Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Melhor forma de regular a luneta ?


colodeti

Posts Recomendados

Anotar o POI em distâncias de 10 a 50 metros e sua compensações nos dots é simples, mas será que dá certo ?

Montar uma tabela de cliques da luneta me parece mais interessante, mas aí tem que confiar mais na luneta.

As variações são muitas, distância do alvo, vento, inclinação vertical... se for calcular tudo pelos dots acho que vai dar zebra!

Pelo menos, clicando vc já mata a distância aí presta mais atenção nas outras coisas...

abs

HW50s

TX200 MK3

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anotar o POI em distâncias de 10 a 50 metros e sua compensações nos dots é simples, mas será que dá certo ?

Montar uma tabela de cliques da luneta me parece mais interessante, mas aí tem que confiar mais na luneta.

As variações são muitas, distância do alvo, vento, inclinação vertical... se for calcular tudo pelos dots acho que vai dar zebra!

Pelo menos, clicando vc já mata a distância aí presta mais atenção nas outras coisas...

abs

 

Existe também o ajuste de zoom, que terá que fazer para cada distância, vai muito do atirador, alguns não querem ficar clicando pois fica muita coisa na hora da prova e corre o risco de se perder, outros já sabem a parábola do chumbo e atiram com os dots (compensando) mas é muito útil ter tudo anotado pra se basear na prova.

 

D'elite

 

 

 


---------------------------------------------------------------------------------| MVB 2605

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O zoom não poderia ficar no máximo ?

A minha luneta vai até 24x, acho que o foco mínimo para essa magnitude é de uns 15 metros

se o alvo estiver a partir dessa distância o melhor não seria colocar no máximo?

Pra alvos antes dos 15m teria que diminuir mesmo...

Abs

HW50s

TX200 MK3

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não saco nada de luneta, ainda estou aprendendo, mas acho que não seria a melhor escolha manter no máximo para as distâncias menores, pelo menos para mim fica muito difícil fazer a visada.


---------------------------------------------------------------------------------| MVB 2605

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então...

 

Usar a tabela de clicks é mais preciso do que usar os dots, porém exige uma luneta confiável!

 

Não sei se existe uma regra ou formula para calcular a compensação qnd se tem inclinação vertical, acho q é mais no "feeling" mesmo!

 

Quanto ao zoom... boa parte dos competidores nao usam suas lunetas no zoom maximo o tempo todo. No FT por exemplo, algumas pessoas só colocam o zoom no máximo para facilitar a visualização do foco perfeito na correção do paralaxe, e depois retornam para um zoom mais baixo que é usado durante toda a prova!

 

Lógico que isso tudo não é regra e nem todos fazem dessa maneira! Vai de cada um!

 

 

Abraço!

assinatura.jpg
Cometa 220 4,5mm
Cometa New Fenix 400 4,5mm

HW 30 4,5mm

Fellipe Russ

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Então...

 

Usar a tabela de clicks é mais preciso do que usar os dots, porém exige uma luneta confiável!

 

Não sei se existe uma regra ou formula para calcular a compensação qnd se tem inclinação vertical, acho q é mais no "feeling" mesmo!

 

Quanto ao zoom... boa parte dos competidores nao usam suas lunetas no zoom maximo o tempo todo. No FT por exemplo, algumas pessoas só colocam o zoom no máximo para facilitar a visualização do foco perfeito na correção do paralaxe, e depois retornam para um zoom mais baixo que é usado durante toda a prova!

 

Lógico que isso tudo não é regra e nem todos fazem dessa maneira! Vai de cada um!

 

 

Abraço!

Tente fazer 2 tabelas de clicks, uma para um dia de sol e outra para um dia nublado, no caso da minha luneta eu tenho 3 tabelas de clicks, dia de muito sol, pouco sol e nublado, pelo incrível que pareça cada uma tabela é muito diferente da outra isso se dá pela quantidade de lentes que tem dentro da luneta, e olhe que a minha luneta é 10 50 60.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tente fazer 2 tabelas de clicks, uma para um dia de sol e outra para um dia nublado, no caso da minha luneta eu tenho 3 tabelas de clicks, dia de muito sol, pouco sol e nublado, pelo incrível que pareça cada uma tabela é muito diferente da outra isso se dá pela quantidade de lentes que tem dentro da luneta, e olhe que a minha luneta é 10 50 60.

 

PUT... Q PARIU!

assinatura.jpg
Cometa 220 4,5mm
Cometa New Fenix 400 4,5mm

HW 30 4,5mm

Fellipe Russ

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando eu atirava baseando nos dots, errava de 20% a 30% dos alvos porque atirávamos compensando e nem sempre tinhamos que fixar os dots no centro do alvo. À partir do momento que comecei usar as tabelas de clicagens estou errando de 0% à 10% dos alvos e isso porque existe apenas a interferência do vento, pressão atmosferica, luz.

Uma boa solução e para muitos atiradores é o uso do Chaigun p/ basear e fazer um ajuste fino de metro à metro, isso vale p/ lunetas c/ ajuste de clicagens perfeitas.

Eu utilizo uma luneta de 10-50X60 c/ zoom de 25x na maioria das vezes e c/ essa aproximação as visadas de alvos abaixo de 10 metros ficam embassadas necessitando abaixar o zoom p/ obter uma bôa focalização.

Alvos na inclinação vertical tanto p/ baixo ou p/ cima alteram no ponto de impacto à partir dos 15 metros, então temos que tomar cuidado em tiros na inclinação vertical em longas distâncias, para isso o Chairgun tira 90% das duvidas sobre a trajetória do projétil.

 

Abraços

 

Mikami

Air Arms Pro Sport 4,5(Excepcional)

Baikal IZH-46M 4,5(Desejada)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

no FT quem tiver uma BOA LUNETA com click´s precisos como no caso da Big Nikko a compensação por clicagem tem vantagens

é óbvio que o atirador também tem que ter uma tabela de clicks bem feita

 

mesmo as lunetas TOP podem ser "tunadas" com acessórios especiais ,como as rodas de torrretas "custom@ que permitem uma clicagem mais precisa

 

exemplo das torretas desta Big Nikko* especialmente a de elevaç]ao que [e a que se usa mais(

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Netby, achei um vídeo que mostra esses turrets mais detalhadamente:

http://www.youtube.com/watch?v=UB30hwiG41Y

Sorry Mikame, mas vc poderia me dizer o q é Chairgun? Isso é de estrema importancia para muitos de nós que temos dúvidas, acredito que a resposta para essa pergunta servirá não só para mim, mas para muitos. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/357-chairgun/

 

Karlos, no post já existente acima criado por Eduardo Bristot de Melo que está no tópico Sistemas de Miras/Chairgun que é um programa que calcula a trajetória do chumbo de acordo c/ a potencia, coeficiente balistico, tipo de chumbo, luneta, etc. É um programa muito bom e nela vcê pode até saber quantos clicks ou dots vcê tem que dar dependendo das distâncias sem precisar colocar os alvos de metro em metro nas distâncias p/ aferir a luneta.

No post o os amigos explicam o uso do Chaigun e o Eduardo Argolo explica mais detalhadamente como fazer os ajustes da luneta p/ fazer os tiros usando as clicagens que p/ nós interessa muito.

Qualquer dúvida é só perguntar, abs.

 

Mikami

Air Arms Pro Sport 4,5(Excepcional)

Baikal IZH-46M 4,5(Desejada)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

http://carabinasdear...c/357-chairgun/

 

Karlos, no post já existente acima criado por Eduardo Bristot de Melo que está no tópico Sistemas de Miras/Chairgun que é um programa que calcula a trajetória do chumbo de acordo c/ a potencia, coeficiente balistico, tipo de chumbo, luneta, etc. É um programa muito bom e nela vcê pode até saber quantos clicks ou dots vcê tem que dar dependendo das distâncias sem precisar colocar os alvos de metro em metro nas distâncias p/ aferir a luneta.

No post o os amigos explicam o uso do Chaigun e o Eduardo Argolo explica mais detalhadamente como fazer os ajustes da luneta p/ fazer os tiros usando as clicagens que p/ nós interessa muito.

Qualquer dúvida é só perguntar, abs.

 

Mikami

Muito obrigado camarada Mikami, como sempre vc está disposto a ajudar e dar dicas preciosas para nós aqui do forum. Sempre guardo par mim td o q vcs Shinohara, Vager, Edgar, Argolo dentre outros camaradas q estão na estrada a muito tempo passam como dicas e bisus, tento sempre absorve nos campeonatos q vcs estão algo q servirá para mim de ensino. Mais uma vez muito obrigado por td, fique com Deus.

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante