Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Revisão do regulamento dos campeonatos


zefabricio

Posts Recomendados

Olá a todos.

 

Desde já peço desculpa se estou postando no tópico errado e peço ao moderador se possível o corrija. Queria postar uma duvida:

 

No R-105 fala claramente sobre a utilização de lunetas acima de 6x ou acima de 36mm (proibidas sem CR), como diz claramente o regulamento:

 

Art. 16. São de uso restrito:

...

 

XVII - dispositivos ópticos de pontaria com aumento igual ou maior que seis vezes ou diâmetro da objetiva

igual ou maior que trinta e seis milímetros;

 

Não seria o caso de ser revisto o regulamento dos campeonatos, nivelando a competição e tornando assim o esporte mais popular? Hoje somente uma parcela reduzida consegue competir mira ótica em igualdade. Isso sem falar no BR, já que é quase impraticavel com uma luneta de apenas 4x (lunetas vendidas no mercado atualmente). Conversando com um dos atendentes lá da Balim (acho que foi o Ricardo), eles disseram que lá em Canela eles tiveram a iniciativa de criar uma modalidade nivelando os competidores com lunetas vendidas no mercado brasileiro. Achei uma ótima iniciativa. O que vocês acham disso?

Feinwerkbau 300s (Ago 1982)+ Müeller 8 - 32 x 44
Feinwerkbau 300s (Fev 1979)
HW50s 4,5mm
CBC B19-14 + Gatilho Esportivo + Gás Ram 40kg + Bucha PU

Lugar de mulher é no estande de tiro!

giphy.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui na cidade eu brinco Silhueta Metálica com a galera usando ampliação de luneta em 4x (apesar de dispor de ampliação de até 16x).

É que a maioria absoluta usa lunetas 4x32. Há apenas algumas raras exceções de lunetas maiores.

É uma forma de deixar a brincadeira mais honesta e em iguais condições de competitividade...

Foi uma coisa acordada por todos, sem necessidade de regulamento.

Mas a ideia de um regulamento nesse sentido é válida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Zé Fabrício, este assunto é bem controverso, mas vamos lá:

 

A rigor, TODA luneta é ítem controlado, posto que todas se encontram classificadas na categoria de controle 1. Desta forma, tal qual um revólver .38SPL, que embora seja calibre permitido, incluso na mesma categoria de controle 1, careceria de CR para seu uso... O que difere é que um revólver .38SPL ou lunetinha menor que 6X36 são de uso permito, mas controlado, enquanto um revólver em .357Magnun ou luneta-pra-ver-o nariz-do-São-Jorge-na-lua são ítens de uso restrito.

 

Ocorre que há uma, digamos, liberalidade do EB, tratando como ítem sem controle as lunetas de uso permitido...

Também já verificamos aqui entendimento da SFPC que luneta, mesmo as maiores, montada em arma de pressão de uso permitido, quais sejam, as com calibre igual ou menor que 6mm, são acessórios de armas de ar comprimido, portanto, assim como estas, inclusas na categoria de controle 3, ou seja, controladas apenas nos portos, aeroportos e saída de fábrica.

 

Um imbróglio dos bão, né?!

 

De qualquer forma, as regras emanadas pela CBTE tentam seguir o mais próximo possível o que rege as regras internacionais. Mas isto não impede que para campeonatos sociais ou regionais, se adaptem tais regras às necessidades locais.

 

Para os que desejam se tranquilizar em relação ao uso de lunetas inclusas na categoria restrita para armas de fogo, mas montadas nas armas de pressão, minha humilde sugestão é solicitar, via ofício à SFPC local, um documento que ateste que "armas de pressão em calibre igual ou inferior a 6mm, acionadas por ar comprimido ou mola e seus acessórios não são controlados". Foi o que fizemos aqui em MG.

 

Corrigindo:

A rigor, TODA luneta é ítem controlado, posto que todas mesmo as lunetas com ampliação inferior a 6x e objetiva inferior a 36mm se encontram classificadas na categoria de controle 1.

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é lobão. Mas o problema é justamente a adequação da regra para a realidade brasileira. De que adianta continuar num regulamento que não nivela e não torna a competição mais democrática? Você concorda comigo que uma luneta 4x32 disputar com uma 6-24x50 é algo extremamente desnivelado? Não to dizendo que não devam competir. Mas acho que poderia criar uma categoria "aberta" pra elas, e uma 4x32 para os demais. Assim vc teria mais o atirador e menos o equipamento. Exatamente quando na fórmula 1 retiraram a suspensão ativa tornando a corrida mais "braçal" por assim dizer. Acredito que menos da metade dos atiradores deste fórum tem CR para poder comprar uma luneta legalizada.

Feinwerkbau 300s (Ago 1982)+ Müeller 8 - 32 x 44
Feinwerkbau 300s (Fev 1979)
HW50s 4,5mm
CBC B19-14 + Gatilho Esportivo + Gás Ram 40kg + Bucha PU

Lugar de mulher é no estande de tiro!

giphy.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante