Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Manutenção básica, a precisão pode ir pelos ares com a falta de simples cuidados!


Posts Recomendados

Muito boa tarde, Cachorrão !!!! Parabéns pelo tópico !!! :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

 

Muito legal este tópico e está sendo de muita valia para mim, pois eu tenho estes problemas e ainda estou começando a aprender a limpeza da carabina.

 

Sua solidariedade e a do Karolaza são de tirar o chapéu, vcs são muito legais e dividem com todos sua experiência, recebam os cumprimentos deste amigo véio q tá com saudades de vcs pq tava com dor na coluna no sábado e no domingo ... :laughing:

 

Obrigado pela iniciativa !!!

 

Do amigo Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom!!!!

Show de tópico.

 

Opa Leonardo!!! Muito Obrigado cara, valew mesmo!!

 

Muito boa tarde, Cachorrão !!!! Parabéns pelo tópico !!! :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

 

Muito legal este tópico e está sendo de muita valia para mim, pois eu tenho estes problemas e ainda estou começando a aprender a limpeza da carabina.

 

Sua solidariedade e a do Karolaza são de tirar o chapéu, vcs são muito legais e dividem com todos sua experiência, recebam os cumprimentos deste amigo véio q tá com saudades de vcs pq tava com dor na coluna no sábado e no domingo ... :laughing:

 

Obrigado pela iniciativa !!!

 

Do amigo Roberto

 

Aeeeee Robertãoooo :unworthy: !!! Poxa sentimos a sua e a falta do Whombi lá no Domingão véio!!!! Mas não esquenta não pois muitos outros virão se Deus quiser!!!

 

Valeu meu velho a intenção é tentar ajudar e sanar algumas das dúvidas pelas quais eu tb passei e vi quais eram as "saídas" hehehe De nada se leva dessa vida meu velho, nem mesmo o conhecimento, portando de nada adianta tê-lo (nem que seja um pouquinho heheheh) e não compartilha-lo ;).

 

Abração meu amigo e domingão se Deus quiser estaremos lá novamente!!! :jig::thumbsu:

Norica Titan 5,5mm Gr 45 Kgs

Montenegro Classic Plus B 19-17 4,5mm Gr 40Kgs Nikko Stirling Goldcrown Airking 4x32 AO.

 

"Tudo posso naquele que me fortalece", Deus!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns Doberman:

Excelente iniciativa e realmente limpar o cano com chumaços de algodão é bem fácil e barato.

Uma peça que sempre procuro trocar em minhas carabinas é o o'ring de vedação da câmara com o cano.

É um material que custa centavos em casas especializadas e que tem grande influência no POI.

Já tive a experiência ruim de ver uma Urko III (uma de minhas primeiras carabinas) com cano "empenado" para cima. Daí levei a um coroa aqui perto que faz manutenção e ele me disse: "não está empenado o o'ring está todo deformado!" Daí ele trocou e tudo voltou ao que era antes.

 

É importante lembrar que a maioria das carabinas leva um o'ring de perfil circular, no entanto alguns modelos levam um o'ring de formato diferenciado para cada arma, mas é possível encontrá-los à venda na net em casas do ramo.

 

E sempre que for comprar é bom levar o velho para medir.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns Doberman:

Excelente iniciativa e realmente limpar o cano com chumaços de algodão é bem fácil e barato.

Uma peça que sempre procuro trocar em minhas carabinas é o o'ring de vedação da câmara com o cano.

É um material que custa centavos em casas especializadas e que tem grande influência no POI.

Já tive a experiência ruim de ver uma Urko III (uma de minhas primeiras carabinas) com cano "empenado" para cima. Daí levei a um coroa aqui perto que faz manutenção e ele me disse: "não está empenado o o'ring está todo deformado!" Daí ele trocou e tudo voltou ao que era antes.

 

É importante lembrar que a maioria das carabinas leva um o'ring de perfil circular, no entanto alguns modelos levam um o'ring de formato diferenciado para cada arma, mas é possível encontrá-los à venda na net em casas do ramo.

 

E sempre que for comprar é bom levar o velho para medir.

 

Abraço.

 

Aeee Anderson!! Muito obrigado e muito bem lembrado o o'ring com certeza deve ser verificado com frequência pois um dano pode significar a perda de constancia da VO!

 

Abração!!! :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

Norica Titan 5,5mm Gr 45 Kgs

Montenegro Classic Plus B 19-17 4,5mm Gr 40Kgs Nikko Stirling Goldcrown Airking 4x32 AO.

 

"Tudo posso naquele que me fortalece", Deus!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu só não concordo com uma coisa...

 

Todo mundo pensa que a tal coroa do cano deve ser feita de plástico pra não poder nem encostar nela.

Gente, isso é aço puro... Não se estraga com tanta facilidade. Portanto, não fiquem com receio de fazer aquela limpeza "pesada" no cano quando precisar.

Raimundos_sign_by_ibefelipe.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu só não concordo com uma coisa...

 

Todo mundo pensa que a tal coroa do cano deve ser feita de plástico pra não poder nem encostar nela.

Gente, isso é aço puro... Não se estraga com tanta facilidade. Portanto, não fiquem com receio de fazer aquela limpeza "pesada" no cano quando precisar.

 

Opa Major!! A coroa realmente não é feita de "plástico", mas se por acidente ou descuido na hora da limpeza ela for danificada nem que seja em um único dente do final do raiamento tchau coroa, mesmo!!!

Todo cuidado realmente é pouco quando se trata de limpar a parte da coroa quando se usa material que pode danificá-la. É bom lembrar tb que existem diversos tipos de coroas e algumas são realmente muito mais sensiveis a danos que outras.

 

Um expert americano em armas de fogo chamado Larry Potterfield demostra nesse video o trabalho que dá o conserto e também afirma que qualquer pequeno dano pode prejudicar e muito a precisão de qualquer arma.

 

 

Abração! :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

  • +1 1

Norica Titan 5,5mm Gr 45 Kgs

Montenegro Classic Plus B 19-17 4,5mm Gr 40Kgs Nikko Stirling Goldcrown Airking 4x32 AO.

 

"Tudo posso naquele que me fortalece", Deus!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Doberman,

Parabéns pelo tópico e pelas explicações claras e objetivas.

Se não for abusar da sua bondade e aproveitando do seu conhecimento e experiência, gostaria de sugerir que você fizesse um tópico sobre lubrificação, onde fossem abordados: Frequência da lubrificação, tipos de lubrificantes e em que partes os mesmos são aplicados.

Um grande abraço.

"Eu canto porque o instante existe,

E a minha vida está completa,

Não sou alegre, nem sou triste,

Sou poeta" (Cecília Meireles)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Doberman,

Parabéns pelo tópico e pelas explicações claras e objetivas.

Se não for abusar da sua bondade e aproveitando do seu conhecimento e experiência, gostaria de sugerir que você fizesse um tópico sobre lubrificação, onde fossem abordados: Frequência da lubrificação, tipos de lubrificantes e em que partes os mesmos são aplicados.

Um grande abraço.

 

Opa Cyntra!!! Muito obrigado!!! São só algumas dicas baseadas nas "dores de cabeça" que já tive hehehehehe

 

Valeu pela idéia velhinho!!! A lubrificação que faço hoje em dia é bem simples, como disse as springers são feitas para manutenção QUASE zero, comprei o Polarprot na Alterama (mas pode ser com singer mesmo que é muito bom) e pingo uma gota apenas nas partes móveis como alavancas e pinos. Vou bolar um tópico a respeito e posto.

 

Abração!!! :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

Norica Titan 5,5mm Gr 45 Kgs

Montenegro Classic Plus B 19-17 4,5mm Gr 40Kgs Nikko Stirling Goldcrown Airking 4x32 AO.

 

"Tudo posso naquele que me fortalece", Deus!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pela idéia velhinho!!! A lubrificação que faço hoje em dia é bem simples, como disse as springers são feitas para manutenção QUASE zero, comprei o Polarprot na Alterama (mas pode ser com singer mesmo que é muito bom) e pingo uma gota apenas nas partes móveis como alavancas e pinos. Vou bolar um tópico a respeito e posto.

 

Abração!!! :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

 

Aguardando o novo tópico! Parabéns Cachorrão.

Norica Dragon 5,5mm GR 50Kg.

Rossi Dione 4G 5,5mm GR 55Kg.

Cometa 220 4,5mm GR 45Kg. (vendida)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Aguardando o novo tópico! Parabéns Cachorrão.

 

Aeeee Luiz!!!! Td bem meu velho?! Muito obrigado, já postei o novo tópico sobre lubrificação basica que eu faço espero que ajude.

 

Abração e valeu!!! :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

Norica Titan 5,5mm Gr 45 Kgs

Montenegro Classic Plus B 19-17 4,5mm Gr 40Kgs Nikko Stirling Goldcrown Airking 4x32 AO.

 

"Tudo posso naquele que me fortalece", Deus!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Opa Major!! A coroa realmente não é feita de "plástico", mas se por acidente ou descuido na hora da limpeza ela for danificada nem que seja em um único dente do final do raiamento tchau coroa, mesmo!!!

Todo cuidado realmente é pouco quando se trata de limpar a parte da coroa quando se usa material que pode danificá-la. É bom lembrar tb que existem diversos tipos de coroas e algumas são realmente muito mais sensiveis a danos que outras.

 

Um expert americano em armas de fogo chamado Larry Potterfield demostra nesse video o trabalho que dá o conserto e também afirma que qualquer pequeno dano pode prejudicar e muito a precisão de qualquer arma.

 

 

Abração! :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

Mas isso é de certeza... Não só numa carabina de ar mas em qualquer arma o dano por menor que seja já pode causar uma anomalia nos tiros. E com certeza o cano é a parte mais frágil de uma arma (apesar de ser de aço).

Eu acho bem difícil conseguir estragar o raiamento ou a coroa, mesmo se a própria vareta de limpeza esteja raspando neles.

Raimundos_sign_by_ibefelipe.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom o tópico, a calma e paciência deve ser usada não só no ato de atirar, mas na limpeza, um exagero ou distração, e lá se foi sua precisão e as vezes...a arma.

Produtos de qualidade são importantes, mas as vezes custam muito caro e acabamos por utilizar algo genérico ou caseiro, muito cuidado com isso, um bore snake caseiro mal feito ou com material errado, já eram suas raias, entre outros.

Além da precisão, objetivo do tópico, devemos levar em consideração a estética da arma, imaginem numa desmontagem sem cuidado com chaves mais ou menos certas... o dano causado numa coronha ou na cabeça do parafuso...

Por isso, calma e paciência, se estiver cansado ou estressado, deixa para depois a manutenção.

STAH - FPTE - MVB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Opa pessoal!!

 

Ontem a noite enquanto fazia a manutenção básica nas minhas carabinas pensei neste tópico e derepente como ele poderia ser interessante aos iniciantes no nosso tão querido esporte e a eles eu dedico essas linhas.

 

Muitas vezes vi amigos e parentes atirando com suas carabinas e reclamando que o chumbo que agrupava "derepente não agrupa mais" e lá vem aquele monte "homenagens" à carabina hAUAHAUHAuh

As vezes, (quase 100% das vezes) a culpa é nossa mesmo, dá pra contar nos dedos de uma mão e ainda sobrariam muitos quantas vezes a falta de precisão é problema do equipamento (desde é claro que ele não tenha sido feito no fundo de quintal kkkk).

 

Canos sujos ou com manutenção inadequada, na minha opinião, são responsáveis por pelo menos 80/90% dos problemas de precisão súbitos, já vi gente limpando o cano como se ele fosse um cano de esgoto que precisasse ser desobstruido AHuAHAUhAuh limpar um cano, pra mim, é como afiar uma boa faca, se fizer força e querer afiar "na marra" não sai nada e as vezes destroi o fio de vez. Se for utilizar a escova de latão passe com calma umas 6 / 8 vezes com cuidado com a COROA (a ponta do cano), pois se você danifica-la terá a precisão prejudicada tb, a escova deve fazer o movimento completo de vai-e-vem, com calma. O uso de lubrificantes no cano na limpeza não é condenado mas deve ser feito com cuidado e com uso moderado, Wd40 ou Polarprot por exemplo podem ser usados na limpeza interna do cano, mas depois devem ser retirados com o uso da escova de espuma (crina) ou com o uso de algodões e NÂO se deve deixa-lo entrar na camara de forma alguma.

 

O karolaza postou um video muito bom e útil para limpeza com o uso de simples algodões que pode ser visto aqui: http://carabinasdear...-da-sua-airgun/

 

Atente-se ao fato, de que, após a limpeza o POI demorará de 5 a 10 disparos para voltar ao normal e em alguns casos até mais, mas normalmente esse numero não passa de 20 disparos até se estabilizar.

 

Os parafusos da coronha também podem ser um grande inimigo da presisão se estiverem soltos, o que pode ocasionar até a quebra da coronha ou danificar os parafusos. Neles seria interessante a utilização de trava rosca de torque médio (tipo Loctite). Lembrando que com os parafusos soltos a precisão pode ser afetada pois há nessa situação um apoio inconstante da arma com sua coronha gerando um ponto de apoio variavel a cada disparo efetuado.

 

Estas dicas são resultado de algumas experiências que tive e que gostaria muito de compartilhar com os amigos que estão começando no esporte e que por muitas vezes se sentem um tanto quanto perdidos no que diz respeito a manutenção simples. Aos amigos que já tem experiência vamos postar e ajudar aos iniciantes pois o que pode parecer óbvio para nós hoje já foi um dia um grande mistério e motivo de boas dores de cabeça kkkkkkkk

 

Abração a todos!!! :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

valeu cara belesa shou de bola pois esse e um problema de muitos e quase todos cometem o mesmo erro como eu usando oleo por dentro do cano penssando que estava fasendo o ceto, valeu pela dica...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Por isso que gosto de arma de pressão. Nada de trocar óleo, verificar água, pôr álcool em posto bom ou trocar amortecedor. É pá, pum. Basta deixar o cano limpo e os parafusos apertados. :thumbup:

.....................................
“A diferença entre os homens e os abacates é que os abacates amadurecem”

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Doberman, obrigado pelas dicas.e agora que sei disso tudo, não sei como a minha Rossinhade 36 anos sobreviveu por tanto tempo com as minhas "limpezas". Eu colocava o bico do frasco do óleo Singer no cano e apertava, depois colocava no orificio que dava para a câmara e fazia amesma coisa, depois enxarcava um pano com o dito óleo e passava na coronha. Deu para ter uma idéia? Coitada. E atira até hoje com todas as peças originais, nunca foram trocadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Doberman, obrigado pelas dicas.e agora que sei disso tudo, não sei como a minha Rossinhade 36 anos sobreviveu por tanto tempo com as minhas "limpezas". Eu colocava o bico do frasco do óleo Singer no cano e apertava, depois colocava no orificio que dava para a câmara e fazia amesma coisa, depois enxarcava um pano com o dito óleo e passava na coronha. Deu para ter uma idéia? Coitada. E atira até hoje com todas as peças originais, nunca foram trocadas.

 

AUAHuAhAUhA me lembrei da minha primeira carabina com esse seu relato Baby kkkkkkkkkk Eu tb quando era moleque entuchava óleo singer em literalmente TODAS as partes da velha urko hAuAHAUh

 

Abração velhinho!!! :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

Norica Titan 5,5mm Gr 45 Kgs

Montenegro Classic Plus B 19-17 4,5mm Gr 40Kgs Nikko Stirling Goldcrown Airking 4x32 AO.

 

"Tudo posso naquele que me fortalece", Deus!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

AUAHuAhAUhA me lembrei da minha primeira carabina com esse seu relato Baby kkkkkkkkkk Eu tb quando era moleque entuchava óleo singer em literalmente TODAS as partes da velha urko hAuAHAUh

 

Abração velhinho!!! :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

Que moleque não fez isso? KKkkkkkkk ... Eu usava uma linha de pesca e passava um pedaço de pano com óleo pelo cano, até parar de sair preto. Bom, pelo menos, óleo Singer eu uso até hoje para um montão de coisas. :thumbup:

.....................................
“A diferença entre os homens e os abacates é que os abacates amadurecem”

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante