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Gasram X Mecanismo de gatilho centralizado


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PessoALL

 

O mecanismo de gatilho centralizado (sei lá como chama o trem, me refiro aos mecanismos de disparo em que o embolo é travado pelo centro, e não pela borda) é muito mais vantajoso que o "não centralizado" a ponto de tornar desnecessária (a impossivel) troca da mola por gasram?

 

Com filminho vai dar pra entender: http://www.arld1.com/tx200whole.html (tem que clicar bas bolinhas azuis do lado esquerdo).

 

Lembro que as topmolas (HW e AA) usam esse "mecanismo cenralizado" e já vi donos dessas dizer que o gasram é "dipensável"...

 

O que vcs acham? joguem suas idéias!

 

valeu!

 

 

ps: esse site http://www.arld1.com/ é bem legal, várias animações explicativas...

Editado por BrunoM

________________________________________________________________________________________________________________

 

Não nos esqueçamos nunca de Guilherme Paraense!!!

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Bruno, sem dúvida o mecanismo com a trava centralizada é vantajoso para a precisão, mas temos que ter em mente que não é só isto que da precisão da arma.. se fosse as rossi dione e a nova cbc china seriam muito boas tb.

 

Um sistema de gatilho BOM é imprescindível, assim como uma boa relação entre diâmetro da câmara / curso do pistão / força da mola.

 

Com certeza nas armas como a TX200 e hw 77/97 o gás-ram é dispensável, pois estas armas já tem uma precisão incrível usando a boa e velha mola helicoidal. Acredito sim que se fosse feito um projeto e adaptado um gas-ram a estas armas poderia ainda melhorar um pouco... mas ai vem aquela história, NÃO SE MECHE EM TIME QUE TÁ GANHANDO, e no caso dessas duas... como tão ganhando hehehe

  • +1 1
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horvath, concordo plenamente, prova disso é o fato de que algumas armas mesmo após a instalação do gas ram melhoram porém não a ponto de se tornarem tão precisas quanto uma Slavia 631 que é uma arma que não aceita gas ram e é extremamente precisa, ou seja, todo o conjunto é importante.

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Reforçando...

Considerem também o material (a liga) nos pistões dessas carabinas tipo TX200, ProSport e HW97, os pistões dessas beldades devem ser bastante leves, também existe no pistão um (ou são 2) anel de deslize que creio ser feito de teflon ou algo similar, somando-se bucha, curso do pistão, qualidade de mola, cano fixo e excelente gatilho... não dá outra.

É o que penso.

HW50S 4.5mm (Mola encamisada)
Bam B26 4.5mm (tunada) + Gatilho HW (http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/5592-bam-b26-um-breve-review-e-uma-modificao/)
CBC 345 Expresso (Gas Ram 150 + Bucha PU) (http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/10283-restauracao-cbc-345-expresso/)

Nikko Mountmaster 4X32

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Na minha opinião, a vantagem do gasram sobre a mola convencional está no fato do gasram vibrar menos. Porém se o guia de mola e o top hat forem bem projetados, em conjunto com uma graxa de alta viscosidade, estas vibrações são atenuadas e o desempenho fica similar ao gasram.

Já o sistema de engate do pistão não dá para remediar. Ao prender o pistão pela lateral e a mola pressionar pelo centro, produz-se um binário de forças que fazem o pistão ter uma tendência a girar, e ao liberar este binário vibrações surgirão. Portanto, projetos com engate na lateral do pistão devem ser muito bem estudados, como nas consagradas Theoben. A Weihrauch no seu modelo HW90 usou o gasram, porém não se tornou um modelo muito popular, não sei se pela potência acima dos limites legais, ou se pelo desempenho inferior às suas irmãs...

Como dito anteriormente pelos colegas acima, este é apenas um fator. Qualidade do cano, qualidade do gatilho, equilíbrio do conjunto, precisão mecânica de construção, qualidade dos mateirias usados, também contribuem para o resultado final.

  • +1 1

Pedro Ashidani
MVB - Nº:2664

Steyr LG-110 FT 4,5mm/5,5mm
Weihrauch HW97K inox 4,5mm
Weihrauch HW35E Inox 4,5mm
Weihrauch HW50S Inox 4,5mm

Steyr LP10

Farley Coaxial II

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Vejam este vídeo que achei no youtube:

Um tiro como esse não precisa de gasram. Escutem também o barulho do tiro... é muito bonito.

HW50S 4.5mm (Mola encamisada)
Bam B26 4.5mm (tunada) + Gatilho HW (http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/5592-bam-b26-um-breve-review-e-uma-modificao/)
CBC 345 Expresso (Gas Ram 150 + Bucha PU) (http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/10283-restauracao-cbc-345-expresso/)

Nikko Mountmaster 4X32

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Breno, a questão dos anéis de deslisamento que vc colocou é muito importante tb. Na minha antiga HT 80 ela começou a ter problemas de fricção do pistão com a câmara... a arma vibrava muito e a precisão era horrível.

 

Mandei usinar na parte de trás do pistão um rebaixo onde instalei um anel de teflon, e troquei a bucha por uma de PU da alterama. Além de eliminar o atrito de metal com metal o anel de teflon ajudou a centralizar o pistão na câmara. A bucha de PU como possui um pequeno elevado de 1mm em relação a original, reduziu o tranco quando o pistão acerta o fundo da câmara e tb acabou com aquele barulho seco de metal com metal no fim do cusro do pistão.

 

Não transformou ela numa arma de precisão extrema.. mas os agrupamentos melhoraram consideravelmente.

 

São soluções relativamente simples como estas (claro que no caso das grandes empresas são feitos muitos estudos antes)) que aliados a um projeto sólido, materiais de boa qualidade, controle de tolerância nas peças que fazem das hw e AA armas tão precisas.

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Pedro,

 

Eu já tinha visto o vídeo no seu review, espetacular essa carabina ela é meu sonho de consumo e principalmente com essa coloração coronha X inox, mas o precinho dela é salgado, por enquanto vou me contentar com uma B26 (possívelmente reduzirei o comp da mola e mais algummas coisinhas pra deixá-la próximo a HW50).

Através da vista explodida dela( http://www.gunspares.co.uk/shopdisplayproducts.asp?id=24565&cat=HW50 ) seu pistão não possui os anéis, mas contudo deve ser bastante leve (associado ao Vo) para que não cause um recuo suficiente para derrubar o chumbinho.

 

Sds,

HW50S 4.5mm (Mola encamisada)
Bam B26 4.5mm (tunada) + Gatilho HW (http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/5592-bam-b26-um-breve-review-e-uma-modificao/)
CBC 345 Expresso (Gas Ram 150 + Bucha PU) (http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/10283-restauracao-cbc-345-expresso/)

Nikko Mountmaster 4X32

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Realmente não há aneis. Uma vez comprei os botões de delrin do Maccari, colei no pistão, mas na hora de inserir o pistão na camara, saiu tudo. Está bem justo...

Pedro Ashidani
MVB - Nº:2664

Steyr LG-110 FT 4,5mm/5,5mm
Weihrauch HW97K inox 4,5mm
Weihrauch HW35E Inox 4,5mm
Weihrauch HW50S Inox 4,5mm

Steyr LP10

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  • 3 months later...

Pedro,

 

Onde posso comprar esses botões de derlin?

(acho que perguntei tarde rsrsr)

 

Sds,

HW50S 4.5mm (Mola encamisada)
Bam B26 4.5mm (tunada) + Gatilho HW (http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/5592-bam-b26-um-breve-review-e-uma-modificao/)
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Nikko Mountmaster 4X32

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Pedro,

 

Onde posso comprar esses botões de derlin?

(acho que perguntei tarde rsrsr)

 

Sds,

 

http://www.airrifleheadquarters.com/catalog/item/251488/2365157.htm

Pedro Ashidani
MVB - Nº:2664

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