Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Acessório de micro retífica para fazer uma coronha.


Posts Recomendados

Olá galera, eu estava fazendo uma coronha e estava indo tudo bem, fiz o projeto, recortei e modelei a coronha, só faltou a parte onde encaixa a armação/mecanismo, foi onde eu estraguei tudo, o corte ficou péssimo e eu acabei jogando a coronha fora, agora quero fazer outra, na parte onde faz o encaixe eu vou usar micro retífica dessa vez, só que eu queria saber que acessório eu uso para fazer esse corte de encaixe, o acessório seria esse que o coronheiro esta usando na foto:

 

laminadofxt1202%20-%20grande.jpg

 

Como podem ver na imagem ele esta usando uma micro retífica, mas não da para ver que acessório é, seria um disco de corte?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se é, não achei uma nesse formato, parece um tipo de disco, o duro que micro retifica tem muito acessório, e eu não tenho muito conhecimento sobre essas ferramentas, estou pensando aqui em comprar ou disco de corte só que não sei qual.

 

Pensei em um desses discos:

 

kit-5-mini-disco-serra-circular-micro-re

disco-corte-carbureto-de-tungstnio-p-mad

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A fresa eu não sei mais o coronheiro é o Paulo Martins,entre em contato com ele,acredito que ele te passe esta informação.

Mandei msg pra ele uns meses atras para ele fazer uma coronha customizada para minha sag 1000 e ele nem respondeu, certeza que não vai responder pra me ajudar também kkk.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando entrei em contato por email foi pelo site dele mesmo, não sei o que aconteceu pra não responder, aqui tem outra foto:

 

coronhafx19.jpg

 

Não sei se é o mesmo disco ou não, vou dar uma saída agora, amanha eu vou ver se resolvo esse problema, obrigado pela atenção Alberto José e bordoni! até mais, forte abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A fresa que está sendo usada pelo coronheiro não é igual ao disco de serra circular que você mostrou na foto.

Na primeira foto ele parece estar fazendo o arredondado do fundo da telha da coronha usando a fresa mencionada.

Para fazer o canal, será mais prático usar uma serra circular de mesa e depois fazer o acabamento da parte concava com a fresa.

  • +1 1

"This is from Mathilda" - Leon

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A fresa que está sendo usada pelo coronheiro não é igual ao disco de serra circular que você mostrou na foto.

Na primeira foto ele parece estar fazendo o arredondado do fundo da telha da coronha usando a fresa mencionada.

Para fazer o canal, será mais prático usar uma serra circular de mesa e depois fazer o acabamento da parte concava com a fresa.

 

O problema meu é que eu não tenho esse tipo de ferramenta, só tenho serra tico tico, micro retifica, e ferramentas manuais para fazer o acabamento externo da coronha.

Por isso eu pensei em um disco de corte para tentar resolver esse problema, só não sei se vai dar certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, acredito que você não vá conseguir fazer o encaixe do mecanismo só com a micro, ele tá usando não pra cortar a madeira, mas pra algum tipo de acabamento, tirar alguma rebarba pequena que ficou, etc. Procurei na minha aqui e o mais semelhante que achei foi um disco de pedra um pouco macio que funciona como uma lixa, abraços.

  • +1 1

Old soldiers never die. Young ones do.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha micro retifica é uma black&decker, aguenta qualquer serviço, não tenho do que reclamar dela, vou tentar mais uma vez procurar um marceneiro que faça essa parte, mas é difícil, pq quando o assunto é arma ninguém quer pegar mesmo sendo uma carabina de pressão.

 

Obrigado pela atenção galera.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma alternativa para fazer o canal de encaixe do cano é "comer" o material fazendo um monte de furos até a profundidade do início do côncavo e em seguida emendar os furos usando a própria tupia ou um formão pequeno. O acabamento final das paredes do canal faz com a tupia.

Antes de tudo é necessário marcar (traçar) os limites nas medidas adequadas.

  • +1 1

"This is from Mathilda" - Leon

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando fiz minha balestra, pedi ajuda ao meu irmão, que tem tudo quanto é ferramenta. Pra fazer o trilho na madeira, ele usou uma topia presa em uma mesa própria. Ele ajustou a profundidade do corte e colocou a um tipo de broca de acordo com a largura necessária. Só tivemos que colocar a coronha em cima da mesa e empurrar a madeira. Não levou nem 1 minuto pra fazer. O corte ficou perfeito.

 

 

Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando fiz minha balestra, pedi ajuda ao meu irmão, que tem tudo quanto é ferramenta. Pra fazer o trilho na madeira, ele usou uma topia presa em uma mesa própria. Ele ajustou a profundidade do corte e colocou a um tipo de broca de acordo com a largura necessária. Só tivemos que colocar a coronha em cima da mesa e empurrar a madeira. Não levou nem 1 minuto pra fazer. O corte ficou perfeito.

 

 

Enviado do meu iPad usando Tapatalk

 

Minha opinião é bem parecida com a do colega acima....acho que vc terá que ter uma ferramenta para "fresar" o rasgo...

 

Esta fresa terá que ter o perfil do rasgo que vai fazer....talvez encontre estas ferramentas em lojas que vendem materiais para marcenarias..

 

Não duvido das vossas habilidades manuais....mas acredito que na mão não vai conseguir fazer um rasgo bem simétrico devido a forma geométrica do mesmo e também o comprimento do rasgo....sugiro o prezado colega dar uma olhadinha no Youtube pois tem uns videos que podem dar umas idéias de como fazer um rasgo bem feitinho...

 

Espero ter ajudado...

 

Um abraço

 

 

Grandini

"NÃO SABEMOS O VALOR DA ÁGUA ATÉ O POÇO SECAR"
Benjamin Franklin

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tem uma maquina que abre furos em portas para inserir a fechadura

 

pode ser usada tambem.

 

caso tenha paciencia o berço pode ser aberto com formão e fazer o acabamento com lixa

 

para ficar redondo use um cano de pvc com uma lixa enrolada

 

dica

 

como foi citado acima risque com um lapis o diametro do cilindro e deixe para desbastar ate a marcação com a lixa, pois madeira nao tem volta.

 

abraço e boa sorte.

cbc expresso 245 + EU (xodozinho)

hatsan at44-10 + leapers 6-24x50

cbc GII 5,5 + tasco 3-9x40

fionda mod.80 em restauro

a amazônia é o pulmão do mundo

e (..............?) é o intestino grosso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então colegas, vai ver que o formão que eu tinha usado não era muito bom, to pensando em comprar um formão de qualidade e tentar fazer esse corte com o formão mesmo, o acabamento a micro retifica da conta, o único problema como eu disse era esse corte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então colegas, vai ver que o formão que eu tinha usado não era muito bom, to pensando em comprar um formão de qualidade e tentar fazer esse corte com o formão mesmo, o acabamento a micro retifica da conta, o único problema como eu disse era esse corte.

ALém de ter um formão bom e afiado, exige prática e técnica. Não é uma ferramenta que você pega e já sai trabalhando com facilidade. O ideal é praticar um pouco em algum pedaço de madeira até você se sentir confiante.

 

Trabalhar com madeira é uma arte e exige paciência.

Editado por AndréCarboni

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para entalhes arredondados, como é o caso, o formão mais adequado tem o formato de meia cana. É chamado de goiva. O ideal é ter um conjunto com vários perfis de modo a utilizar cada um de acordo com a necessidade.

"This is from Mathilda" - Leon

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ALém de ter um formão bom e afiado, exige prática e técnica. Não é uma ferramenta que você pega e já sai trabalhando com facilidade. O ideal é praticar um pouco em algum pedaço de madeira até você se sentir confiante.

 

Trabalhar com madeira é uma arte e exige paciência.

Paciência eu tenho, já estraguei muito material tentando inventar coisas hahaha.

Vou ir tentando por conta até dar certo, o dia que ficar pronto eu volto nesse tópico pra mostrar o serviço.

 

Para entalhes arredondados, como é o caso, o formão mais adequado tem o formato de meia cana. É chamado de goiva. O ideal é ter um conjunto com vários perfis de modo a utilizar cada um de acordo com a necessidade.

vlw, vou ver esse formão também.

 

Obrigado galera!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola amigos

O melhor deste tópico é que com um pitaco de sabedoria de cada um os membros mais informados vão passando

detalhes,que muitos nunca ouvirão falar.Eu que sou da éra pós guerra,conheço todas essas artimanhas aqui descritas

e sei que o que póde parecer fácil,na maioria das vezes não é.Vamos aos exemplos..

Usar um disco de corte em uma Dremel,não é tarefa fácil,ocorrendo o risco de um golpe de trava da serra causar estrago

ou mesmo se ferir,Formão.. ferramenta que poucos sabem afiar corretamente(é arte para poucos)Goiva.. na nossa éra

moderna conheço Marcineiros que nunca ouvirão falar,e deve ser afiado por alguém que pelo menos já foi apresentado.

Com citou nosso amigo.pegue um pedaço de madeira e treine antes.Quando eu estava ainda no Senai,e estava aprendendo

fazer ferramentas,para não estragar o pedaço de aço rápido,treinava com pedaço de ferro até conseguir achar a maneira correta,

Mas acho também muita valida a vontade,do nosso amigo em fazer a coronha,afinal tem que treinar para aprender.

 

grande abraço Borracha

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • +1 2

cbc expresso 245 + EU (xodozinho)

hatsan at44-10 + leapers 6-24x50

cbc GII 5,5 + tasco 3-9x40

fionda mod.80 em restauro

a amazônia é o pulmão do mundo

e (..............?) é o intestino grosso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz... que obra de arte hein! agradeço ter me mostrado o seu tópico, ajudou muito vendo as imagens, comprei um conjunto de formão hoje, vou tentar fazer o corte em umas madeiras que tenho aqui em casa, depois que pegar o jeito da coisa eu compro uma madeira boa pra fazer a coronha.

 

 

Até mais, abraço!

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz... que obra de arte hein! agradeço ter me mostrado o seu tópico, ajudou muito vendo as imagens, comprei um conjunto de formão hoje, vou tentar fazer o corte em umas madeiras que tenho aqui em casa, depois que pegar o jeito da coisa eu compro uma madeira boa pra fazer a coronha.

 

 

Até mais, abraço!

Para fazer o desbaste de madeira nos arredondados externos, além da lixa, você pode usar lima bastarda ou até mesmo uma grosa (é um tipo de lima com o picado mais grosso). Se for usar a grosa tenha cuidado pois é fácil lascar a madeira por causa da rusticidade da ferramenta. Os formatos mais aplicáveis são a meia cana e o o redondo.

"This is from Mathilda" - Leon

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante