Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

[Tutorial] Como reparallaxar / reajustar foco de lunetas sem AO


Posts Recomendados

O ótimo feedback que tive em um outro tópico meu me motivou a trazer esse pequeno tutorial pra vocês.

 

Atenção: Não me responsabilizo, ou ninguém aqui do fórum, por danos que possam ocorrer ao seu equipamento.

 

Primeiramente recomento este processo especialmente para aqueles, que como eu, sempre atiram em uma mesma distância, no meu caso, 12 metros. O único contra é que se você setar o parallax pra uma distância perto como essa, vai ter dificuldades pra um foco perfeito em distâncias maiores, tipo 40 metros, mas nada que impeça o uso, e melhor, o processo é completamente reversível e pra distância que você quiser. Só precisa de um tempo e cuidado pra realizar o ajuste.

 

O tutorial é bem explicativo, testei em uma Gamo 4x32 e uma Tasco 3-7x20, que foram reparallaxadas para 12 metros, e funcionou sem problemas. Aqui explico como fazer na Gamo, não testei em outras, mas não deve ser diferente.

 

Bem, primeiramente, localize a objetiva FRONTAL da sua luneta - oposta à ocular, por onde você observa:

 

1.jpg

----

Depois, solte o LOCKING RING que trava a objetiva frontal.Cuidado, pois a objetiva frontal pode sair junto, mas colocar de volta é fácil, só rosquear.

 

2.jpg

----

Aqui o locking ring já solto, e o anel de ajuste da objetiva frontal já a mostra (pode ser identificado por dois dentinhos (ou vãozinhos), pode estar como mostrado ou localizado colado à objetiva (nas 4x20mm é o caso) e vai precisar de ferramentas pra ajudar a movimenta-lo, no caso deste, é só girar com a mão mesmo, com cuidado e gradativamente.

 

3.jpg

 

Aqui um close da dentição, ou vãozinho:

4.jpg

 

----

 

Agora, o ajuste. Se você girar a objetiva para o sentido anti-horário, o parallax e foco serão setados para uma distância MENOR que a de fábrica ou a atual. Se girar para o sentido horário, o processo inverso vai ocorrer, aumentando a distância de foco e parallax. Recomendo que faça isso olhando através da ocular em um alvo e distância pretendidos para o ajuste, até ficar perfeito.

 

5.jpg

 

---

 

É isso. A minha luneta não focava nem com reza em 10-12m, ou eu olhava o alvo e o retículo ficava embaçado, ou vice-versa, agora o erro de parallax se tornou mínimo e o foco está nítido nessa distância.

Peço que não reproduzam sem autorização.

 

Espero que gostem ! Comentem.

Editado por Brunor2
  • +1 5
  • -1 1

Hatsan 80 4.5mm + Gás Ram 60kg Review

Gamo 4x32WR Sporter

Flickr - minha fotografia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bruno, você é fominha... mostra mas não deixa repassar... hehehehe!

 

Confesso que não entendo bulhufas de paralax, AO, etc... mas quando precisar já sei onde encontrar informações!

 

Você não tem espaço para atirar acima dos 12 metros?

 

Qual(ais) as suas armas mesmo? Essa da foto parece ser uma Hatsan, estou certo?

 

 

A todos: quando um assunto é interessante o bastante para ser repassado, até mesmo para outros fóruns, não custa nada pedir ao responsável pelo tópico/material para que seja postado em outro lugar, é uma questão de honestidade e compartilhamento com as informações. Vai do responsável permitir ou não.

Aqui mesmo no CA já pedi permissão para postar dois reviews de carabinas em outro fórum, pois julguei interessantes, e agradeço ao usuários "criadores" por terem concedido essa permissão.

 

Valeu.

  • +1 2

Norica Dragon 5,5mm GR 50Kg.

Rossi Dione 4G 5,5mm GR 55Kg.

Cometa 220 4,5mm GR 45Kg. (vendida)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luiz, primeiramente agradeço !

 

Agora, a questão de repassar: Eu concordo plenamente que coloquem em outros lugares, des de que coloquem os créditos ! Eu me preocupo principalmente as fotos, utilizei um equipamento um tanto quanto caro para faze-las, e acredito que fica feio se alguém pegar o tutorial e repostar como seu próprio. É minha única preocupação; se for repostar, só pedir, e colocar créditos. Sem problemas. Como já aconteceu com minhas fotos, em sites como flickr, de sites se interessarem em usar para alguma explicação ou algo parecido, e eu só pedir pra colocar o autor e link pra galeria, mais nada. Mas a parte do conhecimento, deve sim ser mandada pra frente.

Espero ter sido claro e não ter causado má impressão ao fazer aquele requerimento !

 

Quanto ao espaço, não, não tenho maior espaço que doze ou treze metros, deve chegar a isso mais ou menos, talvez até quatorze se me expremer um pouco kkkk. Mas dá pra atirar. É que moro em um sobrado, e atiro da sala até o final do quintal na parte de trás, que dá essa distância.

 

Só possuo uma arma, por questão de grana mesmo rsrsrs, se não teria umas dez no mínimo. Sim, é uma Hatsan. Uma Hatsan 80 pra ser mais exato - o modelo anterior sem o gatilho Quattro e SaS - foi comprada em 2009. No começo do ano passado, coloquei um Gás Ram 60kg, e esse ano uma Gamo 4x32, a usada na explicação.

Se tiver interesse, umas fotos que achei que ficaram boas da carabina: http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php?/topic/174-fotos-das-nossas-armas/page__view__findpost__p__42734

 

Quanto ao Parallax e AO, são conceitos bem simples, na verdade. Eu já os conheço a muito tempo, pois sempre procuro informações sobre assuntos que me interessam. Dá pra se aprender muito em vídeos no YouTube, mas a grande grande grande maioria é em inglês, mas se pra você isso não for um problema assim como para mim também não é, vale muito a pena.

Hatsan 80 4.5mm + Gás Ram 60kg Review

Gamo 4x32WR Sporter

Flickr - minha fotografia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Isso ai guri Parabéns é isso ai que o fórum precisa gnt que fala.

Abraço

Sumatra 2500 500cc 5.5 Bushnell Elite 3200 tactical 10x40.

Anhorn BSA 460 5.5 Shilba target 6-24x50.

Menaldi puma 5.5 shilba classic 3-9X40

Hatsan md 80 gaz ran red dot.

CBC GII monte negro super 4.5 tasco 4-16x42.

krico 4.5.

Cometa Fusion 5.5 tasco target varmint 2,5-10x42.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante


WhatsApp Image 2024-05-11 at 09.36.04.jpeg