Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Troca dos Orings do Cano - BT65


Posts Recomendados

Srs,

 

Depois de que o colega Caipira, que sentava ao meu lado direito no stand, dizer que minha BT estava "assoprando" na cara dele fiquei encucado: Será que é tanta pressão assim ? Alguma coisa está errada.

 

Ia postar um tópico sobre isso quando vi o post do nosso colega Charles Dias, dizendo que a AT44 dele veio SEM ORINGS !!

Troquei uma ideia com ele, que disse que depois da manutenção que ele fez, ela ficou completamente vedada.

Tirei a dúvida também com o Daniel que tem uma BT, para ver se era um problema somente das BTs, mas a dele também não "assoprava" nada.

 

Enfim, comprei alguns orings e fiz a troca.

 

Para tirar o cano é simples.

Logicamente depois de remover o cilindro, por segurança, basta remover a alça de mira, e soltar 3 parafusos que ficam na parte superior da arma

IMG_2909_zps7ed55377.jpg

Mas.. como assim 3 parafusos ??? Só tem 2 furos !!!

Pois é.. no meu caso (se é que todas as BTs são iguais) No furo anterior tinham 2 parafusos, um funcionando como "contra-porca" do outro.

 

Enfim.. removidos os parafusos, basta puxar o cano.

 

Vejam o estado dos orings originais

IMG_2910_zps8d8fb73d.jpg

 

Provavelmente por uma instalação descuidada eles foram mastigados pelos orificios das roscas dos parafusos de travamento do cano.

IMG_2913_zps2a2c8a0a.jpg

 

Bom.. removidos e substituídos por um par de orings de Viton ...

IMG_2911_zps53a0e1f6.jpg

...basta seguir o procedimento inverso para a montagem, tomando o cuidado de lubrificar os orings, e inserir o cano lentamente para não danificar os orings quando eles passarem pelos furos dos parafusus de travamento.

 

Até o momento fiz apenas 2 disparos de testes em casa mesmo. Parece que resolveu o problema.

O final de semana promete ser animado, e portanto terei como afirmar se a manutenção resolveu mesmo ou não..rsss

 

Abraço

SVG

  • +1 1

Marauder Pistol Woods Walk 5.5

HW97K 4.5

CBC 345 Expresso Junior 4.5
ROSSI MOD I 4.5

EX-Norica Storm 5.5

EX-Hatsan BT65SB-W 5.5

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Macena,

 

Eu fui na loja com a lista de todos os orings da BT, mas esse de 5.5x1.5 o cara não tinha.

Não tirei o cano todo da arma.. só afastei o que mostra nas fotos.. então não reparei nele.. se é que ele estava lá...

Com todos os orings em mãos, escolhi o substituto por comparação, por isso esqueci do 5.5 (não tinha com o que ser comparado..rsss)

A tarde vou dar uma saida e vejo se acho esse maldito pra refazer o serviço.

Os 2 tiros que dei foram sem chumbo.. e saiu um pouco de ar.. mas na hora achei que era porque estava sem chumbo - não pensei direito.. afinal com ou sem chumbo a camara deve estar selada. E sem chumbo há menos pressão ainda portanto deveria (se fosse pra) sair menos ar ainda.

 

Valeu pelo toque.

Abs

SVG

Marauder Pistol Woods Walk 5.5

HW97K 4.5

CBC 345 Expresso Junior 4.5
ROSSI MOD I 4.5

EX-Norica Storm 5.5

EX-Hatsan BT65SB-W 5.5

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Willamms tem razão Sérgio, se o vazamento esta acontecendo pelo magazine o
primeiro o'ring a ser trocado deveria ser o que fica dento do cano, pois ele é
que veda a saída de ar do cano pelo ferrolho.

De toda sorte foi bom você ter retirado o cano e ter substituído os o'rings
danificados.

 

Abs,

Daniel.



Hatsan BT65 SB .22mm

BSA Stealth Tatical 6-24x44 IR

 

Direitos humanos para humanos direitos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Srs,

Rodei as 3 maiores revendas de orings de minha cidade. Nenhuma tem orings em milímetros.

Ainda assim fui com a BT no tiroteio de hj, mas depois dos primeiros tiros ficou claro que havia problema no referido oring interno de 5.5 X 1.5.

Já solicitei cotações a 2 lojas pela internet, mas pelo visto ninguém se interessa em vender alguns orings de centavos e ainda ter o trabalho de enviar pelo correio, etc..

Caso algum usuário tenha alguns esses orings disponíveis eu tenho interesse. Alias abrirei um tópico de compra para esse maldito, assim ficara mais fácil do pessoal ver a minha necessidade.

 

Agradeço ao Macena e ao Daniel pela forca e comentários. Em breve espero fazer o reparo e poder testar a BT de verdade.

 

Under, nosso review Sumatra X BT vai ter que esperar mais alguns dias...rsss

 

Abs a todos

SVG

Marauder Pistol Woods Walk 5.5

HW97K 4.5

CBC 345 Expresso Junior 4.5
ROSSI MOD I 4.5

EX-Norica Storm 5.5

EX-Hatsan BT65SB-W 5.5

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Srs,

No meio dessa manutenção.. surge uma duvida.

 

Bom.. primeiramente a BT estava sem oring no cano realmente.

Não sei se veio sem.. ou se em algum momento eu atirei ele junto com algum chumbo...rss

De qualquer forma creio que qualquer uma das duas situações seja uma falha de projeto.. enfim..

 

O que notei agora é que aquela agulha que movimenta o chumbo tem 5mm de diametro.

Como é que ela veda o ar do tiro se o famoso oring do cano tem 5.5mm de diametro interno ?

Esse "pino" até poderia ser mais grosso, pois passa dentro do magazine, que tem 5.7mm de diametro, mas com 5mm sobra 0.5mm pro ar sair. Considerando a pressão dela é muito espaço.

 

Mas e ai ?? A solução é fazer um outro pino ?

 

Outro detalhe, ao retirar novamente o cano.. os orings previamente substituidos estavam como os originais, danificados em cima, provavelmente por rebarbas internas na rosca que prende o cano.

Tirar essa rebarba vai ser um pouco mais dificil do que substituir os orings.. mas vamos tentar.

 

Desse jeito vou acabar remanufaturando a BT inteira..

 

Abs

Marauder Pistol Woods Walk 5.5

HW97K 4.5

CBC 345 Expresso Junior 4.5
ROSSI MOD I 4.5

EX-Norica Storm 5.5

EX-Hatsan BT65SB-W 5.5

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Srs,

No meio dessa manutenção.. surge uma duvida.

 

Bom.. primeiramente a BT estava sem oring no cano realmente.

Não sei se veio sem.. ou se em algum momento eu atirei ele junto com algum chumbo...rss

De qualquer forma creio que qualquer uma das duas situações seja uma falha de projeto.. enfim..

 

O que notei agora é que aquela agulha que movimenta o chumbo tem 5mm de diametro.

Como é que ela veda o ar do tiro se o famoso oring do cano tem 5.5mm de diametro interno ?

Esse "pino" até poderia ser mais grosso, pois passa dentro do magazine, que tem 5.7mm de diametro, mas com 5mm sobra 0.5mm pro ar sair. Considerando a pressão dela é muito espaço.

 

Mas e ai ?? A solução é fazer um outro pino ?

 

Outro detalhe, ao retirar novamente o cano.. os orings previamente substituidos estavam como os originais, danificados em cima, provavelmente por rebarbas internas na rosca que prende o cano.

Tirar essa rebarba vai ser um pouco mais dificil do que substituir os orings.. mas vamos tentar.

 

Desse jeito vou acabar remanufaturando a BT inteira..

 

Abs

 

O o'ring tem 5,5mm de diametro interno, mas a canaleta dá uma apertadinha e ele fica com menos de 5.

 

Se tiver tempo e disposição, elimine esse o'ring e coloque o o'ring no ferrolho (a haste de 5mm que empurra o chumbo). Fica mto melhor, inclusive em precisão, pois o chumbos de saia fina certamente serão afetados por esse o'ring por dentro do cano.

 

Outra coisa que vc pode fazer é colocar ali um dos o'rings de silicone do fill probe, são bem mais macios e danificam menos a saia dos chumbos.

 

Abs

Editado por Diogo M

''A ciência se aprende, mas a criatividade é nata''. by Diogo M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O o'ring tem 5,5mm de diametro interno, mas a canaleta dá uma apertadinha e ele fica com menos de 5.

 

Se tiver tempo e disposição, elimine esse o'ring e coloque o o'ring no ferrolho (a haste de 5mm que empurra o chumbo). Fica mto melhor, inclusive em precisão, pois o chumbos de saia fina certamente serão afetados por esse o'ring por dentro do cano.

 

Outra coisa que vc pode fazer é colocar ali um dos o'rings de silicone do fill probe, são bem mais macios e danificam menos a saia dos chumbos.

 

Abs

 

 

Diogo,

Entendo que essa modificação não é complicada, porém imagino que não seja simplesmente colocar o oring no ferrolho. Tenho que fazer um ferrolho novo, com o canal do oring.. etc.. correto ? - Como as AT Monotiro, ?

Nas multi-tiro o ferrolho passa por dentro do magazine... mas não há muita "folga" para ele passar, até porque o oring do magazine invade o espaço do ferrolho o que faria a manobra enroscar.

Que medida de oring usou ? Tem como colocar um desenho da peça que fez, se possivel com medidas ?

Vc simplesmente eliminou o oring do cano com essa modificação ? ou colocou um mais fino para ajudar a vedação com o oring do ferrolho ?

Abs

Marauder Pistol Woods Walk 5.5

HW97K 4.5

CBC 345 Expresso Junior 4.5
ROSSI MOD I 4.5

EX-Norica Storm 5.5

EX-Hatsan BT65SB-W 5.5

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois que o Sérgio retirou o cano da BT e obteve a triste constatação, resolvi fazer o mesmo e vejam só o resultado.

 

O'rings danificados.

img0367l.jpg

 

img0369lj.jpg

 

img0370xv.jpg

 

img0371wp.jpg

O'ring interno desgastado.

img0374hu.jpg


Quanto aos o'rings externos parece-me ser uma falha sistêmica, já com relação ao interno, devido ao constante entra e sai dos chumbos seu desgaste é inevitável. Talvez a substituição por um o'ring de melhor qualidade amenize esse desgaste que considero precoce.


Forte abraço,

Daniel.

Hatsan BT65 SB .22mm

BSA Stealth Tatical 6-24x44 IR

 

Direitos humanos para humanos direitos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Daniel..

Po... Parece que eu que tirei suas fotos...rsss

Defeito grave de projeto das BT, na minha opinião.

O interno ate vai lá. Concordo que os chumbos desgastam ele...etc.. Mas os externos não tem motivo.

Pelo menos ai a cidade é grande e vc deve achar orings nas medidas certas..eu comprei alguns pelo Ebay mesmo. Enquanto isso fico atirando de Storm pra matar a vontade.

Deixei a BT desmontada ate. Esperando os orings

Vamos falando.

(Semana que vem já tenho novidades nos magazines. Te aviso.)

Abs

SVG

Marauder Pistol Woods Walk 5.5

HW97K 4.5

CBC 345 Expresso Junior 4.5
ROSSI MOD I 4.5

EX-Norica Storm 5.5

EX-Hatsan BT65SB-W 5.5

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Daniel..

Po... Parece que eu que tirei suas fotos...rsss

Defeito grave de projeto das BT, na minha opinião.

O interno ate vai lá. Concordo que os chumbos desgastam ele...etc.. Mas os externos não tem motivo.

Pelo menos ai a cidade é grande e vc deve achar orings nas medidas certas..eu comprei alguns pelo Ebay mesmo. Enquanto isso fico atirando de Storm pra matar a vontade.

Deixei a BT desmontada ate. Esperando os orings

Vamos falando.

(Semana que vem já tenho novidades nos magazines. Te aviso.)

Abs

SVG

 

 

Também deixei a minha desmontada aguardando a substituição dos o'rings. Se não encontrá-los aqui em Salvador terei que apelar pro ebay também.

Tem muita gente aguardando pelos magazines, eu sou o primeiro da fila...rsss

 

Abraço,

Daniel.

 

 

 

 

os da minha estavam cortados também, eu substituí por de viton e nunca mais tive problemas

Vou fazer o mesmo.

Abs

Hatsan BT65 SB .22mm

BSA Stealth Tatical 6-24x44 IR

 

Direitos humanos para humanos direitos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 months later...

Pessoal minha FX depois de 2 anos de uso pauleira teve o ORING externo da entrada do cano danificado com vazando ar e perda de potencia e precisão!!

 

Corri atrás do manual do fabricanteda FX e o ORING externo da FX tem 5,28 x 1,78 PUR 70 que significa medidas internacionais de diâmetro interno de 5,28mm e espessura da borracha de 1,78mm e PUR significa Poliuretano!! então antes de trocar o orings de suas armas vejam estas especificações porque sobre orings existe toda uma CIÊNCIA!! existe inúmeras medidas de orings e mais importante o ELASTÔMERO ( matéria prima) de que ele e fabricado! então para cada necessidade existe uma matéria prima específica! as borrachas do cano interno são de NBR que é nitrílico! o nitrílico e resistente a abração estática mas não aguenta ABRASÃO DINÂMICA e sofre desgaste precose que não acontece com o PUR por exemplo! o viton é FLUORCARBONO

 

Fluorcarbono (Viton® Du’Pont) ou "FKM"

O elastômero de fluorcarbono, foi introduzido em meados

da década de 50. Desde então seu uso tem crescido

constantemente na indústria da vedação onde ocupa

lugar de grande importância.

Devido ao largo espectro de sua compatibilidade química

e gama de temperatura de trabalho, o fluor-carbono

é o mais significante elastômero desenvolvido na

história recente. Considera-

se que ele trabalha em temperaturas que variam

de -29 à +204°C, mas ele pode ser exposto a temperaturas

de até +316°C por curto espaço de tempo.

Em vedações estáticas ele tem sido utilizado em temperaturas

de - 55°C. N o -

vos desenvolvimentos têm melhorado tremendamente

as características de deformação permanente deste

utilíssimo material. Compostos de Fluorcarbono são

utilizados em automóveis, aviões, e outros equipamentos

onde se requer a máxima resistência a qualquer

deterioração por fluidos.

Recomenda-se o uso de fluorcarbono para:

. Óleos de Petróleo:

. Lubrificantes de Di-Ester (MIL-L-7807, MIL-L-6085):

. Graxas e Fluidos de Silicone;

. Hidrocarbonetos Halogenados (Tetracloreto de

Carbono, Tricloroetileno);

. Alguns fluidos à base de Éster-Fosfato;

. Ácidos.

Policloropreno

 

 

 

Como podem ver o FLUORCARBONO é bem indicado para vedação de fluidos ácidos , corrosivos e com grande variação de temperatura! Para ABRASÃO e DESGASTE POR ATRITO que seria o entra e sai do projetil e do bico do de saída do ar que impulsiona o projetil manuseado pelo ferrolho, não sei se seria o mais indicado!!

 

Abraço!

 

Fontes.

Editado por fontes
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

já que ressuscitaram o tópico vou citar algo que possa ajudar os colegas.

 

eu também tive problemas com este o'ring do cano, substitui e ao colocar cortou novamente.

 

solução:

 

retirei a quina que cortava o o'ring com uma tesoura, o material é alumínio e não é muito duro, uma pequena passada com o fio da tesoura retirou a quina, ai foi só montar e não teve cortes no 'oring.

 

na época que comprei minha at44 veio com vários o'rings, inclusive este do cano e do martelo entre outros(sorte).

 

abraço!

cbc expresso 245 + EU (xodozinho)

hatsan at44-10 + leapers 6-24x50

cbc GII 5,5 + tasco 3-9x40

fionda mod.80 em restauro

a amazônia é o pulmão do mundo

e (..............?) é o intestino grosso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante


WhatsApp Image 2024-05-11 at 09.36.04.jpeg