Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Pesando Os Chumbinhos Ar Comprimido??


farinha

Posts Recomendados

boa noite pessoal,estou postando este,ja que e pouco comentado entre nos...pelo menos

acompanho este site de ponta a ponta...e essa materia eu pouco vejo...

quero a opinião dos atiradores que fazem esse trabalho...arduo rsrsr PESAR CHUMBINHOS

os que vem na latinha indicando o pesso nunca conferi se vc pesar um por um!!!!

recentemente comprei uma lata de chumbinho gamo pro match competition 4,5 sendo o peso

indicado na lata 0,51g/7,87gr.

primeiro: pesei 90 por cento dos chumbos, encontrei 21 pesos diferentes uns mais outros menos,

a maioria que conferi foram o seguinte:

0.491 g/0.492 g/0.493 g/

0.495 g/0.496 g/0.497 g/

0.498 g/0.499 g/0.500 g/

esses foram em maior quantidades numa lata de 250 un.

OBS:gente eu pesei onde nao tinha vento,sendo criterioso ao maximo/usei uma balança

digital essas que usamos na recarga.

bom...meus amigos espero que se abilitem nesse assunto,para que nos possamos aprofundar

mais nesse assunto....vale a pena?? atirados que competem usam fazer isso tambem??

nos testes que vejo vcs fazem essa pesagem dos chumbinho???

um grande abraço a todos.

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezado farinha, eu de vez em quando faço isso também, mas como minha balança é dessas para recarga de munição, uma Dillon Precision (Azul) eu apenas classifico os chumbos pelo peso, todos que tem o mesmo peso vão para um lado, os que pesam mais ou menos que o "padrão" ficam de lado para uma nova classificação e depois são destinados para o tiro informal.

Na minha ultima pesagem utilizei os chumbos CZ Power 4,5mm e tive um bom rendimento, cerca de 70% dos chumbos tiveram exatamente os mesmos parâmetros de peso.

 

Valeu pela iniciativa de postar sua experiência!

 

Abraço!

Antonio Lima - São Gabriel - RS

Kral AI 002 S 4,5mm (GR 40Kg+Gatilho GB)

CBC Montenegro 4,5mm

Gamo Delta Fox (GR Rossi/SMS 140+Gatilho Flz)

Gamo  Delta Max 4,5mm (GR Elite 40 Kg+Gatilho Elite)

Gamo CFX 4,5mm (Gas Ram Quick Shot 40Kg, Êmbolo aliviado 84g)

Gamo CFX Royal 4,5mm (Gas Ram Quick Shot 40Kg, Êmbolo aliviado 110g )

Gamo Big Cat 4,5mm (Gas Ram Elite 40 Kg, Êmbolo Alongado Elite, Gatilho Elite)

Daisy Powerline 880 4,5mm

Crosman 1377C - American Classic

Gamo Compact 4,5mm

PCP Artemis M16 5,5mm

PCP Artemis M22 4,5mm

PCP CBC B57 4,5mm (Valvula Reguladora do Zeca)

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei da iniciativa.

Gostaria de saber dos amigos mais experientes no tiro a partir de que percentual de peso,há uma diferença significativa na alteração do ponto de impacto.

No caso de um grupo de chumbo 4,5 que pesa 0,500g e outro que pesa 0,490g. Entre o primeiro e o segundo grupo há uma diferença de 2%. Seria isso o suficiente para alterar o ponto de impacto de um chumbo?

Com a palavra os amigos que atiram a mais tempo e tem muitas experiências a relatar. Antecipadamente agradeço e parabéns ao Farinha pelo tópico importante e oportuno.

"Eu canto porque o instante existe,

E a minha vida está completa,

Não sou alegre, nem sou triste,

Sou poeta" (Cecília Meireles)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aos amigos, apesar de nao conhece-los pessoalmente um abraço ao lima/cyntra,vcs dois

entrarão justamente nos pontos que nao fiz um comentario porque concordo plenamente

com vcs dois em levantar essa questão... ao amigo cyntra ate que ponto isso influi na presição

num torneio/campeonato/treino...por ser a diferença pequena como vc sitou....e ao amigo

lima eu tambem fiz assim e notei uma diferença...atirando com uma gamo socom tatical 4,5mm

original apoiada ,com luneta gamo 3x9-40,a 15mts regulada para esse chumbo ANTES DE PESAR, rrsrs ok!

portanto eu nao zerei a luneta senao com chumbo q eu estava classificando..pessoal e muito

gratificante...e um elima extresssss...vc praticar a perfeição, e vc ver o resultado...muito bom.,

se mais alguem quiser participar ,,,,vamos la pessoal....estamos aguardando....eu

continuo achando que e de suma importancia...vcs nao achão!!!!!

um grande abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso realmente parece influenciar bastante no tiro de alta precisão, lembrando, que vale a pena pegar um paquímetro pra conferir o diâmetro dos chumbos que varia também, pode acreditar!

Outra coisa que eu achei de grande importância é lavar e lubrificar os chumbos, abaixo tem o link do tópico que fala a respeito.

 

http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php?/topic/956-lavando-e-lubrificando-chumbos-em-ingles-porem-auto-explicativo/page__hl__lubrificando__fromsearch__1

 

Abraços

"Cerveja é a prova que Deus nos ama e quer que sejamos felizes."

Benjamin Franklin

 

---

 

HT95 GR 60Kg + Red Dot CBC

 

CBamC B19 S 4,5mm GR 45Kg + Gatilho Balim + Tasco Target & Varmint IR 6-24x42m

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo marangon, eu não esqueci deste detalhe so nao lembrei de postar rsrs, fiz sim a medição com um paquimetro digital mitutoyo,nesses chumbos

que comentei: encontrei a medida de 4,71mm a 4,74 variando dentro deste parametro,eu achei estranho porque

ja fiz outras medidas do chumbo jsb exact 4,51 e o que estava indicando na lata e realmente não encontrei outra

medida se não a que estava indicado. quanto a lavar e lubrificar os chumbos estou acompanhando, mas nunca fiz.

vale a pena tentar.

vou fazer um teste completo:peso/diametro/lavar/lubrificar...e vou postar os resultado com fotos...mais alguem se

abilita rsrsrsrs.um grande abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, sobre a questão se 0,01g faria diferença na precisão, se usarmos o exemplo citado com chumbos de 0,49g e 0,50g e considerando uma energia de 16J, verifica-se uma diferença de 2,5m/s na V0.

Em uma prova de extrema precisão como o BR, essa diferença é significativa, pois 2.5m/s em 25m representa uma diferença estimada no POI de 0,5mm a 1mm.

 

A principal vantagem de medir e inspecionar os chumbos é evitar que um chumbo com caracterísitcas muito diferentes da média, possa atrapalhar o desempenho na pontuação. Não é sempre que aparece, mas eventualmente aquele tiro escapado, que o atirador não entende o motivo surgem e uma possivel causa é a irregularidade da munição.

Pedro Ashidani
MVB - Nº:2664

Steyr LG-110 FT 4,5mm/5,5mm
Weihrauch HW97K inox 4,5mm
Weihrauch HW35E Inox 4,5mm
Weihrauch HW50S Inox 4,5mm

Steyr LP10

Farley Coaxial II

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e isso ai pessoal,ja vi que tem gente plugado no assunto,ainda mais pra aquele atirador que que o maximo

de perfeição nos tiros,quando vc consegue isso e uma satisfação plena... pelo menos pra mim, eu vi num

catalogo da beeman edition 19..BEEMAN PELL SIZE...sendo tem varias medidas de calibrificação dos

chumbinhos indo de .1785´´ die ate .2505´´die...alguem tem esse size ou sabe onde conseguir?? eu acho uma ferramenta indispensavel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e isso ai pessoal,ja vi que tem gente plugado no assunto,ainda mais pra aquele atirador que que o maximo

de perfeição nos tiros,quando vc consegue isso e uma satisfação plena... pelo menos pra mim, eu vi num

catalogo da beeman edition 19..BEEMAN PELL SIZE...sendo tem varias medidas de calibrificação dos

chumbinhos indo de .1785´´ die ate .2505´´die...alguem tem esse size ou sabe onde conseguir?? eu acho uma ferramenta indispensavel.

Essa deixou de ser comercializada...

Dá uma lida neste tópico:

http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php?/topic/1738-padronizador-de-chumbinho-re-sizer-pellets/

Pedro Ashidani
MVB - Nº:2664

Steyr LG-110 FT 4,5mm/5,5mm
Weihrauch HW97K inox 4,5mm
Weihrauch HW35E Inox 4,5mm
Weihrauch HW50S Inox 4,5mm

Steyr LP10

Farley Coaxial II

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pedro e +- isso que mostram no site,a principio não deve ser complicado pra um bom torneiro fazer,mas vc sabe se alguem ja

se abilitou a fazer um modelo,que deu certo e esta fazendo uso??? se alguem o fez,poderia postar fotos pra termos uma

ideia!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Farinha,

Para fazer uma peça, faca mais caro que comprar um sizer pellet no ebay. No ebay tem um por menos de R$30,00 com frete.

Pedro Ashidani
MVB - Nº:2664

Steyr LG-110 FT 4,5mm/5,5mm
Weihrauch HW97K inox 4,5mm
Weihrauch HW35E Inox 4,5mm
Weihrauch HW50S Inox 4,5mm

Steyr LP10

Farley Coaxial II

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pedro e +- isso que mostram no site,a principio não deve ser complicado pra um bom torneiro fazer,mas vc sabe se alguem ja

se abilitou a fazer um modelo,que deu certo e esta fazendo uso??? se alguem o fez,poderia postar fotos pra termos uma

ideia!!!

 

saudações.. a algum tempo eu tinha a idéia de fazer o dito padronizador para chumbos, mas queria algo realmente prático para uso, por opção pensei nesse modelo mostrado em vídeo citado em alguns tópicos http://carabinasdear...opic=1577&st=20

 

andei medindo alguns chumbos com micrômetro 0-25mm, os "melhorzinhos" q tenho são H&N variando em cerca de 5,52mm. os norica apache deram 5.45 pra menos, mas como tem a saia bem fina irao lacrar bem... rifle tem pra todo tipo.. alguns abaixo, mas a maioria acima.. os mais tortos até 5.7 já medi

pensei em fazer um padrão como aquele, até desenhei no cad pra levar na oficina.. o problema é que nao tenho como fazer os furos se não com uma broca. apenas encontrei na medida 5.50mm até ai tudo bem, sendo perfeitamente furado por etapas 4.0 - 5.0 - 5.5 digamos que teremos um furo 5.50 quase perfeito, se houver alguma folga pra .51 / .52 melhor ainda. já seria um bom padronizador para excentricidade dos chumbos com a saia torta etc. ainda nao usinei nada, até pq nao tenho uma PCP onde os resultados seriam mais visíveis porém a idéia é simples...

 

readetransferncia01d.jpg

Gamo CFR 5.5 + leapers Bug Master 3-9x32 + GR 40kg

gamo 4x32 IRWR na gaveta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

gente vamo deixa esse E.BAY de lado, pelo menos uma vez rssrsrsr... vamos nos tentar

fazer um sizer pellet brasileirinho rsrsr...o primeiro que conseguir ,postar fotos

detalhes etc.. quem sabe aparece uma boa ideia...sem desmerecer ninguem em gente!!

toda ideia certo ou errado sera bem vinda..se nos todos se ajudar vamos conseguir,tenho

certeza.pesar o chumbo/lavar/lubrificar/medir isso ja fazemos, so ta faltando calibrar

ainda + no ar comprimido e fundamental. eu ja to com uma ideias e vou por em

pratica! alguem + , um grande abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Farinha se vc tem tempo e recursos para desenvolver a peça, mãos a obra. A comunidade agradece.

 

Zago, se vc prestar atenção aos tópicos citados, verá que os furos dos padronizadores não tem perfil cilíndrico. Está mais para telescópico, com o diâmetro na parte superior ligeiramente maior que na parte inferior.

Pedro Ashidani
MVB - Nº:2664

Steyr LG-110 FT 4,5mm/5,5mm
Weihrauch HW97K inox 4,5mm
Weihrauch HW35E Inox 4,5mm
Weihrauch HW50S Inox 4,5mm

Steyr LP10

Farley Coaxial II

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante