Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Como esvaziar cilindro da Hatsan BT65?


Posts Recomendados

Colegas, estou com um cilindro com regulador Altaros já instalado porém gostaria de ajustar a pressão ao meu gosto antes de utilizá-lo na BT65.

Como este regulador localiza-se no interior do cilindro será necessário esvaziar o ar para depois abrí-lo com segurança. Correto?

Me foi informado que a carabina vem com uma peça destinada a esvaziar o cilindro, porém não consigo identificá-la e não encontro qualquer referência no manual a tal procedimento.

Colocarei fotos do cilindro e das peças que vieram com a carabina.

Pesquisando encontrei algumas pessoas que orientam a esvaziar a arma simplesmente disparando seguidamente. Isso é adequado? Nas instruções geralmente há alertas sobre não utilizar a arma abaixo de certa pressão sob risco de danos.

 

Seguem as fotos:

 

Overview

Photo_Apr_28_20_07_03.jpg
Extremidade proximal
Photo_Apr_28_20_07_46.jpg
Extremidade distal
Photo_Apr_28_20_08_30.jpg
Acredito que esta peça seja apenas uma tampa para proteger a extremidade proximal do cilindro quando esta estiver fora da carabina.
Photo_Apr_28_20_09_12.jpg
Peça para regulagem da coronha e soleira, o'rings, peça circular branca que desconheço a aplicação, duas chaves allen.
Photo_Apr_28_20_10_02.jpg
Espero que possam me ajudar para que nesta semana faça os primeiros testes com a arma regulada. Tenho esperança que melhore especialmente a autonomia. Não aguento mais recarregar o cilindro a cada 20 disparos. Se não me engano já há um teste aqui no fórum com a BT65 regulada com Altaros, irei revê-lo e se achar que meus testes possam acrescenter alguma coisa, compartilho em novo tópico.
Abraços

- Hatsan BT65SB Elite 5,5mm

- Weihrauch HW50S 4,5mm

- Zoraki HP-01 4.5mm

- CBC B19S 4,5mm

- CBC Montenegro Standard G1 4,5mm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A peça que você chamou de tampa é a ferramenta de esvaziamento do cilindro. Rosqueie ela lentamente até o ar começar a sair. O orifício na parte inferior desta peça serve justamente pra saída do ar.

 

Agora, pra tirar o regulador Altaros são outros quinhentos... eu retiro com ar comprimido.

Editado por ASniper
  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela ajuda. Consegui esvaziar. Esse foi o primeiro passo. Amanhã vou tentar desenroscar a extremidade com uma chave inglesa, na mão não teve jeito.

 

 

 

a magica acontece

Mágica mesmo. Levei um susto.

 

 

 

Agora, pra tirar o regulador Altaros são outros quinhentos... eu retiro com ar comprimido.

Encontrei um vídeo do fabricante removendo o regulador.

É basicamente isso que você faz?

- Hatsan BT65SB Elite 5,5mm

- Weihrauch HW50S 4,5mm

- Zoraki HP-01 4.5mm

- CBC B19S 4,5mm

- CBC Montenegro Standard G1 4,5mm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vc vai mexer na regulagem válvula ! , por experiencia própria eu te digo que sem o calibrador de pressão vc vai arrumar é dor de cabeça pra si !

O calibrador é uma peça que vc confere em tempo se a pressão de saída é a desejada .

 

IMG_1418_zpsd786e55d.jpg

IMG_1420_zpsbebfe4ba.jpg

IMG_1422_zps00a5e730.jpg

 

Sem ela se prepare pra gastar muuuuuuuitoooooooo ar comprimido e um abre e fecha de cilindro incontável

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vc vai mexer na regulagem válvula ! , por experiencia própria eu te digo que sem o calibrador de pressão vc vai arrumar é dor de cabeça pra si !

O calibrador é uma peça que vc confere em tempo se a pressão de saída é a desejada .

 

 

 

 

Sem ela se prepare pra gastar muuuuuuuitoooooooo ar comprimido e um abre e fecha de cilindro incontável

 

Willamms,

 

Esse seu aferidor, como você usa? Você rosqueia sobre a válvula disparadora?

Pensei em fazer um que rosqueasse no lugar da válvula.

 

A dúvida é se a perda de ar pelo parafuso de acionamento do piloto não afeta a leitura.

 

Abçs.

Editado por ASniper
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Vc vai mexer na regulagem válvula ! , por experiencia própria eu te digo que sem o calibrador de pressão vc vai arrumar é dor de cabeça pra si !

Não entendi, Macena. O objetivo do Altaros não é regular a pressão de saída?

 

Resumindo o que foi feito até agora: esvaziei o cilindro, abri o mesmo, retirei o regulador e verifiquei a marcação da pressão - veio no mínimo (100 bar), mantive nessa regulagem, coloquei a peça de volta, fechei o cilindro, carreguei até 150 bar e dei 10 disparos. A autonomia foi decepcionante. Esses 10 disparos levaram de 150 para 110 bar. String será feito quando eu recarregar o scuba.

 

Enquanto enchia o cilindro notei um barulho como um sopro metálico (é a melhor forma que encontrei para descrever) não associado a vazamento de ar. É normal? No meu outro cilindro, sem regulador, não havia qualquer ruído.

- Hatsan BT65SB Elite 5,5mm

- Weihrauch HW50S 4,5mm

- Zoraki HP-01 4.5mm

- CBC B19S 4,5mm

- CBC Montenegro Standard G1 4,5mm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Willamms,

 

Esse seu aferidor, como você usa? Você rosqueia sobre a válvula disparadora?

Pensei em fazer um que rosqueasse no lugar da válvula.

 

A dúvida é se a perda de ar pelo parafuso de acionamento do piloto não afeta a leitura.

 

Abçs.

Asniper para usar o dispositivo basta coloca-lo no cilindro apertar o parafuso e com o aperto o piloto desce e marca a pressão de saída no manômetro !

Não ha perca de ar pois o parafuso fica selado pelo próprio oring do cilindro .

Photo_Apr_28_20_07_46_zpsc91d8690.jpg

 

 

Não entendi, Macena. O objetivo do Altaros não é regular a pressão de saída?

 

 

Sim , E como sabemos esse o regulador tem um range de 90 a 150 bar e a marcação quem vem de fabrica é muito imprecisa e com o calibrador vc sabe exatamente a pressão que o regulador esta a liberar .

 

Copiado de um post meu de tempos atraz

"""'''''Dando continuidade nos trabalhos

Montei a válvula e fiz o teste de aferição no calibrador ! e informo que há um certa discrepância no que é informado no site da Altaroshttp://www.altaros.c...ure setting.htm e o que foi obtido por mim

 

Comecei a calibração com 5,9 mm e a válvula liberou 100 bar , "" site da Altaros 100 bar seria a 6,35 mm ""

 

Regulei novamente agora para 5,5 mm e ficou em 120 bar , "" site da Altaros 125 bar seria a 5.9 mm ""

 

Assim conclui-se que cada decimo de mm corresponde entre de 5 e 5,8 bar na válvula """"""""

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Asniper para usar o dispositivo basta coloca-lo no cilindro apertar o parafuso e com o aperto o piloto desce e marca a pressão de saída no manômetro ! Não ha perca de ar pois o parafuso fica selado pelo próprio oring do cilindro .

 

Verdade, esqueci desse detalhe de projeto da válvula da BT. Estava imaginando um padrão de válvula tipo o das Airfoce. Neste caso seu aferidor funciona perfeitamente.

Editado por ASniper
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim , E como sabemos esse o regulador tem um range de 90 a 150 bar e a marcação quem vem de fabrica é muito imprecisa e com o calibrador vc sabe exatamente a pressão que o regulador esta a liberar .

 

Entendi, é para fazer o ajuste preciso da pressão. O gasto de ar a qual você se referiu então foi no ato de ficar abrindo repetidamente o cilindro para reajustar o Altaros?

O que me diz do ruído que descrevi como "sopro metálico"? Se for indício de algo errado eu refaço a instalação ou até mesmo passo o regulador para o outro cilindro que tenho.

 

Foto da marcação da regulagem (estimativa 100 bar).

Photo_Apr_29_11_57_43_Copy.jpg

- Hatsan BT65SB Elite 5,5mm

- Weihrauch HW50S 4,5mm

- Zoraki HP-01 4.5mm

- CBC B19S 4,5mm

- CBC Montenegro Standard G1 4,5mm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Entendi, é para fazer o ajuste preciso da pressão. O gasto de ar a qual você se referiu então foi no ato de ficar abrindo repetidamente o cilindro para reajustar o Altaros?

O que me diz do ruído que descrevi como "sopro metálico"? Se for indício de algo errado eu refaço a instalação ou até mesmo passo o regulador para o outro cilindro que tenho.

 

Foto da marcação da regulagem (estimativa 100 bar).

Photo_Apr_29_11_57_43_Copy.jpg

 

isso mesmo o ajuste fica bem mais preciso e gastando menos ar !

Quanto o som isso é normal ! unica observação ai é que sempre que for encher o cilindro da arma faça isso bem lentamente .

 

Essa marcação de canetinha é um PÉ no $@co .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza, dei uma tranquilizada. Agradeço a ajuda que me deram até aqui. Quando fizer o string dou notícias. Fora isso sigo na saga de aumentar a autonomia dessa carabina.

- Hatsan BT65SB Elite 5,5mm

- Weihrauch HW50S 4,5mm

- Zoraki HP-01 4.5mm

- CBC B19S 4,5mm

- CBC Montenegro Standard G1 4,5mm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante