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Melhora no gatilho da CBC F18 B19-17


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O que eu menos gostei na B19-17 foi, de longe, o gatilho loooooongo, que parecia que nunca ia disparar. Mesmo com o parafuso de regulagem do gatilho todo apertado, não ocorria nenhuma alteração no curso do gatilho. Hoje resolvi fazer uma modificação rápida que melhorou muito o gatilho e o deixou com dois estágios bem definidos.

 

A modificação é fácil de fazer, porém deve ser feita com o máximo de cuidado para o gatilho não ficar sensível demais, o que é perigoso.

O parafuso a ser trocado está indicado pela seta na imagem a seguir. Para ter acesso a ele, achei melhor soltar os dois parafusos que prendem o guarda mato e removê-lo, mas isso não é absolutamente necessário e dá pra trocá-lo sem remover o guarda mato.

 

2qcfasy.jpg

 

 

 

Como o parafuso original não está fazendo a sua função, a ideia é trocá-lo por um com rosca e diâmetro iguais, mas uns 2 ou 3 milímetros mais longo. Outro detalhe importante é que a cabeça do parafuso não deve ser muito maior que o original, senão não vai caber no mesmo local.

Certamente deve ter um que sirva aqui... :D

 

14twops.jpg

 

 

 

Encontrei um com rosca e diâmetro idênticos, porém longo demais.

 

xlib02.jpg

 

 

 

Cortei e poli a ponta do parafuso com um dremel, deixando-o 2 mm maior que o original.

 

2h4am0x.jpg

 

 

 

Apliquei uma gota de trava roscas para ficar bem firme e não soltar com o tempo.

 

1t9bn6.jpg

 

 

 

Depois de montado, basta apertar lentamente o parafuso até sentir uma pressão e aí, dando 1/4 de volta de cada vez, ir atirando e sentindo o gatilho até chegar no ponto que mais agrada. De cara vai dar para sentir um primeiro estágio mais leve e um segundo estágio bem mais pesado. Ao apertar o parafuso (girando no sentido horário) o segundo estágio fica mais curto, porém deve-se tomar cuidado para não ficar curto demais. Se passar do ponto, basta girar o parafuso no sentido anti-horário para deixar o segundo estágio mais longo.

 

11ql9nr.jpg

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É isso ai, o famoso "tunning do parafuso", primeira coisa a ser feita.

Só acho que não precisa de trava rosca (e também não recomendaria) a não ser que esteja afrouxando!

Do tempo que fiquei com a minha B19-17 o parafuso nem mexeu.

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Polimento nas partes de contato e no engate do pistão é imprescindível. Diminir o angulo da mola também. Ainda assim nao fica perfect. Fica bom.

Esse video do edu bacha me ajudou demais da conta!

https://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&rct=j&ei=Vo5-U-jeGem0sQS4qoCQBg&url=http://m.youtube.com/watch%3Fv%3DynfsY007x4Q&cd=2&ved=0CC4QtwIwAQ&usg=AFQjCNGACQZhlWYQtPXkFLTOPGNZRhydlg&sig2=N-U_9pme-jvl8TiSJm3Qeg

  • +1 1

Boito Urutú 5,5mm + leapers 6-24/50

Bam B12-6 4,5mm M.A.

 

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Polimento nas partes de contato e no engate do pistão é imprescindível. Diminir o angulo da mola também. Ainda assim nao fica perfect. Fica bom.

Esse video do edu bacha me ajudou demais da conta!

https://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&rct=j&ei=Vo5-U-jeGem0sQS4qoCQBg&url=http://m.youtube.com/watch%3Fv%3DynfsY007x4Q&cd=2&ved=0CC4QtwIwAQ&usg=AFQjCNGACQZhlWYQtPXkFLTOPGNZRhydlg&sig2=N-U_9pme-jvl8TiSJm3Qeg

 

Bom vídeo, valeu a dica. :thumbup:

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Polimento nas partes de contato e no engate do pistão é imprescindível. Diminir o angulo da mola também. Ainda assim nao fica perfect. Fica bom.

Esse video do edu bacha me ajudou demais da conta!

https://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&rct=j&ei=Vo5-U-jeGem0sQS4qoCQBg&url=http://m.youtube.com/watch%3Fv%3DynfsY007x4Q&cd=2&ved=0CC4QtwIwAQ&usg=AFQjCNGACQZhlWYQtPXkFLTOPGNZRhydlg&sig2=N-U_9pme-jvl8TiSJm3Qeg

 

Obrigado a todos pelas dicas. Hoje eu fiz a modificação da mola, conforme demonstado no vídeo. Aproveitei também para dar um polimento geral nas peças do gatilho, que são muito mais mal acabadas do que eu esperava. Como já estava de noite, eu não cheguei a atirar pra não incomodar os vizinhos, mas já deu pra sentir que melhorou bastante, está bem mais leve e suave.

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