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Ponto Doce - Como funciona


Diogo M

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Resolvi criar este tópico para encurtar o caminho dos mais novos no esporte e ajudá-los a entender o porque acontece e como encontrar o ponto doce da sua arma, pois muitos colegas do esporte, ao contrário de mim, podem não ter equipamento ou alguém que possa ajudá-los.

 

Obs.: No meu caso quem me ajudou a fazer os primeiros ajustes na minha AT44 foi o amigo Horvath, que muito gentilmente me recebeu em sua casa e me esclareceu muitas coisas sobre as PCP's. Obrigado Horvath.

 

Bom, vamos ao assunto:

 

Primeiro vamos definir os componentes do sistema e suas funções:

 

- Cilindro - armazenar o ar ou CO2 sob pressão;

- Manômetro - Indicar a pressão de ar dentro do cilindro;

- Válvula piloto - Liberar o ar no momento do disparo e direcioná-lo para a transferport;

- Piloto - Abrir e fechar a válvula sob o impacto do martelo;

- Martelo - Atinge o piloto fazendo que este libere o ar;

- Mola do martelo - lança o martelo sobre a válvula piloto.

 

Funciona assim: Quando vc arma ou engatilha a arma, o martelo recua, comprime a mola e fica travado pelo dispositivo do gatilho. Ao pressionar o gatilho, o martelo é liberado e acelera até atingir o piloto da válvula, que abre e libera o ar que está sob pressão. Este ar passa pelo transferport e chega até o cano da arma propelindo o projétil.

 

imaginem que vocês precisam abrir uma garrafa de vinho e não tem saca rolhas, mas é possível abrir a garrafa empurrando a rolha para dentro. Mas aí quando vocês servir uma taça de vinho, a rolha que está boiando no vinho é levada até a boca da garrafa pelo fluxo de vinho saindo da garrafa e tampa o buraco. Agora imaginem que ao invés de uma garrafa de vinho, vocês tem uma garrafa de champagne sob pressão, é muito mais difícel empurrar a rolha dentro, certo? (esqueçam o fato de que ela mais larga do lado de fora). O piloto é como uma rolha de garrafa de champagne, só a parte mais larga fica para dentro da garrafa/cilindro.

 

É assim que funciona a válvula piloto, quando o cilindro está vazio, ela é facilmente empurrada para dentro, mas quando o cilindro está cheio a própria pressão de ar a força contra o orifício da válvula estancando a passagem do ar, sendo necessário uma certa força para abrí-la, assim como um martelo batendo nela e empurrando para dentro

 

Pois bem, imaginemos que regulamos o martelo para bater com toda força no piloto, fazendo a válvula abrir 100%. Quando o cilindro está com 200Bar, sairá bastante ar lançando o chumbo com muita velocidade, mas depois de alguns disparos quando o cilindro estiver com 100bar, será liberada uma quantidade bem menor de ar e como consequência a velocidade do projétil tabém será menor.

 

Mas se regularmos a mola martelo para empurrálo com menos força, de forma que ele empurre o piloto um pouco menos, abrindo a válvula somente 70%. Conforme forem sido efetuados disparos a pressão do cilindro vai caindo, o ar empurra o piloto com menos força, no sentido de mantê-lo fechado. Assim, com a mesma força do martelo que antes fazia o piloto abrir a válvula a 70%, fará agora a válvula abrir 100% lançando o projétil com uma velocidade maior do que quando o cilindro tinha mais pressão.

 

É por isso que os chumbos conseguem obter maiores velocidades mesmo o cilindro não estando com 100% de sua pressão nominal e partir desse ponto, a pressão do cilindro continuará caindo e a válvula abrirá 100% todas as vezes, mas o projétil terá uma velocidade menor a cada disparo.

 

Então para uma arma ter o ''ponto doce'' o martelo não pode estar ajustado para abrir a válvula 100% desde o primeiro disparo, a abertura tem que ir aumentando gradativamente conforme a pressão do cilindro vai caindo, dessa forma cada tiro será mais veloz do que o anterior mesmo com a pressão do cilindro baixando, até que a válvula passe a abrir 100% e a velocidade começa a cair junto com a pressão do cilindro.

 

Existem duas formas para achar o ponto doce, com um cronografo, que é a mais precisa, ou pelo manômetro do cilindro, vou explicar as duas:

 

- Com cronografo - Encher o cilindro atpé sua capacidade máxima, geralmente 207 bar. Efetuar disparos e medir a velocidade do primeiro disparo e a pressão do cilindro e anotar esses dados. Depois é só ver qual a velocidade do tiro mais rápido e escolher o spread que melhor atenda suaa necessidades. Se você quer tiros com mais precisão, um bom spread é de 8 a 10 m/s. Se o objetivo é somente lazer, algo entre 10 a 20m/s é aceitável. Aí você olha na tabela que vc fez vê qual é o tiro mais rápido e digamos que foi de 280m/s e vc quer um spread de 8 m/s, então você vai atirar na faixa de pressão (monitorando pelo manômetro) de que vai de 272 a 280 e a 272 m/s novamente.

 

- Pelo manômetro - Como a vávula não vai abrir 100% quando o cilindro estiver totalmente cheio, vai gastar pouco ar. Então você vai começar a efetuar os disparos e a cada disparo verificar em qual pressão está o cilindro (tudo bem, é difícil ver a cada disparo, então geralmente se faz essa medição de 5 em 5 tiros) Quando a válvula estiver abrindo 100%, o barulho do disparo será acentuado e a pressão do cilindro começará a cair mais rapidamente, até que o barulho fique meio ''xôxo'', dando a impressão de vazamento de ar ao invés de estampido. Exemplo: você encheu seu cilindro da arma com 200bar, deu 5 tiros e verificou que a pressão caiu 5 Bar, agora o manômetro marca 195. Deu mais 5 tiros e viu que a pressão baixou mais 10 Bar, deu mais 5 e caiu mais 15 Bar, mas quando Você deu o 20º tiro viu que os ultimos 5 consumiram 20 Bar ao invés de 15 e o manômetro agora marca 150 Bar. Depois vc efetuou mais 5 disparos e agora o manometro marca 130 Bar e o barulho começa a ficar ''xôxo''. Com mais 5 tiros e ele vai para 105, porém nos proximos 5 o manometro foi para 85 Bar. Logo conclui-se que a partir dos 150 Bar a pressão começou a cair mais rapidamente, então conlcui-se que a válvula passou a abrir 100% entre 170 e 150 Bar e é nesse ponto que está o tiro mais rápido, estando o ''ponbto doce'' entre 185 e 130 Bar mais ou menos, mas para tiros de precisão consideremos do 180 a 140.

 

 

É importante ressaltar também que quanto maior a potência dos tiros, numa maior faixa de pressão estará o ponto doce, menos disparos ela durará geralmente com menos precisão. Quando a potência é menor, o ponto doce inicia-se numa pressão mais baixa e dura por mais disparos, com melhor precisão e evitando também que se recarregue o cilindro da arma sempre com pressões muito altas, o que gasta muito ar do ciliondro de recarga.

 

Outro fator importante, é que os chumbos mais pesados além de terem melhor estabilidade, tem melhor rendimento nas armas de PCP, pois tem a saia mais grossa que expande menos e gera menos atrito com o cano. os chumbos leves, por terem a saia muito fina, expandem mais e geram mais atrito e por isso tem uma eficiência menor. Exceto em armas de baixa potência, onde o peso do chumbo se sobrepõe à força do ar, saindo com menos energia do que um chumbo mais leve e consequentemente sendo menos eficiente.

 

Portando para se encontrar o ponto doce ideal, devem ser bem estudada a potência da arma e o tipo de chumbo mais eficientre para ela, tanto em termos de energia quanto de precisão.

 

 

P.S.: Sei que a parte onde falo sobre encontrar o ponto doce monitorando a pressão do cilindro está meio confusa, mas posso tentar esclarecer melhor caso alguém nao entenda bem.

  • +1 3

''A ciência se aprende, mas a criatividade é nata''. by Diogo M

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obrigado pelo esclarecimento...

 

gostaria de entrar em um assunto bem complexo, que seria a regulagem de potencia para obter um ponto doce razoável.

no seu ponto de vista o que seria melhor dentre as trés formas de regulagens:

peso do martelo, tensão da mola ou restringir o duto de passagem de ar.

 

obrigado!

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Bom, eu andei fazendo algumas experiências nesse sentido e precebi algumas coisas:

 

1- Com a diminuição do transferport, o duto de passagem de ar, vc reduz a potência mas desperdiça um pouco de ar.

2- Reduzindo o peso do martelo, reduz-se a energia cinética e ele abre menos a válvula, reduzindo a potência e o consumo de ar. Contudo se o martelo for mais leve e vc quiser manter a potência terá que aumentar a força da mola, que é uma constante, isso manterá a válvula aberta por mais tempo, o que gastará mais ar.

3- Aumentando o peso do martelo, vc aumenta a potencia pois aumenta a energia cinética e o momento de inércia - isso faz a válvla abrir mais, mas para manter a mesma potencia de antes, vc terá que reduzir a tensão da mola, mas isso tbém fará gastar mais ar, nesse caso, acredito que deva ser aumentada a tensão da mola do piloto, para ele fechar mais rápido.

 

Eu acredito que as condições ideais sejam:

 

1- O espaço entre a saída da valvula piloto até o cano deve ter o menor espaço possível (qto maior o volume menor a pressão), para evitar que o ar se expanda fora do ano (o airgunnerbrail fez isso no tunning de sua BT65, a melhora é muito boa, vejam o video dele);

2- O diâmetro do transferport original me parece muito bom, é largo o suficiente para uma boa passagem de ar, e estreito o suficiente para evitar uma grande expansão de ar antes do cano. Mas um sistema regulável poderia ajudar um pouco, ou muito, nao sei;

3- A válvula piloto deve abrir e fechar uma unica vez, sem o efeito reping. Acredito que com o martelo mais pesado e a mola mais fraca ou mais forte e mais curta, seja possível reduzir este efeito. A idéia é que a mola apenas lance o martelo em direção ao piloto e não mais exerça força após o martelo atingir o piloto, assim quando o piloto jogar o martelo para tras de novo a mola não terá força suficiente para fazer o martelo voltar a atingir o piloto uma segunda vez (reping).

4- Acredito tbém que com um cano mais longo e sem o choke (estreitamento na boca), seria possível acelerar mais o chumbo com uma mesma quantidade de ar, então para manter a potencia de costume, seria necessário menos ar. Sò não sei dizer se a precisão seria muito prejudicada sem o choke.

5- Por ultimo e não menos importante, o regulador, desse nem preciso falar.

 

Obs.: Esses dados foram percebidos por mim através de experiências que fiz em minha AT44 por minha conta e risco. Se quiserem experimentar, tentem fazê-lo de maneira reversível e se preparem para gastar muito chumbo e ar.

Editado por Diogo M

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opa... boa explanação

na verdade não tenho cronografo para fazer estes testes por isso não tem como mexer nela por enquanto.

percebi que apesar de não ser anunciado pela hatsan os canos da at tem choke, pelo menos na minha tem.Coloquei um chumbo na entrada do cano e empurrei com um arrame encapado e percebi que o mesmo tem um pouco de resistencia para passar na entrada para marcar as raias e no fim, uns 5 cm antes de abandonar o cano.

isso procede eu estou enganado?

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