Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Dúvidas de manutenção CBC B12-6


Posts Recomendados

Salve salve!

 

Depois de um bom tempo de pesquisa comprei minha primeira carabina, CBC B12-6 4.5mm. Gostei bastante dela porém acredito que estou com um pequeno probleminha de excesso de óleo, resultando em efeito diesel mesmo depois de aproximadamente 250 tiros.

 

Não tenho experiência em carabinas a ar, em armas apenas no famoso Mosquetão 7.62mm no período do serviço militar, por isso achei mais prudente recorrer a vocês. :baby:

 

Encontrei apenas um vídeo dela já desmontada, então não me ajudou muito no processo de desmontagem.

Porém o que o Flávio diz sobre ela estar "bezuntada" de oleo, acredito que seja o que está ocorrendo comigo.

 

Já em outro vídeo, este então do famoso Karolaza, ele mostra o processo de desmontagem e montagem uma CBC GII e percebi que algumas coisas são bem diferentes da minha B12-6, principalmente porque a carabina dele tem gasram.

 

 

O processo de desmontagem deve ser diferente principalmente no sistema de gatilho (ref. a GII), mas acho que o "B-A-BA" é por ai.

 

Minha principal dúvida é onde exatamente eu tenho que fazer a limpeza desse excesso de óleo e depois aplicar um lubrificante específico e na quantidade correta.

 


Queria tentar fazer isso eu mesmo, porém estou com receio de não conseguir por falta de ferramentas e conhecimento. Mas se não for possível, vou ter que recorrer a alguém e morrer numa graninha.


Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É imprescindível o uso de um compressor de mola.

 

Eu fabriquei um pra mim com uns "pedaço de pau", uma barra rosqueável, umas porcas e uns parafusos. É tranquilo.Usei como modelo esse do Anderson: http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/3599-compressor-de-molas/?hl=compressor

 

A limpeza do óleo deve ser feita em todo o pistão e bucha e dentro da câmara também. Pode usar querosene pra retirar a lubrificação original.

 

Até onde eu sei (novatão barriga verde) deve se lubrificar a bucha com óleo de silicone e a mola com graxa de sabão de lítio + bissulfeto de molibdênio. E se já vai demsontar pra lubrificar, já pode também encamisar a mola com PET ou folha de radiografia, também muito simples de fazer e se buscar no fórum ou youtube vai achar algum tutorial sobre isso.

 

Quanto ao esquema de desmontagem não posso te ajudar muito, pois minha arma é uma B19S. Procura pelo usuário flaviocillik9 aqui no fórum, foi ele quem postou esse primeiro vídeo que você citou. O Karolaza também tem um vídeo de tunning da BAM B12 no youtube: http://www.youtube.com/watch?v=YKspvaNhPGw, fale com ele.

 

Abração!

Editado por ferbosso
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esta sua CBC é uma chinesa pelo qual costuma vir com bastante óleo vagabundo no interior e realmente é aconsselhável desmontar e relubrificar. A desmontagem dela é mais simples que a GII, pena que não tenho uma aqui senão faria um video para vc, o sistema do gatilho é bem simples e não tem muito segredo(bem mais simples que da GII), mas para desmontar a arma vc precisa de um compressor de molas se for para fazer um serviço seguro.

 

Caso consseguir desmontar recomendo polir os contatos do gatilho com lixas 400, 600 e 800 onde existe muitas rebarbas e para relubrificar use apenas pouca graxa de amortecedor de carro(molikote Br2), tb seria legal encamizar a mola com folha de RX(isso eu posso passar a vc via mp).

 

Na bucha se tiver silicone puro se não tiver não tem problema basta um leve e fina camada do BR2 no corpo externo do pistão.

 

Qualquer coisa me procure. :thumbsup:

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ferbosso, vou dar uma olhada nesse compressor ai, realmente não tem como fazer a desmontagem sem ele.


Karolaza, muito obrigado pela ajuda!!!

O gatilho dela é bem ruinzinho mesmo! Tem muito curso, tanto até o disparo quanto depois. Até vi aqui um membro ensinando como resolver esse problema do "pós-disparo".

 

Vi o trabalho que você fez de encamisar a mola com rolha de RX, mas qual exatamente a função disso?

 

 

Encontrei um site onde o autor fala as melhorias que podem ser feitas nela, porém como sou leigo, não consegui compreender nada.

Link: http://araujobrusque.com.br/2011/06/05/carabina-bam-b12-6cbc-6102/

 

 

No mais, muito obrigado a todos pela atenção e ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No encamizar a mola nos disparos vc tira praticamente toda vibração das mesma no momento de descompressão, tornando mais agradável e melhorando sensívelmente a precisão, digamos que é mais conforto que precisão. Só te tirar aquele "toin" chato ja é um ganho e vale a pena pois é simples e barato, eu costumo antes de encamizar lubrificar com BR2 a parte onde a mola fica dentro do RX sem a compressão.

 

Procure testar sua arma antes de encamizar e depois de encamizar e verá a diferença!!

 

Realmente que se peca nesta arma é o gatilho que mesmo mexido ainda sim é bem pesado, foi um dos motivos que resolvi vender a minha, gosto de gatilho pelinho.

 

 

 

Abraço.

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi Karolaza, muito interessante!

 

Vou ver se consigo um compressor e desmonto tudo. Dai posto as dúvidas quanto ao que lubrificar corretamente...

Não adianta nada aporrinhar geral aqui se não vou conseguir resolver sozinho. :popo:

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com algumas dicas do amigo Karolaza refiz a lubrificação e encamisei a mola da minha B19S.

 

Melhorou bastante, realmente sumiu o toéééinnn da mola (ficou só um estampido seco) e na minha opinião melhorou a precisão, pois após feito isso apenas testei uma meia dúzia de grupos a 10m e fiquei bem satisfeito.

 

Próximos upgrades: Gatilho Balim e bucha PU, assim que entrarem em estoque na loja.

 

Depois vou fazer um tópico mostrando.

 

Abração!

Editado por ferbosso
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Basicamente, as únicas modificações que vale a pena fazer nessa carabina são aliviar o gatilho, bucha de PU e encamisar a mola. Se quiser mais potência, trocar a mola por uma mais forte, de inox. Não acho que valha a pena trocar a mola, mas isso é pessoal.

 

Sobre o gatilho, desenvolvi uma técnica bem eficiente pra reduzir o curso dele, antes do disparo, fazendo algo como um falso primeiro estágio. Estou passando o link do tutorial a seguir. Este tutorial está postado no fórum airgun.com.br

www.airgun.com.br/forum/viewtopic.php?t=37698

 

A bucha de PU a ser usada pode ser comprada em vários sites que vendem, mas aqui vai uma dica legal: é a mesma bucha usada nas B19 e tb nas Gamos.

 

Sobre encamisar a mola, deve achar bastante coisa por aí, mas o principal é forrar a parte interna do pistão com algum material que absorva as vibrações da mola, como PET de garrafa de refrigerante ou folhas de raio x.

 

Sobre a mola mais forte, tem um tutorial neste link: O tutorial foi feito pelo meu amigo Federowicz, do fórum airgun.com.br

www.4shared.com/office/5Q9OCDsL/Troca_da_mola_da_B12-6.html

 

Abraço e boa sorte com a sua B12-6.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante