Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Aplicação de fita adesiva de Teflon PTFE no êmbolo de Carabinas de Ar


Posts Recomendados

Após a aplicação do Verniz anti-atrito Molykote D-321R Spray em uma carabina Cometa 220 (tópico no link abaixo), vamos aplicar fita adesiva de Teflon PTFE e verificar o seu desempenho nos quesitos redução de atrito e durabilidade da aplicação.

 

http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/8201-verniz-anti-atrito-molykote-d-321r-spray/?do=findComment&comment=156666

 

 

Na Cometa 220 a região de atrito fica localizada no apêndice de engatilhamento e na borda do êmbolo devido a força resultante da ação da alavanca de armar (biela) e ao maior diâmetro externo.

 

IMG_3402.JPG?lgfp=3000

 

A fita adesiva de Teflon PTFE em questão, foi adquirida no Mercado Livre e conforme o anúncio, tem as seguintes características e aplicação:

 

Fita adesiva de Teflon ( PTFE ) usada em seladoras, solda em banner e outros. Japonesa, de alta qualidade

LARGURA DA FITA: 19mm ( 1,9cm )
Espessura: 0.13mm

Também serve para aplicações em locais de alta temperatura: Pode ser usada até 260ºC . Derrete somente a 320ºC

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-629666469-fita-adesiva-teflon-ptfe-para-seladoras-19mm-rolo-com-10mts-_JM#redirectedFromParent

 

Fotos do produto

 

IMG_3421.JPG?lgfp=3000

 

IMG_3422.JPG?lgfp=3000

 

IMG_3423.JPG?lgfp=3000

 

IMG_3424.JPG?lgfp=3000

 

 

IMG_3425.JPG?lgfp=3000

 

Aplicação de duas voltas ao redor do êmbolo

 

IMG_3426.JPG?lgfp=3000

 

 

IMG_3427.JPG?lgfp=3000

 

Atualizando !

 

Tive que diminuir a área de aplicação da fita. Mesmo aplicando-se apenas uma volta, o êmbolo entra muito justo e a fita rasga nos pontos de passagem dos orifícios do pino trava da caixa de gatilho.

 

Assim, optamos por aplicar a fita conforme segue nas fotos abaixo:

 

IMG_3434.JPG?lgfp=3000

 

IMG_3435.JPG?lgfp=3000

 

 

A parede interna do cilindro da carabina e o êmbolo (partes metálicas expostas) foi lubrificado a frio com Militec-1

 

IMG_3368.JPG?lgfp=3000

 

O retentor de PU que acompanha o Kit Elite foi lubrificado com óleo sintético Motul 7100 10W40

 

Kit_Cometa_220.JPG?lgfp=3000

 

IMG_3436.JPG?lgfp=3000

 

Nos 10 primeiros tiros, não se observou presença de fumaça dentro do cano.

 

 

Testes de Cronógrafo :2guns: :2guns: :2guns:

 

 

Chrony_teste_Militec-1.jpg?lgfp=3000

 

Ao longo do uso, atualizarei o tópico com as informações sobre compatibilidade com lubrificantes e a durabilidade da fita.

 

Uso no êmbolo das Cometas REPROVADO !
Após 100 tiros, na Cometa 220 não é possível passar a fita ao redor do êmbolo, a área do adesivo da fita não suporta a tensão de cisalhamento.
IMG_4194.JPG?lgfp=3000
Este fato ocasionou queda acentuada na velocidade.
Continuamos com os testes aplicando-se a fita no êmbolo da CBC B12-6
IMG_4122.JPG?lgfp=3000
Os testes de desempenho da CBC B12-6 podem ser vistos no tópico abaixo:

 

Tópico em construção :construction:

Editado por Alberto José
  • +1 2

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A aplicação dessa fita em apenas uma parte sem formar um anel, não está um pouco "estranha"? Digo no sentido de que uma parte vai raspar no teflon e a outra parte vai raspar ferro com ferro normalmente.

 

E a principal dúvida: A aplicação da fita de teflon trouxe quais melhorias?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A aplicação dessa fita em apenas uma parte sem formar um anel, não está um pouco "estranha"? Digo no sentido de que uma parte vai raspar no teflon e a outra parte vai raspar ferro com ferro normalmente.

 

Resposta: Tive que diminuir a área de aplicação da fita. Mesmo aplicando-se apenas uma volta, o êmbolo entra muito justo e a fita rasga nos pontos de passagem dos orifícios do pino trava da caixa de gatilho.

 

Conceitualmente falando, no caso do atrito, podemos aplicar o princípio ALARA - As Low As Reasonably Achievable ("tão baixo quanto razoavelmente exequível").

 

Quanto a ser um pouco "estranha", diria que muito "estranho" seria tentar utilizar um tubo de PVC de 25 mm (utilizado em uma HW 35S) para encamisar a mola helicoidal da B19 ou da Rossi Dione.

 

 

E a principal dúvida: A aplicação da fita de teflon trouxe quais melhorias?

 

Resposta: Seja mais paciente pois como eu disse: "Ao longo do uso, atualizarei o tópico com as informações sobre compatibilidade com lubrificantes e a durabilidade da fita."

Tópico em construção :construction:

 

O teste da Cometa 220 com o verniz Molykote teve início em janeiro de 2014.

 

 

"Após a aplicação do Verniz anti-atrito Molykote D-321R Spray em uma carabina Cometa 220 (tópico no link abaixo), vamos aplicar fita adesiva de Teflon PTFE e verificar o seu desempenho nos quesitos redução de atrito e durabilidade da aplicação. "

Recomendo a leitura do tópico abaixo e veja o que acontece com o êmbolo da B19, já que você tem uma, e deve ter consequências também na parede interna do cilindro da carabina.

5_online.JPG?lgfp=3000

12_online.JPG?lgfp=3000

No caso da B19, basta usar o novo êmbolo da Elite Airguns :money: :money: :money: que já tem o anel de teflon e o anel "raspador" de óleo. Mesma solução para as Cometas Fênix 400 e Fusion (nestas é possível continuar utilizando a Mola Helicoidal.

http://carabinasdear...ay/#entry156666

PS: só não vá surtar de preocupação..... Afinal Colonel Métil está ausente do fórum

Editado por Alberto José

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

O teste da Cometa 220 com o verniz Molykote teve início em janeiro de 2014.

 

 

"Após a aplicação do Verniz anti-atrito Molykote D-321R Spray em uma carabina Cometa 220 (tópico no link abaixo), vamos aplicar fita adesiva de Teflon PTFE e verificar o seu desempenho nos quesitos redução de atrito e durabilidade da aplicação. "

Recomendo a leitura do tópico abaixo e veja o que acontece com o êmbolo da B19, já que você tem uma, e deve ter consequências também na parede interna do cilindro da carabina.

5_online.JPG?lgfp=3000

12_online.JPG?lgfp=3000

No caso da B19, basta usar o novo êmbolo da Elite Airguns :money: :money: :money: que já tem o anel de teflon e o anel "raspador" de óleo. Mesma solução para as Cometas Fênix 400 e Fusion (nestas é possível continuar utilizando a Mola Helicoidal.

http://carabinasdear...ay/#entry156666

PS: só não vá surtar de preocupação..... Afinal Colonel Métil está ausente do fórum

 

O que aconteceu com o Cel Métil para ele ter sumido?

 

Sobre a B19 eu não pretendo abri-lá, nada de tunning extras. Após regular o gatilho ela está sensacional, da gosto brincar. Mais para frente abro um tópico postando uns tiros com ela.

 

A única que eu brinco de mexer é a Dione e nela eu tenho uma pergunta em relação a sua resposta: Por que o encamisamento de mola utilizando PVC fica tão espetacular na HW não ficaria bom na Dione? Gostaria de saber :D Melhorias nunca são demais.

Editado por Nanvalen
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A única que eu brinco de mexer é a Dione e nela eu tenho uma pergunta em relação a sua resposta: Por que o encamisamento de mola utilizando PVC fica tão espetacular na HW não ficaria bom na Dione? Gostaria de saber :D Melhorias nunca são demais.

Simples questão de dimensões. O tubo de PVC 25mm não entra dentro do êmbolo da B19 ou da Rossi Dione, assim como as molas helicoidais destas duas carabinas também não entram dentro do tubo de PVC de 20mm.

 

Não seria razoavelmente exequível ...

 

Tubo_PVC_Soldvel.jpg?lgfp=3000

 

Aconselho comprar um paquímetro (pode ser destes mais em conta) e uma balança digital e ao desmontar as suas carabinas, aproveite e tire fotos (ou anote) das dimensões e pesos das peças.

 

Paqumetro_Digital.jpg?lgfp=3000

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-610956203-paquimetro-digital-capac150mm-leitura-de-001-mm-aco-inox-_JM

 

Balana_Digital.jpg?lgfp=3000

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-611622631-balanca-digital-de-preciso-1g-10-kg-cozinha-pesca-farmacia-_JM

Editado por Alberto José

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa fita deve ficar bem para centralizar o GR da Gamo CFX modelo novo, dentro da caixa do gatilho (fita isolante não dura muito não).

 

Baratinho o paquímetro e a balança, eu pessoalmente tenho receito da precisão não ser confiável (principalmente a balança xingling).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa fita deve ficar bem para centralizar o GR da Gamo CFX modelo novo, dentro da caixa do gatilho (fita isolante não dura muito não).

 

Baratinho o paquímetro e a balança, eu pessoalmente tenho receito da precisão não ser confiável (principalmente a balança xingling).

 

Quanto ao paquímetro não se trata de nenhum Mitutoyo, mas para quem não pretende usinar peças considero suficiente e bem melhor que efetuar medições com régua e barbante. rsrss

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-609340069-paquimetro-digital-mitutoyo-150mm-digimatic-caliper-001mm-_JM

 

Quanto a balança, creio que não há necessidade de se ter uma balança com certificado INMETRO emitido pela RBC afinal trata-se de uma balança para uso doméstico

 

IMG_3437.JPG?lgfp=3000

 

1_online.JPG?lgfp=3000

 

2_online.JPG?lgfp=3000

Editado por Alberto José

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se ambos manter a constância da medição, tá ótimo. Eu comprei uma balança xingling de banheiro certa vez e não gostei porquê ela pesava o mesmo objeto sem constância.

Sent from Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Se ambos manter a constância da medição, tá ótimo. Eu comprei uma balança xingling de banheiro certa vez e não gostei porquê ela pesava o mesmo objeto sem constância.

Sent from Tapatalk

 

:offtopic::secret::coffee:

 

Leve em conta que balança de banheiro varia conforme "a pisada" do indivíduo e pesam a partir de uns 5kgf e também tem um procedimento de tara (geralmente deve-se retirar as pilhas e ao recolocá-las os leds do visor se "acendem" e então deve-se posicionar a balança sobre uma superfície plana e deixar até o auto desligamento).

 

Balança Digital OMRON HN289 - 150 kgf (banheiro) versus Balança Digital Electronic Kitchen Scale SF-400 - 10 kgf (cozinha)

 

IMG_3443.JPG?lgfp=3000

 

IMG_3447.JPG?lgfp=3000

 

IMG_3444.JPG?lgfp=3000

5,2 kgf OMRON HN-289 (150 kgf +100 gramas))

 

 

IMG_3448.JPG?lgfp=3000

 

IMG_3445.JPG?lgfp=3000

5,133 kgf SF-400 (10 kgf +1 grama)

Editado por Alberto José

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Simples questão de dimensões. O tubo de PVC 25mm não entra dentro do êmbolo da B19 ou da Rossi Dione, assim como as molas helicoidais destas duas carabinas também não entram dentro do tubo de PVC de 20mm.

 

Não seria razoavelmente exequível ...

 

Tubo_PVC_Soldvel.jpg?lgfp=3000

 

Aconselho comprar um paquímetro (pode ser destes mais em conta) e uma balança digital e ao desmontar as suas carabinas, aproveite e tire fotos (ou anote) das dimensões e pesos das peças.

 

Paqumetro_Digital.jpg?lgfp=3000

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-610956203-paquimetro-digital-capac150mm-leitura-de-001-mm-aco-inox-_JM

 

Balana_Digital.jpg?lgfp=3000

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-611622631-balanca-digital-de-preciso-1g-10-kg-cozinha-pesca-farmacia-_JM

Então não tem jeito viável de aplicar a solução de PVC na Dione?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Voltando ao tópico, você pretende avaliar a durabilidade após quantos tiros mais ou menos Alberto?

Nunca tive a oportunidade de ver esse tipo de fita, a parte adesiva não "escorrega" com o atrito?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Voltando ao tópico, você pretende avaliar a durabilidade após quantos tiros mais ou menos Alberto?

Nunca tive a oportunidade de ver esse tipo de fita, a parte adesiva não "escorrega" com o atrito?

Em torno de uns 500 tiros, ou antes se notar alguma mudança no comportamento, principalmente ao bascular o cano para armar a carabina.

 

Quanto ao escorregamento, só os testes confirmarão. Como a fita tem teflon, espero que a parte adesiva suporte a força de cisalhamento.

 

No embolo original da B19, não e possível cobrir totalmente o entorno devido a "janela" de engatilhamento.

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então não tem jeito viável de aplicar a solução de PVC na Dione?

Veja bem, sempre me referi a tubo de PVC 25mm (usado no tópico da HW35S) ou 20mm da linha soldável para água fria.

 

Novamente chamo a sua atenção para observar as dimensões, tais como diâmetros externo e interno (espessura da parede). Afinal você já comentou que e acadêmico de Engenharia. Se conseguir uma placa de PVC com espessura tal que consiga fazer uma camisa aí poderá usar nas carabinas cujo diâmetro interno do embolo seja em trono de 20mm.

Editado por Alberto José

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja bem, sempre me referi a tubo de PVC 25mm (usado no tópico da HW35S) ou 20mm da linha soldável para água fria.

Novamente chamo a sua atenção para observar as dimensões, tais como diâmetros externo e interno (espessura da parede). Afinal você já comentou que e acadêmico de Engenharia. Se conseguir uma placa de PVC com espessura tal que consiga fazer uma camisa compatível com as diametros do embolo e da mola helicoidal, aí poderá usar nas carabinas cujo diâmetro interno do embolo seja em torno de 20mm.

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja bem, sempre me referi a tubo de PVC 25mm (usado no tópico da HW35S) ou 20mm da linha soldável para água fria.

 

Novamente chamo a sua atenção para observar as dimensões, tais como diâmetros externo e interno (espessura da parede). Afinal você já comentou que e acadêmico de Engenharia. Se conseguir uma placa de PVC com espessura tal que consiga fazer uma camisa aí poderá usar nas carabinas cujo diâmetro interno do embolo seja em trono de 20mm.

 

Creio que na faculdade não tenhamos uma placa de PVC que eu consiga fazer uma camisa com ela. Como o laboratório está fechado devido a férias, vou te pedir um favor para que eu consiga pensar:

 

Qual o diâmetro interno do embolo da Dione e qual o diâmetro da mola da Dione?

 

Obviamente o diâmetro do êmbolo é maior que o diâmetro da mola para comporta-la internamente.

 

Vamos a algumas suposições, com medidas em mm:

1) Se o diâmetro do êmbolo "DE" for de 20 < DE < 25, eu teria que usar o PVC com diâmetro de 20.

Mas para isso dar certo, seria preciso que o diâmetro da mola "DM" for de DM < 17.

 

2) Se o diâmetro do êmbolo "DE" for de 25 < DE < 32, eu teria que usar o PVC com diâmetro de 25.

Mas para isso dar certo, seria preciso que o diâmetro da mola "DM" for de DM < 21,6.

 

O problema que você deve estar relatando é que se eu usar a PVC de 20 que deve ser o que cabe, a mola tenha um diâmetro superior a 17mm, certo?

 

Para que eu possa pensar em uma solução, se possível me passa por favor a medida interna do êmbolo da Dione e a medida do diâmetro da mola, só assim posso dar alguma ideia.

 

Obrigado Alberto por uma discussão produtiva, mesmo que isso não de em nada na prática para a arma eu já ganhei muito com o papo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Creio que na faculdade não tenhamos uma placa de PVC que eu consiga fazer uma camisa com ela. Como o laboratório está fechado devido a férias, vou te pedir um favor para que eu consiga pensar:

 

Qual o diâmetro interno do embolo da Dione e qual o diâmetro da mola da Dione?

 

Obviamente o diâmetro do êmbolo é maior que o diâmetro da mola para comporta-la internamente.

 

Vamos a algumas suposições, com medidas em mm:

1) Se o diâmetro do êmbolo "DE" for de 20 < DE < 25, eu teria que usar o PVC com diâmetro de 20.

Mas para isso dar certo, seria preciso que o diâmetro da mola "DM" for de DM < 17.

 

2) Se o diâmetro do êmbolo "DE" for de 25 < DE < 32, eu teria que usar o PVC com diâmetro de 25.

Mas para isso dar certo, seria preciso que o diâmetro da mola "DM" for de DM < 21,6.

 

O problema que você deve estar relatando é que se eu usar a PVC de 20 que deve ser o que cabe, a mola tenha um diâmetro superior a 17mm, certo?

 

Para que eu possa pensar em uma solução, se possível me passa por favor a medida interna do êmbolo da Dione e a medida do diâmetro da mola, só assim posso dar alguma ideia.

 

Obrigado Alberto por uma discussão produtiva, mesmo que isso não de em nada na prática para a arma eu já ganhei muito com o papo.

 

Vamos fazer melhor ainda:

 

- desmonte a sua carabina Rossi Dione, e retire o êmbolo e a mola helicoidal.

 

- vá a uma loja de material de construção e verifique se o tubo de PVC entra dentro do êmbolo e se a mola entra dentro do tubo (método da tentativa e erro).

 

- Ah! teste também o tubo que vem no papel de fax (se ainda existir no mercado).

 

Lembre-se: "no pain, no gain"

 

PS; alguma boa alma poderia "corrigir" as contas do Nanvalen ?

Editado por Alberto José

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Vamos fazer melhor ainda:

 

- desmonte a sua carabina Rossi Dione, e retire o êmbolo e a mola helicoidal.

 

- vá a uma loja de material de construção e verifique se o tubo de PVC entra dentro do êmbolo e se a mola entra dentro do tubo (método da tentativa e erro).

 

- Ah! teste também o tubo que vem no papel de fax (se ainda existir no mercado).

 

Lembre-se: "no pain, no gain"

 

PS; alguma boa alma poderia "corrigir" as contas do Nanvalen ?

Qual conta está errada?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Vou te pedir um favor:

 

Crie um tópico especifico tipo: Como usar PVC para encamisar a mola helicoidal da Rossi Dione (algo assim no título)

Essa é a melhor resposta pois desviou todo o assunto do tópico mesmo.

 

Se algum adm quiser pode apagar as postagens sobre o assunto do PVC aqui.

 

Desculpe Alberto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caso seja possível cobrir o embôlo da b19 com essa fita será uma opção mais barata do que o embôlo da elite, e 10m de fita dá pra muita coisa. Ficarei no aguardo dos resultados.

 

No caso da B19, seria algo mais ou menos assim, caso do diâmetro de passagem do cilindro permita ao menos uma volta inteira.

 

IMG_3449.JPG?lgfp=3000

 

IMG_3450.JPG?lgfp=3000

 

IMG_3451.JPG?lgfp=3000

 

No outro extremo, lado do retentor, talvez possa ser sem recorte.

 

Importante polir o êmbolo com lixa d'água, lavar e secar e evitar o contato dos dedos (oleosidade, suor, etc) com a parte onde será aplicada a fita adesiva.

Editado por Alberto José

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alberto ja tem alguma novidade?

Sera que teria algum outro tipo de material que poderia ser usado?

Algo como um anel feito a partir de um pedaço de PVC bem ajustado ao embolo e colado com superbond ou aralditi

 

Sera que aguntaria a cola?

Abraço e bons tiros

 

CBC B19-S F18 gatilho tunado by Mario Anderson GR elite 40kg bucha PU Elite

13745905545_aaacaa7aa0_n.jpg

Kral AI-2S F22

 

Ex-CBC B15 F18

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alberto ja tem alguma novidade?

Sera que teria algum outro tipo de material que poderia ser usado?

Algo como um anel feito a partir de um pedaço de PVC bem ajustado ao embolo e colado com superbond ou aralditi

 

Sera que aguntaria a cola?

 

Sem novidades, conforme citei, este é um teste de longa duração.

 

Impossível, observe que a espessura da fita é 0,13 mm, uma volta inteira da fita já interfere na introdução do êmbolo na Cometa 220.

 

Somente torneando o êmbolo, se a espessura permitir, para confeccionar um rebaixo e utilizando um anel de PTFE (Teflon), como no êmbolo do Kit Advanced para a Fênix / Fusion, pois o PVC não é auto lubrificante,

Editado por Alberto José

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 months later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante