Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Apresentação Carabina Rossi Dione 4G GR 5,5 mm.


Luiz Almeida

Posts Recomendados

Apresentação bem rápida e resumida.

Carabina Rossi Dione 4° Geração (2021/2022) com Gás Ram 55 kg (instalado de fábrica) calibre 5,5 mm.

Essa carabina foi "trocada" pela Cometa 220 4,5 mm, que eu tinha anunciado aqui no fórum. Veio direto da loja Mundo da Carabina (que no momento está fora de estoque). Estava custando R$ 872,90 com frete grátis e desconto a vista:

https://www.mundodacarabina.com.br/carabina-de-pressao-dione-4g-5,5mm-gas-ram-55kg-instalado-rossi

 

Minha primeira impressão: "Aparentemente o raiamento é bom (não sei dizer se é martelado à frio ou não). Coronha sintética ambidestra. Alavanca/biela com duas articulações. Alça e massa de mira boas com fibra óptica. Achei a oxidação meio fraquinha, deve ser por causa do "Made in China"... Tem trava de gatilho, mas não é automática. Numa escala de 1 a 5 apenas no visual dou nota 3,89."

 

Características (há divergências em algumas especificações no site da Rossi, no manual da Rossi e no site da loja):

Código: 16055180GR.

Calibre: 5,5 mm.

Cano: 49 cm.

Comprimento: 1,17 m.

Peso: 2,75 kg.

Velocidade: 250 m/s.

Gás Ram: 55 kg.

Possui um sistema anti disparo que não é a trava, porém não sei do que se trata. A trava não é automática, tendo que ser travada e destravada manualmente (sem problemas).

Alavanca de armar articulada (duas partes).

Compartimento porta chumbinhos na empunhadura (achei legal, mas faz barulho).

Trilho e retem para lunetas ou red dot de 11 mm do tipo rabo-de-andorinha.

Coronha sintética ambidestra tipo Monte Carlo (gostei).

Zarelho para bandoleira (o que fica na coronha achei a furação pequena, mas bom).

Veio na embalagem: a carabina, óculos de proteção e manual.

 

Vamos as fotos:

rossi001.jpgrossi002.jpgrossi003.jpgrossi004.jpgrossi005.jpgrossi006.jpgrossi007.jpgrossi008.jpgrossi009.jpgrossi010.jpgrossi011.jpg

 

Achei pequeno a furação desse zarelho, o engate da alça de uma maleta ficou muito justo, tenho uma bandoleira que o engate deva servi sem problemas:

rossi012.jpgrossi013.jpgrossi014.jpg

 

Houve um descascamento ao redor da entrada do cano após poucos disparos:

rossi015.jpgrossi016.jpgrossi017.jpgrossi018.jpg

 

O compartimento porta chumbinhos:

rossi019.jpgrossi020.jpg

 

O botão da trava manual acima do logo da Rossi, na outra foto abaixo mostra a trava na posição de disparo, indicado pela tinta vermelha:

rossi021.jpgrossi022.jpg

 

Fiz esses disparos mirando as 6 horas, os três primeiros em pé sem apoio e os dois últimos sentado e apoiado o cotovelo na coxa. Não fiz nenhuma regulagem na alça. Cheiro razoável de Diesel (queimado):

rossi023.jpg

 

O gatilho é duro, mas não tem folga, puxou disparou! Não tem ajuste.

Gostei do sistema de mira, muito fácil/legal de fazer a visada.

Não colocaria nenhum equipamento óptico de mira, ficaria apenas com a mira aberta.

Estou satisfeito com a aquisição, atendeu bem o que eu procurava sem mais nem menos. Indicaria??? Não sei responder. Mas pra quem quer uma carabina de entrada, razoável e bom custo e benefício, sim, eu indicaria.

Agora preciso achar uma capa acolchoada pra essa carabina, pois a que tenho sobrando é fraca e já está rasgando.

  • +1 1

Norica Dragon 5,5mm GR 50Kg.

Rossi Dione 4G 5,5mm GR 55Kg.

Cometa 220 4,5mm GR 45Kg. (vendida)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Luiz, agora a Rossi lançou a 4 G na mola helicoidal, para o próximo ano está previsto o lançamento dela no calibre 4,5 e também a coronha de madeira!

 

Aprendiz de Curioso

"Hoy mejor que ayer.... pero peor que mañana"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Orlando disse:

Bom dia Luiz, agora a Rossi lançou a 4 G na mola helicoidal, para o próximo ano está previsto o lançamento dela no calibre 4,5 e também a coronha de madeira!

Sim, as informações dos modelos, tanto com GR e Spring, como nos calibres 4,5 4 5,5 mm, já constam no manual, mas apenas com coronhas sintéticas.

No vídeo a seguir mostra o desempenho da carabina desse tópico:

 

O detalhe fica por conta da embalagem mostrada no vídeo e a da foto do tópico.

Norica Dragon 5,5mm GR 50Kg.

Rossi Dione 4G 5,5mm GR 55Kg.

Cometa 220 4,5mm GR 45Kg. (vendida)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/08/2022 em 16:03, Luiz Almeida disse:

Achei pequeno a furação desse zarelho, tenho uma bandoleira que o engate deva servi sem problemas:

Infelizmente o engate da bandoleira que tenho é bem grosso, não caberá! Tenho que providenciar uma específica pra essa carabina. Mas não é prioridade.

 

Em 20/08/2022 em 16:03, Luiz Almeida disse:

Achei a oxidação fraquinha...

Realmente é fraca a oxidação. Após usar no sábado passei somente um pano seco, e hoje (segunda-feira) já estava "estranha" a oxidação perto da ponta do cano. Recomendo limpar e passar um óleo nas partes metálicas após o uso.

 

Em 20/08/2022 em 16:03, Luiz Almeida disse:

Fiz esses disparos mirando as 6 horas...

Esqueci de mencionar: distância de 10 metros e chumbinho Gamo Pro Magnum 15,43 gr (o pro "rebarba" da lata antiga).

Norica Dragon 5,5mm GR 50Kg.

Rossi Dione 4G 5,5mm GR 55Kg.

Cometa 220 4,5mm GR 45Kg. (vendida)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Recomendo retirar os parafusos (são muito difíceis de retirar, parece ter cola/trava-rosca), pois o que eu vi na furação do parafuso me pareceu "ferrugem"! Os parafusos são do tipo phillips (o que eu odeio!!!) mas já irei providenciar (se Deus permitir) outros com fendas.

Parafuso da coronha perto do gatilho (não houve nenhum "escape" da chave pillips):

parafuso_rossi_coronha_gatilho.jpgparafuso_rossi_coronha_gatilho01.jpg

Norica Dragon 5,5mm GR 50Kg.

Rossi Dione 4G 5,5mm GR 55Kg.

Cometa 220 4,5mm GR 45Kg. (vendida)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
Em 20/08/2022 em 16:03, Luiz Almeida disse:

Achei pequeno a furação desse zarelho, o engate da alça de uma maleta ficou muito justo, tenho uma bandoleira que o engate deva servi sem problemas:

Em 22/08/2022 em 16:48, Luiz Almeida disse:

Infelizmente o engate da bandoleira que tenho é bem grosso, não caberá! Tenho que providenciar uma específica pra essa carabina. Mas não é prioridade.

Meus problemas acabaram, ou quase...

Precisei retirar uma peça de um suspensório tático para cinto NA, e acabei estragando o suspensório, que pena... Mas, dá para utilizar as outras peças para confeccionar a tal da bandoleira, e ainda vai ganhar uns bolsos e argolas! Só preciso achar alguém que tenha uma máquina de costura forte para costurar algumas peças, pois já tentei fazer isso e quebrou as agulhas da máquina de uma costureira! Será que dá para colar esse tipo de nylon? Com qual cola?

bandoleira_03.jpgbandoleira_02.jpgbandoleira_01.jpg

Norica Dragon 5,5mm GR 50Kg.

Rossi Dione 4G 5,5mm GR 55Kg.

Cometa 220 4,5mm GR 45Kg. (vendida)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante