Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Diferença na entrada do cano entre chumbos


Donizete

Posts Recomendados

Olá amigos..

Sou bem novato na área e gostaria de tirar uma dúvida. Tenho uma cometa fenix 400 compact de 5,5 mm, e por estes dias comprei uma lata de Barracuda Heavy 1,37g da H&N. Percebi que os outros chumbos que tenho usado - Gamo ,JSB, HBN e até o Chacal quando coloco no cano ele entra bem justinho,porém percebo que aponta entra "livre" e apenas na saia sinto uma maior interferência do cano,praticamente travando o chumbo.

Porem para o Baracuda a ponta já entra com pequena interferência (e se ajusta), o mesmo ocorrendo com a saia do chumbo.

Dei alguns disparos ele agrupou bem.

Minhas dúvidas são:Isso é normal? tem chumbo que realmente já entra com interferência desde a ponta?

Pode ocorrer algum problema com o raiamento do cano?

 

 

 

grato pela ajuda

Editado por Donizete
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Donizete,tem chumbos de varias formas, medidas e pesos. Isto é normal,por isto que dizem que é a arma quem escolhe o chumbo.

Na minha cfr o chumbo Gamo pro magnum entra solto,enquanto o hunter entra justo. O correto é experimentar varios chumbos,até encontrar o que a arma goste mais.

Quanto as raias da carabina,só estraga com material metálico,com chumbo não,pois o mesmo é mais macio que o aço,que é o material que é feito o cano.

Editado por Antonio Claudemir
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Donizete,

Complementando o que disse o Antônio Claudemir, os chumbos tem medidas diferentes para melhor acomodação nos canos.

No calibre 5,5 os mais encontrados são 5,50 - 5,51 - 5,52 - 5,53 - 5,54 e 5,55

No calibre 4,5 os mais encontrados são 4,48 - 4,49 - 4,50 - 4,51 - 4,52 - 4,53 - 4,54 e 4,55

.

Neste kit da H&N 4,5 você vai encontrar 3 medidas diferentes dos modelos H&N FTT e Baracuda Match

http://www.mundilar.net/pt/chumbo-calibre-45mm/528-chumbo-hn-pack-field-target-45mm-177-240pcs-4047058017686.html

.

"Eu canto porque o instante existe,

E a minha vida está completa,

Não sou alegre, nem sou triste,

Sou poeta" (Cecília Meireles)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelas explicações dos colegas deve ter ficado claro que essas diferenças ocorrem por causa da diversidade de medidas entre os modelos e também entre fabricantes (apesar de pequenas variações, se fazem notar).

Uma providência que facilita a introdução e acomodação da munição no cano é o escareamento da culatra.

A sua carabina tem esse escareamento?

"This is from Mathilda" - Leon

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Libero,o Cyntra foi mais fundo na explicação. Quando o furo do cano e as raias são feitas,ficam bem parecidas mas nunca iguais. Existe uma tolerância que é aceita,ou seja um pouco mais ou um pouco menos. Só é possível ver estas diferenças com instrumentos de medidas sofisticados,mas não quer dizer que um está certo e o outro não. Dai armas da mesma marca e potência gostar de um tipo de chumbo e outra de outro tipo e até de chumbo um pouco maior ou menor no diâmetro. As armas mais top tipo AA,HW (comparo as duas porque são as mais comentadas)existe um padrão de qualidade bem superior,sai dai o alto custo de fabricação,as diferenças ainda existem ,mas em menor escala .

Tanto é verdade que fazendo o teste de balística da para comprovar que um projétil saiu do cano de determinada arma. A raias das armas são como impressão digital.( mais ou menos isto)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu galera...

Pra mim ficou claro... meu maior temor era realmente danificar a arma por falta de conhecimento destes detalhes da munição..

Vou continuar testando até achar o melhor chumbo pra minha arma.

Parabéns ao fórum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Olá amigos..

Sou bem novato na área e gostaria de tirar uma dúvida. Tenho uma cometa fenix 400 compact de 5,5 mm, e por estes dias comprei uma lata de Barracuda Heavy 1,37g da H&N. Percebi que os outros chumbos que tenho usado - Gamo ,JSB, HBN e até o Chacal quando coloco no cano ele entra bem justinho,porém percebo que aponta entra "livre" e apenas na saia sinto uma maior interferência do cano,praticamente travando o chumbo.

Porem para o Baracuda a ponta já entra com pequena interferência (e se ajusta), o mesmo ocorrendo com a saia do chumbo.

Dei alguns disparos ele agrupou bem.

Minhas dúvidas são:Isso é normal? tem chumbo que realmente já entra com interferência desde a ponta?

Pode ocorrer algum problema com o raiamento do cano?

 

 

 

grato pela ajuda

Não tem problema, tem o barracuda 5.50,5.51, 5.52...5,55, a diferença esta no tamanho da cabeça do chumbo, é bom ele entrar um pouco arrochado pois evita que o chubo desça no fechamento da carabina e danifique o vedante do cano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Não há necessidade de escarear o cano, no meu ponto de vista.

Isso seria adequar a Arma ao Chumbo, não vale apena, o ideal é o contrário

Os chumbos, é só não entrar "muito folgado" muito "molinho" e só chumbos de má qualidade o fazem.

se estiver descontente, tipo "acha esquisito" no cano o chumbinho, é só variar a marca e tipo de chumbinho.

Cada pessoa e cada Arma, se adequa melhor a um tipo e marca de chumbinho...

agora as "setinhas" e as esferas de aço, só use de vez em quando,

Isso porque, sendo de metal duro, se usar muito elas vão arranhar e gastar as raias do cano

ALBERTO FEDERMAN NETO,

albfneto

Ribeirão Preto, S.P.

Armas de Pressão:

Uma Velha Urko II (Brasil), uma Carabina BAM B-3-3, Cano Fixo, 5,5 mm (China);

Uma Carabina Fiora 4,5 mm (Brasil) e uma Pistola Browning Mark III URX

(EUA, mas fabricada em Formosa,Taiwan)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante


WhatsApp Image 2024-05-11 at 09.36.04.jpeg