Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Conselhos de um novato para outro


Posts Recomendados

Boa noite amigos

 

Vou tentar resumir o que aprendi nos últimos 6 meses para poder auxiliar os colegas que estão iniciando, mas do ponto de vista de um iniciante.

 

Qual arma escolher?

 

Esta é a primeira pergunta de todo iniciante. E o engraçado é que não tem resposta.

Para que você vai utilizar a arma? Qual a distância? Qual o alvo? Responda para você mesmo estas perguntas, pois elas vão definir o tipo de arma que você quer. Mas me permita uma sugestão, quem esta iniciando, atira muito em casa, não compre uma carabina que atira a 1000 fps.

A razão é simples, primeiro as que atiram a esta velocidade, para serem precisas, são muito caras (procure quanto custa uma Theoben SLR), segundo normalmente o fabricante usa chumbos muito leves para atingir esta velocidade, e chumbo leve demais não costuma ser muito preciso. E principalmente, fazem um barulho enorme (a ponto dos vizinhos assustarem), a esposa vai reclamar, vai assustar as crianças... e ai você não vai poder atirar em casa com tranquilidade.

 

Você quer furar uma garrafa pet (a de 2,5 litros) a 30 m ou atirar num alvo de 3 cm a 20 m? Se quer furar a pet, e tem espaço para isso.. tudo bem.. va de 1000 fps. Caso contrário fique abaixo do 830 fps até aprender mais.

 

Compre uma arma de boa qualidade que você possa no futuro trocar a mola por uma especial (seja gasram ou molas como Vortek, VMach ou Maccari), e compre de mola (pois a logística para uma pcp pode te desestimular a atirar).

 

Quais são as de boa qualidade?? Leia os reviews e encontre a que te atende, ou as marcas comentadas como as melhores, mas saiba que, arma de pressão, como qualquer produto tem problemas, mesmo as das melhores marcas.

 

Compre uma arma até 2000,00 reais (1500,00 seria melhor), e de 250 m/s (830 fps +-) ou menos. Não compre uma de 3 ou 4 mil reais de inicio. Crie gosto pela coisa.. aprenda... erre bastante com a mais barata desmontando, montando, tentando diversos kits, molas, ajustes... depois compre uma cara e a deixe a sua cara.

 

O importante para o iniciante é atirar, e muito. Não importa a arma ou o alvo.

 

Com o tempo, e muita leitura aqui no forum e em outros você aprende como posicionar o dedo no gatilho, como segurar a arma, como respirar, montar a luneta, ajustar a luneta...

 

Mas antes de mais nada atire. Para criar o gosto por ver o alvo furado +- onde você queria.

 

Atire de maneira segura, para ter confiança e atirar bastante.

 

Montar um aparador de chumbos é fácil. Pegue uma embalagem de papelão (aquelas que vem com 12 litros de leite), encha com jornal e coloque o alvo na frente. Pronto, ja não vai ter parede furada (depois posto como eu bolei o meu).

 

 

Qual chumbo eu compro?

 

Quem vai ditar isso é sua arma. Cada cano gosta de um chumbo. Existem algumas unanimidades (veja o post sobre os piores chumbos do mundo, IV=0 significa que o chumbo casou bem pra caramba com a arma), por exemplo os JSB, H&N, fora esses, teste, sua arma vai te dizer qual ela gosta.

 

Qual o calibre?

 

É uma questão de gosto e uso. Para o iniciante me permita recomendar o 4.5 mm, por ser mais barato, e com isso você vai atirar bastante gastando menos.

 

Vou comprar uma arma de 5.000,00 e deixar um furo só no alvo!!!

 

Não, não vai. Com arma de mola isso é para quem tem muito treino, com uma arma boa, com o chumbo certo. E você esta iniciando. Se só tem 1 furo no alvo, a chance de que os outros tiros nem acertaram o alvo é grande. Seja humilde. Aumente a distância e a dificuldade aos poucos para não ficar frustrado. Com o tempo o tamanho dos agrupamentos vai diminuir, e você vai poder atirar de longe e sempre estar muito próximo do centro do alvo.

 

 

Tenho pratica com armas de fogo, vou mandar bem na de mola, não vai ter nem graça.

 

Não não vai mandar bem de início. Arma de mola requer um tipo de tiro muito diferente. Sei disso por experiência própria. Treine bastante, leia bastante. Com armas de mola até a posição do dedo no gatilho muda o ponto de impacto.

 

Peça ajuda, converse com os mais experientes... aprenda com os erros dos outros e os seus...

 

Bom, é isso ai.. me perdoem os veteranos se falei alguma bobagem...

 

Abraços

 

Nota 10 , depois disso, qualquer iniciante é só ler e reler esse tópico varias vezes e seguir passo a passo, que vai pegar gosto pelo tiro e desenvolver amiudemente sem fantasias, e ficar feliz a hora que pegar sua carabina para atirar, meus parabens, eu assino em baixo.

Editado por Carabineiro
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem informativo, apesar de eu não concordar com algumas coisas.

 

Compre uma arma até 2000,00 reais (1500,00 seria melhor), e de 250 m/s (830 fps +-) ou menos. Não compre uma de 3 ou 4 mil reais de inicio. Crie gosto pela coisa.. aprenda... erre bastante com a mais barata desmontando, montando, tentando diversos kits, molas, ajustes... depois compre uma cara e a deixe a sua cara.

 

Acho que um iniciante não iniciaria com uma arma desse valor. Acho que uma base boa pra se iniciar seria 600 reais a 700 nas armas de mola, que daria pra pegar uma BAM, ou Hatsan, até mesmo as CBCs G2 que são boas pra mexer. Com menos verba, as Rossi e Gamo Delta.

 

Sobre o aparador de chumbos, use roupas velhas, panos ruins - eles não fazem a sujeira que faz o jornal.

Hatsan 80 4.5mm + Gás Ram 60kg Review

Gamo 4x32WR Sporter

Flickr - minha fotografia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Panos velhos é uma boa pedida, usei uns moletons velhos aqui e serviu muito bem.

 

Bem informativo, apesar de eu não concordar com algumas coisas.

 

 

 

Acho que um iniciante não iniciaria com uma arma desse valor. Acho que uma base boa pra se iniciar seria 600 reais a 700 nas armas de mola, que daria pra pegar uma BAM, ou Hatsan, até mesmo as CBCs G2 que são boas pra mexer. Com menos verba, as Rossi e Gamo Delta.

 

Sobre o aparador de chumbos, use roupas velhas, panos ruins - eles não fazem a sujeira que faz o jornal.

20120811143140.jpg
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gladiador...

Parabéns!!!! O texto ficou muito bom e com muitas informações para os iniciantes... é bom sempre termos ele fácil de achar pq já podemos indicar o tópico p quem está começando... rs

Apenas uma dica que acho que ficaria interessante, é colocar os subtítulos em negrito ou grifado p chamar um pouco mais de atenção no texto...

 

Bem informativo, apesar de eu não concordar com algumas coisas.

 

Acho que um iniciante não iniciaria com uma arma desse valor. Acho que uma base boa pra se iniciar seria 600 reais a 700 nas armas de mola, que daria pra pegar uma BAM, ou Hatsan, até mesmo as CBCs G2 que são boas pra mexer. Com menos verba, as Rossi e Gamo Delta.

 

Sobre o aparador de chumbos, use roupas velhas, panos ruins - eles não fazem a sujeira que faz o jornal.

 

É um valor iteressante p quem não está muito preocupado em gastar... com 1.500,00 já dá p comprar um arma bem interessante, como uma Fusion... na verdade, quem puder gastar um pouco mais com 1.900,00 já se compra uma HW50S... rs

 

No caso de quem é meio duro e/ou está com contas a pagar, realmente não compensa se endividar por causa de uma carabina de pressão e o Bruno lembrou bem... as HT, Bam e cia. na faixa dos 800,00 (no máximo) já seria mais indicado... ótimo custo x benefício são as BAM 19-18 que saem por 650,00 e já possuem uma boa precisão... tema Fiora tb que acho que fica abaixo de 500,00 mas temos poucas informações sobre ela...

 

Panos velhos é uma boa pedida, usei uns moletons velhos aqui e serviu muito bem.

 

Vcs são doentes em ficar indicando roupas velhas p o coletor... e as doações na igreja, ficam como???... rs

 

Abraço a todos!

 

Alexandre

Contaminado pelo chumbo!!!
"...o saber não significa nada se não puder ser compartilhado..."

Hatsan HT80 4,5mm SAS QT / GR 55kg CBC (pancadão)

Crosman Phantom 4,5mm / GR 45Kg / Tecla Firelizard / Leaper UTG 4-16x44 side wheel

CBC B19-17 4,5mm / Tecla Firelizard / Hawke 4x32

Hatsan Flashpup 5,5mm (polímero) / EVO 6-24x44 SF side wheel / Supressor Thiago

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ah... agora morri de dó!!!!!... rs

Contaminado pelo chumbo!!!
"...o saber não significa nada se não puder ser compartilhado..."

Hatsan HT80 4,5mm SAS QT / GR 55kg CBC (pancadão)

Crosman Phantom 4,5mm / GR 45Kg / Tecla Firelizard / Leaper UTG 4-16x44 side wheel

CBC B19-17 4,5mm / Tecla Firelizard / Hawke 4x32

Hatsan Flashpup 5,5mm (polímero) / EVO 6-24x44 SF side wheel / Supressor Thiago

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá. Gladiador,

 

Você pode até ser iniciante ou Novato.Como queira!. Entretanto, maturidade, bom senso, coerência e atitude são coisas que não lhe faltam.

Parabéns pela sua exposição.

Tenho certeza que mesmo aos mais experientes foi um ótimo texto para se ler.

 

Mussy

  • +1 1

Tx 200 MKIII .177
HW97 KL .177 / HW50s .177
Cometa New Fenix 400 .22 / Cometa 220 .177
Gamo CF30 .177

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde pessoal

 

Muito obrigado pelos comentários!

 

Só umas explicações, do meu ponto de vista..

 

Eu sugeri uma arma até 1500,00, pois, conheço a galera, e eu mesmo... a primeira coisa que eu pensei em comprar foi uma Diana 440 TH (3600,00 reais), depois apaixonei pela HW 97 K (pistão vmach e mola vortek uns 4500), mas eu sequer sabia segurar a carabina direito... Mas po.. se era pra gastar que eu enfiasse o pé na lama... mas lendo os posts aqui eu vi que não valhe a pena de início. Com 1500 se compra uma HW30, uma Diana 34 como a minha, a Fusion (linda demais), e diversas outras como ja foi citado... todas armas que tem qualidade e são reconhecidas no mundo todo... tem peças para tunning com facilidade, e precisão reconhecida e principalmente, que tem infinitos posts ao redor do mundo de como tunar elas em casa, o que fazer, o que não fazer, e por ai vai, o que é um grande barato para mim (eu tenho 2 kits na para minha Diana, um de +- 20 J Vortek que eu adoro e ja postei os resultados, e um Vmach de 16 Joules que faz miséria, ou seja 2 carabinas praticamente diferentes). Se não gostar depois de testar, vender uma de 1500 é mais fácil do que uma de 3000,00 certo?

 

Sobre a roupa é uma ótima idéia.. eu nem tinha pensado. Mas me conhecendo logo logo eu estaria atirando nas camisas de ir trabalhar e minha esposa ia ficar doida comigo. Jornal é mais sustentável (nusss gastei agora) e colocando ele dentro da caixa de leite não faz sujeira. Vou colocar aqui como montei o meu para vocês verem.

 

Alex, vou colocar os subtítulos em negrito.. valeu pela dica.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda continuo achando uma faixa de preço de 1500 reais pra um iniciante uma coisa fora do bom senso.

 

Investi um pouco menos que isso na minha hatsan (com a mao de obra de GR, buchas, orings, luneta, mount, preço da arma etc), e já acho um investimento alto.

 

A situação da maioria das pessoas não permite comprar uma Fusion ou uma HW97 logo de cara. Então se vai de Dione, BAM 19, etc.

Hatsan 80 4.5mm + Gás Ram 60kg Review

Gamo 4x32WR Sporter

Flickr - minha fotografia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas não dá p generalizar... p mim e p vc é muito, mas p alguns isso pode ser o inicial e não podemos criticá-los ou podá-los... se tem o iniciante tem condições p comprar uma TOP, que compre e seja feliz (e como será... rs)... só não pode se endividar por conta de uma carabina...

Contaminado pelo chumbo!!!
"...o saber não significa nada se não puder ser compartilhado..."

Hatsan HT80 4,5mm SAS QT / GR 55kg CBC (pancadão)

Crosman Phantom 4,5mm / GR 45Kg / Tecla Firelizard / Leaper UTG 4-16x44 side wheel

CBC B19-17 4,5mm / Tecla Firelizard / Hawke 4x32

Hatsan Flashpup 5,5mm (polímero) / EVO 6-24x44 SF side wheel / Supressor Thiago

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o Alex, se o cara tem grana pra bancar um Top qual o problema?

O que ele deve ter em mente e que a carabina só porque é top não signiffica que ele

vai conseguir otimos resultados, pois tudo vai depender de sua técnica de tiro.

 

Abraços e bons tiros.

Airton

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com vocês..afinal quem vai falar para o cara como gastar o próprio dinheiro...

 

Mas se a intenção é de trazer pessoas para o esporte e manter, na minha opinião é melhor começar com uma outra carabina, mais simples. O se o cara compra de cara uma top achando que vai arrebentar pq tem uma carabina de 4000,00 ele vai ficar desapontado quando ver que um atirador com uma GII tem resultados muito melhores do que ele.

 

Ou ja pensou se o cara erra alguma coisa e atira em seco com uma tx200?? Não presta atenção ao municiar uma 97K e ela dispara??

 

Neste ponto, se ele não tem consciência do que esta fazendo ele para de atirar.

 

Se o cara tem consciência, ele vai ler, treinar, ler, treinar até pegar o jeito.

 

Por isso eu falei para evitar uma arma tão cara de início. Com uma mais simples, mentalmente ele fica condicionado a que tem que apurar a técnica para tirar o melhor da arma.

 

No fundo, como todo mundo que tem experiência sabe, o resultado depende muito mais do atirador do que da arma. Um zé ruela como eu pode atirar com uma 97 K modificada como eu queria e ainda assim vou ter resultados bem piores do que a galera que compete de GII.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com vocês..afinal quem vai falar para o cara como gastar o próprio dinheiro...

 

Mas se a intenção é de trazer pessoas para o esporte e manter, na minha opinião é melhor começar com uma outra carabina, mais simples. O se o cara compra de cara uma top achando que vai arrebentar pq tem uma carabina de 4000,00 ele vai ficar desapontado quando ver que um atirador com uma GII tem resultados muito melhores do que ele.

 

Ou ja pensou se o cara erra alguma coisa e atira em seco com uma tx200?? Não presta atenção ao municiar uma 97K e ela dispara??

 

Neste ponto, se ele não tem consciência do que esta fazendo ele para de atirar.

 

Se o cara tem consciência, ele vai ler, treinar, ler, treinar até pegar o jeito.

 

Por isso eu falei para evitar uma arma tão cara de início. Com uma mais simples, mentalmente ele fica condicionado a que tem que apurar a técnica para tirar o melhor da arma.

 

No fundo, como todo mundo que tem experiência sabe, o resultado depende muito mais do atirador do que da arma. Um zé ruela como eu pode atirar com uma 97 K modificada como eu queria e ainda assim vou ter resultados bem piores do que a galera que compete de GII.

 

Abraços

 

Foi exatamente isso que eu quis expor. :thumbup:

Hatsan 80 4.5mm + Gás Ram 60kg Review

Gamo 4x32WR Sporter

Flickr - minha fotografia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Penso que cada carabina tem o seu desafio específico.. se o cara pode comprar uma Fusion, p mim não tem problema algum... se puder comprar uma HW ou uma TX, com certeza estará muito bem servido ou não... já vi gente que não gostou da TX por ser 4,5mm e ia voltar p PCP ou magnum por causa da destruição... o importante é ler e se orientar adequadamente p pegar algo que agrade e não pq é caro ou barato... quem me dera ter grana na época p comprar uma AT.. rs.. estaria muito feliz... hj já iria p uma TX... normalmente compramos uma segunda, terceira ou até mesmo mais carabinas e cada uma vai ter uma pegada diferente, um jeito p apoiar a cabeça ou puxar o gatilho...

Abraço!

Contaminado pelo chumbo!!!
"...o saber não significa nada se não puder ser compartilhado..."

Hatsan HT80 4,5mm SAS QT / GR 55kg CBC (pancadão)

Crosman Phantom 4,5mm / GR 45Kg / Tecla Firelizard / Leaper UTG 4-16x44 side wheel

CBC B19-17 4,5mm / Tecla Firelizard / Hawke 4x32

Hatsan Flashpup 5,5mm (polímero) / EVO 6-24x44 SF side wheel / Supressor Thiago

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante