Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Facas EduBacha


EduBacha

Posts Recomendados

Olá, obrigado!
Não tenho vídeos, as vezes tiro fotos do processo de fabricação, é trabalhoso exige esforço mas nada impossível, só é preciso ter algumas ferramentas se quiser fazer tudo mais rapido...
Qualquer hora faço um video, se bem que tem um monte no youtube, cada cuteleiro faz de um jeito diferente suas facas...
Isso que faz das facas artesanais algo tão singular.
Abraço !

A paciência é amarga, mas seus frutos são doces. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qualquer hora faço um video, se bem que tem um monte no youtube, cada cuteleiro faz de um jeito diferente suas facas...

Isso que faz das facas artesanais algo tão singular.

Abraço !

 

RSRSRSRSRS...............isso mesmo cada um faz de um jeito.....e minha curiosidade é justamente essa: saber como vc faz.

 

Gosto muito de trabalhos manuais, (ajustes, montagens, acabamentos, etc), e volta e meia me pego la no youtube vendo os mestres cuteleiros fazendo suas obras de arte.....

 

Cada um tem uma maneira de trabalhar no aço, uma ferramenta especial, uma técnica diferente e no final sempre sai uma bela peça.

 

Confesso que já fiz algumas facas, (não tão belas e perfeitas como as suas), mas modéstia a parte ficaram até que bonitinhas.

 

Eu usava lâminas de serras hidráulicas e placas de couro no cabo...depois era só um pouco de paciência no acabamento.

 

FIz várias .......dei p/ os amigos e hoje tenho só uma.....se a patroa não jogou fora.........qualquer hora vou procurar aqui em casa.

 

Por favor Edu, quando fizer o vídeo ....avisa a gente .

 

Um abraço

 

Grandini

"NÃO SABEMOS O VALOR DA ÁGUA ATÉ O POÇO SECAR"
Benjamin Franklin

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pessoal!
Esse facão kukri deu trabalho, eu fiz para um amigo, para usar no mato, mas uma certa pessoa tomou o facão, jogou algumas notas de dinheiro na minha mão e não houve o que fazer, nunca mais vi o facão kk foi uma venda forçada hehehe
mas é muito legal fazer laminas grandes assim, exige atenção em dobro, kukri normalmente é bom fazer por forja para preservar a história fenomenal desse formato de lamina.

Quanto ao vídeo, quando eu fizer posto aqui sim! Quando achar a faca poderia postar também ;)
( Não estou querendo também tranformar o CA no forum Cutelaria e.. se sobrar espaço Carabinas de Ar, kkk Acredito que todos aqui saibam que minha praia é Tiro Esportivo mesmo, nada supera o chumbo para mim)

Abraço!

A paciência é amarga, mas seus frutos são doces. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bacana heim Edu.

 

São lindas...

 

Gostei muito dessa estilo Bowie em inox 440c

 

Bicho estou sempre procurando facas artesanais... sou meio que aficionado.. hehehehe

Atualmente estou procurando peças em damasco para corte de carnes....

quando tu tiver, manda umas fotos das damasco que tu anda fazendo... :thumbup:

 

Abraços e parabéns

"Eu sou o que sou. E é isso que eu sou" - Popeye

 

Cometa New Fenix 400 - 4,5mm

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

MSadu, um dos meus projetos é uma faca Santoku em aço damasco no padrão torcido( que ficam listras no aço), é um projeto bem bacana com cabo em chifre de cervo argentino, certamente é um projeto para venda.

Obrigado Luiz e Eduardo!

A lamina que estou fazendo agora em Damasco é para pesca, um presente para meu pai, está saindo tudo como planejado, assim que eu terminar posto fotos aqui, ja adianto que o formato será esse:

foto-1_zps66356e06.jpg
Logico, ainda falta bastante coisa para ficar pronta, quando lixa o aço, os desenhos do damasco aparecem, e depois um mergulho em ácido ressalta ainda mais os desenhos...

Daí quando terminar essa já começo algumas outras em damasco e se tiver encomendas, são as proximas a ficarem prontas... hehe
Abraço

A paciência é amarga, mas seus frutos são doces. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que show!

 

Seus vídeos foram os primeiros que acompanhei sobre tiro esportivo e me ensinaram muita coisa (sem contar seus email de esclarecimento). Adoraria ver vídeos sobre também esse seu trabalho.

 

Fico na torcida pois adoro cutelaria desde pequeno.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado, realmente o damasco fica lindo mesmo.
Por desbaste é mais facil de trabalhar, exige menos tempo( e pegar firme, e tiver todos os materiais em mão, consigo terminar uma lamina inteira e dar acabamento em 10 horas seguidas... faltando apenas colocar o cabo )
Já por forja, por ser uma tecnica mais primitiva, demora muito mais, exige muita paciencia e visão arquitetônica kk pois pegar por exemplo um cabo de aço e forjar até ficar no formato de uma faca linda, usando apenas martelos... demanda tempo e técnica.

Eu prefiro fazer por desbaste, por mais que seja honroso fazer uma por forja, é um tempo muito grande que será gasto e não trará vantagens para a lamina em si( só o preço que aumenta por ser mais trabalhoso).
Abraço

A paciência é amarga, mas seus frutos são doces. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Lucielfelipe tenho sim...
Mola de kombi normalmente é aço 5160 com aprox. 0,62% de C. Sua temperatura de tempera = 856ºC ( esquente o aço até um tom laranja quase amarelo) com resfriamento em agua ou oleo... eu uso uma mistura "especial" de liquidos para resfriamento.. O que importa na verdade além do calor específico do liquido é a temperatura inicial dele, em relacão à temperatura de tempera do aço em questão... 856ºC é uma temperatura um tanto quanto elevada( do 1095 que é o aço que gosto de trabalhar é de apenas 770ºC ). Portanto a temperatuda do liquido deve ser de 40ºC a 80ºC ...

E revenimento para o 5160 é o seguinte=
tempo no forno temperatura do forno dureza final em HRC
1h --------------------------------- 200ºC-----------------------------60 HRC
1h --------------------------------- 300ºC----------------------------- 55HRC
1h --------------------------------- 400ºC ---------------------------- 50HRC

Guarde bem a tabela, é importante ;)
Como a dureza em HRC em relação ao tempo em determinada temperatura constante, é representada no gráfico como uma parabola, a regrinha de 3 não é muito exata, mas se quiser colocar no forno à 250 ºC por exemplo, pode fazer e dar um limite de erro de 3 unidades em HRC ( regra inversamente proporcional)

Acredito que seja essa a resposta da sua pergunta,
vou par a aula agora, estudar que não tá facil para ninguem kk Abraço!!

Editado por EduBacha
  • +1 2

A paciência é amarga, mas seus frutos são doces. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Linda faca!

Wagner Abreu
Urko I 4,5 mm com mola inox Alterama e bucha PU
CBC Montenegro F18 Classic Plus B19-17 4,5 mm, GR Elite 45 kg e gatilho Quick Shot, tunning by Karolaza
Hatsan HT 125 5,5 mm, tunada
Gamo CFX 5,5 mm gasram 45 kg
Pistola Airsoft Spring G&G - G226
Pistola Beeman P17 2004 New Generation 4,5 mm

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado!
Olha no momento eu encerrei um pouco a venda, pois fechei uma encomenda e prefiro por enquanto fazer uma por uma para ficar mais caprichada... Mas podemos conversar por MP.

Estou afim de fazer em breve um facão arabe( saladino), nesse modelo mas com outro aço pois ao aço da TAUE não me agrada :
faco-saladino-mod868-espada-adaga-punhal
Pessoalmente acho muito bonito, mais bonito que prático na verdade ( na pratica o kukri realmente é o mais eficaz para a maioria dos trabalhos)
Abraço

A paciência é amarga, mas seus frutos são doces. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só para dar uma atualizada... como eu disse, é assim que fica o damasco depois que o acabamento da faca é finalizado, ainda falta o cabo.

foto4-12_zps2b682229.jpg

 

 

 

Como fica bonito o desenho desta lâmina.

Parabéns.

Peace for the world

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Terminei mais uma !!!!
Em damasco com cabo em chifre de cervo, segui encomenda, fiz de acordo com o pedido, pedido muito ousado por sinal, que ficou muito bonita ao meu ver, espero que gostem:

foto1-15_zps748efd9c.jpg

foto2-18_zps7d2fb6e5.jpg

Abraço

Eduardo Bacha.

  • +1 1

A paciência é amarga, mas seus frutos são doces. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Linda!


+1

Wagner Abreu
Urko I 4,5 mm com mola inox Alterama e bucha PU
CBC Montenegro F18 Classic Plus B19-17 4,5 mm, GR Elite 45 kg e gatilho Quick Shot, tunning by Karolaza
Hatsan HT 125 5,5 mm, tunada
Gamo CFX 5,5 mm gasram 45 kg
Pistola Airsoft Spring G&G - G226
Pistola Beeman P17 2004 New Generation 4,5 mm

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

as facas em aço damasco não perdem os desenhos nunca? Precisa alguma manutenção para manter os desenhos?

As facas são realmente lindas, e o facão KUKURI atormenta meus Pensamentos....

PARABÉNS!

RobertoCBC B19-17 cal 5,5mm GR 50 KgBAM B3-3 cal 4,5 mmBeeman P17 - 2004 cal 4,5mmURKO I (Modelo com alma lisa!) sendo reformada<p
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, obrigado!!! , mandarei MP...

Os desenhos não apagam pois é a estrutura do aço que é daquela forma, não é uma camada superficial, é daquele jeito no interior da faca toda, portanto pode usar a vida toda que talvez arranhe, suje... enferruje se não cuidar( eu passo um produto para não enferrujar) mas os desenhos não saem, e se saírem , um mergulho em ácido revela tudo novamente ;)
A unica manutenção que toda faca exige é uma camada fina de óleo( assim como nossas queridas armas- pelo que li está esperando CR, irá perceber que em armas de fogo a ferrugem costuma atacar mais rapido se não cuidar, pelo simples fato de que o calor acelera as reações quimicas por ser um catalisador, o mesmo ocorre nas facas, o calor ajuda a deteriorar a lamina de muitas formas portanto é recomendado deixar longe de fontes de calor. )
e manter o fio sempre o mais afiado possível, se não vai desbastando e chega a um ponto em que é necessário refazer o fio como um todo...

O facão kukri ficou bruto, não? Estou agitado para fazer outro, o que complica é que facão como esse sai mais caro para fazer do que o preço de venda kk o negócio seria fazer um para sorteio mesmo, quem sabe de uma comemoração do forum, vai que um dia acontece né.

Abraço!

A paciência é amarga, mas seus frutos são doces. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Magnífica!

Wagner Abreu
Urko I 4,5 mm com mola inox Alterama e bucha PU
CBC Montenegro F18 Classic Plus B19-17 4,5 mm, GR Elite 45 kg e gatilho Quick Shot, tunning by Karolaza
Hatsan HT 125 5,5 mm, tunada
Gamo CFX 5,5 mm gasram 45 kg
Pistola Airsoft Spring G&G - G226
Pistola Beeman P17 2004 New Generation 4,5 mm

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara que trabalhos ein! Muito bom mesmo, realmente tens o dom parabéns!

 

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk

________________________________________________________

CYMA AK47 SPETNAZ CM037

SPA CP1-M 5.5mm + Luneta 4x32 XingLing - Co2 - Convertendo Para HPA - Tópico do Review + Conversão

CBC B19-14 4.5mm - Kit GR 40Kg Completo Quick Shot - VENDIDA

Hatsan HT80 5.5mm - Original - VENDIDA

CBC B19s 4.5mm - GR 40Kg & Gatilho Esportivo QuickShot + Hawke 4-16x50 AOIR - VENDIDA

Cometa 220 4.5mm - Original - VENDIDA

Nikko Stirling Gold Crows 4x32 AOIR - Tópico do Review VENDIDA

Nikko Stirling Mountmaster 4x32 AO - Tópico do Review VENDIDA

Webley Rebel 4,5mm - Original - Tópico do Review VENDIDA

Beeman P17 4,5mm - VENDIDA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, obrigado!!! , mandarei MP...

 

Os desenhos não apagam pois é a estrutura do aço que é daquela forma, não é uma camada superficial, é daquele jeito no interior da faca toda, portanto pode usar a vida toda que talvez arranhe, suje... enferruje se não cuidar( eu passo um produto para não enferrujar) mas os desenhos não saem, e se saírem , um mergulho em ácido revela tudo novamente ;)

A unica manutenção que toda faca exige é uma camada fina de óleo( assim como nossas queridas armas- pelo que li está esperando CR, irá perceber que em armas de fogo a ferrugem costuma atacar mais rapido se não cuidar, pelo simples fato de que o calor acelera as reações quimicas por ser um catalisador, o mesmo ocorre nas facas, o calor ajuda a deteriorar a lamina de muitas formas portanto é recomendado deixar longe de fontes de calor. )

e manter o fio sempre o mais afiado possível, se não vai desbastando e chega a um ponto em que é necessário refazer o fio como um todo...

 

O facão kukri ficou bruto, não? Estou agitado para fazer outro, o que complica é que facão como esse sai mais caro para fazer do que o preço de venda kk o negócio seria fazer um para sorteio mesmo, quem sabe de uma comemoração do forum, vai que um dia acontece né.

 

Abraço!

 

Acho que vc esqueceu de me mandar o valor do facão por MP.

meu email é drivea@uol.com.br

RobertoCBC B19-17 cal 5,5mm GR 50 KgBAM B3-3 cal 4,5 mmBeeman P17 - 2004 cal 4,5mmURKO I (Modelo com alma lisa!) sendo reformada<p
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pessoal!!

O comprimento dessa ultima ficou em cerca de 27cm

Estou querendo pegar um projeto para esse feriado, que posso começar e terminar a faca toda sem pausas, focado e já enviar terça dependendo do projeto, aí sim ;)

Abraço pessoal e obrigado mais uma vez!


Rapaz!!!! São obras de arte...gosto muito também.....sou muito fã de espadas Katana..você já fez alguma ???

 

Parabéns pelo seu trabalho....você é um artista...!!!!

Opa obrigado!
Há uma semana recebi um pedido para fazer katana, mas estou sem chapa comprida o suficiente, sem tubo de aço para forjar também, estou priorizando projetos com até 40 cm de comprimento pois nesse tamanho tenho aço Top aqui...
Abraço!

A paciência é amarga, mas seus frutos são doces. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante