Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Problema - Cometa Fusion 5.5 com GR SMS de Fábrica


Posts Recomendados

Boa tarde, amigos

 

Primeiramente, gostaria de agradecer ao pessoal do fórum pelo aprendizado que tive lendo os tópicos aqui. Nunca postei, nem comentei, mas o conteúdo é ótimo!

 

Agora, vamos ao meu problema!

 

Comprei faz uns 2 meses a Cometa Fusion 5.5 com gasram de fábrica da rossi.

 

Aparentemente ela vem com o GR de 55kg.

 

Na primeira semana com ela, percebi um recuo bastante forte e utilizando o aplicativo de cronógrafo do celular (distâncias medidas cuidadosamente), ela dava em torno de 250mt/s de velocidade inicial com chumbos gamo comuns (pro magnun, match, expander).

 

Agora, (2 meses depois), cerca de 2 mil disparos realizados, ela está bem mais fraca. A medição de hoje deu 195mt/s com chumbos de mesmo peso. Medição realizada nas mesmas condições anteriores (tudo novamente medido com muito cuidado).

 

O que será q aconteceu? Bucha ruim? GR da Rossi abrindo o bico? :-/

 

Desde já agradeço a ajuda de vcs e a compreensão se postei meu tópico na sessão inadequada do fórum.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

em todas as carabinas com gas ram que tive sempre ocorreu isso , depois de um tempo a v/o cai mesmo pelo efeito diesel ja ter passado e o proprio gas ram ter se acomodado... e nao e vazamento nao ok.se fosse estaria bem mais fraca, minha fenix com gr original depois de amaciada dava exatamente v/o parecida em torno de 190 mts... e nunca vazou ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta, amigo.

 

Com os GR da Elite acontece o mesmo?

 

Fiquei incomodado pq essa queda de velocidade tão grande altera muito a distância útil e o a maneira q eu já estava acostumado a atirar com ela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acontece sim com todos como disse, ainda mais se tiver diesel , e fica tranquilo que com 195 mts creio que ela ta menos trancuda...isso se traduz em mais precisao e mais conforto para a tirar e com essa v/o tiros ate 70 /80 metros vai facil e com certa força...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Embora ela esteja menos trancuda mesmo, o arco do tiro ficou maior. E pra tiros mais longos, até dá. Mas com mais velocidade, o ponto de impacto muda menos. Com 245mts por segundo, dá praticamente pra mirar no meio e acertar a cerca de 35-40 mts com um variação de 3cm pra cima, 4 pra baixo (a 40 mts), zerando legal a mira.

 

Mas com esse vo, esse "spread" fica bem maior e me atrapalha na hora de calcular o drop. Eu queria mesmo q ficasse com seus 250 pra cima.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nao sei se vc sabe mas uma fusion 5,5 nunca vai dar esses 250 mts como vc quer, a não ser se tiver diesel... mesmo se colocar um gás ram maior pois toda carabina chega a um limite de vo pelo tamanho da câmara essa vo, em armas de mola no calibre 5,5 so se for uma hatsan 125 ,150 torpedo e com gás ram de uns 70,75 kg...

Editado por MARCOSYW1
  • +1 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nao sei se vc sabe mas uma fusion 5,5 nunca vai dar esses 250 mts como vc quer, a não ser se tiver diesel... mesmo se colocar um gás ram maior pois toda carabina chega a um limite de vo pelo tamanho da câmara essa vo, em armas de mola no calibre 5,5 so se for uma hatsan 125 ,150 torpedo e com gás ram de uns 70,75 kg...

 

 

240/250 mts seg. em calibre 5.5 com chumbos de peso normal é o VO das Diana Magnum ( 52/54 460...) que são bem mais potentes que as Cometa...

Cometa no 5.5 se der uns 200 mts /seg já é muito bom ...( sem efeito diesel como é óbvio...)- se a câmara de compressão estiver cheia de graxa aí sim dá os 250 mts seg/ ou mais....só que isso só dura enquanto durar a graxa na câmara......muitos fabricantes de springers vendem a armas com a câmara cheia de óleo e eu penso que isso não é inocente...a ideia é mesmo dar ao cliente a sensação que a arma é bem mais potente do que na realidade é....

Editado por netby
  • +1 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se quiser carabina com precisão e com 250m/s com chumbo pesado no 5.5, ou Diana (como citado por nosso amigo Netby) ou PCP seria meu conselho.

 

Acho que o restante é só se incomodar, ela vai dar esse 190/200m/s com variação de 5% pra mais ou menos não importa a força do GR, já discutimos bastante o assunto aqui no fórum, única solução que penso é brutal e nada certeira, colocar um GR maior e abrir o transfer port, mas vai ser uma pancada maior, não vejo utilidade de estragar uma carabina quando o propósito dela é outro entende?

 

Forte abraço

"Carabinas de ar... calibradas, descalibradas, diversas e até inutilizadas."

"Estilingue - Calibres diversos, pedrinha, pedra, pedregulho, tijolo, pedra grande pra car... adaptado para aceitar pedra de barro Lead Free"

"Tubos de esferográficas com tufos da papel, atiradeira de mamona com cano e balão de festa etc"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa, desanimador isso aí.

 

Eu sei q uma carabina nunca dá o q o fabricante afirma (normalmente v0s com PBA), mas cair tanto assim achei demais. Especialmente q neste modelo seus similares de mesma mecânica (Fenix, 400), tenho visto o pessoal q tuna e coloca GR e informando V0s entre 220 e 250 (GR de 45 a 55 kgs).

 

Por isso estou achando pouco a minha dando isso e tão nova.


Mas obrigado pelos esclarecimentos, amigos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa, desanimador isso aí.

 

Eu sei q uma carabina nunca dá o q o fabricante afirma (normalmente v0s com PBA), mas cair tanto assim achei demais. Especialmente q neste modelo seus similares de mesma mecânica (Fenix, 400), tenho visto o pessoal q tuna e coloca GR e informando V0s entre 220 e 250 (GR de 45 a 55 kgs).

 

Por isso estou achando pouco a minha dando isso e tão nova.

Mas obrigado pelos esclarecimentos, amigos!

Se o que você quer é uma trajetória mais flat, é vender essa e ir pro 4.5.

 

É uma opção também.

"Carabinas de ar... calibradas, descalibradas, diversas e até inutilizadas."

"Estilingue - Calibres diversos, pedrinha, pedra, pedregulho, tijolo, pedra grande pra car... adaptado para aceitar pedra de barro Lead Free"

"Tubos de esferográficas com tufos da papel, atiradeira de mamona com cano e balão de festa etc"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Abra a carabina e verifique se o gás râ SMS não está apresentando vazamento de óleo.

 

gallery_3861_142_18088.jpg

 

Gás Rã SMS Série R supostamente "com correção do problema de vazamento" enviado em substituição na garantia. Mas também apresentou problema de perda de pressão.

 

gallery_3861_142_33071.jpg

gallery_3861_142_99271.jpg

 

 

Resumo da ópera: desisti de usar Gás Rã SMS de qualquer modelo, devo ter mais de 10 encostados. Seguem fotos de alguns que foram enviados com substituição em garantia.

 

gallery_3861_142_79223.jpg

  • +1 1

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom companheiro, das duas uma:

*Ou tua Fusion estava com efeito diesel;

*ou teu crononógrafo não está lendo como deve;

 

Eu tenho uma HT135 que faz 252 M/S em média, mas com o FTT que tem 14,66 grains, com chumbo de 15 grains dá menos que isso e a câmara dela é maior que a da Fusion...

Faço minhas as palavras do Fritz, se tua preocupação é um trajetória mais plana o 4,5mm seria a solução pra você, mas aí entra o fator vento que interfere mais...

Ou uma PCP, mas aí o "buraco é mais embaixo"... Principalmente o buraco que elas fazem no bolso da gente :rofl: :rofl:

Hatsan HT200S Dominator 5.5 (Negrinha) (https://tinyurl.com/yw8mvxy9)

Cometa Fênix 400S Compact 5.5 (Mercedita) (https://tinyurl.com/2p9zmsk9)

Crosman 1322 (Ainda sem nome)

*Sandbag Caldwell TACKDRIVER (http://goo.gl/rMXiah)

===IN MEMORIAN===
Luneta Walther MDC 4x32 (Paralax, MilDot, Retículo iluminado) =VENDIDA=
Luneta Nikko Stirling GoldCrown 4x32 =VENDIDA=
CBC B19-17 String: http://goo.gl/057Hzs + Muzze CBC TUNADO (http://goo.gl/lzjDnr)] =VENDIDA=
Luneta Nikko Stirling Airking Iluminated 4x32 (http://goo.gl/THGJtd) + DAMPA DM60 =RIFADA=
RedDot Walther PS55 [retículo GRADUADO] (http://goo.gl/KMXVis) =VENDIDO=
HW50S 4.5 (http://goo.gl/noXggj) =RIFADA=
HW77 4.5 FAC (Encamisada) (http://goo.gl/TG23so) =RIFADA=
HW100T FSB FAC 5.5 (https://goo.gl/r3qhzI) =VENDIDA=
HT135 5.5 + Kit Elite 70KG (http://goo.gl/YJnYJv) =VENDIDA=
Artemis PR900W 5.5 HUMA Regulated (https://goo.gl/cbBiW2=VENDIDA=
Hatsan BT65SB 5.5 =VENDIDA=

 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Geralmente nas Cometas, o vazamento do óleo do Gás Rã contribui para o surgimento do efeito diesel, uma vez esgotado o inventário do óleo de lubrificação da haste, o atrito na haste acarreta a perda da eficiência do Gás Rã.

 

A Cometa até descreve em seu site o uso de GPS (Gás Power System) mas pela foto deve ser o famigerado SMS. Não encontrei lá no "estrangeiro" sites que vendem Cometa GPS ou mesmo um review sobre estas carabinas.

 

Me lembro de um post do Sid_Mac_Soul da SMS comentando sobre a prioridade destes gás rã para exportação de molas a gás para a Europa.

 

http://www.cometaairgun.com/gas-power-system.php

 

Talvez os amigos da terrinha, Netby e Amilcar Alho, possam contribuir com mais informações sobre este assunto.

 

A saga das molas a gás SMS estão no tópico abaixo

 

http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/15806-problema-cometa-fusion-55-com-gr-sms-de-fabrica/?do=findComment&comment=269233

Editado por Alberto José

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas respostas, amigos!

 

Estou aprendendo com vcs!

 

No começo ela estava dando diesel sim. Mas depois parou e deu uma estabilizada boa.

 

Como ouço dizer faz um tempo q esses GR SMS estão meio problemáticos, to querendo mesmo é levar ela pra assistência pra dar uma olhada.

 

Outra questão a respeito de quem tenha a fusion, fênix ou 400: O primeiro estágio do gatilho, quando vc o pressiona, mas desiste do disparo, o gatilho volta a posição original por força de mola, ou fica solto, aguardando no segundo estágio?

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

toni na minha fênix o gás original não apresentava vazamento não e depois de estabilizada dava essa v/o no máximo mesmo ... quanto ao gatilho se ele ficar solto e não voltar para posição original de meia volta no parafuso de regulagem dele ,aquele grandão, pois normalmente ocorre isso quando ele esta regulado com muito aperto para ficar mais leve...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Toni, se tem uma coisa que os tópicos aqui do fórum me ensinaram (e mudou minha mentalidade, pois eu também tinha o mesmo pensamento engessado de Vo alto; potência, potência, potência....), foi de que não adianta nada um Vo alto se vc não acertar no que está mirando. É frustrante não acertar o alvo tiro após tiro. E como a atividade venatória é proibida em terra brasilis, um Vo alto só serve mesmo pra satisfazer o ego da gente (na maioria dos casos), pois en termos de precisão só se estivermos falando de PCP, pois springer....só as top top.

 

Disparado do meu Z3

Contracts2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é.

 

Lendo a respeito aqui no fórum, realmente aprendi essas coisas (inclusive, potênciaXprecisão) e agradeço novamente!

 

Eu criei o tópico pra ver com os amigos que tem carabinas similares (e a experiência dos outros) se o V0 dela realmente é isso.

 

Quanto ao gatilho, o primeiro estágio fica solto depois q se comprime, mas desiste do disparo. Vou experimentar aumentar o peso pra ver se isso resolve.

 

Obrigado!

Editado por Toni
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tentei agora deixar a regulagem mais pesada, mas não resolveu. Mesmo indo até o fim do curso do parafuso.

 

O complicado é q além do gatilho ficar bambo no que seria o primeiro estágio, não é possível puxar a trava até o fim, de forma q não se consegue travar mais a arma se puxar o primeiro estágio e desistir do disparo. :-/

 

Que será?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Cometa até descreve em seu site o uso de GPS (Gás Power System) mas pela foto deve ser o famigerado SMS. Não encontrei lá no "estrangeiro" sites que vendem Cometa GPS ou mesmo um review sobre estas carabinas.

 

Achei um vídeo supostamente enviado, à Armeria Merino, pela Cometa

 

SUSTITUCION MUELLE RESORTE POR GAS RAM COMETA

 

 

s comentários
photo.jpg
+Airenlaces Airguns Si , este video me lo mandaron los de la fabrica Cometa. Un saludo.

Interessante é que ele utilizou um outro cilindro da caixa de gatilho já pré usinado e com uma arruela centralizadora da haste (instalação invertida). A pré compressão do gás ram também é mínima.

 

Na retirada da caixa de gatilho, há um erro que muitos cometem. :rtfm:

 

Comprimir a caixa de gatilho e tentar o sacar o pino trava da caixa de gatilho no cilindro, sem antes retirar o parafuso de fixação do conjunto do gatilho. Na remontagem, a sequência ideal é, comprimir a mola, inserir o pino trava, liberar a compressão do compressor de molas para então instalar o parafuso de fixação do conjunto do gatilho.

 

gallery_3861_142_4785.jpg

Parafuso de fixação do conjunto do gatilho Cometa Fênix 400 / Fusion

 

O link citado é interessante pois cita a durabilidade em disparos, do gás ram 10.000 a 40.000 (russos), os 400.000 do SMS Rossi, e o italiano Special Springs com mais de seis dígitos (1.000.000)

 

http://airenlaces.blogspot.com.br/2012/09/resorte-de-aire-gas-ram-nitropiston-igt.html

 

Special Springs

 

http://www.specialsprings.com/en/company

Editado por Alberto José
  • +1 2

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A perda de óleo reduz a eficiência da lubrificação, acarretando um maior atrito entre a haste e as vedações o que durante o ciclo de descompressão (disparo da carabina) resulta em uma menor potência, ou seja: não é só o vazamento do gás que causa perda de potência da mola a gás, que neste caso seria de constatação imediata pois há perda de pressão e é possível comprimir o gás até manualmente.

HdzBsJh.jpg

 

EMeDaGI.jpg

 

Link do Tópico Como determinar a Força Nominal de uma Mola a Gás

 

http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/14600-como-determinar-a-forca-nominal-de-uma-mola-a-gas/?hl=%2Bfor%E7a+%2Bnominal

 

O Alexandre9 fez a autópsia de gás ram da SMS Rossi no

 

Tópico Tem curiosidade em ver um GR por dentro ? "Novas Fotos"

 

 

http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/10022-tem-curiosidade-em-ver-um-gr-por-dentro-novas-fotos/?hl=%2Bg%E1s+%2Bram+%2Bpor+%2Bdentro

Editado por Alberto José
  • +1 1

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

na minha humilde e empírica opinião o problema é o aplicativo de cronógrafo de celular, esse deu uma falsa leitura ou uma ilusão, use um cronógrafo de verdade ou faça o teste do sabão que acho melhor que aplicativo de celular, abraços.

Old soldiers never die. Young ones do.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

na minha humilde e empírica opinião o problema é o aplicativo de cronógrafo de celular, esse deu uma falsa leitura ou uma ilusão, use um cronógrafo de verdade ou faça o teste do sabão que acho melhor que aplicativo de celular, abraços.

 

Pior que não. Se você mede corretamente ele dá uma margem de erro baixíssima. E pude comprovar essa velocidade também por conta do "drop" a maiores distâncias. Bate com os dados do chairgun com essa velocidade.

 

Mas e quanto ao gatilho? sabem me dizer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acho que vc fez ao contrario o parafusao.. aquele que se aperta sem precisar desmontar da coronha pelo buraco do guarda mato vc tem que soltar e não apertar ele ok tenta se for isso...

 

Entendi. Mas o parafuso já estava bem "pra fora" quando apertei e o gatilho bobo assim. Mas não sei se me fiz entender. A primeira vez q aperta ele tem pressão de mola. Só se não efetuar o disparo q ele fica bobo e não volta pra posição original.

 

Vou tentar amanhã, marcos.

 

A propósito, comprei uma luneta Hawke HK3020. Tá uma promoção bem legal na falcon armas. Pelo q pesquisei ela tem o retículo "incrustado" ou impresso diretamente numa lâmina de vidro. Deve aguentar mais o tranco.

 

Estou usando um RedDot velho de guerra, mas pra maiores distâncias fica bem difícil compensar, pq não há referência além do dot.

 

Mas de perto vai bem. Agrupamentos com gamo match e rifle (comum). 12mts, apoiado. Logo que arma chegou. Ainda estava com um pouco de diesel.

 

1d4060b75f.jpg

 

Moeda de 5 centavos para referência.

 

1d3fca4e31.jpg

 

 

Os gamos em geral vão bem nela, mas as vzs dá um flyers irritantes. Gamo infelizmente não tem um controle de qualidade muito apurado, alguns chumbos entram no cano mais soltos do que outros.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

A propósito, comprei uma luneta Hawke HK3020. Tá uma promoção bem legal na falcon armas. Pelo q pesquisei ela tem o retículo "incrustado" ou impresso diretamente numa lâmina de vidro. Deve aguentar mais o tranco.

Toni, o pior é que é mais fácil dar problema na torre de regulagem vertical que no retículo .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antonio, até hj só tive problemas com retículos. Mas eram lunetas bem ruinzinhas. Uma delas era melhorzinha, apenas.

 

Já tive uma q no terceiro disparo a lente da objetiva pulou fora do tubo! E era uma norica dragon! \o/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante


WhatsApp Image 2024-05-11 at 09.36.04.jpeg