Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Cano fixo ou cano basculante ...


Posts Recomendados

pessoal , quais as vantagens do cano Fixo , em cima do Cano basculante ?

como precisao por exmeplo ....

 

outra coisa , tem provas para cano fixo , como silhuetas metalicas , galinhao , bench rest FIELD TARGET etc .. ??

 

deixem um comentario dizendo Porque preferem cano fixo ou cano basculante ....

 

 

abrax !

A paciência é amarga, mas seus frutos são doces. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É apenas gosto pessoal, em armas de qualidade uma de cano basculante é tão precisa quanto outra de cano fixo.

 

Cano fixo só não é permitido em papel 10 metros.

A vantagem de ser inteligente é que podemos fingir que somos imbecis, enquanto o contrário é completamente impossível (Woody Allen).

 

 

Beeman HW 100 T FSB .177

Hatsan AT44-10.22 regulada

CZ Slavia 631 Lux

CBC Montenegro F18 Classic B19-14 .177

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eduardo , chará hehe ... entao quer dizer que é possivel praticar FT de mola com cano fixo ?

eu to fazendo essa pergunta , pq vi no site da norica a DREAM HUNTER .... e pronto , paixao total kkk tenho algum problema com as carabinas da norica ,a cho todas perfeitas!

 

outra que acho muito bonita , alem de super precisa é a CF-30 ...

bom , surgiu uma nova possibilidade de compra agora ! o Cano fixo !

eu pensei que nao dava pra participar de FT , nem BR com fixo ...

A paciência é amarga, mas seus frutos são doces. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e quanto a precisao ... oq ue me dizem ? cano fixo ganha em precisao ?

 

quando digo precisao , me refiro a agrupamentos ...

 

sei que é relativo , depende do atirador , mas no geral , os agrupamentos sao melhores em que tipo de carabina , cano fixo ou basculante ?

A paciência é amarga, mas seus frutos são doces. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eduardo , chará hehe ... entao quer dizer que é possivel praticar FT de mola com cano fixo ?

eu to fazendo essa pergunta , pq vi no site da norica a DREAM HUNTER .... e pronto , paixao total kkk tenho algum problema com as carabinas da norica ,a cho todas perfeitas!

 

outra que acho muito bonita , alem de super precisa é a CF-30 ...

bom , surgiu uma nova possibilidade de compra agora ! o Cano fixo !

eu pensei que nao dava pra participar de FT , nem BR com fixo ...

 

 

Pq não seria possível, praticar FT de mola e com cano fixo? A Cometa Fusion foi concebida para este propósito.

 

Agora se é possível fazer com Norica é que não sei.

A vantagem de ser inteligente é que podemos fingir que somos imbecis, enquanto o contrário é completamente impossível (Woody Allen).

 

 

Beeman HW 100 T FSB .177

Hatsan AT44-10.22 regulada

CZ Slavia 631 Lux

CBC Montenegro F18 Classic B19-14 .177

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu pensava que nao dava por serem carabinas de diferentes tipos , existem diferenças em carabinas de cano basculante e cano fixo ....

 

eu só fico trsite em saber que o " fim " das noricas ta chegando ... pelo menos aqui no brasil =/

bom , pelo menos é o que eu tenho em mente .. que elas vao parar de vir pro brasil ... minha marca preferida :(

 

e as gamos ja ouvi gente dizendo que nao vai mais mandar carabinas pro brasil

A paciência é amarga, mas seus frutos são doces. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na teoria não há diferença de precisão entre os dois modelos. Pode ocorrer, porém, na carabina de cano basculante uma folga na trava do cano com o tempo de uso por desgaste natural ou por má fabricação, essa folga pode ocasionar perda de precisão. Mas veja bem, isso é raro e hoje em dia com a melhora dos materiais mais dificil ainda de acontecer e caso ocorra é de simples solução.

 

A precisão, na minha opinião, esta mais ligada ao equilibrio geral da arma.

 

Abração!!! :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

Norica Titan 5,5mm Gr 45 Kgs

Montenegro Classic Plus B 19-17 4,5mm Gr 40Kgs Nikko Stirling Goldcrown Airking 4x32 AO.

 

"Tudo posso naquele que me fortalece", Deus!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda não comprei nenhuma carabina de cano fixo, porque a maioria delas tem peso bem elevado.

 

Com relação à precisão, acredito na superioridade quando o cano é fixo, porque você elimina fatores que podem influenciar negativamente no tiro, como o Doberman já citou, possíveis folgas na articulação e trava do cano.

 

Uma prova da superioridade é que as carabinas com melhores resultados são as HW77 e 97 e as AA TX2000 e Pró-Sport, todas de cano fixo.

 

abs

Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Possuo carabinas de cano fixo e basculante, e na verdade a vantagem das cano fixo citadas, esta justamente no maior peso em relação as outras e em seus sistemas de trava do pistão, centralizadas.

A vantagem de ser inteligente é que podemos fingir que somos imbecis, enquanto o contrário é completamente impossível (Woody Allen).

 

 

Beeman HW 100 T FSB .177

Hatsan AT44-10.22 regulada

CZ Slavia 631 Lux

CBC Montenegro F18 Classic B19-14 .177

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

EduBacha,

Após um longo tempo sem atirar com armas de pressão, comprei uma Hatsan HT 95 SAS. Essa carabina apresentou um problema de folga vertical no cano. A folga era de 2mm para cima e 2mm para baixo. O problema não foi resolvido dentro da garantia e eu tinha como alternativa a substituição por uma da mesma ou de outro modelo.

Fui à loja para fazer a troca e não tinha outra HT 95, fui procurar outro modelo de cano basculante. Fiz o teste da folga em todas as carabinas expostas e para o meu espanto, apenas as CBC(carta fora do meu baralho) não apresentavam esse tipo de folga.

Como já tinha lido muito a respeito da Gamo CFX, acertei a diferença e levei uma para casa. Estou gostando muito dela, luneta Leapers 3-9x50, já coloquei um GR de 45Kg. A VO ficou na faixa dos 180m/s, com a bucha original. Coloquei uma bucha de PU e a VO melhorou, ainda não cronografei. Percebi uma mudança nos tiros a 50 metros. A compensação é mínima, meio dot. Antes da troca da bucha, era 4 dots.

"Eu canto porque o instante existe,

E a minha vida está completa,

Não sou alegre, nem sou triste,

Sou poeta" (Cecília Meireles)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se simplesmente cano fixo resolvesse, nós veríamos CFX, Norica Dream Hunter e Hatsan Torpedo com frequência em provas de FT e BR.

A vantagem de ser inteligente é que podemos fingir que somos imbecis, enquanto o contrário é completamente impossível (Woody Allen).

 

 

Beeman HW 100 T FSB .177

Hatsan AT44-10.22 regulada

CZ Slavia 631 Lux

CBC Montenegro F18 Classic B19-14 .177

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Tenho uma HT80 4,5mm SAS QT que está com mais de 10mil tiros e não apresentou problema algum... apenas fez com que a regulagem de duas lunetas fosse p o pau... mas ainda consigo acertar tampinhas de garrafa pet a 25m na mira aberta sem muito esforço.

Pelo que vejo e já li, a vantagem do cano fixo é que o peso se concentra mais na parte frontal da carabina, acarretando teoricamente, um menor desvio para cima no momento do disparo, por isso a preferência por atiradores na década de 90 (acho). Como já foi relatado, com a melhora na qualidade do material que confecciona as carabinas de hj, o lance da folga aparentemente parece ser praticamente inexistente...

Abraço,

Alexandre

Contaminado pelo chumbo!!!
"...o saber não significa nada se não puder ser compartilhado..."

Hatsan HT80 4,5mm SAS QT / GR 55kg CBC (pancadão)

Crosman Phantom 4,5mm / GR 45Kg / Tecla Firelizard / Leaper UTG 4-16x44 side wheel

CBC B19-17 4,5mm / Tecla Firelizard / Hawke 4x32

Hatsan Flashpup 5,5mm (polímero) / EVO 6-24x44 SF side wheel / Supressor Thiago

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma HT80 4,5mm SAS QT que está com mais de 10mil tiros e não apresentou problema algum... apenas fez com que a regulagem de duas lunetas fosse p o pau... mas ainda consigo acertar tampinhas de garrafa pet a 25m na mira aberta sem muito esforço.

Pelo que vejo e já li, a vantagem do cano fixo é que o peso se concentra mais na parte frontal da carabina, acarretando teoricamente, um menor desvio para cima no momento do disparo, por isso a preferência por atiradores na década de 90 (acho). Como já foi relatado, com a melhora na qualidade do material que confecciona as carabinas de hj, o lance da folga aparentemente parece ser praticamente inexistente...

Abraço,

Alexandre

Cano fixo te dá a certeza de que o cano vai estar sempre apontado pro mesmo lugar, diferente do basculante que começa a desgastar a trava, desapertar o parafuso e moer a buchinha que fica entre o bloco do cano e a camara.

Raimundos_sign_by_ibefelipe.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas existem casos a parte , como as hatsans heheh , sao super pesadas e tem um recuo do caramba ...

 

tenho que atirar com uma cano fixo pra ver como é =/

São super pesadas e tem um recuo do caramba.

.....................................
“A diferença entre os homens e os abacates é que os abacates amadurecem”

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cano fixo te dá a certeza de que o cano vai estar sempre apontado pro mesmo lugar, diferente do basculante que começa a desgastar a trava, desapertar o parafuso e moer a buchinha que fica entre o bloco do cano e a camara.

 

Pode ser, não discordo, mas com os materiais utilizados hj e e com as revisões que sempre fazemos, quantos tiros levariam p fazer com que o cano comece a “bambear”??? Eu digo que a minha está com mais de 10mil tiros, mas creio que já beirou os 15mil e até agora está firme, sem nenhum problema...

 

Tem relatos do Andersonymk com uma 245 expresso e uma 345 expresso que tem “não sei quantos anos” e estão dando ótimos agrupamentos como se pode observar no link abaixo...

 

http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php?showtopic=1345

 

O que falei sobre o cano fixo tb pode ser lido no livro do Nelson “Armas de Pressão: Ciência e Técnicas de Tiro” que, se não me engano, tb atira com armas de fogo e tem formação em engenharia, então deve ter uma boa bagagem p opinar sobre isso...

 

E a substituição do cano, em caso de empenar por algum motivo (como uma queda ou batida), como se daria? Não seria mais complicado?

 

Não digo que não terei uma cano fixo (to pensando na dominator... rs... só vai depender do preço), mas como o assunto é diferença de precisão, acho que não deve ter muita não... o ponto maior estaria no chumbo adequado, atirador, raiamento do cano, qualidade geral da arma em relação aos componentes de fabricação... e por aí vai...

 

O Edu Mello, relatou vários canos-fixos que não figuram em ranking de campeonatos... o RobertoJCR já citou canos-fixos de qualidade superior (HW77 e 97; TX2000), mas que vc tem que pagar muito mais caro...

 

Abraço,

 

Alexandre

Contaminado pelo chumbo!!!
"...o saber não significa nada se não puder ser compartilhado..."

Hatsan HT80 4,5mm SAS QT / GR 55kg CBC (pancadão)

Crosman Phantom 4,5mm / GR 45Kg / Tecla Firelizard / Leaper UTG 4-16x44 side wheel

CBC B19-17 4,5mm / Tecla Firelizard / Hawke 4x32

Hatsan Flashpup 5,5mm (polímero) / EVO 6-24x44 SF side wheel / Supressor Thiago

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que a maior diferença entre o cano fixo e o basculante não é a precisão e sim a confiabilidade. Os desgastes na vedação, e no basculamento, parafusos que afrouxam podem causar uma mudança de comportamento repentina na arma. As armas de cano fixo estão menos sujeitas a estes problemas.

 

A maior diferença em precisão seria, como já citou o Alex, na qualidade de construção das armas. Comparando uma CFX com uma tx200 ou uma hw 97 em precisão é uma covardia. As 3 são muito parecidas externamente, mas a qualidade e a mecânica da air arms e da weihrauch são anos luz a frente.

 

Acho que não é a toa que as melhores armas de mola são de cano fixo, justamente pela confiabilidade aliada ao maior peso.

 

Quer um bom exemplo é ver os resultados obtidos no benchrest pela hw50s no rio, a arma tá fazendo bonito, ficando próxima das top de cano fixo. Fazendo muito mais bonito que muitas armas de cano fixo de outras marcas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hum... bacana... não sabia que era rosqueado... aí facilita caso dê algum B.O. imprevisto... mas tb nunca ouvi falar do cano de uma cano-fixo entortar... rs.. só se o cara deixou no chão e pisou em cima... rs

Pelos testes, uma cano-fixo que parece estar agrupando bem é a Kral do Doberman, parecendo ser um ótimo CxB... mas aí tem o lance do atirador tb.. rs... se bobear o Doberman Kral!!!!

Contaminado pelo chumbo!!!
"...o saber não significa nada se não puder ser compartilhado..."

Hatsan HT80 4,5mm SAS QT / GR 55kg CBC (pancadão)

Crosman Phantom 4,5mm / GR 45Kg / Tecla Firelizard / Leaper UTG 4-16x44 side wheel

CBC B19-17 4,5mm / Tecla Firelizard / Hawke 4x32

Hatsan Flashpup 5,5mm (polímero) / EVO 6-24x44 SF side wheel / Supressor Thiago

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

es que vem vo compra uma carabina ... e AINDA to decidindo qual ... ( desde o começo do ano , ôôô duvida cruel ! )

criei esse topico pra decidir pelo menos se vo de cano basculante ou fixo ... e ja decidi por basculante ...

abrax

A paciência é amarga, mas seus frutos são doces. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Diz quanto pretende gastar que tem um povo ligeiro aqui que pode te dar umas boas dicas... o cano fixo, como já foi dito, só não vai te permitir participar da prova 10m... no resto vai tranquilo... p mim é questão de gosto mesmo..

Como falei, pretendo adquirir uma dominator, que é cano fixo, pq acho a carabina muito bonita... mas vai depender do preço que chegará e da disponibilidade de grana, que não tá fácil...

Dá uma olhada no review do Doberman sobre a Kral dele (cano fixo)... ele fez tb uma da HT125 e da Norica (acho que titan)... entre outros reviews que rolam por aqui...

Abraço,

Alexandre

Contaminado pelo chumbo!!!
"...o saber não significa nada se não puder ser compartilhado..."

Hatsan HT80 4,5mm SAS QT / GR 55kg CBC (pancadão)

Crosman Phantom 4,5mm / GR 45Kg / Tecla Firelizard / Leaper UTG 4-16x44 side wheel

CBC B19-17 4,5mm / Tecla Firelizard / Hawke 4x32

Hatsan Flashpup 5,5mm (polímero) / EVO 6-24x44 SF side wheel / Supressor Thiago

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A manutencao de uma arma de cano fixo geralmente e muito mais simples que a basculante, inclusive troca e tunning de canos.

 

As aramas de cano fixo gerlamente aproveitam melhor a dinamica d eexpansao gasosa por terem a transferport centralizada que pode fazer alguma diferenca embora seja teorica.

 

Se vc usar miras abertas a diferenca entre cano basculante e fixo se dilui pelo fato do ponto de ancoragem da alca e da maça de mira serem no mesmo solido. Ja com uso de lunetas a diferenca ja se mostra mais importante.

 

Os harmonicos do cano fixo sao mais constantes e como ja citado nao se corre o risco de variacoes no ponto d eimpacto por variacoes minimas da ancoragem.

 

Se cano basculante fosse realmente identico ao cano fixo as grandes marcas de springers nao iriam ter as armas tops em cano fixo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara , ja criei topicos sobre qual carabina comprar , em varios foruns kkk , ja mudei de ideia umas 200 vezes ou mais kkk , eu sou muito indeciso ... esse é um problema serio hehe ... no entanto , como a ocmpra sera feita no mes que vem , ai vai o que eu pretendo :

 

* gastar até 1.500 reais , ( o preço da carabina em si , até 1.300 , o resto é o $$ pra case , tuning etc .. )

* com muzzle break ! minha mao sua demais , e os canos das carabinas sofrem bastante :( ... entao , se nao tiver muzzle break eu nem olho hehe

* calibre 4.5

* para tiro informal , como tiro em latinhas a 50 metros , tampinhas a 20 , 30 metros ( coisa que a norica dragon faznuma boa , quero que essa proxima faça tbm ! ) e tambem para competiçao de SM1/10 ou 1/5 ...

 

* cano basculante

* coronha em polimero .. mas dependendo da carabina posso acabar gostando da madeira .. entao o material , de preferencia plastico , mas se tiver de madeira pode ser ...

* o mais importante :

 

que aceite tuning , e seja facil de instalar o tuning ( gas ram e possivel troca de gatilho ) carabinas que nao aceitam GR ja tao fora

 

eu so meio exigente assim mesmo hehe.... to quase certo de pegar uma Kral AI004-s e tuna-la ... seria uma boa ... ela atende quase todos os requerimentos , exceto que eu nao sei NADA sobre a precisao dela ... nunca vi nenhum relato sobre a precisao dessa carabina ...

 

abrax !!!!!

A paciência é amarga, mas seus frutos são doces. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eae Edu... vc viu que o Sizaque tem uma AI004... envia uma MP p ele e pergunta sobre precisão... quem sabe te dá uma luz?!

Abraço!

Alexandre

Contaminado pelo chumbo!!!
"...o saber não significa nada se não puder ser compartilhado..."

Hatsan HT80 4,5mm SAS QT / GR 55kg CBC (pancadão)

Crosman Phantom 4,5mm / GR 45Kg / Tecla Firelizard / Leaper UTG 4-16x44 side wheel

CBC B19-17 4,5mm / Tecla Firelizard / Hawke 4x32

Hatsan Flashpup 5,5mm (polímero) / EVO 6-24x44 SF side wheel / Supressor Thiago

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ja enviei a uma semana atras ... ele me respondeu tudo certinho ... quanto a precisao ele disse que ia fazer uns agrups e postar aki no forum .. mas nao tive noticias recentes dessa postagem ... =/

o que me deixou meio confuso é que ele me disse assim :

 

"" b= seu acabamento é bom? possui peças de plástico?

r- Eu diria que acabamento é mediano, poderia ser melhor, mas daí ela não iria custar o que custa hoje! Dá pro gasto.""

 

"" Pra colocar uma mola de gás de 45kg médio eu tive bastante trabalho, acho que pela falta de prática. Não é só tirar a mola e colocar o pistão de gás como muitos pregam não! Tentei fazer isso mas na hora de bascular o cano ela não engatilhava, então tive que ir cortando uma peça de plástico que fica na culatra até dar certo, cuidado, se cortar demais pode dar problema!""

 

 

dai eu fiquei meio assim neh ... p´ra colocar GR cada um fala uma coisa diferente ! um proprietario da Kral AI002-s , ( nao é desse forum ) disse que é só tirar a mola , o guia da mola e colocar o GR no lugar ... ja o SIzaque disse isso ai em cima ...

mas vamos ver no que vai dar ! acredito que vou comprar essa mesmo e tuna-la , caso aconteça isso , vo faze um review completo pra vcs aqui desse forum , pra ninguem passar pela mesma situação que eu to passando hehe ..

 

abrax !

A paciência é amarga, mas seus frutos são doces. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

EduBacha,

O Doberman, aqui do fórum, tem uma Kral de cano fixo e consegue resultados expressivos com ela.

Eu tenho uma Gamo CFX 5,5, com GR 45, o Gatilho foi aliviado pelo Diego(Armeiro aqui de Brasília), a carabina está uma maravilha. Todo mundo que atira com ela, elogia o Gatilho antes de elogiar a precisão. Essa CFX é do modelo novo com "Gatilho de Prástico", que muitos falam mal, sem conhecimento de causa.

Se você quer uma arma tunada, você pode comprar direto com o Evandro, da Elite Airguns. Ele tem preços muito bons. Hatsan HT 80, Crosman Phantom, Bam 19-18, Cometa 220, entre outras. É só encomendar que ele deixa a arma preparada para a modalidade de competição que você desejar.

"Eu canto porque o instante existe,

E a minha vida está completa,

Não sou alegre, nem sou triste,

Sou poeta" (Cecília Meireles)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a storm é uma carabina e tanto , mas muito cara hehe ... to pensando em pegar alguma coisa diferente das noricas .. ja tenho uma .

 

cyntra , vo fala com o evandro entao ! ... uma cometa new fenix da pra ter bons resultados ?

me ajudem ai , escolher sozinho é MUITO dificil ! huauha

abrax

A paciência é amarga, mas seus frutos são doces. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

EduBacha,

Falei com o Evandro no final do mês de julho e na época os preços das armas que ele preparava para vender estavam muito bons mesmo. Depois disso não tive mais contato com ele.

O Evandro é muito atencioso e sempre de forma cordial presta todas as informações que você necessitar. Ele entrega a arma preparada e testada com vários tipos de chumbo, indicando o chumbo ideal para a sua arma.

Se você fizer as contas terá certeza que é bem melhor comprar uma arma preparada por ele.

Veja o seguinte: Arma + GR + Gatilho + MDO + Frete. Tudo isso de uma só vez, em um único lugar. Com o Evandro.

O que normalmente acontece, nem sempre encontramos todos os itens no mesmo lugar.

-Arma + Frete em um lugar.

- GR + Frete em outro lugar

- Gatilho + Frete em outro lugar

- Mão - de-Obra

- Tempo de espera para chegar todos os produtos, acompanhamento da encomenda, atrasos,

 

Se você quer um excelente custo x benefício. Escolha uma arma e faça uma simulação entre o primeiro e o caso que coloquei.

"Eu canto porque o instante existe,

E a minha vida está completa,

Não sou alegre, nem sou triste,

Sou poeta" (Cecília Meireles)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a storm é uma carabina e tanto , mas muito cara hehe ... to pensando em pegar alguma coisa diferente das noricas .. ja tenho uma .

 

cyntra , vo fala com o evandro entao ! ... uma cometa new fenix da pra ter bons resultados ?

me ajudem ai , escolher sozinho é MUITO dificil ! huauha

abrax

Cara, a minha cf30 (versão de ferro) me custou 1420 reais já com frete, gr de 45kg e gatilho fl. Veio tudo instalado. Comprei no balim... Pena que a tua preferencia nao é por cano fixo.

Raimundos_sign_by_ibefelipe.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante


WhatsApp Image 2024-05-11 at 09.36.04.jpeg