Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Mudança do POI na AA S 400 modelo 16J


Posts Recomendados

Este tópico é em especial para dar umas dicas ao Flávio Vieira

mas como pode interessar a quem tenha ou venha a ter esta arma( ou a S400 MPR ,pois é a mesma arma somente com a diferença de ter coronha FT e gatilho Match)

 

a S400 modelo 16J em calibre 4.5mm ( é o modelo de venda livre em Inglaterra) é uma excelente PCP ,de mecânica muito simples e muito fiável

 

no entanto como não existem armas( PCP´s ou springers) perfeitas ,a S400 também tem os seus "quês e porquês"

 

mesmo nos fóruns ingleses dedicados ás AA ,de vez em quando aparce um utilizador que se queixa da mudança do POI nesta PCP, quase sempre sem explicação notória para esse fato

 

eu tenho a S 400 há ano e meio e já pude me aperceber de quase tudo o que a arma tem de bom e menos bom

 

ela é uma PCP muito precisa,com um excelente cano das LW com cerca de 49 cmts comprimento

mas nesta versão de 16J o cano é de 12mm de diâmetro e o final do cano tem um rebaixe para os 10mm

 

acontece que o cano é fixado ao cilindro por uma peça- chamada na gíria "figura 8"

 

esta peça é firmada ao cilindro por 2 pequenos parafusos de aço , cabeça unbrako e de rosca 2.5mm ( M 2.5)

acontece que estes parafusos ao serem apertados somente encostam na parte roscada da ponta do cilindro e mesmo usando um pouco de força no aperto ,com as vibrações do disparos ( pois nas PCP não existe recuo mas os canos vibram com a força do ar comprimido a empurra o chumbo dentro do cano,especialmente neste caso sendo um cano de 12mm de diametro mais se nota)

 

então após algumas dezenas de disparos ,os 2 parafusos da figura 8 acabam por desapertar e o cano sai de alinhamento

também ajuda a este efeito os parafusos es tarem sempre com óleo,pois ao passar óleo no cano para lubrificar/conservar fica sempre um acumulo de óleo na zona dos parafusos

 

o desalinhamento do cano nota-se ,pois após umas dezenas ou centenas de disparos( conforme o aperto que tenham os parafusos ),ao desapertá-los,nota-se perfeitamente um ligeiro movimento do cano ,pois este sem o aperto dos parafusos auto centra-se automaticamente

 

é evidente que este desalinhamento do cano( quase imperceptível),mas basta uns décimos de mm de desalinhamento para o POI mudar e se a 10 metros a diferença é pequena ,a 40/50 metros já se traduz por 2 ou 3 centimetros de diferença do ponto mirado....

 

uma solução seria tirar a figura 8 e usar o cano flutuante

eu fiz a experiência, mas o cano sendo de 12mm balança demasiado e a precisão/ mudança do POI em vez de melhorar piora

 

 

então a solução que eu achei ,foi marcar com precisão o sítio onde os parafusos do 8 encostam na rosca do depósito e fazer um rebaixe em cada um desses pontos com uma fresa de tungsténio de 2.5mm com o Dremel em alta rotação

o rebaixe foi de uns 2 mm

além disso troquei os parafusos unbrako que vêm de fábrica ,que são de aço normal,e por serem muito finos -2.5 mm- a cabeça onde se coloca a chave ,se fôr um pouco forçada para dar um bom aperto ,espana com facilidade

então usei parafusos de aço inox da melhor qualidade,pois os parafusos de inox aguentam muito mais pressão de aperto que os de aço normal; além disso a ponta dos parafusos de fábrica é em reta e a dos inox que eu usei tem a ponta ligeiramente em V,pois assim entram e fixam melhor no rebaixe que eu fiz com o Dremel

 

 

após estas mudanças ,centrei o cano ( basta deixá-lo solto que ele se auto centra) e ao apertar os parafusos de inox usei um pouco de Loctite azul( o torque médio) nas roscas respectivas

 

assim,após a cura do locticte e como agora as pontas dos parafusos entram bem ( os tais 2mm do rebaixe) na parte roscada do cilindro,por debaixo da figura 8,o resultado é que o cano ficou firme a 100% ,sem qualquer tipo de desvio possível

a única coisa que o poderia tirar do sítio agora seria uma pancada violenta na ponta do cano( agora com silenciador) de maneira a quebarar o selo do Locticte ou torcer os parafusos...

 

 

 

assim resolvi o problema do desalinhamento crónico que o cano sofria

e não era só devido aos disparos,mesmo o ato de desenroscar e roscar a tampa da válvula de enchimento ,no topo do cilindro,como a tampa ao enroscar aperta contra a figura 8,este aperto era suficinete para fazer o 8 rodar e com isso obrigar o cano a sair do alinhamento

agora tenho sempre o cuidado de ao enroscar a tampa não fazer muita força,mas noto que o 8 mesmo apertando um pouco, está sólido e não mexe

 

uma nota importante:

para fazer os rebaixes de 2mm na parte roscada do cilindro,para os parafusos da figura 8 encaixarem,as marcaçoes para os rebaixes têm que ser feitas com grande precisão,pois se estes rebaixes estiverem desalinhados vão fazer com que os parafusos do 8 ao serem apertados façam com que este fique desalinhado( e o cano claro) e aí então a arma vai ficar permanentemente com problemas de alinhamento do cano.....

 

para fazer este trabalho tem que

 

1º soltar-se os parafusos do 8 e deixar o cano bem centrado( o cano auto alinha-se,basta estar solto)

2º aperta-se os dois parafusos com jeito até a figura 8 estar bem firme

3º desaperta-se um parafuso com jeito de maneira a que o outro mantenha o cano no sitio

4º com uma ferramenta apropriada ( eu usei um ponteiro de aço temperado de marcar furos em ferramentas de aço) marca-se o sitio exato onde se vai fazer o rebaixe na parte roscada do cilindro ,de maneira a que este rebaixe fique perfeitamente alinhado com o buraco do parafuso da figura 8

 

 

se o trabalho fôr bem feito,o cano fica perfeitamente alinhado e a figura 8 ,com os novos parafusos inox bem apertados ,com as pontas a entrarem 2 mm na rosca do cilindro,e com o Locticte aplicado,não sai mais do sitio e o problema da mudança do POI devido ao desalinhamento da figura 8 e do cano desaparece

 

 

 

s400figura8.jpg

 

 

s400figura801.jpg

  • +1 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Daniel,

 

Eu tive problemas parecidos com a S410. Volta e meia ocorria a mudança lateral de POI e eu colocava a culpa na luneta rsrrs

Com o tempo percebi que o problema era exatamente o que você citou, o desalinhamento do cano. Mas no meu caso, apenas coloquei trava química nos parafusos e apertei bem. O problema foi resolvido.

 

abs

Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Daniel,

 

Também verifiquei este problema em minha s410.

 

Na minha uma vez por mês confiro, não é comum ocorrer de afrouxar.

 

Gostaria de acrescentar, que também se deve verificar uma guia de cano que fica localizada dentro do sobre cano da s410, está guia tem dois o´rings, e caso estejam com defeito, rasgado ou cortado, afetam por demais a precisão de minha s410.

 

 

Também sou fã das Air Arms, em epecial da S410, muito precisa e eficiente, apesar de não ser regulada.

 

 

Para mim o melhor custo benefício que encontrei até hoje.

 

 

Grande abraço,

 

 

Adilson.Ferreira

CR 1° RM

 

S410 5,5 (MARAVILHOSA)
MENALDI FRANK 4,5 (REGULADA) LOTHAR WALTER
STEYR LG 110 FT

 

HW 30 (vendida)

HW 35 (vendida)

HW 50S (vendida)

GAMO STATICAL (vendida)

GAMO COMPACT 4,5 (vendida)

BSA SUPER TEN 5,5 (vendida)

AIR ARMS EV2 BLACK (vendida)

THEOBEN MFR 5,5 (FAC) (BULL BARREL) (vendida)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Daniel,

 

Obrigado pelo post e por compartilhar uma informação importante como essa!

 

Li em alguns locais que a variação de pressão no cilindro poderia alterar o POI em função do cano estar fixado ao mesmo pela "figura 8". Você acredita que isso ocorra de forma representativa ou é insignificante?

logo_66x66.jpglogo.pngfederkolben_stern.jpgAirArms-logo.jpgJSB-Logo-Black.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Flavio também já li em vários fóruns acerca disso

 

mas eu tenho algumas dúvidas ,pois a dilatação a acontecer ( o cilindro está sempre sobre pressão normalmente todo mundo deixa a 100 BAR pelo menos)

então ao encher para 200 BAR a dilatação ,a acontecer,será microscópica e não deve ter influência POI

 

o que acontece é que é sempre muito difícil descobrir o porquê do POI mudar e como a cada 70/80 disparos se tem que encher o cilindro e as mudanças de POI também acontecem periódicamente,muita gente começou a suspeitar da dilatação do cilindro....

 

 

mas as causas podem ser bem outras,por norma o problema é cano( quer seja movimento deste,cano sujo ,silenciador mal alinhado,etc.) ou então variação do VO devido a falha da válvula / mecanismo da válvula / regulador...

 

 

assim como existem tantas causas possíveis( e sem falar nas lunetas que também podem dar problemas) então quando acontecem problemas de mudança do POI o pessoal fica imaginando qual é o culpado....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom o tópico Daniel. Imagino a sua satisfação em descobrir e solucionar este problema.

 

Estou a pouco tempo com uma HW100 FSB .177 e estou tentando descobrir a razão de alguns comportamentos tb, tenho nítida impressão de que a arma apesar de ser regulada possui ponto doce, quando a pressão está entre 170 e 100 bars a coinsidência de POI é bem maior, enchendo a 200 bars reparo um espalhamento maior coisa mínima, além de alguns flyers laterais, como faço BR percebo isso. Se a arma não fosse utilizada para esta prova difícilmente isso seria percebido.

 

Ainda tenho um longo caminho a percorrer como testar um maior número de chumbos e VOs. Mas estou desconfiando do cano e seu sobrecano, por isso estou com a intenção de comprar um outro cano da Weihrauch mesmo. O cano da FSB tem 12mm.

A vantagem de ser inteligente é que podemos fingir que somos imbecis, enquanto o contrário é completamente impossível (Woody Allen).

 

 

Beeman HW 100 T FSB .177

Hatsan AT44-10.22 regulada

CZ Slavia 631 Lux

CBC Montenegro F18 Classic B19-14 .177

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Edu

 

o cano da HW 100 em 4.5mm é bom,aliás a HW100 4.5 a 50 mts deve agrupar fácil entre os 15 a 30mm de diâmetro,o que para Field Target está ótimo

 

agora os canos da HW ( são de fabrico próprio) não conseguem ter a mesma precisão de um LW Match,un Anschutz ou mesmo de um bom BSA "martelado" frio

 

os canos da BSA são muito ,muito difíceis de conseguir( a BSA tem uma politica de não vender canos a público ,só mesmo a revendedores BSA credenciados)

 

eu consigo arranjar canos BSA para a HW 100,mas não os "barrel blanks" ( canos em bruto) mas somente canos totalmente trabalhados,já prontos para aplicar direto na arma ( drop-in)

 

o cara que faz o serviço só vende os canos assim( já com o trabalho de adaptação feito) mas é um trabalho TOP ,da máxima qualidade

 

são canos BSA forjados a frio,com choke na ponta do cano,polidos e oxidados com acabamento de alta qualidade

 

o comprimento máximo é de 24",mas pode ser pedido qualquer outra medida

 

os canos são alinhados no torno para ficarem totalmente lineares,depois é feita a coroa traseira e o encaixe para o bloco da arma,e onde o cano entra no bloco é feito um rebaixe para levar um oring de borracha

á frente os canos são torneados para rosca de 1/2 " UNF e é feita uma tampa para tapar a parte roscada,tampa essa polida e oxidadada em banho de óleo

a coroa é feita a 11º ( coroa Match) e perfeitamente polida( espelhada)

 

além disso o cano vem indexado,para uma correta e fácil colocação do cano na ação da arma

 

 

o problema é que com todo este trabalho ( e o cara é um artista de 1ª e cobra-se bem pelo trabalho) cano sai caro

não tenho o preço final,mas creio que não o consigo por menos de 850 reais já com frete....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante