Alberto José Postado Junho 5, 2019 Share Postado Junho 5, 2019 (editado) Pessoal, segue o review desta carabina da CBC família B19 no calibre 5,5mm. Este review, embora seja de uma "figurinha carimbada", foi motivado pelo interesse de um amigo (Romário, não é o camisa 11 mas este é 10). em adquirir uma carabina no calibre 5,5mm. Como a totalidade de meus reviews são de carabinas calibre 4,5mm, resolvi elaborar este review. Trata-se de uma carabina com visual da CBC B19-14 Classic porém esta carabina foi montada por mim utilizando-se peças que eu tinha disponíveis. A maioria das peças eu já possuía, a coronha eu já havia comprado para usar em uma CBC B19S, então comprei o cano e o cilindro. - êmbolo e retentor original de uma CBC B19S - contra peso (Top Hat) e guia de mola traseiro de uma CBC B19S - mola helicoidal de uma CBC B19S Peças de reposição da linha B19 - CONJUNTO DO GATILHO B18-05-00 (Código CBC 10006385) - TRAVA DA ALAVANCA B18-00-5 (Código CBC 10006372) -> Trava de segurança da biela - MOLA DA TRAVA DE SEGURANCA B18-00-12A (Código CBC 10006374) - ANEL ELASTICO GB896-86 3 (Código CBC 10006373) - PINO FIX. GUIA DA MOLA DE ACAO B18-00-7 (Código CBC 10006366) - PARAF FIXAÇÃO DO CJ. DO GATILHO B18-00-9 (Código CBC 10006376) - CONJUNTO DO CANO F22-5,5 (B19-19S - 17) (Código CBC 10006394) - TRINCO DO CANO B18-01-2A (Código CBC 10006363) - MOLA DO TRINCO DO CANO B18-01-3A (Código CBC 10006362) - BUCHA B18-01-1C (Código CBC 10006369) - 2 ARRUELAS DE AJUSTE B22-00-1(Código CBC 10006379) - ANEL DE VEDACAO B12-00-14 (Código CBC 10006412) -> Vedante do Cano - PARAFUSO DE FIXAÇÃO DO CANO B19-2-00-2 (Código CBC 0006368) - CONJUNTO DA ALAVANCA B18-07-00 (Código CBC 10006370) -> Biela completa - PINO DA ALAVANCA B12-00-1B (Código CBC 10006367) -> Pino trava da biela - SUBCONJ CILINDRO CLASIC PLUS F22B19-17 (Código CBC 10006400) - TAMPA DO CILINDRO B19-8-00-1 (Código CBC 10006360) - CONJUNTO DA CORONHA B19-06-00 CBC B19 -14 Classic (Código CBC 10006381) - 2 ARRUELAS PLANA GB/T97.1-2002 5 (Código CBC 10006434) -> arruelas dos parafusos laterais da coronha - CALCO DO PARAF TRAS CORONHA B19-2-00-1 (Código CBC 10006371) - GUARDA-MATO B18-00-11A (Código CBC 10006382) - PARAF DIANT DA CORONHA GB847-85 ST3.5×16 (Código CBC 10006383) -> Parafuso dianteiro do guarda mato Peças de reposição da linha B12 / B19 - ALCA DE MIRA - MASSA DE MIRA COM TÚNEL - 2 parafusos allen M5 x 16 (parafusos laterais da coronha) - 1 parafuso allen M6 X 20 (parafuso traseiro do guarda mato) Resultado Final Peso da Carabina - 3134 gramas Logomarca no cilindro Zarelho, Alça de Mira Guarda Mato Zarelho e Soleira Emborrachada Massa de Mira com Túnel Raiamento do Cano 5,5mm e Vedante do Cano Fechamento do Cano através de Trinco e Travessão Chumbos Rifle Premium Series Round e Flat Head Rifle Premium Series Round - 19,16 grains Rifle Premium Series Flat Head - 16,93 grains Resultado do Chrony Test com a Mola Helicoidal Aferição da Balança com peso padrão de 10 gramas Fator de correção 0,9982 Chrony Test corrigido considerando o fator de correção para o peso do chumbo Após retirar a coronha, procedemos uma verificação na mecânica Calço do Parafuso Traseiro da Coronha Rolete e Inserto anti raspagem da Alavanca de Armar (Biela) Funcionamento das Travas de Segurança Mola da Trava de Segurança da Alavanca de Armar Trava de Segurança Automática da Alavanca de Armar com o Cano Fechado Trava de Segurança Automática da Alavanca de Armar com o Cano Basculado Trava Manual da Tecla do Gatilho na Posição SAFE (Cano Fechado) Travas de Segurança Liberadas Medição do Deslocamento do Êmbolo Carabina Desengatilhada Carabina Engatilhada Deslocamento do Êmbolo - 98mm Abertura do Cilindro com uso de Compressor de Mola Para evitar danos, retiramos a Alça de Mira Mecânica no Compressor de Mola Travamento do Cilindro no Compressor de Mola Retirada do Parafuso de Fixação do Conjunto de Gatilho Parafuso de Fixação do Conjunto de Gatilho Retirado Aplicando Força sobre a Tampa do Cilindro, com Dispositivo Apropriado Retirando o Pino Trava com uso de Saca Pinos Pino Trava retirado, basta liberar a força gradativamente Aproveitamos e efetuamos a medida da Pré Compressão da Mola Helicoidal - 38mm Contra Peso, Mola Helicoidal, Guia de Mola, Centralizador e Tampa do Cilindro Dimensões da Mola Helicoidal Número de Espiras (N) = 34 espiras Número de Espiras Úteis (N - 2) = 42 Comprimento = 250mm Diâmetro Externo = 18,6mm Diâmetro Interno = 12,2mm Diâmetro do Arame = 3 mm Extremidades Retificadas Peso do Contra Peso (Top Hat) - 31 gramas Retirada do Conjunto de Gatilho Para retirar o Conjunto de Gatilho, temos que bascular o cano Conjunto de Gatilho e Trava de Segurança da Biela Liberação da Sapata da Alavanca de Armar Cuidado para não perder o Inserto Anti Raspagem pois ele pode cair ao se articular a Alavanca de Armar (Biela) Retirada do Êmbolo Diâmetro Interno do Cilindro - 25mm Volume da câmara de compressão V = [(Pi x D2) /4] x deslocamento do êmbolo D = 2,5 cm deslocamento do êmbolo = 9,8cm V = 48,1 cm3 Peso Total do Êmbolo - 191 gramas Nota do autor: o peso médio dos Retentores (bucha) é algo em torno de 2 gramas Instalação de Mola a Gás As molas a gás (Gás RAM) utilizadas nas carabinas da família B19 são as de 270mm. Nota do autor: com alguns ajustes, pode-se utilizar as de 260mm Utilizaremos Molas a Gás QUICKshot MG270, estas molas são disponíveis em 35, 40, 45, 50, 55 e 60 kgf Meus agradecimentos ao Juliano Sanches da QUICKshot pelo envio das molas a gás MG270 Kit Gás Ram Basic B19 http://quickshot.com.br/produto/conj-acao-por-mola-a-gas-basic-para-cbc-b19/ MG270 50 kgf Comprimento da Câmara - 149mm Comprimento Nominal - 270 mm Centralizador QUICKshot - Câmara da Mola a Gás Arruela Centralizadora da Haste da Mola a Gás Arruela Centralizadora da Haste dentro do Êmbolo. Nota do autor: na foto, utilizamos um êmbolo original Gamo, compatível com a linha B19 Comentário: é de conhecimento dos atiradores que tem o hábito de customizar as suas carabinas que a grande maioria dos êmbolos originais necessitam utilizar a arruela centralizadora da haste pois não há furo no êmbolo para tal. Êmbolo Original Linha Gamo Com ferramentas específicas (torno mecânico, furadeira de bancada, broca de centro, máquina de solda), é possível efetuar tal furo. É de meu conhecimento 3 técnicas 1) - efetuar um furo final de 8mm (com auxilio de broca de centro) passante, da extremidade onde encaixa o retentor. Tamponar parcialmente este furo com tarugo cônico de diâmetro ligeiramente superior a 8mm e solda e efetuar o faceamento em torno mecânico. 2) - efetuar um furo passante de 4,5mm / 5,5mm (com auxílio de broca de centro), utilizando-se um macho e 5mm / 6mm e um escariador abrir rosca para rosquear um parafuso cabeça cônica M5 / M6 com aplicação de trava rosca alto torque Com auxílio de um broca aço rápido longa 8mm / 8,1mm longa abrir o furo pelo lado interno Resultado obtido com furadeira de bancada (quando executada em torno mecânico, o resultado é melhor). A profundidade do furo deve ultrapassar a ponta cônica da broca em torno de 5mm para que a ponta da haste da mola a gás fique bem encaixada. 3 - Vamos agora ao "Pulo do Gato" Uso de "JIG" para efetuar um único furo pelo lado interno, utilizando-se uma broca de aço rápido 8mm / 8,1mm longa Esta ferramenta "JIG" foi confeccionada em torno mecânico utilizando-se o eixo do mecanismo de lavadora Brastemp / Consul que tive que substituir na lavadora da minha filha (haste preta) o eixo cromado das fotos abaixo são da lavadora Brastemp aqui de casa que também teve o mecanismo trocado. Furo passante de 8mm / 8,1mm Teste de passagem da haste da mola a gás na JIG O diâmetro exteno da JIG é 20mm, a folga dentro do êmbolo é retirada utilizando fita isolante Êmbolo com a JIG e Broca Aço Rápido 8,1mm O furo final do êmbolo pode ser feito utilizando-se furadeira de bancada ou torno mecânico Utilizamos torno mecânico (novo brinquedo ...) A própria broca faz o papel do contra ponto e facilita a centralização do êmbolo para o aperto final na placa do torno Segurança em primeiro lugar. Uso de óculos de segurança Resultado Final Haste da Mola a Gás encaixada no furo Instalação da Mola a Gás MG270 Pré compressão - 8mm Chrony Test Mola a Gás QUICKshot MG270 50 kgf Êmbolo e Retentor Originais Chrony Test Mola a Gás QUICKshot MG270 55 kgf Êmbolo e Retentor Originais Chrony Test Mola a Gás QUICKshot MG270 60 kgf Êmbolo e Retentor Originais Quadro Comparativo Mola Helicoidal versus Molas a Gás QUICKshot MG270 com Êmbolo e Retentor Originais O teste com a Mola a Gás MG260 60kgf acarretou o desgaste do inserto anti raspagem e a consequentemente ocorreu raspagem da alavanca de armar contra o cilindro. Teste do novo retentor QUICKshot Chrony Test Mola Helicoidal com Êmbolo Original e Retentor QUICKshot Chrony Test Mola a Gás MG270 50kgf com Êmbolo Original e Retentor QUICKshot Chrony Test Mola a Gás MG270 55kgf com Êmbolo Original e Retentor QUICKshot Quadro Comparativo Mola Helicoidal versus Molas a Gás QUICKshot MG270 com Êmbolo Original e Retentor QUICKshot Retentor Original versus Retentor QUICKshot Editado Junho 8, 2019 por Alberto José 1 Citar Mandarim " O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!" Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alberto José Postado Junho 8, 2019 Autor Share Postado Junho 8, 2019 Tópico concluído - Retentor Original versus Retentor QUICKshot (nova linha e novo lubrificante) 1 Citar Mandarim " O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!" Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Aurélio Postado Junho 9, 2019 Share Postado Junho 9, 2019 Tópico concluído - Retentor Original versus Retentor QUICKshot (nova linha e novo lubrificante)Opa.Parabéns. Mais um excelente tópico.Abs Citar _________ Aurélio Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carabineiro Postado Junho 7, 2020 Share Postado Junho 7, 2020 Em 07/06/2019 em 23:17, Alberto José disse: Tópico concluído - Retentor Original versus Retentor QUICKshot (nova linha e novo lubrificante) Boa Tarde Sr. Alberto José Muito Obrigado pela orientação e a boa vontade do Sr., foi muito proveitoso assistir as imagens e videos postados, e por quem tem experiencia no assunto, isso evita muito erro e contratempo, e porque não dizer gastos de dinheiro que podem ser evitado, meu muito Obrigado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.