Foi moleza desmontar de novo, a propósito, estava tudo guardado, as ferramentas, o kit de reposição dos orings e também um reloginho de reserva mais uma mangueira, tudo pronto para quando der o defeito.
Na desmontagem eu fiz uma revisão completa, todos os orings estavam com aparência de perfeitos, não havia nenhum desgaste aparente, o relógio estava levemente empenado no eixo:
Havia também um inicio de ponto de ferrugem na parte externa:
Notei um desgaste aonde vai o prego:
De modo que a bolinha preta não caiu desta vez:
Com certeza é devido as rebarbas produzidas pelo movimento do prego contra a peça:
Isto é um aviso para quando der defeito na bolinha, tenho que lixar aqui primeiro, retirando as rebarbas, antes de colocar a bolinha nova, caso contrário, a rebarba pode cortar e ai a bolinha não veda.
Toda a suspeita recaia sobre esta peça:
Estava apenas impregnada com uma espécie de graxa preta, uma mistura de água com óleo e sujeira:
Depois de limpa, aparentemente tudo perfeito.
Fui no tubo que rosqueia no bloco, tentei soprar o ar pelos dois lados e não consegui:
No momento em que comecei a desrosquear, ouvi um estalo, como se tivesse algo preso e se soltado. fechei de novo a rosca sem desmontar e tentei soprar, bingo! o ar agora só passava por um sentido, desmontei a válvula:
Olhando mais atentamente:
Notei a sujeira preta, ela coincidia com a parte de dentro:
A minha teoria é que a gosma formada pelo óleo de silicone misturado com a sujeira, quando sofre alta pressão, é esmagada e faz com que a peça móvel fique grudada no chassis, vira uma espécie de cola, esta é a única explicação lógica que encontrei para o ocorrido.
Para comprovar a minha teoria, eu remontei tudo e apresentou o mesmo problema de travar quando põe pressão, desmontei de novo e limpei apenas passando a peça com força contra um pano:
Enrolei um pano na chave halem do kit e forcei dentro do buraco, girando e apertando, até ele ficar limpo também.
Desta vez eu remontei sem usar o óleo de silicone, passei apenas graxa de silicone nas partes móveis, vou tentar comparar no futuro qual é o melhor, a graxa ou o óleo.
Até o momento, dei umas 100 bombadas de testes, fui nos 300 BAR e tudo funciona perfeitamente.