Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

B19-17 com acabamento refeito


Posts Recomendados

Parabéns Tiago, admiro quem tem essa coragem de mexer numa coronha original pois sei o trabalho que dá, fiz esse mesmo processo na coronha da minha B19-14, tem um tópico aqui no CA falando dela, e sei a canseira que deu. Estou querendo comprar uma coronha da B19-17 e fazer o processo de novo para instalar na minha carabina, no futuro mostro como ficou.

 

Mais uma vez parabéns pelo trabalho. +1 p vc...

TIRO ESPORTIVO, RESPONSABILIDADE E SEGURANÇA ACIMA DE TUDO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que belo trabalho, queria eu ter essas habilidades,rsrsrs. Para meu gosto ela ficou mais bonita quando aplicou o óleo de peroba do que o resultado final, mas é questão de gosto, não me agrada muito carabinas de cor muito escura e brilhosa.

 

Parabéns pelo trabalho.

Norica Storm 5,5 + GR50 (vendida)

B19-S + GR50 (vendida)

B19-14 4,5 + kit Elite GR45 + pistão aliviado

HW35 Stainless

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra ser bem sincero as cores que achei mais bonitas foram nas fotos 6 e 8.

 

Pelo visto dá pra brincar bastante com o visual dessa coronha, que tem um design muito bonito.

 

 

Que belo trabalho, queria eu ter essas habilidades,rsrsrs. Para meu gosto ela ficou mais bonita quando aplicou o óleo de peroba do que o resultado final, mas é questão de gosto, não me agrada muito carabinas de cor muito escura e brilhosa.

 

Parabéns pelo trabalho.

 

 

Também acho que coronhas tumbhole são muito bonitas, tanto as de madeira quanto as sintéticas. Na foto 6 ela ainda estava só com o extrato de nogueira, então era preciso usar algum produto para selar a madeira. Já na foto 8, ela estava com um visual legal (apesar de que desde o início eu queira ela mais escura), mas o óleo de peroba deixou muito evidentes alguns pontos nos quais o extrato de nogueira foi absorvido de mais ou de menos. Além disso, o óleo de peroba sozinho não protege a madeira muito bem.

 

Uma opção, seria usar só a cera, em grande quantidade e pressionando ela contra a madeira ao ser passada, para penetrar um pouco nos veios. isso sela a madeira, deixa ela completamente impermeável e muda muito pouco a aparência dela, deixando um acabamento acetinado. Se quiser ter uma idéia de como fica, de uma olhada no tópico do Cenoura, com o tutorial da cera caseira que eu postei antes.

 

 

Parabéns Tiago, admiro quem tem essa coragem de mexer numa coronha original pois sei o trabalho que dá, fiz esse mesmo processo na coronha da minha B19-14, tem um tópico aqui no CA falando dela, e sei a canseira que deu. Estou querendo comprar uma coronha da B19-17 e fazer o processo de novo para instalar na minha carabina, no futuro mostro como ficou.

 

Mais uma vez parabéns pelo trabalho. +1 p vc...

 

Valeu pelo +1 César! E caramba, depois de ter feito isso em uma coronha vc já está cogitando fazer em outra?! Isso que é disposição!

 

 

Cara parabéns!

 

 

Ficou espetacular! Obrigado por compartilhar.

 

 

Abraços

 

 

Muito bom trabalho, vizinho!!

 

Ficou show de bola. +1

 

 

Parabéns, ficou muito bom mesmo. +1 procê.

 

 

Parabéns pelo trabalho! +1!

O difícil é trabalhar no zigrinado mesmo, tem q ter muito cuidado.

 

Abraços

 

André Carboni.

 

 

+1 show em

 

Valeu pessoal! :thumbup: Esse é o tipo de coisa que dá trabalho, mas quando se vê o resultado é muito compensador. Nessa coronha da B19-17 em especial, por conta do zigrinado, não tem muitos "atalhos" pra se conseguir um bom resultado, é bem artesanal mesmo, mas também não tem segredo nem exige grande habilidade, é só fazer com calma. Difícil deve ser lidar com coronhas como as da Air Arms, com aqueles desenhos super complicados e entalhe no lugar de um zigrinado simples... Já vi gente por aqui refazendo acabamento de TX 200 e isso sim exige habilidade (além de muita coragem).

  • +1 1

9k6qzq.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Show, Tiago !!! +1 pr'ocê.

Apesar de muito bem detalhado, talvez precise de sua ajuda, porque vou tentar fazer também...

Teria como explicar prá lengos como é feita a fase de polimento?

Mais ou menos quanto tempo a partir do desmonte da carabina?

Abraços, brow, e parabéns!

1908603582_B19CF30G400revpeqjpg.thumb.jpg.82626d09d45f43027ddd0da9c9d45a96.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 weeks later...

Dando up... Tiago, me ajúdi !!!!

Entrei no "Mundo Bam". Na 2a. feira começo a tascar pintoff na "criança"... eheh

Quais são as lixas?

Estou querendo deixar um acabamento um pouco mais claro que a sua, mas com os veios da madeira bem realçados. É possivel?

1908603582_B19CF30G400revpeqjpg.thumb.jpg.82626d09d45f43027ddd0da9c9d45a96.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá kamarada!

 

Antes de mais nada, não esqueça de usar luvas e passar o removedor em ambiente aberto ou então use máscara. Não é uma daquelas instruções pra "madame". Em pouco tempo de contato com a pele esse negócio começa a irritar, dói, parece queimadura. Por sorte, quando aconteceu comigo, eu estava perto de uma torneira pra lavar rápido o respingo.

 

Sobre o "modus operandi" que eu usei:

 

- Use um recipiente raso e bem aberto pra colocar o removedor. Siga as instruções.

- Aplique uma camada farta em uma metade da coronha (deixe as partes mais complicadas - como o tumhole, pro final, no início trabalhe em áreas grandes pra ir mais rápido);

- Tire as camadas de verniz/tinta e removedor com uma espátula bem afiada não use lixa no remvedor. Quando o removedor age ele deixa o verniz e a tinta moles, o serviço não renderia usando lixas, já que a meleca de tinta+removedor grudaria nas lixas.

- Tome cuidado com o zigrinado. Se você se empolgar, pode acabar estragando ele.

- É quase impossível remover o verniz e a tinta ao mesmo tempo. É mais fácil e rápido passar o removedor duas vezes - uma pro verniz e outra pra tinta.

 

 

- Use uma camada muito generosa na parte dos zigrinados e passe uma escova de dentes, no sentido dos cortes pra conseguir tirar a tinta que fica acumulada no baixo-relevo. É quase impossível remover 100% da tinta antiga nessas partes, mas deixar toda ela vai deixar o zigrinado mais escuro que o resto da coronha (o que pode até acabar sendo um contraste legal, dependendo de como você quer o resultado final.

 

 

Depois de remover a tinta, é quase certo que sobrarão grandes porções de partes da coronha ainda com tinta - em especial na parte do tumbhole, onde é difícil trabalhar com a espátula. Mas por causa do removedor, essas sobras de tinta saem muito fácilmente (como se fosse uma pintura de muitas décadas, exposta ao sol). Pra deixar na madeira nua, usei lixas 120, 150, 220 e 400. Redobre o cuidado quando estiver trabalhando no zigrinado.

 

Quando terminar, não esqueça de tirar os resíduos de pintoff com o tratamento de vapor. Pode parecer demorado, mas com tudo isso, acaba sendo bem mais rápido e beeeem menos cansativo que partir direto pras lixas.

 

 

 

Pra aparência dela, depende muito do tipo de material que você vai usar. Pelo que percebi, o extrato de nogueira que eu comprei era vagabundo demais, então a madeira não absorveu ele de modo homogêneo. Isso fica muito aparente nas fotos da fase do óleo de peroba. Acho que o Walnut da Birchwood & Casey deve dar um resultado bem melhor outra possibilidade seria dar só uma demão de stain e terminar com verniz ou seladora, caso você queira um acabamento de alto brilho ou stain+cera microcirstalina caso queira um acabamento acetinado.

 

 

 

Edit:

 

Só a título de ilustração do resultado final, uma foto das minhas três filhas:

 

 

hwy7vo.jpg

 

 

Acho que nessa foto, com a iluminação natural, dá pra ver melhor o resultado final. Não ficou tão escura quanto parece na foto que tirei a noite.

Editado por Tiago Ataulo
  • +1 3

9k6qzq.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente as dicas. Mais a frente tiro algumas que tive ao ler o manual operativo. Tenho que pegar no pesado primeiro...

Ficou excelente o acabamento da coronha por esta última foto. Muito bacana, mesmo. Pelas outras realmente parecia bem mais escuro...

 

Pergunta:

Entre o início do Pintoff até o último polimento, quantas horas (aproximadamente) de trampo ?

1908603582_B19CF30G400revpeqjpg.thumb.jpg.82626d09d45f43027ddd0da9c9d45a96.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não contabilizei a quantidade de horas, então pra ser sincero, não conseguiria fazer uma estimativa. Só o que eu posso dizer é que o tempo de espera foi no geral, sempre maior que o tempo de trabalho. Muito maior.

 

Se ajudar, numa estimativa feita pelo processo extremamente preciso, conhecido como "chutômetro":

 

- Remover verniz + tinta: 2 horas

- Lixar: 1,5 hora (recomendo fazer essa parte de dia, ou com luz bem artificial bem forte)

- Extrato de nogueira: 1 hora (4 aplicações, com uma passada de bombril e uma boa espanada pra tirar filetes do bombril antes de cada aplicação e uma antes da proxima fase)

- Óleo de Peroba: 20 minutos (2 aplicações)

- Stain: 2,5 horas (4 aplicações, feitas sem pressa, pra tentar não deixar [muitos] defeitos no resultado final)

- Cera: 15 minutos (fiz a aplicação em duas etapas)

 

Total final: 7 horas e 35 minutos.

 

Mas o tempo total foi de mais de uma semana, esperando principalmente entre as demãos de stain (pelo menos 24 horas entre cada uma delas).

  • +1 1

9k6qzq.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tiago, muito bacana a explicação passa a passo. Eu também tava cheio de dúvidas, mesmo depois de muita leitura e muito vídeo no Youtube. Realmente ela ficou MUITO mais bonita nessa última foto. As fotos do post original dão uma impressão bem ruim do resultado final.

 

Meu kit da Birchwood Casey tá vindo da Inglaterra, então deve demorar bastante tempo pra chegar. Eu tô até pensando em pedir uns a mais e vender aqui no fórum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é só prova de que eu fotografo ainda pior que atiro. rs :wallbash: E é uma boa trazer alguns kits a mais sim. Ainda mais com esse negócio da 19-17 não ser mais importada pela CBC, é quase certo que em algum momento todo mundo que comprou uma aqui no fórum (e foram muitos, por causa da queda de preço dela nos últimos tempos) vai querer dar um upgrade no visual dela, então clientela você com certeza vai ter!

9k6qzq.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tiago,

Relendo toda a página surgiram ainda umas dúvidas:

Qual a função do Stain na "brincadeira"? Seria ele quem puxa o brilho?

A(s) sessão(ões) de polimento entram com a cera no final?

Me desculpe a "alugada", brow, é que as vezes em que entrei no acabamento para a confecção dos corpos para meus baixos para canhoto sempre terceirizei este serviço e nunca o acompanhei. Inclusive, se der certo o trampo na coronha, 2 deles vão entrar no Pintoff também porque aplicaram o acabamento diretamente sobre a madeira nova e eles pipocaram (um com verniz e outro com tinta automotiva)...

Falando nisso, seria recomendavel selador ou não em madeira nova? O selador não enibiria a penetração dos óleos?

Como que eu sei se a madeira está seca? Perguntas, sempre muitas perguntas... ai, ai

Abraços.

1908603582_B19CF30G400revpeqjpg.thumb.jpg.82626d09d45f43027ddd0da9c9d45a96.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Zait o stain na verdade deveria servir só como tingidor impregnante. Apesar de ser hidro-repelente, ele forma um filme de espessura muito fina, que não esconde a textura natural da madeira, como um verniz faria.

 

No caso da coronha, a primeira demão de stain foi bem diluída (50% de água rás), pra ser bem absorvido e ter uma camada bem profunda de madeira impermeabilizada. As três demãos seguintes foram feitas sem diluição, o stain já é bem flúido. Na segunda demão ele ainda impregnou bastante. A 3ª e a 4ª foram só pra formar um filme mais espesso. no final, fpi quase como se eu tivesse passado uma demão de verniz, mas sem esconder muito a textura da madeira como o verniz faria.

 

Se quiser usar seladora, dê só uma demão de stain e depois a seladora (nunca o contrário).

 

A cera, eu usei pra selar definitivamente a madeira, sem usar verniz. O legal da cera é que ela sela e impermeabiliza, mas a sensação ao tato é mais parecida com o acabamento acetinado - que eu gosto mais do que a sensação meio... "plastificada" do verniz. Além disso, ela melhora um pouco o brilho.

 

Por fim, pra saber se a madeira está seca... Nunca usei nenhum método "científico" pra isso, sempre fiz o cálculo a olho mesmo. Pra produtos dissolvidos em água, pelo menos 2 horas de pra secar, num dia bem quente. Pros que são dissolvidos em álcool, meia-hora é o suficiente. Pros produtos à base de óleos, pelo menos 12 horas entre cada aplicação (a não ser que o rótulo diga o contrário).

  • +1 2

9k6qzq.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tiago,

Última pergunta antes de cair no trampo:

Aquela foto a queima roupa na almofada da coronha (foto "5" da folha anterior), que parece dum bundão branco com celulite (eheheh, não resisti...me desculpe), no caso as manchas (celulites) saem no lance do vapor que você comentou ou saíram na lixa? Aparentemente seriam pontos onde ocorreu penetração maior da tinta/verniz, não?

(Ando cheio de perguntas porque depois que cair no trampo tenho certeza que vai acontecer comigo também...)

Não tive tempo prá comprar o Pintoff e a espátula hoje...

Vi um filminho do Stripitizi no You Tube e parece muito bom também. O problema desses filminhos é que colocam um cara com 25 anos de experiência no troço e aí fica facinho, igual assistir o Eric Clapton tocando guitarra, muito facin'... kkk

1908603582_B19CF30G400revpeqjpg.thumb.jpg.82626d09d45f43027ddd0da9c9d45a96.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma foto mais de perto pra ver como fica a área do "código de barras":

 

dg1h1d.jpg

 

Como dá pra ver, eles ainda podem aparecer, mas só quando a luz bate diretamente neles. De certa forma, lembram aqueles hologramas da bandeira dos cartões de crédito.

 

 

 

E Zait, o Stripitizi funciona sim como nos vídeos do youtube. O único problema é que eles usam ele em superfícies planas e horizontais, o que é a situação ideal, mas normalmente não lidamos sempre com esse tipo de área pra trabalhar... Pra dar uma idéia, usei o Striptizi num portão de aço e no fim, o jeito mais fácil de tirar ele e a tinta foi usar uma Wap... Mas, sim, funciona tão bem quanto no vídeo.

 

Tintas acrílicas e vernizes que são basicamente resina alquídica, enrugam e se desprendem praticamente sozinhos e aí é só tirar a meleca toda.

9k6qzq.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

K-cêta,

 

Esta sua coronha ficou muito mais show do que você tinha fotografado até agora.

 

Te imploro: Tire mais umas fotos da criatura, mais de perto e num dia claro, com luz natural e poste por aqui. Quanto mais eu vejo as fotos da sua mais me animo. Se der certo na B19 aqui de casa vou partir depois prá GAMO 400. Kamarada, esta "feitiçaria" até aumenta o valor da mercadoria (se der certo, of course... eheh)

 

Valeu !!

1908603582_B19CF30G400revpeqjpg.thumb.jpg.82626d09d45f43027ddd0da9c9d45a96.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, trabalho muito legal! Fiz algo parecido na velha coronha de uma Urko que tenho aqui com a diferença que lixei muito (ela precisava) e usei Thru Oil no acabamento.
Para colaborar: podem usar o Stripitizi da Montana que funciona muito bem em madeiras. Aliás a Montana só fábrica produtos para uso em madeira e pude notar que o removedor deles é excelente.

Abs

Juliano

www.quickshot.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante