Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Walther PPK/S - CO2 4,5mm


Henrique Coelho

Posts Recomendados

bond007.png

 

Bond. James Bond

 

“Meu nome é Bond, James Bond”. A frase conhecida e manjada do agente secreto a serviço de sua majestade é sempre a primeira coisa que se pensa quando se vê uma pistola Walther PPK. E, apesar da fabricação alemã (Carl Walther Gmbh) a fama da pequena pistola policial veio mesmo do personagem de Ian Flemming, James Bond, o agente britânico nº 007. Apenas na época em que James Bond foi vivido pelo ator Pierce Brosnam é que o 007 deixou a PPK de lado e passou a usar uma outra arma. Uma P99 também fabricada pela Walther. Porém, na mais recente troca de ator, nos filmes agora protagonizados pelo britânico Daniel Craig, James Bond voltou a usar a sua indefectível Walther PPK calibre 7,65mm. A legião de fãs agradece.

 

Mas nem sempre foi a PPK. Na verdade nos primeiros livros escritos por Ian Flemming de 1953 a 1956, Bond usava uma Beretta 418 daquelas bem pequenininhas e cujo design ficou depois conhecido como “uma arma de mulher colocar na meia...”. Reza a lenda que um fã de seus livros escreveu ao Ian Flemming em 1956, pouco antes de sair o “From Russia With Love” reclamando do fato da Beretta 418 ser muito underpowered. Ian concordou com o fã Geoffrey Boothroyd e passou a escrever que o MI-6 lhe comissionaria uma Walther PPK conforme sugestão deste fã. A justificativa de Boothroyd é que a PPK teria um stopping power maior do que a Beretta 418 e teria munição farta em qualquer lugar (7.65mm) e, ainda sim, sendo pequena o suficiente para ser facilmente ocultada e transportada em um coldre axial debaixo de um terno.

 

Uma arma famosa como esta há tempos conta com uma versão de pressão. A Umarex da Tailândia produz no Japão uma versão da Walther PPK/S propelida a CO2 fazendo parte das chamadas “BB Guns’, armas de CO2 que disparam projeteis metálicos ou de chumbo esférico no calibre 4,5mm.

 

Por BB Guns leia-se armas de pressão com cano de alma lisa e precisão baixa. BB guns em geral tem alcance de 15 a 20 metros mas possuem um raio efetivo de 6 a 8 metros com um agrupamento de 5 a 10 polegadas em média. Ou seja,não se compara com qualquer arma de pressão de cano raiado na força, na precisão e no alcance. Mas, para tiros em silhuetas de papelão grandes, plinkling ou outro alvo grande em geral, ela vai bem. São armas relativamente baratas e que, no Brasil, infelizmente carecem de uma legislação mais clara sendo muito estigmatizada por ser considerada – embora não o seja - uma réplica de uma arma de fogo.

 

Este review é sobre esta arma, a Walther PPK/S produzida na Japão pela Umarex.

 

Histórico

 

A Walther PPK foi uma pistola desenvolvida por Carl Walther na cidade alemã de Suhl (na época se chamava Zella). Em 1908 a fábrica começou a fabricar pequenas pistolas, mas só em 1929 é que lançou o modelo PP (Polizei Pistole ou Pistola Policial).

 

Walther-PP.jpg

Foto: Walther PP

 

 

As características da nova arma foram tão importantes, simples e inovadoras que outras fábricas copiaram o seu sistema de ação como as Beretta e Smith & Wesson. Os primeiros modelos usavam o calibre 7.65 mm Browning mas também foram fabricados modelos em .22 LR, 6.35 mm Browning (25 auto) e 9 mm Kurz (.380 Auto). A mais conhecida PP surgiu em 1931 a PPK (Polizei Pistole Kriminal - Pistola da Policia Criminal). Menor que as antecessoras e por isso com melhor portabilidade foi produzida nos calibres 7.65 mm, 6.35 mm e 22LR.

 

Walther-PPK.jpg

Foto: Walther PPK

 

 

Na 2ª grande guerra, o seu uso ficou restrito aos oficiais e aviadores da Luftwaffe (devido ao pequeno tamanho) e as forças policiais do eixo. Porém é conhecido o fato de que muitos dos oficiais alemães que por definição deveriam usar pistolas Luger 9mm, tinham a PPK como a sua arma preferida. Esta também teria sido a arma usada por Adolf Hitler ao cometer suicídio em 30 de Abril de 1945.

 

Após a 2º Guerra Mundial a fábrica mudou-se para Ulm e no fim dos anos 50 surgiu a variação PPK/S que veio atender a uma exigência legal dos EUA de não aceitar a importação de armas de tamanho muito reduzido. Ela ganhou um grip mais longo e o carregador passou a comportar uma bala a mais. Hoje a produção da PPK e da PPK/S é licenciada para alguns outros fabricantes de armas fora da Alemanha, notadamente a Smith & Wesson que as produz a PPK/S nos EUA nos calibres 22LR, 7.65mm, 9mm e .380.

 

A BB Gun

 

PPKS-CO2.jpg

Foto: Umarex Wather PPK/S CO2 4,5mm Oxidada

 

PPKS-CO2-2.jpg

Foto: Umarex Wather PPK/S CO2 4,5mm Inox

 

A versão de pressão produzida pela Umarex é baseada na PPK/S. A Umarex vende 2 modelos. Um com slide prateado imitando inox e outra com a oxidação escura. A que eu possuo é a de oxidação escura no desenho mais tradicional. Por ter um pistol grip comprido o suficiente para acomodar a ampôla de CO2, a arma de pressão jamais poderia ser uma versão da PPK original cujo pistol grip é bem curto. Mas como o da PPK/S é maior e seu carregador comportava uma bala a mais ficou mais fácil comercializá-la como a PPK/S. Mas o formato e simplicidade da PPK estão lá presentes.

 

A arma de pressão é uma pistola blowback o que significa que parte do CO2 liberado no disparo é utilizado para movimentar o carro para trás e este armar o cão da pistola. Uma vez o cão armado, o gatilho deverá ser acionado a cada tiro para fazer o martelo bater na válvula que libera o gás. Assim, a PPK/S é uma pistola que funciona somente no sistema de “ação simples”. A cada tiro o carro bate e puxa o cão para trás. É possível fazer o “decocking” apertando o gatilho e voltando o cão no dedo ao mesmo tempo. Para rearmar, basta puxar o carro na mão ou puxar o cão para trás até travar na posição de tiro.

 

A arma possui uma trava que não reflete o funcionamento normal que seria de se esperar junto ao carro. A trava é um botão no pistol grip, do lado direito que requer uma ginástica e tanto travar ou destravar com a arma empunhada. Mais fácil fazê-lo fora da empunhadura.

 

IMG_0371.jpg

 

No geral é uma arma muito bem acabada toda em metal exceto algumas pequenas peças e o carregador que é inteiro de plástico que, aliás, destoa do restante da arma. Este carregador não inspira muita confiança. A Umarex vende packs de 3 carregadores e é recomendadíssimo ter um Pack destes a mão.

 

O carregador comporta 15 BBs e não incluí o case para o cilindro de 12 gramas. O cilindro vai direto na arma e é preso por um parafuso com uma borboleta que fica exposta abaixo do pistolgrip gerando um sem fim de críticas. Uma pessoa na Inglaterra fabrica parafusos que substituem o parafuso com borboleta original e, quando feita a troca acaba com o problema e confere um visual muito mais limpo a PPK/S.

 

A coronha também é feita de peças plásticas que são removíveis para possibilitar a colocação do cilindro de gás no “frame” metálico. No fórum da Umarex tem uma pessoa que refez estas placas do grip em madeira e ficou muito bonito. Esta modificação e a eliminação da borboleta trazem uma nova cara ao conjunto.

 

Gás

 

As consagradas ampolas de 12 gramas de CO2 são um bom propelente para a PPK/S. O fato desta arma ter o efeito blowback me fez pensar, a princípio, que o número de disparos seria baixo em função do volume de gás utilizado na geração do efeito blowback e na movimentação do cão. Para minha surpresa, uma ampola de CO2 é capaz de propelir cerca de 80 tiros o que é muito bom para este tipo de arma. Recomenda-se a utilização de Pelgunoil na cabeça das ampolas para preservar o o-ring da PPK/S.

 

Eu ainda não me atrevi a desmontar a PPK/S mas tem vídeos no youtube mostrando como fazê-lo. É fácil e simples. Em algum momento o farei para fins de manutenção.

 

Uso / Velocidade / Potência.

 

Alguns reviews na internet chegam a aconselhar esta PPK/S como uma ferramenta de treino para quem, de fato, atira com uma PPK/S de fogo. A robustez da arma com seu corpo inteiramente metálico, gatilho leve e funcionamento suave e preciso fazem desta BB gun um caso a parte. Talvez pela produção no Japão o acabamento seja de tal forma refinado que lhe confere um status ligeiramente acima de outras BB guns.

 

A arma dispara a uma velocidade relativamente baixa. Cerca de 290 a 300 FPS. A precisão é entretanto um pouco melhor do que outras BB guns que já atirei. Não se compara a precisão de uma arma de Pellet (diabolô) mas para BB gun eu achei ótimo. Agrupamentos consistentes de 3~5 polegadas a 7 metros. Testes feitos com BB Daisy de aço revestido 4,5mm.

 

Um episódio aconteceu na ATASCS em São Caetano. E o nosso colega Karolaza estava lá pra ver. Fui mostrar a ele a PPK/S e dei um tiro despretencioso em uma silhueta metálica a uns 15 metros acho. A silhueta caiu no primeiro tiro. Caí na gargalhada. Dei um segundo tiro. Outra silhueta caiu. Ri de nervoso... e os outros 12 tiros eu não acertei mais nada.

 

Mas passaram perto. Rsrsrsr Eu ouvia o plec das BBs atingindo a armação de metal da máquina de silhuetas. Mas enfim, ela não é pra isso. No Clube Calibre e no ADDG, colocando silhuetas de papelão a 7~8 metros ela manda bem sem errar o alvo. Não curti atirar em latas embora certamente dê para fazê-lo. Como uma boa arma policial, silhuetas humanas de papelão é o alvo mais natural.

 

Como disse a velocidade não é alta e muito disto deve decorrer do efeito blowback usado para armar o cão. Mas isto tem um benefício. O tranco que a PPK/S dá na mão é simplesmente o melhor de todas as armas de CO2 que já atirei.

 

Os Prós da Walther PPK/S CO2

  1. O Blowback é excelente.
  2. A autonomia do CO2 é melhor que a média ( 80 tiros ).
  3. Precisão acima da média em relação a outras BB guns.
  4. Preço bom para um produto de qualidade.

Mas como nem tudo é perfeito...

  1. Baixa velocidade do disparo ( 295 fps ).
  2. Carregadores de plástico, horríveis.
  3. Borboleta de pressão do cilindro de CO2 ao invés de um simples parafuso oco como as armas de CO2 da Cybergun.

Veredito:

 

Mesmo para quem não é fanzoca da série de filmes de James Bond eu recomendo esta pistola ainda que como um simples peça de coleção. É uma bela arma de pressão que salta aos olhos de admiradores de pistolas e ainda lhe permite horas de diversão.

 

Nota sobre legislação aplicável.

 

É uma arma de CO2 e a portaria do Colog de 26 de Fevereiro de 2010 diz que armas a gás comprimido devem ser apostiladas além de requerer GT. Bom, acho que a legislação precisa de atualização urgente. Quando teremos uma lei mais bem elaborada ou uma nova edição do R-105 não sabemos mas lhes garanto que estou na luta junto a um despachante para tentar apostilar a minha pistola. A novidade que o despachante me trouxe é que eu tenho que incluir no pedido, teste de aptidão com uso de armas de fogo e um laudo psicológico. Uma ligação simples na SFPC/2 recebe um “não apostilamos armas de pressão” na cara mas o despachante já conseguiu apostilar 3 armas a gás lá.

 

Eu sigo tentando. Vamos ver no que vai dar mas torço mesmo é pela liberação do inofensivo CO2. Acho que há certa incongruência em ter de apostilar armas de CO2 de 1 ou 1,2 joules enquanto que PCPs de 20 ou 40 joules não precisam de controle. Mas este debate, como diria minha vó, “dá muito pano pra manga” e não é definitivamente o objetivo deste tópico. O que queria mesmo era falar um pouco desta bela pistola de pressão.

A Falcon Armas recentemente começou a vender uma pistola de pressão chamada P23 da Gamo que lembra “de longe” o conceito da PPK/S. Venda legalizada com NF e tudo mais. Que o mercado siga este exemplo e muitas outras venham ao nosso mercado. História de que estas “réplicas” não podem ser importadas é conversa fiada. Eu mesmo possuo um revólver Crosman de CO2 que foi vendido pela Loja Diabolô do Paraná em 2010.

 

Galeria de Fotos.

 

IMG_0377.jpg

Lateral Direita com detalhe da trava em local esquisito.

 

IMG_0379.jpg

Detalhe do carro puxado

 

IMG_0376.jpg

Carregador de plástico.

 

IMG_0375.jpg

Detalhe da borboleta de compressão do cilindro CO2

 

IMG_0373.jpg

Markings da Walther

 

IMG_0380.jpg

  • +1 2

Daystate Huntsman Regal 5,5mm

Artemis PP 700S 5,5mm

Nova Vista Behemoth 5,5mm
Walther PPK/S 4,5mm BB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Linda arma! Parabéns pela aquisição.

 

 

Sobre o aparte da tacanha legislação, é um absurdo isso. Armas de CO2 são brinquedos de criança mundo a fora. A explicação da DFPC de que há controle por CO2 ser uma gás "perigoso" é ridícula, se fosse assim precisaria de CR para ter um extintor de incêndio a CO2. Bão, este entendimento beneficiou quem estava nas sombras com as PCPs, então pelo menos um grupo saiu ganhando. Ficamos na torcida por um entendimento melhor para nossos brinquedos de CO2.

 

 

Ja,

 

D.

この世に悪があるとすれば、それは人の心だ。

"Kono Yo ni aku ga aru to sureba, sore wa hito no kokoro da."

Edward D. Morrison

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É realmente uma pena.

E tem uns exemplares de tirar o chapéu como esta PPK/S.

Óbvio que não dá para comparar com os EUA mas BB gun é coisa de vender em cesta naqueles plásticos transparentes. Tem armas tão baratas quanto USD 50 !

 

 

 

Daystate Huntsman Regal 5,5mm

Artemis PP 700S 5,5mm

Nova Vista Behemoth 5,5mm
Walther PPK/S 4,5mm BB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns coelho ! já atirei muito com a PPK !!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

qndo jogava golden eye !kkk

- Air Arms TX 200 MK II Beech - .177+ Luneta Bsa Stealth Tactical STS 6-24x44IR !
- Dye Proto Reflex Marker Noth aurora - .68 + Dye Rotor Bomber steel Hopper

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom o review, tenho interesse especial por essas armas,mas além da legislação,elas têm um preço Salgado aqui no Brasil.

Sobre o carregador, a Daisy 5501 Tb tem o carregador de plástico, quebra fácil,eu já troquei o meu. Tb custam muito caro por aqui.

Acho a brincadeira com armas de CO2 muito divertida,muitos tiros em seqüência , muitas caixas de chumbo em algumas horas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esta era a arma que Hitler andava na cintura. O modelo na verdade pois a dele era altamente customizada:

 

 

No filme "Os últimos dias de Hitler" que retrata a vida no Bunker de Hitler e seus oficiais, ele se suicida com uma PPK de produção normal, oxidada.

Vai saber... ninguém viu.

 

 

Muito bom o review, tenho interesse especial por essas armas,mas além da legislação,elas têm um preço Salgado aqui no Brasil. Sobre o carregador, a Daisy 5501 Tb tem o carregador de plástico, quebra fácil,eu já troquei o meu. Tb custam muito caro por aqui. Acho a brincadeira com armas de CO2 muito divertida,muitos tiros em seqüência , muitas caixas de chumbo em algumas horas.

 

Sim é diversão na certa.

 

Este fim de semana por exemplo, estava em casa com a familia e resolvemos pegar umas latinhas de cerveja e fazer uma brincadeira no quintal.

Colocamos as latinhas a 12 metros. E as latinhas de skol eram daquela pequena. Gastamos uma caixa inteira da GAMO Round com a PPK/S. Eu, minha filha mais nova e o namorado da mais velha.

 

Uma observação sobre o uso de GAMO ROUND na PPK/S

 

Ficamos atirando com a PPKS um bom tempo. Gastamos 2 ampolas de gás e 200 tiros do Gamo Round que aliás é um pouco mais preciso do que a munição esférica de metal. A impressão que eu fiquei é que a esfera é maior. Quado atiramos com a Daisy Copperhead, dá pra ver o gás saindo pelo cano (uma ligeira fumaça) que eu acho que passa por fora da BB. Com o Gamo round, não aparece nenhuma fumaça e tiro fica ainda mais preciso. Todos conseguiram acertar as latas a 12 metros o que eu considerei muito bom.

 

Outra coisa é que com GAMO Round não consigo encher o carregador com 15 tiros. Dá uns 10 por vez.

Daystate Huntsman Regal 5,5mm

Artemis PP 700S 5,5mm

Nova Vista Behemoth 5,5mm
Walther PPK/S 4,5mm BB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim. Essa arma que postei a foto é uma das armas mais caras do mundo "One million dollar guns", tem até ela nesse episodio do the Tales of the Gun.

 

A arma foi achada longe do corpo do Fuhrer, porém na mesma cidade. Arma toda trabalhada, com as iniciais A.H., na mesma epoca e na mesma cidade.....só poderia ser dele!

 

Mas nao foi com ela que ele tirou a propria vida parece. Se fosse, imaginem o valor historico. Seria uma heroina a arma rsss

ºToo Much!!!

 

Fórum Arco Brasil

http://www.arcobrasil.com/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante