Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

[Novatos] Comparação: Objetivas 20mm vs. 32mm


Posts Recomendados

Olá pessoal.

 

Acredito que muitos usuários novatos tenham a dúvida, assim como eu tive, da variação de tamanho de uma objetiva de 32mm pra uma de 20mm, se faz muita diferença, principalmente aquelas pessoas que não tem acesso à uma loja pra ver a diferença, que optam por comprar pela internet uma ou outra.

 

Eu pessoalmente já tive essa dúvida sobre o tamanho, apesar de ter tido contato com os dois diâmetros de objetiva logo no início do esporte, uma comparação lado a lado mostra a gritante diferença.

 

Não só entra mais luz, é maior, se vê mais do alvo, como a qualidade da imagem é extremamente superior e o retículo mais fino, facilitando muito ajuste fino.

 

Antes de mais nada, quero pedir desculpa pela qualidade fotográfica: optei por utilizar a câmera de meu celular para as fotografias, pelo motivo de que se eu usasse minha câmera (uma reflex), com uma das lentes macro que disponho, pouco se perceberia a diferença já que iriam parecer do mesmo tamanho, pelo processo que se daria a fotografia.

As lunetas foram fotografadas lado a lado, uma estava em cima da arma e outra em um apoio improvisado, a da esquerda é uma Tasco 3-7x20mm (que está a venda lá na seção correta) e a outra é uma Gamo 4x32WR Sporter que comprei recentemente.

 

Aqui vocês podem ver, uma ao lado da outra, a diferença ''pequenina'' de tamanho kkkk

 

8006001.jpg

 

Agora, mostrando a visão através da luneta. Garanto que a diferença pessoalmente é muito mais gritante.

Em uma comparação ''besta'', que eu poderia fazer, é que, olhar por uma 20mm é como olhar por uma objetiva tipo uma moeda de 50 centavos ou 1 real, agora olhar por uma 32mm é como olhar por uma objetiva do tamanho da extremidade superior de uma lata de coca cola kkkk. É muito grande a diferença.

 

8006002.jpg

 

Vale lembrar que a distância tiradas as fotos foram MAIS PERTO para a 20mm e MAIS LONGE para a 32mm, foram 2.5'' e 3'', por causa do eye relief que variou. Então dá pra ter uma melhor noção da diferença.

 

Espero que isso ajude os novatos que querem começar e são pegos de surpresa entre escolher uma objetiva de 20mm e uma de 32mm, vale muito a pena o investimento maior nesta últma - não opino sobre as de maior objetiva primeiramente por não ter nenhuma e também por não possuir o registro e documentação nescessária para adquirir uma, e segundo pois não tenho interesse e muito menos distância para objetivas e lunetas de maior ampliação.

  • +1 3

Hatsan 80 4.5mm + Gás Ram 60kg Review

Gamo 4x32WR Sporter

Flickr - minha fotografia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom Bruno. Acrescentaria que se a grana tá curta e o atirador quer equipar sua carabina com uma luneta barata (abaixo dos R$ 100,00) uma opção seria as lunetas de 4X28. Esta é uma opção visto que as lunetas 4X32 geralmente se encontram no valor acima de R$ 200,00. Agora 4X20 não recomendo. Muito limitadas como teu post bem demonstrou.

CBC 345 Expresso 4,5 // CBC Montenegro 4,5 // Cometa 220 4,5
Urko 5,5 // Gamo 400 4,5 // Beeman 1072 // CBC BAM B12-6
CBC BAM B19S 4,5 // Hatsan 125

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado !

 

E uma boa sugestao as 4x28 tambem, apesar que eu nunca usei.

 

Ah, e a demonstrada foi uma 3-7x20mm, nao uma 4x20, apesar que o topico se focou em dimensoes das objetivas e nao ampliacao hehe.

 

Estou planejando fazer um topico que vai ajudar muita gente na secao de lunetas, so eu ter paciencia.

Editado por Brunor2

Hatsan 80 4.5mm + Gás Ram 60kg Review

Gamo 4x32WR Sporter

Flickr - minha fotografia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bruno, parabéns pela iniciativa em demonstrar essas diferenças de objetivas. Espero que outros usuários que também tenham lunetas com outras dimensões venham a fazer o mesmo que você.

 

Pontinho.

Norica Dragon 5,5mm GR 50Kg.

Rossi Dione 4G 5,5mm GR 55Kg.

Cometa 220 4,5mm GR 45Kg. (vendida)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Charles !

 

De agora em diante, só vou postar aqui neste fórum.

Eu utilizava um outro, e meu mesmo tópico lá não teve sequer uma resposta, e aqui eu tive um ótimo feedback do pessoal.

 

Vou preparar o tutorial agora, já que não estou fazendo nada e pra ocupar a cabeça, to precisando, haha.

 

Fiquem de olho :)

Hatsan 80 4.5mm + Gás Ram 60kg Review

Gamo 4x32WR Sporter

Flickr - minha fotografia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bruno, nunca se esquente se um tópico "explicativo" ou "informativo" seu não foi respondido, mais vale o número de visitações do que respostas do tipo: "valeu, é isso ae, etc..."

Norica Dragon 5,5mm GR 50Kg.

Rossi Dione 4G 5,5mm GR 55Kg.

Cometa 220 4,5mm GR 45Kg. (vendida)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Bruno...

Estive em férias e por isso to meio "fora-do-ar"... li o tópico e achei excelente!!!

Sempre gosto muito das suas postagens e acho na grande maioria bastante coerentes... e esse foi show!!! Já tive essa dúvida quando iniciava e não sabia a diferença entre as lunetas, achava que a visibilidade era tudo a mesma coisa... portanto penso que esse tópico foi muito bom e exclarecedor...

Tb nunca tive uma com 28mm de objetiva, mas das que já tive oportunidade, as com 32mm são muito mais confortáveis e menos cansativas que as lunetas com até 20mm... se pegar uma com 40mm então, nem se fala... rs.. mas aí, a diferença entre 32 e 40mm já não é tão gritante quanto a diferença entre 20 e 32mm... rs

Forte abraço!!!

Alexandre

Contaminado pelo chumbo!!!
"...o saber não significa nada se não puder ser compartilhado..."

Hatsan HT80 4,5mm SAS QT / GR 55kg CBC (pancadão)

Crosman Phantom 4,5mm / GR 45Kg / Tecla Firelizard / Leaper UTG 4-16x44 side wheel

CBC B19-17 4,5mm / Tecla Firelizard / Hawke 4x32

Hatsan Flashpup 5,5mm (polímero) / EVO 6-24x44 SF side wheel / Supressor Thiago

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado a todos.

 

Mais uma imagem pra ilustrar o tópico, uma vista através da Gamo 4x32WR, reparallaxada pra 13 metros, o centro dos alvos tem cerca de 3cm de diâmetro, isso foi após uma seção de dois tiros em cada alvo (os resultados lá no tópico de agrupamentos):

 

foto3.jpg

Hatsan 80 4.5mm + Gás Ram 60kg Review

Gamo 4x32WR Sporter

Flickr - minha fotografia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante