraí, que foi anunciada aqui no CA. Ela é uma das que aparecem no artigo fixado sobre as Dione de primeira geração, Dione das décadas de 60, 70 e 80.

  • +1 1

Aprendiz de Curioso

"Hoy mejor que ayer.... pero peor que mañana"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/07/2023 em 14:20, Patrikcunha disse:

Ficou belissima, 

estou reformando uma neste modelo, porem a alça de mira esa quebrada e não encontro a original para comprar. parece que a mesma não é mais fabricada. Você fez a troca da alça ou ela estava intacta?

Patrick, a alça desta minha também estava quebrada e incompleta, apenas dobrei parte da chapa e fiz um rebaixo apenas para ter um aparelho de pontaria provisório. Mas assim que possível refarei toda a alça do zero. É trabalhoso mas não muito comolicado

Em 28/07/2023 em 10:07, Breno R Carneiro disse:

Ficou show, parabéns!

Obrigado Amigo!

Em 31/07/2023 em 20:32, Aurélio disse:

Opa.

Parabéns.

Um belíssimo resultado.

Nos conte um pouco mais sobre o processo de oxidação no forno.

Abs

 

Em 31/07/2023 em 21:46, Orlando disse:

Fiz esse tratamento também na Rossinha que comprei do amigo Daniel Anibolete de Barra do Piraí, que foi anunciada aqui no CA. Ela é uma das que aparecem no artigo fixado sobre as Dione de primeira geração, Dione das décadas de 60, 70 e 80.

As postagens do colega Orlando foram muito úteis e muito inspiradoras, inclusive de fato usei o passo a passo da oxidação no forno, apenas acrescentando.a cortiça, que eu já havia lido a muitos anos sobre deixar a coloração mais para o marrom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Proxima restauração será uma Urko 3 que veio em estado deplorável, mas que também estava incrivelmente em boas condições internas tendo excelente pressão ainda com a bucha de couro e mola provavelmente original. Assim que conseguir concluir postarei os resultados.

IMG-20230707-WA0040.jpeg

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...
Em 24/06/2023 em 23:16, Maia disse:

Boa noite,

Quero compartilhar o resultado que consegui após pesquisar diversos tópicos deste forum, cujas informações foram imprescindíveis para o sucesso da reforma.

Como gosto muito de armas fui presenteado com uma carabina rossi 4,5 de 1989 que estava guardada sem uso a muitos anos.

Surpreendentemente assim que recebi a arma, testei e percebi que estava funcionando muito bem ainda, armava com facilidade e o gatilho não demonstrava  nenhum arrasto ou anormalidade. Isso me animou muito a reforma-la.

O primeiro passo foi desmontar a ferragem da coronha e retirar toda a tinta, pois havia sido pintada de preto, tanto a coronha como os metais.

A coronha foi lixada e tratada com óleo tunge.

A maior preocupação era com os metais que davam a impressão de estar muito prejudicado, mas para minha surpresa após uma limpeza com escova de aço, percebi que não estava tão ruim quanto parecia.

Lixei todas as partes até a lixa 600 e depois dei um polimento basico com massa n° 2. Não retirei todos os pits, pois fiquei preocupado em não retirar muito material.

Fiz oxidação no forno, duas etapas de 1h em temperatura máxima. Apenas acrescentei raspas de cortiça ao fundo da travessa onde os metais estavam e cobri com papel alumínio para uma oxidação mais amarronzada.

A bucha de couro foi substituída por uma nova de PU. A câmara foi limpa com lixa 600 e a mola foi substituída por uma nova. 

Dei um leve polimento no gatilho e remontei. Gostei bastante do resultado apesar de algumas falhas na oxidação.

Espero que gostem.

 

IMG_20230606_203551~2.jpg

IMG_20230624_220155~2.jpg

Boa noite.  TEnho uma e não consigo abrir o parafuso que liga o cano ao cilindro.  Tem uma peça só, e não tem entrada para chaves, como abro isso?

Cometa 220 4,5 mm.
At44-10 5,5mm.

Feliz assim!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, joares disse:

 

WhatsApp Image 2023-02-25 at 10.43.23.jpeg

WhatsApp Image 2023-10-15 at 19.55.57.jpeg

Esse modelo da Rossi Dione é diferenciado das mais antigas, ela é mais curta e a telha é lisa, não aparenta aqueles sulcos laterais. Ela não tem o parafuso como nas outras, e sim um pino passante, para retirar deve utilizar um saca pinos, e observar o recartilhado, sendo ele que dá pressão e o mantém no lugar.

Esse sistema é semelhante as CBC 245 / 345 que também nāo tem parafuso, ou as Gamo Hunter 1250 e Extreme!

  • Like 1

Aprendiz de Curioso

"Hoy mejor que ayer.... pero peor que mañana"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante