Este é um post popular. dantasudi Postado Outubro 19, 2013 Este é um post popular. Share Postado Outubro 19, 2013 (editado) Depois de muitas tentativas, problemas, ajustes e modificações, enfim consegui finalizar meu antigo projeto! Inicialmente, tentei construí-la com sistema de bombeamento por eixo guia paralelo. A ideia era bem interessante, todavia, o sistema de rolamento linear e necessidade de usar eixos guias temperados e retificados que são caros e o comprimento necessário me levou a optar pelo sistema convencional da handpump operando com movimentação em V. Foram inúmeros vídeos visitados no youtube e vários estilos pesquisados e na verdade, esta minha acredito que seja a primeira a ter 2 bombas sendo operadas por um mesmo conjunto motor/redutor. O redutor é industrial com eixo sem fim e coroa dentada em bronze com 60 dentes redução 1:60. Motor Weg monofásico de 2 CV (acredito que pode ser até de 1,5CV), 4 polos de 1850 RPM. Rotação final de aproximadamente 30 RPM. Bem, como são 2 bombas operando, resulta em 60 bombeadas por minuto 1/2 volta para cada bombeamento. O primeiro teste foi feito enchendo o tank JDS de 22 CU-IN da minha WD capacidade limite de 3000 psi. Não cronometrei o tempo, mas creio que tenha sido necessário uns 5 minutos de funcionamento e enchimento completo até 3100 psi. Amanhã faremos um ajuste de alinhamento do lado esquerdo que a base ficou um pouco fora, ocasionando um pequeno estalo. Do lado direito tá perfeito. http://youtu.be/yp_hfV5vYF8 http://youtu.be/pWljGNLT1nM Fotos dos detalhes. Reparem que nas fotos o pino de acionamento do 4º estágio foi mantido, isto ajuda em muito a preservar a integridade das duas bombas pcps com o acionamento quando a pressão já tiver acima dos 140 BAR.Rubens Editado Outubro 19, 2013 por Ivan Marques Ajuste nas imagens 10 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
dantasudi Postado Outubro 19, 2013 Autor Share Postado Outubro 19, 2013 Ta manual, mas pretendo pesquisar uma válvula solenoide que controle a pressão e desligue auto, ainda não encontrei. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ivan Marques Postado Outubro 19, 2013 Share Postado Outubro 19, 2013 (editado) Dantas, dei uma "ajeitadinha" nas fotos para deixa-las maior, ok. Do mais, parabéns!!! Editado Outubro 19, 2013 por Ivan Marques Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
cebo de grilo Postado Outubro 19, 2013 Share Postado Outubro 19, 2013 parabéns rubens!!!!! não esquece de colocar um filtro secante. devagar se ajeita abraço. Citar cbc expresso 245 + EU (xodozinho) hatsan at44-10 + leapers 6-24x50 cbc GII 5,5 + tasco 3-9x40 fionda mod.80 em restauro a amazônia é o pulmão do mundo e (..............?) é o intestino grosso Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
RobertoJCR Postado Outubro 19, 2013 Share Postado Outubro 19, 2013 Parabéns pelo feito Rubens!!! Pretendes continuar com o projeto até a produção pra venda ou é só para o seu uso mesmo??? abs Roberto Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gferzola Postado Outubro 19, 2013 Share Postado Outubro 19, 2013 Muito legal mesmo. Parabéns pelo sucesso na empreitada!!! Citar "Felicidade é quando o que você pensa, o que você fala e o que você faz estão em harmonia" Mahatma Gandhi Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
GRANDINI Postado Outubro 19, 2013 Share Postado Outubro 19, 2013 (editado) PROJETO MUITO BEM ELABORADO !!!!! OBS - Eu adoro estes tipos de "gambiarras".....somente sugiro pensar em um sistema de segurança que pode até ser uma válvula limitadora de pressão instalada na linha.......com isso vc não corre o risco de sobrecarregar o sistema. + 1 pro cê amigo ,,,,,,,,, Editado Outubro 19, 2013 por GRANDINI Citar "NÃO SABEMOS O VALOR DA ÁGUA ATÉ O POÇO SECAR" Benjamin Franklin Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante pelicano Postado Outubro 19, 2013 Share Postado Outubro 19, 2013 Bem bolado, até carrinho para transporte tem. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
dantasudi Postado Outubro 19, 2013 Autor Share Postado Outubro 19, 2013 Galera, se alguém souber, Cebo de Grilo é um provável sabedor, agradeço se me indicarem algum modelo ou peça que seja viável para a automação da pressão. Andei conversando com as lojas de pneumáticos daqui de Uberlândia - MG, mas todos só tem as de uso em compressores, são para pressão bem baixa, maior que apareceu era só para 250 PSI. Ontem, por 4 bombadas, quase que ocorre um acidente. Incrível ela ter chegado nos 4300 PSI, quase 300 BAR por um descuido de fração de segundos. Ví que já estava próximo dos 250 BAR - 4000 psi daí, fui desligar ela e um curioso só me distraiu com uma pergunta, foi o tempo dela dar 3 voltas +ou- ( três voltas são 6 bombadas com curso completo de compressão das bombas) e avançar a pressão para quase 300 BAR. ISTO NÃO PODE, ELA VOU USAR ESTOURANDO OS 250 BAR. Já está em discussão com a turma da oficina daqui do bairro o filtro do ar atmosférico ( que será instalado no corpo da bomba que é fixo) será um tubo mais grosso em alumínio mesmo e que vai puxar o ar do ambiente passando por sistema filtrante e ser inserido no primeiro estágio da compressão e tb há possibilidade de uma câmera de resfriamento embaixo que é onde os 3ºs e 4º estágio atuam, ou mesmo a idéia do amigo Cebo de Gafanhoto (rsssss) de arrefecer o ar antes de entrar na bomba..????|||||||. Idéias são muitas. Quanto a aprimorar para a venda, sinceridade, acredito que os custos e a questão logística e MO inviabilizam se comparado a um shoebox, por ex. tal equipamento exige itens muito caros, ex, motor monofásico; REDUTOR POTENTE e por fim a própria bomba PCP que 2 já somam algo próximo dos R$2.000,00. este cjto motor e redutor que são usados e já resultado de 2ª fase porque a primeira tentativa foi frustrada e junto os custos dela, me custaram R$1.300,00: (Redutor R$500,00; rolamentos e retentores para reforma-lo R$250,00; acoplamento e MO torneiro pra furar e rasgo de chaveta R$150,00; motor mono 2 CV baixa rotação R$400,00) Ferragens; parafusos; rolamentos estimo mais uns R$300,00 Por final, a MO de montagem, ajustes, pintura que será por volta de uns R$500,00, valor ainda não confirmado. Somando tudo, R$4.100,00, Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
cebo de grilo Postado Outubro 19, 2013 Share Postado Outubro 19, 2013 Galera, se alguém souber, Cebo de Grilo é um provável sabedor, agradeço se me indicarem algum modelo ou peça que seja viável para a automação da pressão. Boa indicação do mauriccius pressostato é a melhor opção. Ha um tempo atras o asniper também teve a ideia de instalar um dispositivo que desliga sua bomba (shoebox) após uma certa pressão, inclusive este pressostato do mauriccius nos não havíamos encontrado. aqui: http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/7257-valvula-limitadora-de-pressao/page-2 ou mesmo a idéia do amigo Cebo de Gafanhoto (rsssss) de arrefecer o ar antes de entrar na bomba..????|||||||. Na verdade eu instalei um dessecante de ar por condensação e não era o objetivo de resfriar o ar antes da compressão. O ar passa pelo tubo de cobre gelado fazendo a água condensar neste tubo que depois é purgada. Eu nunca vi uma bomba manual, mas acredito que o local que mais esquenta é o ultimo estagio, justamente este é interno, por isso a dificuldade de engendrar um sistema de resfriamento. Citar cbc expresso 245 + EU (xodozinho) hatsan at44-10 + leapers 6-24x50 cbc GII 5,5 + tasco 3-9x40 fionda mod.80 em restauro a amazônia é o pulmão do mundo e (..............?) é o intestino grosso Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
GRANDINI Postado Outubro 20, 2013 Share Postado Outubro 20, 2013 Só pra constar este pressostato eu postei, pois já trabalhei com produtos Salcas, e são bons e baratos (para indústria). Eu tenho um compressor Motomil para uso domestico e o pressostato serve somente para desligar o motor a pressão estabelecida. É extremamente fundamental o uso da válvula de segurança junto com este dispositivo, pois em se tratando de alta pressão não se pode descuidar. X 2 ....... Mesmo com o pressostato ou um transdutor de pressão tem que existir uma redundância mecânica, (válvula de segurança), p/ evitar fatalidades.... Um abraço Grandini Citar "NÃO SABEMOS O VALOR DA ÁGUA ATÉ O POÇO SECAR" Benjamin Franklin Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
dantasudi Postado Outubro 20, 2013 Autor Share Postado Outubro 20, 2013 Galera, vocês acham que aquelas válvulas de ruptura que se usa nos tanks de fibra de carbono, seria digamos uma alternativa paliativa? tenho delas aqui, de 3K; 5K e 7,5. a de 5K se não me engano, rompe acima dos 4000 psi, daí seria a apropriada ao meu caso. Rubens Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
GRANDINI Postado Outubro 20, 2013 Share Postado Outubro 20, 2013 Galera, vocês acham que aquelas válvulas de ruptura que se usa nos tanks de fibra de carbono, seria digamos uma alternativa paliativa? tenho delas aqui, de 3K; 5K e 7,5. a de 5K se não me engano, rompe acima dos 4000 psi, daí seria a apropriada ao meu caso. Rubens Prezado Rubens Não conheço bem o sistema da válvula que comenta.....mas acredito que se ela é de ruptura ou seja quando chega em uma determinada pressão ela se rompe...talvez não seja o melhor equipamento p/ ser usado pois ao acionar a válvula vc vai perder a pressão que foi armazenada....e também se a válvula não tiver como ser usada novamente...perdeu a pç. O ideal é usar um sistema que permita vc encher o reservatório dentro de faixas de pressão conhecidas. Não sei se vc já viu umas válvulas que vc regula a faixa de pressão apertando um parafuso.......pois bem....se usar uma válvula desta, consegue limitar a pressão do enchimento e quando atingir a pressão regulada, o ar excedente vai p/ atmosfera mantendo a pressão do reservatório. Este sistema é muito usado em equipamentos hidráulicos......mas existem válvulas destas p/ ar comprimido......vou ver se acho algo e lhe mando... Um abraço Grandini Citar "NÃO SABEMOS O VALOR DA ÁGUA ATÉ O POÇO SECAR" Benjamin Franklin Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
GRANDINI Postado Outubro 20, 2013 Share Postado Outubro 20, 2013 (editado) Prezado Rubens Não conheço bem o sistema da válvula que comenta.....mas acredito que se ela é de ruptura ou seja quando chega em uma determinada pressão ela se rompe...talvez não seja o melhor equipamento p/ ser usado pois ao acionar a válvula vc vai perder a pressão que foi armazenada....e também se a válvula não tiver como ser usada novamente...perdeu a pç. O ideal é usar um sistema que permita vc encher o reservatório dentro de faixas de pressão conhecidas. Não sei se vc já viu umas válvulas que vc regula a faixa de pressão apertando um parafuso.......pois bem....se usar uma válvula desta, consegue limitar a pressão do enchimento e quando atingir a pressão regulada, o ar excedente vai p/ atmosfera mantendo a pressão do reservatório. Este sistema é muito usado em equipamentos hidráulicos......mas existem válvulas destas p/ ar comprimido......vou ver se acho algo e lhe mando... Um abraço Grandini Achei um esqueminha p/ explicar melhor..... Imagine que a parte vermelha é a pressão interna do sistema e a parte azul é a saída p/ atmosfera. Quando subir muito a pressão da parte vermelha a vedação acionada pela mola vai ceder e permitir que a pressão do sistema fique dentro da faixa que foi regulada..... Um abraço Grandini Editado Outubro 20, 2013 por GRANDINI Citar "NÃO SABEMOS O VALOR DA ÁGUA ATÉ O POÇO SECAR" Benjamin Franklin Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
dantasudi Postado Outubro 20, 2013 Autor Share Postado Outubro 20, 2013 pensei nesta idéia e ao invés de expurgo do ar excedente a pressão pretendida, se conseguisse dimensionar o tork certo da mola, a pressão quando fosse ultrapassada iria mover um pino que moveria a alavanca de um contactor desligando uma fase da corrente, digamos um dijuntor. vou trocar uma idéia com o prof pardal da tornearia se ele tem alguma carta na manga pra isto. O compressor da loja onde enchia meu cilindro tem esta válvula pressostato e marcamos as duas posições que ele usa: de 3000 psi e de 4500 psi. Depois vou lá ver marca e modelo para estudar uma possibilidade de instalação na bombadeira rssss.. Valeu Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Thiago Cherulli Postado Outubro 21, 2013 Share Postado Outubro 21, 2013 Muito legal o projeto, não esperava que estava sendo feito tão perto de mim! ashsahashsah dantasudi, um abração de Uberaba! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
cebo de grilo Postado Outubro 21, 2013 Share Postado Outubro 21, 2013 pensei nesta idéia e ao invés de expurgo do ar excedente a pressão pretendida, se conseguisse dimensionar o tork certo da mola, a pressão quando fosse ultrapassada iria mover um pino que moveria a alavanca de um contactor desligando uma fase da corrente, digamos um dijuntor. vou trocar uma idéia com o prof pardal da tornearia se ele tem alguma carta na manga pra isto. O compressor da loja onde enchia meu cilindro tem esta válvula pressostato e marcamos as duas posições que ele usa: de 3000 psi e de 4500 psi. Depois vou lá ver marca e modelo para estudar uma possibilidade de instalação na bombadeira rssss.. Valeu verifica o preço deste produto http://www.salcas.com.br/produtos_ver.asp?ID_PRODUTO=314&TIPO=MANOMETROS simples mas funcional, o mesmo é analogico e tem ponteiros paralelos ao ponteiro marcador de pressão que podem ser ajustados como um despertador antigo, quando atinge uma determinada pressão eles se tocam e mandam o sinal talvez seja barato Citar cbc expresso 245 + EU (xodozinho) hatsan at44-10 + leapers 6-24x50 cbc GII 5,5 + tasco 3-9x40 fionda mod.80 em restauro a amazônia é o pulmão do mundo e (..............?) é o intestino grosso Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
dantasudi Postado Outubro 24, 2013 Autor Share Postado Outubro 24, 2013 Hoje, já com a noite chegando finalizei a montagem dela definitiva. Abaixo demonstração do sistema de regulagem do curso de bombeamento. sistema bem bolado rolamentado e com o pino de acionamento do 4º estágio. Só montei para amanhã fazer o review dela já enchendo o tank da minha WD que é um JDS 22 cu-in 3000 psi e se der, pegar um tank da Condor de um amigo pra testar tb. http://www.youtube.com/watch?v=VV-yk7k8C7I&feature=youtu.be Este já dela totalmente montada definitiva, ligada só pra averiguação do funcionamento e está tudo 100%, pronto pra trabalhar nas cargas dos tanks, HPAs. O Objetivo é de dar umas complementadas na minha estação de recarga para 250 BAR no meu HPA de 68 CU-in; do tank da WD de 22 cu-in pra já sair com ele completado e tb da minha estação de recarga de 6,8L. http://youtu.be/WPbbLEfwyX0 Agora sim, está apresentável e bonitinha, no padrão de acabamento que admiro. Aguardando uma cotação para o futuro sistema de desligamento automático por pressostato ou algo do gênero. Rubens Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
dantasudi Postado Outubro 24, 2013 Autor Share Postado Outubro 24, 2013 verifica o preço deste produto http://www.salcas.com.br/produtos_ver.asp?ID_PRODUTO=314&TIPO=MANOMETROS simples mas funcional, o mesmo é analogico e tem ponteiros paralelos ao ponteiro marcador de pressão que podem ser ajustados como um despertador antigo, quando atinge uma determinada pressão eles se tocam e mandam o sinal talvez seja barato Cebo me mandaram o orçamento do pressostato, puts, R$435,00 fora frete. Depois de tantos gastos no projeto isto agora é uma falência rsssss... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
dantasudi Postado Outubro 24, 2013 Autor Share Postado Outubro 24, 2013 (editado) Hoje fiz o primeiro serviço "oficial' nela, carreguei o tank da Walther dominator 1250 que tem o volume de 0,213litros enchido do zero até 250 BAR. Demandou 07':21" corridos. O vídeo é sem cortes. informações técnicas: velocidade: 30 RPM. Cada volta completa, para cada bomba pcp é uma bombada, mas no carregamento, são 2 bombadas por volta. tempo de carregamento: 07':21" bombadas totais: {[(7*30)+(30x21/60)]x2} = 440 bombabas totais para encher o tank. Cada bomba deu respectivamente 220 bombeadas. Aquecimento: normal no tempo de trabalho. http://youtu.be/goQzdmm75jY Amanhã será o tank da minha lindona WD-1250 que é um JDS 22 CU-in porém 3000 PSI. Rubens Editado Outubro 25, 2013 por dantasudi Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
dantasudi Postado Outubro 26, 2013 Autor Share Postado Outubro 26, 2013 (editado) ontem fiz os 2 ultimos testes de capacidade da minha engenhoca. Ontem fiz duas novas recargas, a primeira, dei carga no tank da minha WD-1250 que é um jds de 22 cu-in ( que acredito seja parecido em volume com o tank da Condor). Ele demorou 08':16" carregamento completo desde zero de pressão aos 3000 psi. Carga sem intervalo e até 300o psi nela é tranquilo porque ela não esforça tanto. vídeo na íntegra sem cortes:http://youtu.be/Oe2nXLreaXM Agora abaixo foi a carga no meu HPA, ele estava com pouco ar prox de 1200 psi. Este tem capacidade de 68 cu-in - (quase 1 litro de volume) e pressão de 4500 psi. Carreguei ele com o intuito de chegar nos 250 BAR - prox 4000 psi. Ontem não deu tempo de chegar no máximo, mas ficou próximo. Já para esta recarga, foram uns 5-6 intervalos de bombeamento com parada pra aguardar o resfriamento das bombas que já teve que operar na potência máxima e 4 estágio fechado. cada intervalor foi de uns 4-5 minutos de bombeamento.Para este HPA, o melhor é sempre recarregar com uma pressão nos 2000-2500 psi, faixa de ponto doce em que minha WD tá regulada - 2100 psi. e encher até os 4000 PSI http://youtu.be/T8kxBL2-Kws http://youtu.be/LmMkNUChZJg Bom, agora estão concluídos os reviews e para mim, tá pronta minha autonomia e sucesso na empreitada. Rubens. Editado Outubro 26, 2013 por under Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
under Postado Outubro 26, 2013 Share Postado Outubro 26, 2013 um sistema de resfriamento não seria util pra proteger os orings e evitar parada por superaquecimento? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
dantasudi Postado Outubro 27, 2013 Autor Share Postado Outubro 27, 2013 mais prioridade no meu entender é um sistema de desligamento automático: pressostato quando a pressão chegar no desejado, no caso 2 faixas, 3000 psi para os reservatórios das carabinas ( condor; menaldis; S510; e minha WD-1250 modificada) e a de 4000 psi para os HPAs de F.Carbono ou tank da WD-1250 original. Combinado com um timer que já estabeleça os períodos de liga e desligar, fazendo os intervalos de descanso e resfriamento. O timer eu já tenho, eletrônico o problema é a tal da válvula pressostato, a que achei ate o momento o custo é alto R$435,00 fora frete poxa. Rubens Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
dantasudi Postado Outubro 27, 2013 Autor Share Postado Outubro 27, 2013 Opa obrigado Mauricius, acabei de enviar uma solicitação de orçamento, vejamos se este vai ser mais em conta. Att.. Rubens Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Neubert Postado Outubro 27, 2013 Share Postado Outubro 27, 2013 Sou fã incondicional das gambiarras "bem feita". Parabéns pela criatividade e postar por aqui o resultado. Abraços e +1 merecido a você NEUBERT Citar FILIAÇÃO MVB Nº 3077 Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
dantasudi Postado Outubro 27, 2013 Autor Share Postado Outubro 27, 2013 Mandei um pedido de orçamento tb para a empresa que faz assistência técnica nos compressores Bauer que tb usam o pressostato para desligamento automático. Rubens 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigocirilo Postado Outubro 28, 2013 Share Postado Outubro 28, 2013 Essa ficou show + 1 pra você!! só uma coisa, vc irá confiar em um pressostato?? 100%, deixar carregando sem nenhum tipo de vigia?? e se falhar um negócio desses ... abrs Citar CBC 245 expresso Fionda 63, cano menaldi 5,5MM com ferrolho + coronha personalizada + Leapers 3~9X32 AIRFORCE CONDOR 5,5MM + HAWKE 6X24X44 Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigocirilo Postado Outubro 28, 2013 Share Postado Outubro 28, 2013 Creio que não Rodrigo, como foi postado no começo, o pressostato é usado para regular a pressão de trabalho e o desligamento do motor. Mas a válvula de segurança é fundamental. ah verdade tem a valvula de segurança... Citar CBC 245 expresso Fionda 63, cano menaldi 5,5MM com ferrolho + coronha personalizada + Leapers 3~9X32 AIRFORCE CONDOR 5,5MM + HAWKE 6X24X44 Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
dantasudi Postado Abril 22, 2014 Autor Share Postado Abril 22, 2014 NOVA BOMBEADORA QUE ESTOU MONTANDO PARA O AMIGO MAURÍCIO DE CARVALHO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO - SP. Esta tambem está sendo montada para operar 2 bombas pcp marca Gehmann de 4 estágios. Bombas que ele encomendou comigo por encomenda direta e que chegou sem tributação o que é maravilhoso rsss.. Esta já está usando um conjunto de moto-redutor trifásico de 1,5CV porque ele vai usa-la na oficina e que tem fase trifásica. segue link com fotos: http://9c7r9bs1tk12.album.uol.com.br/maquinapcpeletrica2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
MauricioGama Postado Abril 23, 2014 Share Postado Abril 23, 2014 muito show o projeto mano... mereceu +1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
dantasudi Postado Maio 29, 2014 Autor Share Postado Maio 29, 2014 publiquei novas fotos no mesmo algum pessoal, dela já finalizada. Rubens Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
dantasudi Postado Junho 16, 2014 Autor Share Postado Junho 16, 2014 Aprovadíssima pelo novo proprietário o amigo Maurício de Carvalho de SJRP-SP. Ele a pôs pra operar pra valer neste final de semana e encheu os 3.650 PSI no tank da carabina dele em 14 minutos de trabalho, 2 intervalos de 7min cada. Rubens Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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