rsandre Postado Julho 22, 2016 Share Postado Julho 22, 2016 (editado) Galera, estou com algumas dúvidas aqui e se vcs puderem me ajudar fico muito agradecido. É o seguinte: entrei a pouco tempo nesse mundo das carabinas de pressão e, por impulso, adquiri uma BSA XL Tactical .22 Não conheço nada de carabinas de pressão, mas achei que ela dá um tranco muito forte na hora do disparo. E também não localizei nenhum kit especifico pra BSA, então enviei um e-mail pro pessoal da Elite Air Guns que me respondeu que eles desenvolveram um kit pra ela, mas a customização deve ser feita por eles mesmos pois exige a troca de algumas peças. Então fico com as seguintes dúvidas: vale a pena instalar um gás ram, o tranco vai diminuir? E quem já utilizou os serviços da Elite, pode comentar a respeito?Agradeço a todos que puderem ajudar! Editado Julho 22, 2016 por rsandre Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Antonio Claudemir Postado Julho 22, 2016 Share Postado Julho 22, 2016 rsandre,eu não uso gás ram em nenhuma carabina minha. Com gás ram vai ter o mesmo recuo,só vai melhorar a vibração. O ideal seria desmontar a arma para limpar o excesso de lubrificante que vem de fabrica e refazer a lubrificação. Mas depois de uns 500 tiros a arma vai melhorando e você vai descobrindo o comportamento dela. Cada arma se comporta de forma diferente de outra. No seu lugar eu não mexia,vai atirando e observando o comportamento carabina. Se recuo fosse o grande vilão,ninguém compraria armas magnum. Vai atirando e observando,esse é o caminho. Show de carabina essa BSA. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
MATTHEW QUIGLEY Postado Julho 23, 2016 Share Postado Julho 23, 2016 (editado) Claudemir, sensato e equilibrado., mas ficando datado.Esses seus comentários, sempre repetidos, podem passar batidos, pois o modismo e a ansiedade turvam o raciocínio e a visāo de grande número de colegas atiradores, , impedindo-os de enxergarem.Triste verdade.É a vida.Atirar mais, mast....r o menos possível, rsA BSA produz modelos com Gas Ram ( GRT ) E , rsandre, se possível troque logo os dois parafusos oblíquos de fixação da coronha, aqueles dois da frente; gostam de quebrar-se; use de melhor qualidade. E prepare-se para ouvir queixas sobre o gatilho, não arma, não engatilha, etc. Parece que foi um lote com defeito crônico mesmo, uma merda. Se estiver funcionando bem, esqueça. Se não, troque a arma por OUTRO modelo ou melhor, outra marca. Mas antes de mandar chumbo, mude os tais parafusos. Com a luneta e o hábito, vc nem vai lembrar do tal recuo, a menos que seja sua primeira carabina de mola, como parece ser o caso. Demora um pouco mais, mas se acostuma também. Uso de lunetas vc deve saber, senão aquí no forum vc encontra material e tb. pode perguntar ao pessoal. Nada a ver com comportamento de armas de fogo. Essa coronha é fantástica, ( a de madeira, Lightning , é a MELHOR coronha para mão livre, tiro de mato, que conheço). Se quiser, coloque lastro, mas aí vai virando mais um trambolho pesadão e vc não curtirá essa surpreendente coronha .( a BSA usa em PCps também ) Como o Claudemir bem disse, deixe na mola. A atire, atire, atire.. A Beesa vai agradecer, se tudo correr bem. Boa sorte Col. M.Q. Editado Julho 23, 2016 por MATTHEW QUIGLEY 2 Citar Minha mulher me deixa comprar todas as armas que posso esconder. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cenoura Postado Julho 23, 2016 Share Postado Julho 23, 2016 na minha opinião, não gosto de mola. GR é tecnologia mais avançada, tira TODA a vibração da mola e pra mim SIM diminui o recuo, ou pelo menos em todas as carabinas que tive diminuiu o recuo. matematicamente o recuo é causado pelo peso do pistão e não se este acionado por gr ou mola, porem na prática sinto uma ligeira diminuição do recuo. tem caso que consegui reduzir o tranco para a metade e zerar a vibração mantendo a VO original. eu não penso duas vezes. GR na hora. EU... sacou!? 1 Citar Boito Urutú 5,5mm + leapers 6-24/50 Bam B12-6 4,5mm M.A. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Este é um post popular. Alberto José Postado Julho 23, 2016 Este é um post popular. Share Postado Julho 23, 2016 Spring Recoil - Recuo decorrente do uso de molas Este assunto foi estudado por G.V. Cardew & G.M. Cardew em seu livro "The Airgun from Trigger to Target" publicado em agosto de 1995 Seguem alguns excertos traduzidos. "Recuo decorrente da mola Voltando agora ao dano em lunetas causado pelo recuo de que falamos anteriormente; este recuo é causado pelo êmbolo e a sua força motriz, quer se trate de uma mola helicoidal ou a gás. Assumindo que a carabina engatilhada, tem seu êmbolo no início do seu curso e a mola comprimida por trás dele, no momento em que o gatilho é acionado, a mola acelera o pistão para frente muito rapidamente. No entanto, como explicado anteriormente pela terceira lei Newton- Principio da Ação e Reação: "Se um corpo exerce uma força sobre outro, este reage e exerce sobre o primeiro uma força de intensidade e direção iguais, mas sentido oposto". Isto significa que à medida que o êmbolo é forçado para frente, a arma é forçada para trás, através da liberação da energia elástica da mola. O movimento para trás é relativamente enérgico, devido ao êmbolo relativamente pesado e a sua rápida aceleração. Além disso, cerca de metade do peso total da mola é somada ao peso do pistão adicionando maior força para trás no corpo da carabina. Esta adição é feita, porque muitos dos elos dianteiros da mola são acelerados para frente juntamente com o pistão pelos elos na extremidade traseira da mola. O resultado do movimento combinado para frente do êmbolo e da mola é que a carabina é lançada primeiro para trás contra o ombro do atirador. Porém, mais ou menos no pico da aceleração da carabina para trás, o conjunto êmbolo e mola são subitamente interrompidos pela almofada de ar comprimido formado entre a parte frontal do êmbolo (retentor) e a parte de trás do projétil. Este golpe violento para frente e dado com a arma movendo para trás, com a parada repentina da mola e êmbolo, provoca a mudança de direção da carabina em um intervalo muito pequeno de tempo. Este efeito pode ser ainda agravado porque o pistão vai continuar a oscilar para trás e para frente várias vezes, impulsionados pela energia restante na mola e o ar comprimido na frente do retentor. É esta súbita inversão de movimento, um pouco como uma chicotada, o que faz com que a luneta, ou mesmo qualquer outra coisa ligada a carabina seja jogado para trás, muitas vezes com grande força. A magnitude e frequência destas forças variam com cada tipo de arma e também com o peso do projétil, mas a maior variação com o padrão de vibração em qualquer uma carabina de ar é causada pela ocorrência do efeito diesel (combustão), se este for violento, as forças e vibrações transmitidas à luneta podem ser catastróficas. Várias tentativas têm sido feitas para calcular a magnitude da força que atua sobre a luneta em uma carabina de mola quando disparada. Esta força deve ser expressa em termos de aceleração da gravidade (g), de um modo semelhante às forças que atuam sobre o piloto de um avião de caça rápido como ele se vira, ou puxa para fora de um mergulho, ou aquela que age em um automóvel e motorista quando param de repente. Independentemente da forma como nós olhamos o problema havia fatores envolvidos que não podíamos resolver por cálculo de uma forma satisfatória precisa. Chamamos então Roy Elsom para nos ajudar, ele havia colaborado conosco na redação do nosso livro anterior "The Airgun From Trigger to Muzzle" e compreendeu a dificuldade do problema. Ele atualmente é um Engenheiro especialista em vibrações e tem acesso a equipamentos sofisticados com o qual forças g podem ser medidas diretamente. Nós adaptamos uma carabina Weihrauch HW35 calibre .22 com peso de 8 lbf (3,62 kgf) cuja velocidade de cerca de 550 fps (167,6 m/s) e depois montamos um acelerômetro no final de uma barra de aço fixada em um suporte de luneta instalado no trilho da carabina. A barra pesava 1,25 lbf (0,567 kgf) de modo a representar o peso de uma luneta de alcance médio. Disparando projéteis de 15,5 grains (1 grama) o acelerômetro acusou leitura de cerca de 25g. Nós montamos a luneta fictícia em uma carabina Weihrauch HW80 com peso de 9 lbf (4,08 kgf), esta carabina deu leituras inferiores, de cerca de 20g em velocidades mais altas, 660 fps (201,2 ms/s). Injetamos óleo para dentro do cilindro induzindo algumas violentas detonações (efeito diesel) com velocidades na região de 870 fps (260,2 m/s) o que resultou em valores de 60g. O valor de g não teve correlação com a velocidade, como qualquer outro fator observado em armas de ar, ocorrem outras variáveis que influenciam o resultado. A detonação de qualquer magnitude (efeito diesel) sempre aumentou o valor g; disparando-se sem um projétil (tiro seco) não necessariamente reduziu o seu valor, mas um tiro de combustão suave a cerca de velocidades normais de 660 fps (201,2 m/s) resultou em números inferiores para g. Chegamos à conclusão de que em casos de combustão correta, os gases em expansão freiam o êmbolo o que reduz de forma controlada a violência de reversão do êmbolo. Em um objeto submetido a uma aceleração de 2g seu peso é dobrado durante o tempo de aceleração, sabemos também que a aceleração causada pelasmudanças bruscas de direção podem induzir forças de 60g em cada componente da luneta. Fica claro agora que a nossa barra de aço pode pesar até 70 lbf (31,75 kgf) no disparo da arma, então há que se perguntar se as "entranhas" da luneta podem estar tendo o seu peso instantaneamente multiplicado por 60, ou mais, quando o gatilho é acionado. Não sei se seria fora do contexto, mencionar a este ponto que a mola foi irreparavelmente prejudicada por este tratamento. Claro que uma cararabina PCP, ou uma arma de fogo, não pune uma luneta dessa maneira porque a carabina PCP só produz recuo verdadeiro. No caso de uma arma de fogo, se o suporte da luneta não está firme, quando a arma se move para trás o suporte da luneta inevitavelmente avança pelo cano, e não para trás como ocorre em uma arma de mola." G.V. Cardew & G.M. Cardew; 1995 - The Airgun from Trigger to Target 5 Citar Mandarim " O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!" Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
MATTHEW QUIGLEY Postado Julho 23, 2016 Share Postado Julho 23, 2016 (editado) Mito: lí e gostei das explicaçōes do movimento duplo de vai e vem, ( epa ) rs, e da citaçāo inicial: quer se trate de mola helicoidal ou a gás. À propósito, tenho uma Diana 350 5.5, que empunhada de leve, do modo que ela gosta, parece cachorro bravo querendo avançar, rs Sempre de miras abertas, deve mastigar luneta. A percepçāo de recuo é individual, mas vc já mostrou algumas mensuraçōes aqui. Tenho poucas com gás ram de fábrica, algumas idênticas de mola e para mim o recuo é muito parecido, para nāo dizer o mesmo ( Gamo Whisper e Gamo Shadow ) Claro que outros parâmetros mudam ( vibraçāo, tipo de esforço para armar, ruído, etc ) Mas o texto que vc postou confirma que hipócritas deveriam odiar carabinas de mola, sejam elas helicoidais ou a gás. Bom fim de semana Métil Editado Julho 23, 2016 por MATTHEW QUIGLEY 1 Citar Minha mulher me deixa comprar todas as armas que posso esconder. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ThiagoBF Postado Julho 23, 2016 Share Postado Julho 23, 2016 Mestre, li algumas vezes pra tentar entender, em virtude dos meus parcos conhecimentos. Achei o tópico, bem sugestivo, apesar de simples, e acho que vai se tornar numa torre de babel como o tópico da b19 (cadê as fotos?) Rsrs. Acho que tanto o gr ou mola gera a vibração horizontalizada (duplo recuo), mas somente o gr ou mola ENCAMISADA vão retirar a vibração vertical característica destas, correto meu pensamento? Coisa que achei estranha foi que tanto a hw35 ou hw80 geraram similares forças g, apesar da diferença absurda de força entre elas. Uma dúvida, até que ponto uma luneta pesada ou leve vai influenciar em sua resistência nesses trancos. É melhor ter uma luneta pesada ou leve, ou isso é irrelevante? (Levando em consideração luneta de mesma marca). 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cenoura Postado Julho 23, 2016 Share Postado Julho 23, 2016 Mestre, li algumas vezes pra tentar entender, em virtude dos meus parcos conhecimentos. Achei o tópico, bem sugestivo, apesar de simples, e acho que vai se tornar numa torre de babel como o tópico da b19 (cadê as fotos?) Rsrs. Acho que tanto o gr ou mola gera a vibração horizontalizada (duplo recuo), mas somente o gr ou mola ENCAMISADA vão retirar a vibração vertical característica destas, correto meu pensamento? Coisa que achei estranha foi que tanto a hw35 ou hw80 geraram similares forças g, apesar da diferença absurda de força entre elas. Uma dúvida, até que ponto uma luneta pesada ou leve vai influenciar em sua resistência nesses trancos. É melhor ter uma luneta pesada ou leve, ou isso é irrelevante? (Levando em consideração luneta de mesma marca). sobre a vibração, pra mim é o pleimmm da mola... que as vezes menos encamisando a mola, ainda fica um pleimzinho 1 Citar Boito Urutú 5,5mm + leapers 6-24/50 Bam B12-6 4,5mm M.A. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rafael Tomaz Grando Postado Julho 23, 2016 Share Postado Julho 23, 2016 (editado) O assunto é polêmico e bem pessoal, como colocou o Cenoura. Já tive armas com mola eliocoidal e com gr, cometas fênix 400 5,5 que instalei gr de55kg e fusion 4,5que está com mola eliocoidal. GR tem a vantagem de manter a velocidade, e poder ficar engatilhada por longos períodos sem maiores problemas Mola helicoidal tem a vantagem de ir alterando a velocidade, assim posso brincar com diferentes velocidades e chumbos... Minha fusion 4,5 tinha 302 m/s quando nova, hoje está com 255 m/s, é muito legal ver a evolução da arma. Não há nada que comprove até hoje maior precisão com GR, pelo menos até onde eu vi... MinhA opinião, gaste o dinheiro do kit GR num cronógrafo (combro), avalie e evolua com a arma, em diferentes velocidades com diferentes chumbos, em diferentes distâncias e anote os resultados, divirta-se, depois disso se quiser fixar a velocidade pense no menor GR que atenda a velocidade desejada Editado Julho 23, 2016 por rtgrando 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
rsandre Postado Julho 25, 2016 Autor Share Postado Julho 25, 2016 Obrigado a todos que responderam. Decidi que vou manter a carabina original. Quem sabe, futuramente, eu acabe fazendo a modificação p/ gás ram. Sobre a dica do Matthew Quigley de trocar os parafusos oblíquos, é só retira-los e levar numa loja de parafusos ou é necessário adquiri-los em algum lugar específico? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
MATTHEW QUIGLEY Postado Julho 25, 2016 Share Postado Julho 25, 2016 (editado) Só levar em loja especializada, não precisam ser de titânio, rs São 4mm X 15mm, procurar de melhor qualidade ( maior torque), cabeça Allen pode ser maior, desde que caiba. ( Black oxide screws are stronger than the normal SS screws, and look better to me anyway so that's what I used.) A marca não me lembro, mas te orientam. Nada de mexer na furação. Usar depois Loctite Azul ( 242 ), de modo adequado. E nunca, nunca arrochar, apertar demais. É isso. Abraço. Métil Edit: claro que se alguém quiser complementar, será muito bem-vindo. Aquí, um UPGRADE: http://www.network54.com/Forum/79537/thread/1294805657 I don't know what BSA was thinking when they decided to use the 4mm socket button head screws on the forearm but I think it is the biggest weak link of these fine little rifles. I'm talking about specifically the BSA Lightning XL and XL Tactical. Don't know for sure about the others but I do know that even the old Lightening had 4mm screws in the forearm.An easy upgrade is to just remove the forearm screws, and replace them with 4mm socket head cap screws. Not sure about exact length that is best but I think it was 12mm that I used but I really like to use a longer screw rather than a shorter one, and cut it down to exact length so you can get the fullest usable thread engagement for all your strength then I use a disc grinder or belt sander and grind down the length then spin it at a 45 degree angle so it's got a good chamfer at the start of the threads. You can degrease them then put a spot of cold blue and once you like the color, oil again to kill the bluing. You can even put a little spot of thread locker but make sure you use the correct application for this as you want to be able to remove the screws.The factory threads were allready oversized and not the best fit so I went ahead and did what I really think is the best solution on these guns. I drilled the threaded hole out to the correct size which was .167, and then tapped it with a 5mm tap. Make sure you drill straight and true, and keep it straight through so it doesn't egg shape your hole. Tap by hand, keeping it straight and lined up with the hole. I used a little cutting oil and it was quick and easy. Make sure you get all the chips out that this creates as these will scratch up your gun or put wear in the breech area.I lightly deburred the entry to the hole, checked my new screws for fit, then I took a drill that was the size of the major od of the threads and ran it through the holes in the stock. I just put it into a chuck and ran it in by hand power. It cut easily on this plastic stock.It doesn't hurt to check the rear trigger area screw, the rear large one that goes into the block. It's 5mm already but it helped to chase the threads to get the factory screw to fit better. I use a quality tap and it really cleaned up the threads very well.When I start these threads, I push the screw in, then spin it in reverse with my allen wrench until it pops into the hole. This helps to keep from cross threading a screw. Then you should be able to gently screw these in by hand.These larger screws are sure an upgrade over the factory screws and will prevent future problems in this area.The tap was a 5mm x .8 (I think that was the right pitch) and the drill size called for was 4.2mm which came out to .166" for the closest non metric drill. It's a number 19 numbered drill.Black oxide screws are stronger than the normal SS screws, and look better to me anyway so that's what I used.Hope this helps somebody.Shoot Safe,Bryan Editado Julho 25, 2016 por MATTHEW QUIGLEY 1 Citar Minha mulher me deixa comprar todas as armas que posso esconder. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
rtakami Postado Julho 25, 2016 Share Postado Julho 25, 2016 Pode depender da cidade que mora, mas normalmente em lojas de Parafusos, ferragens, ferramentas e até material para construção, leva a original para amostra, em casa de não ter exatamente uma igual, pega com a mesma rosca comprimento e tipo de cabeça, se não tiver no mesmo comprimento, pega uma maior e corta, depois faz o acabamento no esmeril e escova de aço. Submitted by Droid R2-D2 XT1563 via starwars 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
rsandre Postado Julho 25, 2016 Autor Share Postado Julho 25, 2016 Conheço uma loja especializada em parafuso aqui em Campinas, amanhã irei até lá com a amostra. Se não possuirem nada melhor, vejo em São Paulo pois vou pra lá com certa frequência. Mais uma vez, agradeço a ajuda! Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
rtakami Postado Julho 26, 2016 Share Postado Julho 26, 2016 Rsandre, que legal que você é de Campinas heim sou de Paulinia, em Campinas tem a loja de ferramentas villar fica perto da igreja da vila nova, é uma das lojas com bom preço Submitted by Droid R2-D2 XT1563 via starwars Fica na Carolina Florence 880 Submitted by Droid R2-D2 XT1563 via starwars Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
rsandre Postado Julho 26, 2016 Autor Share Postado Julho 26, 2016 Rsandre, que legal que você é de Campinas heim sou de Paulinia, em Campinas tem a loja de ferramentas villar fica perto da igreja da vila nova, é uma das lojas com bom preço Submitted by Droid R2-D2 XT1563 via starwars Fica na Carolina Florence 880 Submitted by Droid R2-D2 XT1563 via starwars Essa eu ainda não conhecia, rtakami! Obrigado pela indicação. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
rtakami Postado Julho 27, 2016 Share Postado Julho 27, 2016 As primeiras experiências com gás Ram foram boas, mais agradável ao disparar, ainda não posso afirmar o que ocorre, mas sinto que tem menos tranco Submitted by Droid R2-D2 XT1563 via starwars Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Big Boss ( Klabec) Postado Julho 28, 2016 Share Postado Julho 28, 2016 Minha opinião...é usar a carabina até esgotar todas as possibilidades, e só depois colocar GR..aí coloca um kit completo, com pistão aliviado, bucha de PU e GR ( assim fiz na minha GII)...depois, dá pra perceber bastante a diferença.....digo isso, por experiência própria!! Citar CBC F22 GII + Luneta Tasco 3x9x32 Pistola Beeman p17 Red Dot Nikko Laser tático Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
BRUNERIUS Postado Setembro 17, 2016 Share Postado Setembro 17, 2016 (editado) Sou novato no tiro esportivo, tenho a minha CBC B 19 14 5.5,a um ano, comprei com mola e troquei por GR de 45 kg da elite. Não me arrependi não. Tive uma B12 s 4.5, na mola original. Acho que o GR diminuiu o ruído, a vibração e melhorou nos agrupamentos, porem tenho que comprar chumbos mais pesados, o que acabou elevando o meu custo com munição! A decisão é pessoal. Editado Setembro 17, 2016 por BRUNERIUS Citar Canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/brunohal9000 Hatsan Flash 5.5 Luneta Rossi Gold Crown 4x32 PCP Custom 5.5 Cano da P10 Gamo CF-30 4.5 GR 45 Kg Elite Airguns + Gatilho Esportivo Elite Airguns Gamo CFX Royal 5.5 Gás Ram 45 kg + Êmbolo Aliviado, Gatilho MK2 Elite Airguns CBC G2 Super 4.5 Gás Ram Quick Shot 45 kg Norica Marvic 2.0 5.5 Gas Ram Quick Shot 40 kg Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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