Este é um post popular. Tiago Ataulo Postado Dezembro 4, 2013 Este é um post popular. Share Postado Dezembro 4, 2013 (editado) A CBC B19-17 é uma das carabinas que mais tem feito sucesso nos últimos meses. Em parte pela quada de preço deste modelo - no começo deste ano ela era vendida em média por R$ 900,00 e atualmente está por volta dos R$ 550,00. Com esta queda de preço, muitos vem optando por ela em lugar das suas "irmãs", uma com coronha sintética e outra com coronha de madeira de desenho mais simples. Bom, como ela já é bem conhecida, não é segredo o maior ponto negativo dela: O acabamento da coronha. Apesar de o zigrinado muito bem feito, do material bom, a pintura é grosseira e cheia de pelos que vem de "brinde" incrustados na tinta. Acho que todos os donos de uma B19 com coronha de madeira acaba tendo as mesmas impressões sobre ela. Uma foto da minha B19-17 com o acabamento original: No entanto não eram os pelos ou a tinta que me incomodavam na coronha da minha carabina, mas o fato de uma área considerável não ter recebido acabamento, como é possível ver na área destacada: O método para fazer esse trabalho já é bem conhecido pelo pessoal aqui do CA: lixas de gramaturas progressivamente menores - extrato de nogueira - tru-oil. Esse método funciona muito bem, mas eu fiz uma "releitura" dele. Em primeiro lugar, antes de começar a remover a tinta, usei um removedor de alta performance para fazer o trabalho pesado, já que não queria correr o risco de estragar o zigrinado nem passar o resto da minha vida lixando. Isso revelou duas coisas que me surpreenderam - depois da tinta, a coronha recebe uma demão de verniz, provavelmente a pintura é feita à pistola e além disso, apesar da aparência e dos pelos de pincel preso, os chineses usam um material muito bom para fazer o acabamento. Por causa disso foi preciso passar o removedor duas vezes, uma para retirar o verniz e uma para retirar a tinta. Mesmo assim, o trabalho é bem menor do que tentar remover todo o acabamento original na lixa. E o que sobra de tinta depois de passar o removedor pela segunda vez sai bem fácil, como se fosse um acabamento bem velho e maltratado. Recomendo dois removedores que eu já usei e que realmente funcionam: o Pintoff da Sparlack, que eu usei na coronha e o Stripitizi Gel (sim, se escreve assim) da Montana, que acredito, teria um resultado tão bom quanto. Algumas fotos dessa etapa: Removendo o acabamento - levei uns 40 minutos para chegar a este resultado (o outro lado da coronha está quase no mesmo ponto) Aqui, a coronha na madeira nua, depois de mais ou menos 2 horas de trabalho - inclusive o tempo necessário para o removedor agir: Um close para mostrar um pouco do desenho dos veios da madeira Uma dica pra quem usar removedor é, antes de refazer o acabamento, fazer um rápido tratamento de vapor na madeira. É bem simples: cubra a coronha com uma toalha ou outro tecido grosso úmida (tem que ser branca) e passe com um ferro a vapor toda a extensão da coronha. Repita o processo até que o tecido não tenha mais nenhuma mancha amarelada. Isso ajuda a tirar os resíduos do removedor e do acabamento antigo. Isso feito, é hora de passar o extrato de nogueira. Eu comprei o extrato de nogueira granulado e por sorte, fiz um "teste-drive" nele antes de usar na coronha, porque o extrato que eu comprei, apesar de muito barato (ou talvez por isso...) deixava um granulado na madeira. Pra resolver isso, fervi e depois coei o extrato - que deixou uma borra no tecido, acredito que seja bagaço de madeira. Na coronha, usei o extrato concentrado depois de ferver diluído em 5 partes de álcool e fiz quatro aplicações dele, já que não queria a madeira muito escura. A coronha após quatro aplicações de extrato de nogueira Visão mais de perto da coronha nesta etapa Com a madeira escurecida pelo extrato de nogueira, o normal seria começar a aplicação do tru-oil, mas eu não tinha tru-oil e as opções eram comprar no Brasil - o que seria caro, importar - o que seria demorado, ou tentar um acabamento alternativo, que foi a minha opção. De início passei óleo de peroba duas vezes, em quantidades generosas, para que ele impregnasse bem a madeira. Além de proteger, o óleo de peroba deixou a madeira um pouco mais escura e evidenciou mais os veios da madeira, já destacados pelo extrato de nogueira. Por algum motivo, o extrato não foi absorvido de maneira muito uniforme... Deixei que a madeira repousasse por 24 horas para absorver bem o óleo de peroba e então prossegui com o acabamento. Preferi não usar verniz, porque acabaria formando um filme muito espesso, encobrindo o zigrinado. Ao invés disso, preferi o impregnante stain na cor imbuia. Passei quatro demãos de stain, sendo a primeira bastante diluída para impregnar bem. Neste ponto o óleo de peroba ajuda bastante, já que torna a absorção mais uniforme. Usei um pincel bem macio para não deixar marcas no stain, conforme fosse se formando o filme. Resultado após a quarta demão A última etapa, após 48 horas de secagem da última demão de stain, apliquei cera microcristalina. Aqui deixo duas dicas: - A cera que eu usei é a versão industrializada de uma receita que o Cenoura postou neste tópico: http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/6989-cera-para-coronhas/ É praticamente a mesma cera, com os mesmos componentes básicos (cera de carnaúba, cera de abelhas, parafina e óleo solvente) então quem quiser pode seguir o tutorial do cenoura tranquilamente e ter os mesmos resultados. Só optei pela cera industrializada porque acabaria sendo mais caro comprar a cera de abelha e a cera de carnaúba do que comprar microcristalina pronta para uso. - Se alguém optar pela industrializada, recomendo a compra da cera da Lopes Ferreira. Ela foi muito bem recomendada, inclusive por profissionais, em um fórum de marcenaria. Ela custa um pouco mais, mas é quase uma unanimidade que é um dinheiro bem gasto, pelo resultado, por exigir menos aplicações e por não "gastar braço" para polir. E finalmente, o resultado final: Fiquei muito feliz com o resultado. Acho que foi mais rápido do que passar oito demãos de tru-oil, mas com um resultado próximo e o principal, a coronha ficou - ao meu ver - muito mais bonita do que com a tinta cheia de pelos de pincel presos. Editado Janeiro 6, 2014 por Tiago Ataulo 9 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Diogo Postado Dezembro 4, 2013 Share Postado Dezembro 4, 2013 Cara parabéns! Ficou espetacular! Obrigado por compartilhar. Abraços Citar Cometa Fusion Premier .22 Luneta Sniper 6-24x50 Mount Trinity UTG Bipod TL-BP18S Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
DSousa Postado Dezembro 4, 2013 Share Postado Dezembro 4, 2013 Pra ser bem sincero as cores que achei mais bonitas foram nas fotos 6 e 8. Pelo visto dá pra brincar bastante com o visual dessa coronha, que tem um design muito bonito. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cesar RDP Postado Dezembro 4, 2013 Share Postado Dezembro 4, 2013 Parabéns Tiago, admiro quem tem essa coragem de mexer numa coronha original pois sei o trabalho que dá, fiz esse mesmo processo na coronha da minha B19-14, tem um tópico aqui no CA falando dela, e sei a canseira que deu. Estou querendo comprar uma coronha da B19-17 e fazer o processo de novo para instalar na minha carabina, no futuro mostro como ficou. Mais uma vez parabéns pelo trabalho. +1 p vc... Citar TIRO ESPORTIVO, RESPONSABILIDADE E SEGURANÇA ACIMA DE TUDO. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
M4RC0S Postado Dezembro 4, 2013 Share Postado Dezembro 4, 2013 Muito bom trabalho, vizinho!! Ficou show de bola. +1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Eduardo Wallau Postado Dezembro 4, 2013 Share Postado Dezembro 4, 2013 Parabéns, ficou muito bom mesmo. +1 procê. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
AndréCarboni Postado Dezembro 4, 2013 Share Postado Dezembro 4, 2013 Parabéns pelo trabalho! +1! O difícil é trabalhar no zigrinado mesmo, tem q ter muito cuidado. Abraços André Carboni. Citar . Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
lucasvaldivia Postado Dezembro 4, 2013 Share Postado Dezembro 4, 2013 +1 show em Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Robson Almeida Postado Dezembro 4, 2013 Share Postado Dezembro 4, 2013 Que belo trabalho, queria eu ter essas habilidades,rsrsrs. Para meu gosto ela ficou mais bonita quando aplicou o óleo de peroba do que o resultado final, mas é questão de gosto, não me agrada muito carabinas de cor muito escura e brilhosa. Parabéns pelo trabalho. Citar Norica Storm 5,5 + GR50 (vendida) B19-S + GR50 (vendida) B19-14 4,5 + kit Elite GR45 + pistão aliviado HW35 Stainless Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Tiago Ataulo Postado Dezembro 5, 2013 Autor Share Postado Dezembro 5, 2013 Pra ser bem sincero as cores que achei mais bonitas foram nas fotos 6 e 8. Pelo visto dá pra brincar bastante com o visual dessa coronha, que tem um design muito bonito. Que belo trabalho, queria eu ter essas habilidades,rsrsrs. Para meu gosto ela ficou mais bonita quando aplicou o óleo de peroba do que o resultado final, mas é questão de gosto, não me agrada muito carabinas de cor muito escura e brilhosa. Parabéns pelo trabalho. Também acho que coronhas tumbhole são muito bonitas, tanto as de madeira quanto as sintéticas. Na foto 6 ela ainda estava só com o extrato de nogueira, então era preciso usar algum produto para selar a madeira. Já na foto 8, ela estava com um visual legal (apesar de que desde o início eu queira ela mais escura), mas o óleo de peroba deixou muito evidentes alguns pontos nos quais o extrato de nogueira foi absorvido de mais ou de menos. Além disso, o óleo de peroba sozinho não protege a madeira muito bem. Uma opção, seria usar só a cera, em grande quantidade e pressionando ela contra a madeira ao ser passada, para penetrar um pouco nos veios. isso sela a madeira, deixa ela completamente impermeável e muda muito pouco a aparência dela, deixando um acabamento acetinado. Se quiser ter uma idéia de como fica, de uma olhada no tópico do Cenoura, com o tutorial da cera caseira que eu postei antes. Parabéns Tiago, admiro quem tem essa coragem de mexer numa coronha original pois sei o trabalho que dá, fiz esse mesmo processo na coronha da minha B19-14, tem um tópico aqui no CA falando dela, e sei a canseira que deu. Estou querendo comprar uma coronha da B19-17 e fazer o processo de novo para instalar na minha carabina, no futuro mostro como ficou. Mais uma vez parabéns pelo trabalho. +1 p vc... Valeu pelo +1 César! E caramba, depois de ter feito isso em uma coronha vc já está cogitando fazer em outra?! Isso que é disposição! Cara parabéns! Ficou espetacular! Obrigado por compartilhar. Abraços Muito bom trabalho, vizinho!! Ficou show de bola. +1 Parabéns, ficou muito bom mesmo. +1 procê. Parabéns pelo trabalho! +1! O difícil é trabalhar no zigrinado mesmo, tem q ter muito cuidado. Abraços André Carboni. +1 show em Valeu pessoal! Esse é o tipo de coisa que dá trabalho, mas quando se vê o resultado é muito compensador. Nessa coronha da B19-17 em especial, por conta do zigrinado, não tem muitos "atalhos" pra se conseguir um bom resultado, é bem artesanal mesmo, mas também não tem segredo nem exige grande habilidade, é só fazer com calma. Difícil deve ser lidar com coronhas como as da Air Arms, com aqueles desenhos super complicados e entalhe no lugar de um zigrinado simples... Já vi gente por aqui refazendo acabamento de TX 200 e isso sim exige habilidade (além de muita coragem). 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Zaitsev Postado Dezembro 5, 2013 Share Postado Dezembro 5, 2013 Show, Tiago !!! +1 pr'ocê. Apesar de muito bem detalhado, talvez precise de sua ajuda, porque vou tentar fazer também... Teria como explicar prá lengos como é feita a fase de polimento? Mais ou menos quanto tempo a partir do desmonte da carabina? Abraços, brow, e parabéns! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Zaitsev Postado Janeiro 4, 2014 Share Postado Janeiro 4, 2014 Dando up... Tiago, me ajúdi !!!! Entrei no "Mundo Bam". Na 2a. feira começo a tascar pintoff na "criança"... eheh Quais são as lixas? Estou querendo deixar um acabamento um pouco mais claro que a sua, mas com os veios da madeira bem realçados. É possivel? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Tiago Ataulo Postado Janeiro 4, 2014 Autor Share Postado Janeiro 4, 2014 (editado) Olá kamarada! Antes de mais nada, não esqueça de usar luvas e passar o removedor em ambiente aberto ou então use máscara. Não é uma daquelas instruções pra "madame". Em pouco tempo de contato com a pele esse negócio começa a irritar, dói, parece queimadura. Por sorte, quando aconteceu comigo, eu estava perto de uma torneira pra lavar rápido o respingo. Sobre o "modus operandi" que eu usei: - Use um recipiente raso e bem aberto pra colocar o removedor. Siga as instruções. - Aplique uma camada farta em uma metade da coronha (deixe as partes mais complicadas - como o tumhole, pro final, no início trabalhe em áreas grandes pra ir mais rápido); - Tire as camadas de verniz/tinta e removedor com uma espátula bem afiada não use lixa no remvedor. Quando o removedor age ele deixa o verniz e a tinta moles, o serviço não renderia usando lixas, já que a meleca de tinta+removedor grudaria nas lixas. - Tome cuidado com o zigrinado. Se você se empolgar, pode acabar estragando ele. - É quase impossível remover o verniz e a tinta ao mesmo tempo. É mais fácil e rápido passar o removedor duas vezes - uma pro verniz e outra pra tinta. - Use uma camada muito generosa na parte dos zigrinados e passe uma escova de dentes, no sentido dos cortes pra conseguir tirar a tinta que fica acumulada no baixo-relevo. É quase impossível remover 100% da tinta antiga nessas partes, mas deixar toda ela vai deixar o zigrinado mais escuro que o resto da coronha (o que pode até acabar sendo um contraste legal, dependendo de como você quer o resultado final. Depois de remover a tinta, é quase certo que sobrarão grandes porções de partes da coronha ainda com tinta - em especial na parte do tumbhole, onde é difícil trabalhar com a espátula. Mas por causa do removedor, essas sobras de tinta saem muito fácilmente (como se fosse uma pintura de muitas décadas, exposta ao sol). Pra deixar na madeira nua, usei lixas 120, 150, 220 e 400. Redobre o cuidado quando estiver trabalhando no zigrinado. Quando terminar, não esqueça de tirar os resíduos de pintoff com o tratamento de vapor. Pode parecer demorado, mas com tudo isso, acaba sendo bem mais rápido e beeeem menos cansativo que partir direto pras lixas. Pra aparência dela, depende muito do tipo de material que você vai usar. Pelo que percebi, o extrato de nogueira que eu comprei era vagabundo demais, então a madeira não absorveu ele de modo homogêneo. Isso fica muito aparente nas fotos da fase do óleo de peroba. Acho que o Walnut da Birchwood & Casey deve dar um resultado bem melhor outra possibilidade seria dar só uma demão de stain e terminar com verniz ou seladora, caso você queira um acabamento de alto brilho ou stain+cera microcirstalina caso queira um acabamento acetinado. Edit: Só a título de ilustração do resultado final, uma foto das minhas três filhas: Acho que nessa foto, com a iluminação natural, dá pra ver melhor o resultado final. Não ficou tão escura quanto parece na foto que tirei a noite. Editado Janeiro 4, 2014 por Tiago Ataulo 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Zaitsev Postado Janeiro 4, 2014 Share Postado Janeiro 4, 2014 Excelente as dicas. Mais a frente tiro algumas que tive ao ler o manual operativo. Tenho que pegar no pesado primeiro... Ficou excelente o acabamento da coronha por esta última foto. Muito bacana, mesmo. Pelas outras realmente parecia bem mais escuro... Pergunta: Entre o início do Pintoff até o último polimento, quantas horas (aproximadamente) de trampo ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Tiago Ataulo Postado Janeiro 4, 2014 Autor Share Postado Janeiro 4, 2014 Eu não contabilizei a quantidade de horas, então pra ser sincero, não conseguiria fazer uma estimativa. Só o que eu posso dizer é que o tempo de espera foi no geral, sempre maior que o tempo de trabalho. Muito maior. Se ajudar, numa estimativa feita pelo processo extremamente preciso, conhecido como "chutômetro": - Remover verniz + tinta: 2 horas - Lixar: 1,5 hora (recomendo fazer essa parte de dia, ou com luz bem artificial bem forte) - Extrato de nogueira: 1 hora (4 aplicações, com uma passada de bombril e uma boa espanada pra tirar filetes do bombril antes de cada aplicação e uma antes da proxima fase) - Óleo de Peroba: 20 minutos (2 aplicações) - Stain: 2,5 horas (4 aplicações, feitas sem pressa, pra tentar não deixar [muitos] defeitos no resultado final) - Cera: 15 minutos (fiz a aplicação em duas etapas) Total final: 7 horas e 35 minutos. Mas o tempo total foi de mais de uma semana, esperando principalmente entre as demãos de stain (pelo menos 24 horas entre cada uma delas). 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Zaitsev Postado Janeiro 4, 2014 Share Postado Janeiro 4, 2014 Bacana, Tiago !! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
DSousa Postado Janeiro 4, 2014 Share Postado Janeiro 4, 2014 Tiago, muito bacana a explicação passa a passo. Eu também tava cheio de dúvidas, mesmo depois de muita leitura e muito vídeo no Youtube. Realmente ela ficou MUITO mais bonita nessa última foto. As fotos do post original dão uma impressão bem ruim do resultado final. Meu kit da Birchwood Casey tá vindo da Inglaterra, então deve demorar bastante tempo pra chegar. Eu tô até pensando em pedir uns a mais e vender aqui no fórum. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Tiago Ataulo Postado Janeiro 5, 2014 Autor Share Postado Janeiro 5, 2014 Isso é só prova de que eu fotografo ainda pior que atiro. rs E é uma boa trazer alguns kits a mais sim. Ainda mais com esse negócio da 19-17 não ser mais importada pela CBC, é quase certo que em algum momento todo mundo que comprou uma aqui no fórum (e foram muitos, por causa da queda de preço dela nos últimos tempos) vai querer dar um upgrade no visual dela, então clientela você com certeza vai ter! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Zaitsev Postado Janeiro 6, 2014 Share Postado Janeiro 6, 2014 Tiago, Relendo toda a página surgiram ainda umas dúvidas: Qual a função do Stain na "brincadeira"? Seria ele quem puxa o brilho? A(s) sessão(ões) de polimento entram com a cera no final? Me desculpe a "alugada", brow, é que as vezes em que entrei no acabamento para a confecção dos corpos para meus baixos para canhoto sempre terceirizei este serviço e nunca o acompanhei. Inclusive, se der certo o trampo na coronha, 2 deles vão entrar no Pintoff também porque aplicaram o acabamento diretamente sobre a madeira nova e eles pipocaram (um com verniz e outro com tinta automotiva)... Falando nisso, seria recomendavel selador ou não em madeira nova? O selador não enibiria a penetração dos óleos? Como que eu sei se a madeira está seca? Perguntas, sempre muitas perguntas... ai, ai Abraços. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Tiago Ataulo Postado Janeiro 6, 2014 Autor Share Postado Janeiro 6, 2014 Zait o stain na verdade deveria servir só como tingidor impregnante. Apesar de ser hidro-repelente, ele forma um filme de espessura muito fina, que não esconde a textura natural da madeira, como um verniz faria. No caso da coronha, a primeira demão de stain foi bem diluída (50% de água rás), pra ser bem absorvido e ter uma camada bem profunda de madeira impermeabilizada. As três demãos seguintes foram feitas sem diluição, o stain já é bem flúido. Na segunda demão ele ainda impregnou bastante. A 3ª e a 4ª foram só pra formar um filme mais espesso. no final, fpi quase como se eu tivesse passado uma demão de verniz, mas sem esconder muito a textura da madeira como o verniz faria. Se quiser usar seladora, dê só uma demão de stain e depois a seladora (nunca o contrário). A cera, eu usei pra selar definitivamente a madeira, sem usar verniz. O legal da cera é que ela sela e impermeabiliza, mas a sensação ao tato é mais parecida com o acabamento acetinado - que eu gosto mais do que a sensação meio... "plastificada" do verniz. Além disso, ela melhora um pouco o brilho. Por fim, pra saber se a madeira está seca... Nunca usei nenhum método "científico" pra isso, sempre fiz o cálculo a olho mesmo. Pra produtos dissolvidos em água, pelo menos 2 horas de pra secar, num dia bem quente. Pros que são dissolvidos em álcool, meia-hora é o suficiente. Pros produtos à base de óleos, pelo menos 12 horas entre cada aplicação (a não ser que o rótulo diga o contrário). 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
murilo Postado Janeiro 6, 2014 Share Postado Janeiro 6, 2014 bom trabalho, só achei feia a cor, eu deixaria na cor que tinha ficado na metade do serviço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Zaitsev Postado Janeiro 6, 2014 Share Postado Janeiro 6, 2014 Show. + Outro !! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
DSousa Postado Janeiro 6, 2014 Share Postado Janeiro 6, 2014 Tiago, coloca a foto dela tirada durante o dia no post original. Senão vai ficar vindo mais gente dizer que tá feia. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Tiago Ataulo Postado Janeiro 6, 2014 Autor Share Postado Janeiro 6, 2014 DSousa, obrigado pela idéia. Já fiz a edição! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
AndréCarboni Postado Janeiro 6, 2014 Share Postado Janeiro 6, 2014 Muito bom o resultado final! Gostei da cor que ficou Parabéns e +1! Abraços André Carboni. Citar . Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Zaitsev Postado Janeiro 6, 2014 Share Postado Janeiro 6, 2014 Tiago, Última pergunta antes de cair no trampo: Aquela foto a queima roupa na almofada da coronha (foto "5" da folha anterior), que parece dum bundão branco com celulite (eheheh, não resisti...me desculpe), no caso as manchas (celulites) saem no lance do vapor que você comentou ou saíram na lixa? Aparentemente seriam pontos onde ocorreu penetração maior da tinta/verniz, não? (Ando cheio de perguntas porque depois que cair no trampo tenho certeza que vai acontecer comigo também...) Não tive tempo prá comprar o Pintoff e a espátula hoje... Vi um filminho do Stripitizi no You Tube e parece muito bom também. O problema desses filminhos é que colocam um cara com 25 anos de experiência no troço e aí fica facinho, igual assistir o Eric Clapton tocando guitarra, muito facin'... kkk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Tiago Ataulo Postado Janeiro 6, 2014 Autor Share Postado Janeiro 6, 2014 Uma foto mais de perto pra ver como fica a área do "código de barras": Como dá pra ver, eles ainda podem aparecer, mas só quando a luz bate diretamente neles. De certa forma, lembram aqueles hologramas da bandeira dos cartões de crédito. E Zait, o Stripitizi funciona sim como nos vídeos do youtube. O único problema é que eles usam ele em superfícies planas e horizontais, o que é a situação ideal, mas normalmente não lidamos sempre com esse tipo de área pra trabalhar... Pra dar uma idéia, usei o Striptizi num portão de aço e no fim, o jeito mais fácil de tirar ele e a tinta foi usar uma Wap... Mas, sim, funciona tão bem quanto no vídeo. Tintas acrílicas e vernizes que são basicamente resina alquídica, enrugam e se desprendem praticamente sozinhos e aí é só tirar a meleca toda. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Zaitsev Postado Janeiro 7, 2014 Share Postado Janeiro 7, 2014 K-cêta, Esta sua coronha ficou muito mais show do que você tinha fotografado até agora. Te imploro: Tire mais umas fotos da criatura, mais de perto e num dia claro, com luz natural e poste por aqui. Quanto mais eu vejo as fotos da sua mais me animo. Se der certo na B19 aqui de casa vou partir depois prá GAMO 400. Kamarada, esta "feitiçaria" até aumenta o valor da mercadoria (se der certo, of course... eheh) Valeu !! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
jsanches Postado Janeiro 7, 2014 Share Postado Janeiro 7, 2014 Amigo, trabalho muito legal! Fiz algo parecido na velha coronha de uma Urko que tenho aqui com a diferença que lixei muito (ela precisava) e usei Thru Oil no acabamento.Para colaborar: podem usar o Stripitizi da Montana que funciona muito bem em madeiras. Aliás a Montana só fábrica produtos para uso em madeira e pude notar que o removedor deles é excelente.Abs Citar Juliano www.quickshot.com.br Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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