Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Muzzle Break 4 em 1 - HT 125 SAS Quattro


Posts Recomendados

Olá pessoal!

 

Andei pesquisando a respeito da real função do muzzle break (quebra boca) e nas armas de fogo, a sua principal função é dissipar os gases expelidos de forma que sejam direcionados na direção contrária ao recuo da arma. O empuxo produzido pelas saída dos gases pelos orifício na boca do cano, com direção contrária à do recuo da arma, ajuda a minimizar este recuo. Princípio este que pode ser aplicado às carabinas de ar, pois a física é a mesma, além de um benefício secundário que é a redução da turbulência logo atrás do chumbinho quando este abandona o cano da arma. Como o chumbinho é oco na parte de trás e muito leve se comparado a um projétil de arma de fogo, está mais suscetível a sofrer variações em função dessa turbulência de gases, pois estes praticamente dão um ''chute na bunda'' do chumdo logo após ele sair do cano, causando uma variação no ponto de impacto.

 

Sendo assim, resolvi fazer uma experiência e transformar o muzzle break da minha Hatsan HT 125, num muzzle break com mais essas finalidades, além da já conhecida de facilitar o basculamento do cano. A construção deste muzzle break foi baseada no segundo tranco da arma, aquele quando o pistão atinge o fundo da câmara ''jogando a arma para frente e a ponta do cano para baixo'', pois ao meu ver, é este o que mais influencia na precisão, pois ocorre quando o projétil está quase saindo do cano. Então, relembrando da aulas de física sobre empuxo vetorial e da 3ª çei de Newton - Açã e Reação, imaginei que se os gases fossem direcionados para frente à 45º em relação à trajetória do projétil, esta ação causaria uma reação de igual intensidade e sentido oposto, que forçaria a arma para trás, reduzindo o movimento da carabina para frente.

 

Bom, construí assim o muzzle break e decidi inserir um pouco de material fono-absorvente ao projeto para tentar minimizar o estampido similar a uma arma de fogo que esta HT 125 tem.

 

Após a construção fui para os testes e pode até ser placebo, mas tive a impressão de ter uma leve redução no tranco da carabina o que já ajuda um pouco. Mas com certeza os benefícios reais foram uma boa melhora na precisão da arma e na redução do estampido, cerca de 50%, pois agora o que se ouve é apenas o barulho das partes mecânicas.

 

Seguem abaixo algumas fotos:

 

 

Seguem fotos abaixo:

 

01legenda.jpg

Uploaded with ImageShack.us

 

02legenda.jpg

Uploaded with ImageShack.us

 

03legenda.jpg

Uploaded with ImageShack.us

 

Funções deste Muzzle: 1-Ajudar no basculamento do cano; 2- Reduzir o ruído; 3- Reduzir o tranco; 4- Reduzir a turbulência sobre o projétil

 

Agora fotos dos agrupamentos feitos após a instalação desse Muzzle 4 em 1:

 

À noite com pouca luz, sentado e apoiado à 15m. Com luneta Nikko Gold 4x32 AO

 

jsbexactjumboheavy.jpg

Uploaded with ImageShack.us

 

matcha.jpg

Uploaded with ImageShack.us

 

08082011377.jpg

Uploaded with ImageShack.us

 

 

prohunter.jpg

Uploaded with ImageShack.us

 

raptorv.jpg

Uploaded with ImageShack.us

 

Gostaria que dessem suas opiniões a respeito deste muzzle e relatassem suas experiências caso tenham feito algo do gênero.

 

Abraços!

  • +1 1

''A ciência se aprende, mas a criatividade é nata''. by Diogo M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Da uma pesquisada sobre o AirStriper.

Benjamin Marauder syn 5,5mm, LW, Vector 10-40x50

PCP Custom 5,5mm 450cc, Bushnell Trophy XLT 3-9x40

PCP Custom 6,35mm 500cc Bushnell Trophy 1x30

Gamo CF-X 5,5mm, Rossi Gold Crow 4x32

Hatsan Dominator 200W 5,5mm, Vector 3-9x40

Norica Marvic Luxe 4,5mm

CBC B12-6 4,5mm

Artemis CP1 5,5mm

Crosman 1377 4,5mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado luiz e EduBacha. Eu senti sim uma boa diferença, na realidade qdo se trata de precisão qualquer mínima diferença é uma boa diferença, não sei precisar de qto foi a diferença, e infelizmente não tenho documentado, mas é fácil retirar o Muzzle e fazer uns agrupamentos para comparação.

 

Mas tenho fotos de agrupamentos da minha CBC GII Std com e sem o Muzzle, que segue os mesmos princípios desse Muzzle da HT 125. Seguem abaixo:

 

Agrupamento CBC GII Std 4,5mm com GR 45kg - Sem Muzzle. Sentado e apoiado a 12m:

cbcdiscovery.jpg

Uploaded with ImageShack.us

 

Agrupamento CBC Gii Std 4,5mm com GR 45kg - Com Muzzle. Sentado e apoiado a 15m:

08082011378.jpg

Uploaded with ImageShack.us

 

Como se pode ver é uma boa diferença, notem que no agrupamento com o Muzzle, a distância era ainda maior e o agrupamento foi muito melhor. Ficou mais ou menos assim com a HT125 também. Vou postar algumas fotos de agrupamentos sem esse Muzzle para comparação.

''A ciência se aprende, mas a criatividade é nata''. by Diogo M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É bem isso Carlinhos, mas claro que o meu é de uma forma mais tosca, digamos assim, made in ''fundo do quintal''...hehehe. Qualquer dia qdo tiver paciência vou arrumar um torno e fazer um mais elaborado.

''A ciência se aprende, mas a criatividade é nata''. by Diogo M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Diogo M!!!

 

Acredito piamente que a precisão pode ser afetada para melhor com o melhor direcionamento de ar logo na saída do cano pelo uso de um bom muzzle ou de um airstriper, infelizmente o recuo não será afetado significativamente pois 99,9% dele é gerado pelo embolo nas armas de mola ou gr.

 

Seu muzzle ficou show de bola , principalmente pq vc não mudou o muzzle usou o original, muito legal mesmo!!!

Os grupos ficaram realmente muito bons, essa arma tem qualidades e há que se ter calma para extrair dela todo potêncial.

 

Achei show de bola mesmo, parabéns!!!

 

Abração!!! :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

Norica Titan 5,5mm Gr 45 Kgs

Montenegro Classic Plus B 19-17 4,5mm Gr 40Kgs Nikko Stirling Goldcrown Airking 4x32 AO.

 

"Tudo posso naquele que me fortalece", Deus!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poisé Doberman, foi como eu disse acima, talvez a impressão de diminuição do recuo seja placebo mesmo, mas qto a precisão não há dúvidas de que melhora e muito...

 

Obrigado pelos elogios, é com esse tipo de experiências que vamos aprendendo (eu pelo menos...hehe, digo isso pq deve ter gente aqui que sabe muito sobre o assunto).

 

Mudando um pouco de assunto, vc chegou a medir a Vo da sua hatsan antes e depois do GR? A minha é 5,5mm e com GR de 75kg ela deu mais ou menos 260m/s com Gamo Pro Magnum e uns 225m/s com JSB Jumbo Heavy 5,52mm, achei pouco, com o Pro Magnum esperava uns 290m/s e uns 260m/s com o JSB.

 

Abraço.

''A ciência se aprende, mas a criatividade é nata''. by Diogo M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poisé Doberman, foi como eu disse acima, talvez a impressão de diminuição do recuo seja placebo mesmo, mas qto a precisão não há dúvidas de que melhora e muito...

 

Obrigado pelos elogios, é com esse tipo de experiências que vamos aprendendo (eu pelo menos...hehe, digo isso pq deve ter gente aqui que sabe muito sobre o assunto).

 

Mudando um pouco de assunto, vc chegou a medir a Vo da sua hatsan antes e depois do GR? A minha é 5,5mm e com GR de 75kg ela deu mais ou menos 260m/s com Gamo Pro Magnum e uns 225m/s com JSB Jumbo Heavy 5,52mm, achei pouco, com o Pro Magnum esperava uns 290m/s e uns 260m/s com o JSB.

 

Abraço.

 

 

Opa Diogo!!! Cheguei a medir sim, com mola era por volta de 380 m/s, já com GR70kg e bucha PU ela esta com 311 com o Rossi 4,5. Gosto mesmo de usa-la com os ProHunter e com os JSB Heavy a velocidade cai mais ainda ficando numa faixa mais razoavel.

 

Abração!!! :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

Norica Titan 5,5mm Gr 45 Kgs

Montenegro Classic Plus B 19-17 4,5mm Gr 40Kgs Nikko Stirling Goldcrown Airking 4x32 AO.

 

"Tudo posso naquele que me fortalece", Deus!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou cogitando comprar um muzzle para minha HW50S, mas tenho algumas dúvidas:

 

01) O muzzle pode afetar a precisão?

02) Qual muzzle é melhor: com saídas de ar ou liso?

 

O muzzle q tenho em mira é o fabricado em alumínio pelo Thiago (sei q alguns aqui o conhecem).

 

Se alguma alma caridosa puder me ajudar, agradeceira.

 

Abs.

  • Weihrauch: HW50S + Kit Maccari + Soleira Bisley + Rowan Engineering Brass Trigger and Trigger Guard + Muzzle Break + Leapers 3-9x32
  • Air Arms: TX200 MKIII (Não é HW, mas eu gosto dela mesmo assim :cool:)
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu ia comprar 2 muzzles com o thiago , mas infelizmente só tem todo fechado pras carabinas que eu quero , dai a carabina ficaria sem massa de mira .. =(

eu acredito que o muzzle pode sim afetar a precisao , mas somente se ficar torto ou mal colocado ...

A paciência é amarga, mas seus frutos são doces. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o material do tiago é show ,mas alguns modelos somente para carabina com luneta , não afeta a precisão os furos são estéticas. a não ser que o thiago mudou suas peças

COMETA 400 4,5 MM

CBC JADE MAIS 4,5MM (PAPEL)

 

Aqui não,Posso até não ser simpático Comigo não tem desculpa
Minha criação é chucra, A verdade ninguém furta
Sou bruto, rústico e sistemático

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o material do tiago é show ,mas alguns modelos somente para carabina com luneta , não afeta a precisão os furos são estéticas. a não ser que o thiago mudou suas peças

 

Obrigado, Flávio.

 

Ele me pediu as medidas da massa de mira para poder fazer o encaixe.

O D'elite comprou um muzzle com o Thiago para a HW50 dele e manteve a massa de mira.

 

Abs.

  • Weihrauch: HW50S + Kit Maccari + Soleira Bisley + Rowan Engineering Brass Trigger and Trigger Guard + Muzzle Break + Leapers 3-9x32
  • Air Arms: TX200 MKIII (Não é HW, mas eu gosto dela mesmo assim :cool:)
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já ví "Muzzle" que são apenas estéticos, ou seja, sem furo algum, (apenas um tarugo de alumínio com um furo dentro), e desse tipo, sem furos em nada melhor a precisão, pelo contrário, pode até ser que o ar dissipado dentro do mesmo altere a precisão mas para pior.

Benjamin Marauder syn 5,5mm, LW, Vector 10-40x50

PCP Custom 5,5mm 450cc, Bushnell Trophy XLT 3-9x40

PCP Custom 6,35mm 500cc Bushnell Trophy 1x30

Gamo CF-X 5,5mm, Rossi Gold Crow 4x32

Hatsan Dominator 200W 5,5mm, Vector 3-9x40

Norica Marvic Luxe 4,5mm

CBC B12-6 4,5mm

Artemis CP1 5,5mm

Crosman 1377 4,5mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vale lembrar que armas de fogo de precisão não usam nada similar a Muzzle, basta vermos as Aschutz e Walther calibre .22lr ou os super precisos rifles de BR mundo afora.

Benjamin Marauder syn 5,5mm, LW, Vector 10-40x50

PCP Custom 5,5mm 450cc, Bushnell Trophy XLT 3-9x40

PCP Custom 6,35mm 500cc Bushnell Trophy 1x30

Gamo CF-X 5,5mm, Rossi Gold Crow 4x32

Hatsan Dominator 200W 5,5mm, Vector 3-9x40

Norica Marvic Luxe 4,5mm

CBC B12-6 4,5mm

Artemis CP1 5,5mm

Crosman 1377 4,5mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já ví "Muzzle" que são apenas estéticos, ou seja, sem furo algum, (apenas um tarugo de alumínio com um furo dentro), e desse tipo, sem furos em nada melhor a precisão, pelo contrário, pode até ser que o ar dissipado dentro do mesmo altere a precisão mas para pior.

 

A função do muzzle é diminuir a força para armar aumentando o comprimento do cano (princípio da alavanca). Perguntei sobre a precisão pq existem modelos com saídas de ar e modelos lisos, portanto, a saída de ar pode ter papel importante na precisão.

  • Weihrauch: HW50S + Kit Maccari + Soleira Bisley + Rowan Engineering Brass Trigger and Trigger Guard + Muzzle Break + Leapers 3-9x32
  • Air Arms: TX200 MKIII (Não é HW, mas eu gosto dela mesmo assim :cool:)
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

A função do muzzle é diminuir a força para armar aumentando o comprimento do cano (princípio da alavanca). Perguntei sobre a precisão pq existem modelos com saídas de ar e modelos lisos, portanto, a saída de ar pode ter papel importante na precisão.

Entendi sim, mas o termo Muzle Break é Freio de Boca, ou seja, um apartao feito para diminuir o recuo aproveitando os gases de saída.

Podem sim ter papel importante na precisão, mas esse papel pode ser positivo e tbm pode ser negativo dependendo do equipamento e sua colocação correta..

Já o Air Striper acho bem interessante pois seu desenho parece ser o que melhor dissipa o ar após sair do cano.

 

Como eu citei antes, os poderosos e super preciso rifle de BR usam uma quantidade grande de pólvora e projéteis razoavelmente de pequeno diâmetro e não usam nada similar a freios de boca e fazem agrupamentos absurdos até 1000yd.

Benjamin Marauder syn 5,5mm, LW, Vector 10-40x50

PCP Custom 5,5mm 450cc, Bushnell Trophy XLT 3-9x40

PCP Custom 6,35mm 500cc Bushnell Trophy 1x30

Gamo CF-X 5,5mm, Rossi Gold Crow 4x32

Hatsan Dominator 200W 5,5mm, Vector 3-9x40

Norica Marvic Luxe 4,5mm

CBC B12-6 4,5mm

Artemis CP1 5,5mm

Crosman 1377 4,5mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os Muzzle Breaks vendidos para carabinas de pressão (a grande maioria) serve realmente só para alongar o cano, facilitar o basculamento e evitar que se toque o cano com as mãos, pois sua acidez e umidade favorecem o aparecimento de ferrugem.

 

Venho fazendo algumas experiências com Muzzles em minha Hatsan 125, pois gosto de sua potência e estou tentando melhorar um pouco a precisão. Com base no que tenho lido e nas minhas experiências afirmo que é possível incorporar funcionalidade adicionais além das já citadas. Até desenvolvi um projeto que vou passar pro Thiago fazer um orçamento de qto vai custar para construir.

 

muzzley.jpg

Uploaded with ImageShack.us

 

Se alguém tiver torno em casa ou estiver disposto a gastar algumas Dilmas pra ver como fica, fique à vontade! mas desde que depois poste os resultados e fotos pra gente saber como ficou. Aliás posso mandar o arquivo em PDF ou DWG, é só pedir.

 

Abraços

  • +1 1

''A ciência se aprende, mas a criatividade é nata''. by Diogo M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vendi meu torno para comprar um novo.

Mas só fim do ano.

Benjamin Marauder syn 5,5mm, LW, Vector 10-40x50

PCP Custom 5,5mm 450cc, Bushnell Trophy XLT 3-9x40

PCP Custom 6,35mm 500cc Bushnell Trophy 1x30

Gamo CF-X 5,5mm, Rossi Gold Crow 4x32

Hatsan Dominator 200W 5,5mm, Vector 3-9x40

Norica Marvic Luxe 4,5mm

CBC B12-6 4,5mm

Artemis CP1 5,5mm

Crosman 1377 4,5mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

eae Diogo... só vi agora o tópico pq andei sumido fazendo minhas paradinhas de TCC... rs.. só entrei p elogiar a iniciativa mesmo!!! muito boa essa disposição para experimentar e construir!!! continue passando mais coisas p gente...

Forte Abraço!

Alexandre

Contaminado pelo chumbo!!!
"...o saber não significa nada se não puder ser compartilhado..."

Hatsan HT80 4,5mm SAS QT / GR 55kg CBC (pancadão)

Crosman Phantom 4,5mm / GR 45Kg / Tecla Firelizard / Leaper UTG 4-16x44 side wheel

CBC B19-17 4,5mm / Tecla Firelizard / Hawke 4x32

Hatsan Flashpup 5,5mm (polímero) / EVO 6-24x44 SF side wheel / Supressor Thiago

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ôpa, vlw alexandre!!!

 

Às vezes eu gostaria de ser milionário (mentira, toda hora eu quero isso...uahsushusa), só pra ter o dia todo e grana pra ficar inventando e testando coisas...hehehe.

 

Se eu tivesse um torno eu já faria estrago...rsrs

 

Quem sabe alguém queira executar este projeto pra ver no que dá....

 

Abraços

''A ciência se aprende, mas a criatividade é nata''. by Diogo M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

D'elite, o ruído reduz um pouco mas não muito, ele abafa mais aquele estampido similar às armas de fogo, por 2 motivos:

 

1- Pq grande parte do ruído das armas de mola ocorrem em função do movimento e impacto entre as peças mecânicas;

2- Como foi feito dentro do Muzzle original da HT125, a câmara de expansão ficou pequena e não tem volume suficiente para confinar os gases em seu interior, liberando-o aos poucos e com menor velocidade, ou seja, a câmara de expansão se enche de ar rapidamente, fazendo sua pressão interna subir e expelindo os gases de forma tbém rápida.

 

Mas tenho certeza de que com o projeto que postei neste tópico, os resultados seriam surpreendentes, tanto para suprimir ruídos qto para estabilizar o projétil.

 

Abraços

''A ciência se aprende, mas a criatividade é nata''. by Diogo M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 years later...

o projeto é interessante mesmo e o Diogo anda sumido...

 

penso que é importante que a culatra seja bem feita p que o ar saia de maneira uniforme do cano... e tem outros fatores, como ao adicionar o muzzle, dependendo do tamanho e do material utilizado, pode ser que tb afete os harmônicos e melhore ou piore a precisão... aí teria que ter muita paciência e tempo p fazer testes p ver no que dá... rs

Contaminado pelo chumbo!!!
"...o saber não significa nada se não puder ser compartilhado..."

Hatsan HT80 4,5mm SAS QT / GR 55kg CBC (pancadão)

Crosman Phantom 4,5mm / GR 45Kg / Tecla Firelizard / Leaper UTG 4-16x44 side wheel

CBC B19-17 4,5mm / Tecla Firelizard / Hawke 4x32

Hatsan Flashpup 5,5mm (polímero) / EVO 6-24x44 SF side wheel / Supressor Thiago

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante


WhatsApp Image 2024-05-11 at 09.36.04.jpeg