Ylram Postado Setembro 23, 2012 Share Postado Setembro 23, 2012 (editado) Pessoal, Minha SAG está ai com seus 3000 trios nas costas e toda original, nenhuma peça foi trocada e a manutenção tem sido feita por mim sem desmontar internamente a mesma. Com isso já estou me perguntando se chegou a hora de colocar o GR, bucha de PU, e as melhorias relacionadas. Porém não estou com pressa em fazer tais mudanças pois a carabina está literalmente "um doce". Macia para armar, com tranco muito pequeno (quase o de um GR) e logicamente uma potencia bem menor do que a original (mas ainda dentro das minhas necessidades, basicamente tiro informal). Então ao invés de correr atrás de me informar melhor sobre a questão do GR, optei por pesquisar mais a respeito da manutenção da carabina. Tive contato com muitas opiniões sobre a mola "tradicional", porém na maioria da vezes as discussões são voltadas para o estado de conservação da mola (se não está quebrada, se está cansada, etc). Eu não considero que a minha mola esteja com problema de conservação, mas sim que atingiu seu "ponto doce". Pode parecer besteira da minha parte, mas penso que a mola tradicional assim como uma PCP tem também seu ponto doce, onde você obtém os melhores tiros claro dentro da finalidade a que a arma se destina. A mola nova é pesada, trancuda e potente até demais. Com o uso amacia e chega num ponto de equilibro potencia x precisão. E para mim, parece que estou justamente nesse ponto, dai a duvida é: até quando? Afinal assim como uma PCP vai perdendo a pressão e sai do ponto doce precisando ser recarregada, a mola com certeza vai cansar ou quebrar. Sei que não é possível estabelecer uma regra, cada arma tem sua característica, assim como até mesmo cada mola a tem (mola de aço é uma coisa, mola tradicional é outra), mas acredito que os colegas mais experientes já passaram por isso e podem compartilhar sua vivência. Abraço, Ylram Editado Setembro 23, 2012 por Ylram Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Macedo Postado Setembro 23, 2012 Share Postado Setembro 23, 2012 Ylran realmente a mola quando de boa qualidade depois de 2/2,5 mil tiros ela chega no "ponto doce" e a carabina fica muito "gostosa" de atirar, digo pois minha HW50 com esse número de disparos baixou um pouco o VO mais ficou maravilhosa de atirar, como queria para tiros em campo aberto troquei por um kit Maccari que no inicio me pareceu mais "parrudo" mais com mais uns 2 mil tiros chegou novamente ao seu ponto doce. Creio que você deveria abrir sua carabina e refazer a lubrificação e se possível encamisar a mola, talvez por uma bucha de PU, você vai sentir uma melhora considerável no conforto depois desta manutenção, vou ser sincero, ja atirei muito com GASRAM e hoje estou somente na mola e digo que estou bem acostumado e muito satisfeito com o resultado que cheguei com minhas carabinas usando somente mola. Eduardo Macedo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cyntra Postado Setembro 23, 2012 Share Postado Setembro 23, 2012 Ylram, As molas "básicas" normalmente duram até 5.000 tiros. Já as molas das HW e TX passam facilmente dos 10.000 tiros. Já li relato de uma dessas na casa dos 15.000 tiros. As carabinas de molas que comprei novas. Gamo CFX e Stoeger X 20, quebraram as molas na faixa dos 3.000 tiros e foram trocadas por GR. Citar "Eu canto porque o instante existe, E a minha vida está completa, Não sou alegre, nem sou triste, Sou poeta" (Cecília Meireles) Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
willamms macena Postado Setembro 23, 2012 Share Postado Setembro 23, 2012 (editado) Minha opinião !! vai atirando ate a mola abrir o bico rsrsrsr Vc disse que não tem pressa , arma esta fácil de armar , tranco esta leve ,esta te atendendo Resumo : Em time que esta ganhado não se mexe !!! Editado Setembro 23, 2012 por willamms macena Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Chico Américo RM Postado Setembro 23, 2012 Share Postado Setembro 23, 2012 Minha opinião !! vai atirando ate a mola abrir o bico rsrsrsr Vc disse que não tem pressa , arma esta fácil de armar , tranco esta leve ,esta te atendendo Resumo : Em time que esta ganhado não se mexe !!! Minha opinião !! vai atirando ate a mola abrir o bico rsrsrsr Vc disse que não tem pressa , arma esta fácil de armar , tranco esta leve ,esta te atendendo Resumo : Em time que esta ganhado não se mexe !!! Concordo!!! Citar Um forte Abraço!!!_____________________________________________________________________________________________[X] Gamo CF-30 gás Ram 45kg+Gatilho(vendida ) [X] Luneta NIKKO STIRLING 4X32mm MOUNTMASTER [X] Beeman P17 [X] CBC Standard B19-S gás Ram 40kg +Gatilho GB [X] Airsoft Glock G18C [X] Weihrauch HW 50 S [X] CZ Slavia 634 Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ylram Postado Setembro 23, 2012 Autor Share Postado Setembro 23, 2012 (editado) Eu percebi que no caso da SAG a mola chegou no ponto doce exatamente na faixa que o Eduardo citou, 2/2,5 mil tiros. Confesso que estou até surpreso, de inicio achei que por ser uma "chinesinha" a mola não seria lá estas coisas, felizmente me enganei. Realmente estou devendo uma manutenção mais completa na arma, ainda não fiz porque não me sinto confortável em fazer por conta própria e aqui não tem armeiro por perto, mas também tem o detalhe que estou exatamente na situação que o Willamms citou "em time que está ganhando..." Valeu pessoal! Editado Setembro 23, 2012 por Ylram Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cenoura Postado Setembro 24, 2012 Share Postado Setembro 24, 2012 Muito interessante... modificando o ditado: "lendo e aprendendo" Citar Boito Urutú 5,5mm + leapers 6-24/50 Bam B12-6 4,5mm M.A. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
pedroashidani Postado Setembro 24, 2012 Share Postado Setembro 24, 2012 O termo usado pelos gringos é break in... Acho que uma tradução poderia ser amaciar. Os kits tuning, costumam atingir o melhor desempenho após uns 500 tiros, que é o período de break in.. Citar Pedro AshidaniMVB - Nº:2664 Steyr LG-110 FT 4,5mm/5,5mmWeihrauch HW97K inox 4,5mmWeihrauch HW35E Inox 4,5mmWeihrauch HW50S Inox 4,5mm Steyr LP10 Farley Coaxial II Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ylram Postado Setembro 24, 2012 Autor Share Postado Setembro 24, 2012 (editado) Ylram, As molas "básicas" normalmente duram até 5.000 tiros. Já as molas das HW e TX passam facilmente dos 10.000 tiros. Já li relato de uma dessas na casa dos 15.000 tiros. As carabinas de molas que comprei novas. Gamo CFX e Stoeger X 20, quebraram as molas na faixa dos 3.000 tiros e foram trocadas por GR. Cyntra uma duvida neste seu caso, antes das molas quebrar, você sentiu a mesma chegar no seu "ponto doce" (ou amaciar como bem lembrado pelo Pedro)? Se sim, com quantos tiros mais ou menos? Pelo relato do Pedro fica evidente que o kit de tunning proporciona um retorno/resultado muito mais rápido, e com certeza o mérito não é só da mola mas do conjunto como um todo, afinal 500 tiros é muito pouco para amaciar uma mola (a não ser que a mesma venha "semi amaciada") sem que a mesma canse igualmente rápido. Editado Setembro 24, 2012 por Ylram Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cyntra Postado Setembro 24, 2012 Share Postado Setembro 24, 2012 Ylram, Não percebi, elas ainda estavam praticamente com a mesma potência original. A quebra da mola, na faixa dos 3.000 tiros, aconteceu com a minha Stoeger X 20, com a Gamo CFX e com cerca de outras 4 carabinas de amigos do meu círculo de amizade. Também vi alguns relatos(nos fóruns) de quebra de molas nessa mesma faixa de tiros. Citar "Eu canto porque o instante existe, E a minha vida está completa, Não sou alegre, nem sou triste, Sou poeta" (Cecília Meireles) Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Shotmaniac Postado Março 21, 2016 Share Postado Março 21, 2016 (editado) no gatewaytoairguns tem um fella que loga os tiros de tempo em tempo segundo ele a HT125 ficou mais forte depois de 750 tiros achei um artigo tbm falando sobre fadiga das molas e que algumas carabinas tendem a cansar mais rapido por falta de pré-compressão, dureza das molas e etc... segue link dos artigos: airgundepot.com/spring-fatigue-fact-or-fiction-part-1-article.html airgundepot.com/spring-fatigue-fact-or-fiction-part-2-article.html Editado Março 21, 2016 por Shotmaniac Citar Those who would give up Essential Liberty to purchase a little Temporary Safety, deserve neither Liberty nor Safety. -Bejamin Franklin Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ricardo Yuitiro Ito Postado Março 21, 2016 Share Postado Março 21, 2016 Muito legal essa constatação, pois senti e vivenciei a mesma experiência do Ylram com a minha 50s. Agora, depois de um ano exato de uso intenso e constante, a mola pediu arrego e quebrou. Já troquei e estou percebendo um comportamento diferente com a mola nova, nada demais, mas deu pra notar que a carabina ficou mais "rebelde" rsrsrsrs. Estou amaciando uma B-19s que também troquei a mola esses dias e está um canhão.Quando ficar mais mansa, quero ver se faço uns vídeos com ela. Citar -Gamo Hunter Extreme SE 4,5 mm Original com tecla gatilho Elite -Cometa Fusion Premier 4,5 mm Kit Elite c/ gás ram 50kg Tecla gatilho Quickshot-Weihrauch HW 50 S 4,5mm c/ mola encamisada Tecla gatilho by Alexandre 9-B-19s 4,5mm c/ mola encamisada e tecla gatilho Quickshot-Tasco Target Varmint 6-24X42 AO+ Dampa DM 60-Leapers Swat 4-16x44 + Dampa DM 70 " Springers Über Alles " Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Antonio Claudemir Postado Março 21, 2016 Share Postado Março 21, 2016 Ricardo,boa tarde. Eu acostumei amaciar a mola das minhas carabinas com retifica dremel e disco de corte,são só 10 mm,fica doce,doce. No caso da b19,da para tirar um degrau do espaçador traseiro. Abraço. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
TargetShooter Postado Março 21, 2016 Share Postado Março 21, 2016 (editado) Ricardo,boa tarde. Eu acostumei amaciar a mola das minhas carabinas com retifica dremel e disco de corte,são só 10 mm,fica doce,doce. No caso da b19,da para tirar um degrau do espaçador traseiro. Abraço. Ola Antonio Em um outro post vc havia me sugerido encamisar a mola e diminuir em 10mm a mesma, eu acabei encamisando a mola e posso dizer que esta modificação melhorou muito a carabina ...ganhei uma nova carabina.. estou conseguindo tiros muitos precisos...numa próxima troca de mola irei fazer a redução da mola como vc sugeriu...aposto que o rifle ficara ainda melhor, vou pesquisar para ver se aprendo a técnica de redução de mola. Editado Março 21, 2016 por TargetShooter Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Antonio Claudemir Postado Março 21, 2016 Share Postado Março 21, 2016 Targetshooter,boa tarde. Amigo é muito simples e a carabina fica muito macia para bascular,continua com v0 muito bom e ganha muito no agrupamento. Eu sempre monto a mola lubrificada com molykote ,a bucha e pistão com pasta g. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ricardo Yuitiro Ito Postado Março 21, 2016 Share Postado Março 21, 2016 Ricardo,boa tarde. Eu acostumei amaciar a mola das minhas carabinas com retifica dremel e disco de corte,são só 10 mm,fica doce,doce. No caso da b19,da para tirar um degrau do espaçador traseiro. Abraço. Antonio: Se ela continuar muito "braba", vou ver se faço o que você sugeriu. Obrigado pela dica. Um abraço . Citar -Gamo Hunter Extreme SE 4,5 mm Original com tecla gatilho Elite -Cometa Fusion Premier 4,5 mm Kit Elite c/ gás ram 50kg Tecla gatilho Quickshot-Weihrauch HW 50 S 4,5mm c/ mola encamisada Tecla gatilho by Alexandre 9-B-19s 4,5mm c/ mola encamisada e tecla gatilho Quickshot-Tasco Target Varmint 6-24X42 AO+ Dampa DM 60-Leapers Swat 4-16x44 + Dampa DM 70 " Springers Über Alles " Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pedro spolidoro Postado Março 21, 2016 Share Postado Março 21, 2016 A mola durou quantos tiros aproximadamente ito? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados