Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Mais um hobby interessante = Falcoaria


Felipe Melo

Posts Recomendados

Depois de alguns comentários em outro tópico, resolvi criar este aqui para dividir com vocês meu hobby um pouco mais antigo do que os de tiros ao alvo, a falcoaria.

 

Na verdade aqui no Brasil não podemos praticar a falcoaria em sua essência, pois aqui a caça de qualquer animal é proibida, e é de grande importância que a pessoa que tenha objetivo de adquirir um animal desses, além de muito estudo para saber como escolher a ave certa, introdução dos treinos, cuidar da saúde do bicho, entre muitas outras coisas, precisa saber que um ato falho pode causar um grande estrago na imagem da falcoaria e com isso a pequena liberação que temos para adquirir esses animais pode ser vetada e nunca mais teremos o prazer de ter um gavião ou falcão para nos acompanhar no campo, lembrando que em todo país só existem (03) TRÊS criadouros comerciais e devido a burocracia no governo e do IBAMA a coisa vai permanecer assim ainda por muito tempo.

Como no Brasil não possui tradição nesta modalidade, uma captura acidental de uma ave como um pombo, por exemplo, pode parar na TV e causar indignação a muitas pessoas que por ignorância, se tivessem lá na hora ,dariam uma pedrada no gavião em extinção para salvar a vida do pombo que existe aos milhares. Além de outras acharem uma maldade manter o gavião atrelado pelas pernas e pousado em seu punho. É normal torcerem para gazela fugir do Leão, e como não podemos mudar isso, o melhor a se fazer é evitar problemas e cuidar para que acidentes não ocorram, livrando sua ave e as selvagens de acidentes que possam vir a acontecer.

 

Esse primeiro texto acredito que seja muito importante antes de dar continuidade no post, pois aqui no fórum vejo a responsabilidade a preocupação dos mais experientes em se adquirir uma carabina de pressão em um país que luta contra o desarmamento, onde o índice por morte de armas de fogo é muito maior que em países que a venda de armas é liberada. Então um camarada empolgado compra uma carabina e mata um gato no meio pra praça pública, ou ainda erra um tiro sem se preocupar com o fundo e acerta uma criança. Resultado, acaba a brincadeira de todos por causa de um irresponsável.

  • +1 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo tópico, acho valido começar o assunto informando sobre regras de conduta a qual o praticante tem que seguir,

pois com vemos muitos começa um esporte sem primeiro conhecer as regras e condutas.

 

Abraços

Airton

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo tópico, acho valido começar o assunto informando sobre regras de conduta a qual o praticante tem que seguir,

pois com vemos muitos começa um esporte sem primeiro conhecer as regras e condutas.

 

Abraços

Airton

 

Sim é verdade, não podemos pôr a perder uma prática como essa devido a ignorância de alguns!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, vou postar umas fotos e deixar uns links para que vocês possam dar uma olhada nas aves e no pessoal. Hoje o maior grupo que temos é a ABFPAR (Associação Brasileira de Falcoeiros e Preservação de Aves de Rapina), um espaço ótimo para quem quer aprender sobre a modalidade e conhecer falcoeiros com real conhecimento de causa. Vai o link http://www.abfpar.org/novo/ . Também existem outros grupos como a AMF, o BHHAWKING CLUB. Um site também que possui muito conteúdo e o fórum é aberto é o falcoariaonline http://www.falcoariaonline.com/portal/ .

 

Então seguem algumas fotos que acho legais e alguns links de vídeo. Qualquer ajuda sobre o assunto pode perguntar!

post-1339-0-82921400-1328749665_thumb.jpg

post-1339-0-33126400-1328749743_thumb.jpg

post-1339-0-90574800-1328749770_thumb.jpg

post-1339-0-64675300-1328749794_thumb.jpg

post-1339-0-20590900-1328749809_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

belo tópico e belas imagens!!!! Parabéns pelas explicações tb...

gostaria de saber mais em sobre o que consiste a falcoaria... vc comentou sobre alguém poder reclamar se ver um falcão atacando um pombo e tals, mas ele naõ saiu em perseguição de um pássaro?? é só p espantar ou é ataque mesmo?? aqui em londrina estavamos tendo problemas no aeroporto com urubus (já tem muito tempo) e cogitou-se da prática da falcoaria...mas pelo porte, o falcão parece menor que um urubu... ele seria capaz de sobrepuljar o urubu?

Abraço!

Contaminado pelo chumbo!!!
"...o saber não significa nada se não puder ser compartilhado..."

Hatsan HT80 4,5mm SAS QT / GR 55kg CBC (pancadão)

Crosman Phantom 4,5mm / GR 45Kg / Tecla Firelizard / Leaper UTG 4-16x44 side wheel

CBC B19-17 4,5mm / Tecla Firelizard / Hawke 4x32

Hatsan Flashpup 5,5mm (polímero) / EVO 6-24x44 SF side wheel / Supressor Thiago

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

belo tópico e belas imagens!!!! Parabéns pelas explicações tb...

gostaria de saber mais em sobre o que consiste a falcoaria... vc comentou sobre alguém poder reclamar se ver um falcão atacando um pombo e tals, mas ele naõ saiu em perseguição de um pássaro?? é só p espantar ou é ataque mesmo?? aqui em londrina estavamos tendo problemas no aeroporto com urubus (já tem muito tempo) e cogitou-se da prática da falcoaria...mas pelo porte, o falcão parece menor que um urubu... ele seria capaz de sobrepuljar o urubu?

Abraço!

 

Fala Alex vou tentar resumir,

 

 

A verdadeira falcoaria permitida e praticada nos países do exterior "inclusive nos vizinhos da América do Sul" consiste na caça, onde pode ser feita por vôos de altanaria através grandes Falcões (Peregrino e Sub-espécies, Gerifalde) chegam a grandes altitudes e quado avistam a presa, caem em um picado "mergulho" e derrubam ou a seguram, conforme a experiência ou momento do ataque. Também pode ser feito por baixo vôo, que consiste no ataque da ave partindo do punho ou de um poleiro baixo em perseguição direta até a presa "também chamado de sprint". As aves que são mais usadas para essa modalidade são os Gaviões, Accipter, e alguns Falcões como o Falco Femoralis e Falco Cherrug.

 

Peço desculpa porque não expliquei no primeiro vídeo, mas aquilo foi sim uma captura, mas do que chamamos de escape. Foi uma codorna comprada por mim em um abatedouro e colocada no mato sem que o gavião visse, dessa forma eu simulo uma situação real, o que condiciona a ave fisicamente e mentalmente. Por tanto você pode comprar animais para seu gavião abater, o que não pode é capturar espécies nativas. Frangos, coelhos, codornas, periquitos australianos, mandarim, calafate etc podem ser comprados e usados para simulação e abate.

 

Já na parte e controle de fauna não sou um grande conhecedor, mas tenho amigos que vivem disso. Também já fiz essa pergunta sobre os urubus e um experiente falcoeiro "Jorge Sales" me explicou que no caso dos Urubus a saída é um novo trabalho ambiental, deslocamento de lixões ou das fontes que atraem esses animais e que estão próximos do aeroporto. Um gavião mesmo que menor e mais leve pode abater um urubu mas isso não é o suficiente pois eles não vêem o gavião como um predador, e por isso o trabalho de dispersão não terá muita eficácia. Dessa forma os falcoeiros podem usar fogos de artifício e armadilhas para afugentar e capturar esse tipo de praga. Outras pragas como garças, quero-quero, coruja buraqueira, socós, etc veem o gavião como predador e conforme vão aumentando as capturas, eles se sentem ameaçados e procuram outro local fora do aeroporto.

 

Vou postar um link da matéria que passou no fantástico neste domingo, onde um amigo meu trabalhou no controle de fauna, e postarei outro de uma entrevista da TVrecord que participei com BHHawking Club.

 

Abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entrevista da TVrecord que participei com BHHawking Club

 

http://www.youtube.com/watch?v=e12szvUTSsw&feature=player_embedded

 

Matéria que passou no fantástico neste domingo, onde um amigo meu que da cursos de falcoaria "Milton Melo" trabalhou no controle de fauna.

 

http://www.youtube.com/watch?v=BU2RQ1Zjl0g

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A matéria do Fantástico já tinha assistido... a da Record, quando começou e vi o carinha cheio de graça achei que seria meio "palha", porém foi bastante interessante e completa!!!

 

Realmente são aves lindas... a plumagem é linda e fica destacada principalmente quando abrem as asas no vento... o olhar, como ela "abraça" a presa quando está se alimentando... muito show mesmo!!!!

 

Teve um outro programa (não sei se globo repórter) que eram destacadas as maiores águias pelo mundo e fiquei feliz ao saber que a maior águia é a brasileira que ainda caça entre os galhos das árvores no meio da floresta densa... só fiquei com dó quando ela capturou uma preguiça em um cipó.. rs... mas a danada é muito forte e arisca, e deve ter uma força do cão, pois a canela dela parecia da grossura do meu punho.. rs

 

Abração e volte a nos presentear com novos vídeos, matérias e dicas sobre esse belo esporte!!!

 

Alexandre

Contaminado pelo chumbo!!!
"...o saber não significa nada se não puder ser compartilhado..."

Hatsan HT80 4,5mm SAS QT / GR 55kg CBC (pancadão)

Crosman Phantom 4,5mm / GR 45Kg / Tecla Firelizard / Leaper UTG 4-16x44 side wheel

CBC B19-17 4,5mm / Tecla Firelizard / Hawke 4x32

Hatsan Flashpup 5,5mm (polímero) / EVO 6-24x44 SF side wheel / Supressor Thiago

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A matéria do Fantástico já tinha assistido... a da Record, quando começou e vi o carinha cheio de graça achei que seria meio "palha", porém foi bastante interessante e completa!!!

 

Realmente são aves lindas... a plumagem é linda e fica destacada principalmente quando abrem as asas no vento... o olhar, como ela "abraça" a presa quando está se alimentando... muito show mesmo!!!!

 

Teve um outro programa (não sei se globo repórter) que eram destacadas as maiores águias pelo mundo e fiquei feliz ao saber que a maior águia é a brasileira que ainda caça entre os galhos das árvores no meio da floresta densa... só fiquei com dó quando ela capturou uma preguiça em um cipó.. rs... mas a danada é muito forte e arisca, e deve ter uma força do cão, pois a canela dela parecia da grossura do meu punho.. rs

 

Abração e volte a nos presentear com novos vídeos, matérias e dicas sobre esse belo esporte!!!

 

Alexandre

 

Valeu cara, legal que tenha gostado! Também estou bastante animado com os tiros de carabina de pressão, era uma vontade que eu tinha desde criança, mas sabe como é pai e mãe preocupados, agora depois de velho fica mais fácil e agente volta a ser criança néh.

 

Sobre a Harpia, é realmente linda e em proporções é a maior águia do mundo. Uma fêmea "nas aves de rapina as fêmeas são maiores e mais fortes que os machos" pode chegar a 12 kilos, e as garras podem chegar a 11cm "maior que a de um urso".

Mas tem um porém, algumas pessoas até treinam essas aves, mas não são muito efetivas para falcoaria. Seria preciso presas muito grandes como pequenos cervos, veados ou até mesmo lobos como fazem na falcoaria tradicional na Mongólia onde são usadas as Aguias Reais. Também não são comercializadas aqui no Brasil, principalmente por ser uma espécie em extinção. Na verdade esses grandes predadores são muito vulneráveis ao desmatamento pelo simples motivo da falta do que comer, pois pelo porte que elas têm, não conseguem capturar uma presa rápida como um pequeno roedor ou pequena ave, isso fora a quantidade que elas precisariam para se alimentarem.

 

O iniciante na falcoaria por muitas vezes é igual ao novo praticante de tiro, onde de cara o "novo elemento" rsrs quer a carabina maior e mais forte possível antes mesmo de se informar e entender um pouco. Na falcoaria o cara fica doido em uma Águia ou na maior espécie de gavião que conseguir, pra tirar aquela onda com o bicho no punho. Na verdade acaba sendo muito melhor para capturas de escapes (presas compradas) uma ave menor e mais rápida, que conseguirá melhor lance "perseguição" e manobras surpreendentes. Mas tem gosto pra tudo néh.

 

É importante lembrar que aves de rapina não são animais pets "como papagaio, periquito, calopsita entre outros" elas são animais selvagens e predadores. Por tanto precisam de uma conduta diferenciada. Nesse caso são como as carabinas que não são brinquedos inofensivos e também precisam de responsabilidade no manuseio.

 

Grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho que parar de ver essas coisas rsrsrs. Esses dias o Fontes me passou uns vídeos de Arco e flecha e eu já fiquei doido pra comprar um Hoyt...

Agora vejo esse post do Felipe e já me vejo com um Falcão desses no punho kkkkk

 

Ceis tem que parar de mostrar esses trem pra mim kkkkk

 

Mas fora de brincadeira, quero parabenizar o Felipe pelo Hobby e por dividir as informações conosco.

 

abs

Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como prometi ao amigo Felipe, aqui vai um vídeo clássico da falcoaria Árabe.

 

Ps: O Falcão no vídeo é Gerifalde o maior, mais pesado e provavelmente o mais bonito dos falcões. Na idade média seu preço era equivalente ao seu peso em ouro, aproximadamente 2KG. Ficava restrito apenas aos Reis ter um exemplar desse no punho, cabendo outras aves de acordo com o nível social do cidadão.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara... que pancada na lomba da outra ave... no início pensei que eram dois falcões voando... o duro que ele dá a pancada muito perto do chão e aterrisa rapidamente como se nada tivesse acontecido...

valeu a postagem!!!

Contaminado pelo chumbo!!!
"...o saber não significa nada se não puder ser compartilhado..."

Hatsan HT80 4,5mm SAS QT / GR 55kg CBC (pancadão)

Crosman Phantom 4,5mm / GR 45Kg / Tecla Firelizard / Leaper UTG 4-16x44 side wheel

CBC B19-17 4,5mm / Tecla Firelizard / Hawke 4x32

Hatsan Flashpup 5,5mm (polímero) / EVO 6-24x44 SF side wheel / Supressor Thiago

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara... que pancada na lomba da outra ave... no início pensei que eram dois falcões voando... o duro que ele dá a pancada muito perto do chão e aterrisa rapidamente como se nada tivesse acontecido...

valeu a postagem!!!

 

É cara, na verdade o Falcão é tão determinado que ele perde o "tempo" do lance e acaba por acertar a houbara muito perto do solo. Por isso ele passa direto e se esborracha no chão. Por pouco não se suicida!

Editado por Felipe Melo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então o falcão deu bobeira ali mesmo.. rs.. mas to gostando do tópico.. rs.. se puder, mantenha sempre atualizado!!!!!!!!

Abraço!

Contaminado pelo chumbo!!!
"...o saber não significa nada se não puder ser compartilhado..."

Hatsan HT80 4,5mm SAS QT / GR 55kg CBC (pancadão)

Crosman Phantom 4,5mm / GR 45Kg / Tecla Firelizard / Leaper UTG 4-16x44 side wheel

CBC B19-17 4,5mm / Tecla Firelizard / Hawke 4x32

Hatsan Flashpup 5,5mm (polímero) / EVO 6-24x44 SF side wheel / Supressor Thiago

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa faz tempo que não entro no forum e guando entro vejo um topico massa desse,cara fiquei sem palavras,um esplendido esporte.Estava vendo uns videos no youtube e simpatizei com uma ave o quiri-quiri(Falco Sparverius).

Tenho umas dúvidas.

-A falcoaria é muito cara?

-Cuidar do animal é muito difícil?

-A ave é muito cara?

-Quanto é o gasto inicial?

-Quanto seria mais ou menos o preço de um quiri-quiri?

-O treinamento é muito dificil?

 

Peço desculpa por tantas perguntas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como prometi ao amigo Felipe, aqui vai um vídeo clássico da falcoaria Árabe.

 

Ps: O Falcão no vídeo é Gerifalde o maior, mais pesado e provavelmente o mais bonito dos falcões. Na idade média seu preço era equivalente ao seu peso em ouro, aproximadamente 2KG. Ficava restrito apenas aos Reis ter um exemplar desse no punho, cabendo outras aves de acordo com o nível social do cidadão.

 

 

Fala galera! Para quem não sabe esse amigo "Fellipe" sou eu!

 

Conheço Felipe Melo (aqui chamo de "Mazur") a cerca de 20 anos, é meu vizinho aqui no condominio. Posso afirmar com certeza que é gente da melhor qualidade!!!

 

Tive a oportinidade de chegar perto de seu gavião, mas nao a coragem de tocar (auhauhauha), e digo que o bixo é bonito d+!!!

 

Parabéns pelo hobby fantástico que nos apresentou!

 

Abraço!

assinatura.jpg
Cometa 220 4,5mm
Cometa New Fenix 400 4,5mm

HW 30 4,5mm

Fellipe Russ

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa faz tempo que não entro no forum e guando entro vejo um topico massa desse,cara fiquei sem palavras,um esplendido esporte.Estava vendo uns videos no youtube e simpatizei com uma ave o quiri-quiri(Falco Sparverius).

Tenho umas dúvidas.

-A falcoaria é muito cara?

-Cuidar do animal é muito difícil?

-A ave é muito cara?

-Quanto é o gasto inicial?

-Quanto seria mais ou menos o preço de um quiri-quiri?

-O treinamento é muito dificil?

 

Peço desculpa por tantas perguntas.

 

Valeu pelas palavras amigo, legal que você gostou!

 

Vou tentar responder brevemente, mas você pode pesquisar muita coisa boa e mais completa na internet. Depois segue as dicas de dei no início do Post e entra nos sites que deixei o link. Vai encontrar um bom material!

 

Vamos lá:

 

-A falcoaria é muito cara?

 

Não é um hobby muito barato não, inclui o preço da ave que dependendo da espécie varia de R$ 900,00 até R$ 4000,00 (as mais comercializadas), pois o custo de outras espécies podem chegar a bem mais que isso. A alimentação é feita com rato de laboratório ou codorna e isso vai variar de acordo com a região, aqui no Rio compro codorna por R$ 3,50. São necessários alguns equipamentos que você mesmo pode fazer, como poleiro, lure "isca", braceletes, jesses "amarras de couro", luvas etc. Outros você tem que comprar como guizos, telemetria "se for o caso", destorcedor, caixa de transporte. E ainda tem a gasolina, porque não tem como você ficar andando de ônibus procurando campo pra voar.

 

-Cuidar do animal é muito difícil?

 

Se você estiver preparado para ter o animal não e muito difícil não.

 

-A ave é muito cara?

 

As aves mais indicadas para iniciantes são o Falco Spaverius R$ 900,00 / R$1000,00 e o Parabúteo Unicinctus R$ 3.000,00. Obviamente compradas em criadouros comerciais e devidamente legalizadas.

 

-Quanto é o gasto inicial?

 

Aí vai depender da escolha da ave, se for um Parabúteo como o meu por exemplo, de inicio você deve gastar por volta de R$ 4.000,00 (ave+equipamentos).

 

-Quanto seria mais ou menos o preço de um quiri-quiri?

 

Falco Spaverius R$ 900,00 / R$1000,00

 

-O treinamento é muito dificil?

 

Esse é o X da questão. Não é difícil desde que você tenha estudado o suficiente para isso, e se possível acompanhado por algum tempo outro falcoeiro que possa te ensinar na prática como é o treinamento da ave. Eles são inteligentes, mas muitos não toleram erros do adestrador, que dependendo da M que fizer, pode botar tudo a perder e não terá uma ave que atenderá suas expectativas.

 

Tranquilo pelas perguntas. Apenas lembre que são respostas super resumidas e não dá para comprar uma ave baseando-se nelas!

 

Abração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa cara beleza obrigado pelas informações,pelo que vi acertei em cheio no falcão né rs,bem é um hobby bem caro e no momento não da pra min rsrsrsrs mas em um futuro bem próximo quero pratica-lo,o que seria o "telemetria "se for o caso", destorcedor" para que servem?Parabúteo Unicinctus é o asa de telha por que a maior parte dos falcoeiros que vejo na net tem um Parabúteo Unicinctus?

Pra min iniciar nesse hobby aqui em fortaleza-ce será bem difícil,pois aki não tem nem um falcoeiro pelo menos não achei nem um,você acha que da pra min iniciar só ou seria impossível?

E a questão da legalização é muito burocrática?

 

 

Te agradeço pela atenção Felipe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala galera! Para quem não sabe esse amigo "Fellipe" sou eu!

 

Conheço Felipe Melo (aqui chamo de "Mazur") a cerca de 20 anos, é meu vizinho aqui no condominio. Posso afirmar com certeza que é gente da melhor qualidade!!!

 

Tive a oportinidade de chegar perto de seu gavião, mas nao a coragem de tocar (auhauhauha), e digo que o bixo é bonito d+!!!

 

Parabéns pelo hobby fantástico que nos apresentou!

 

Abraço!

 

rs... se vc não falasse realmente não saberia que é vc!!!!... rs...

Mas dizer que o bicho é bonito vc economizou na beleza... rs.. ainda mais quando está tomando um vento com as asas abertas!!!

mas gostaria de saber sobre a sociabilização do bicho... ele chega a demonstrar carinho ou algo do tipo ou simplesmente fica no poleiro e não tá nem ai p vc?... rs

Desculpa a pergunta, mas é que curto muito esse lado carinhoso do cão...

Abraço!

Contaminado pelo chumbo!!!
"...o saber não significa nada se não puder ser compartilhado..."

Hatsan HT80 4,5mm SAS QT / GR 55kg CBC (pancadão)

Crosman Phantom 4,5mm / GR 45Kg / Tecla Firelizard / Leaper UTG 4-16x44 side wheel

CBC B19-17 4,5mm / Tecla Firelizard / Hawke 4x32

Hatsan Flashpup 5,5mm (polímero) / EVO 6-24x44 SF side wheel / Supressor Thiago

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rs... se vc não falasse realmente não saberia que é vc!!!!... rs...

Mas dizer que o bicho é bonito vc economizou na beleza... rs.. ainda mais quando está tomando um vento com as asas abertas!!!

mas gostaria de saber sobre a sociabilização do bicho... ele chega a demonstrar carinho ou algo do tipo ou simplesmente fica no poleiro e não tá nem ai p vc?... rs

Desculpa a pergunta, mas é que curto muito esse lado carinhoso do cão...

Abraço!

rs... se vc não falasse realmente não saberia que é vc!!!!... rs...

Mas dizer que o bicho é bonito vc economizou na beleza... rs.. ainda mais quando está tomando um vento com as asas abertas!!!

mas gostaria de saber sobre a sociabilização do bicho... ele chega a demonstrar carinho ou algo do tipo ou simplesmente fica no poleiro e não tá nem ai p vc?... rs

Desculpa a pergunta, mas é que curto muito esse lado carinhoso do cão...

Abraço!

 

Boa pergunta!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

para mim que sou adestrador de cães vejo todo emprego de animais com fins de ajudar o homem e não somente como hobby ,mas com finalidades como essa

COMETA 400 4,5 MM

CBC JADE MAIS 4,5MM (PAPEL)

 

Aqui não,Posso até não ser simpático Comigo não tem desculpa
Minha criação é chucra, A verdade ninguém furta
Sou bruto, rústico e sistemático

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

belo vídeo Flávio!!! muito instrutivo!!!!!!!!!... o problema com as garças é praticamente o mesmo do aeroporto de Fernando de Noronha...

Abraço!

Contaminado pelo chumbo!!!
"...o saber não significa nada se não puder ser compartilhado..."

Hatsan HT80 4,5mm SAS QT / GR 55kg CBC (pancadão)

Crosman Phantom 4,5mm / GR 45Kg / Tecla Firelizard / Leaper UTG 4-16x44 side wheel

CBC B19-17 4,5mm / Tecla Firelizard / Hawke 4x32

Hatsan Flashpup 5,5mm (polímero) / EVO 6-24x44 SF side wheel / Supressor Thiago

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa cara beleza obrigado pelas informações,pelo que vi acertei em cheio no falcão né rs,bem é um hobby bem caro e no momento não da pra min rsrsrsrs mas em um futuro bem próximo quero pratica-lo,o que seria o "telemetria "se for o caso", destorcedor" para que servem?Parabúteo Unicinctus é o asa de telha por que a maior parte dos falcoeiros que vejo na net tem um Parabúteo Unicinctus?

Pra min iniciar nesse hobby aqui em fortaleza-ce será bem difícil,pois aki não tem nem um falcoeiro pelo menos não achei nem um,você acha que da pra min iniciar só ou seria impossível?

E a questão da legalização é muito burocrática?

 

 

Te agradeço pela atenção Felipe.

 

Fala rerysonsniper,

 

A telemetria é um equipamento que ajuda a localização da ave caso você não consiga avistá-la. Consiste em um emissor que vai preso na ave "geralmente na pata ou por um tipo de clip nas penas" e um receptor "antena". A telemetria ajuda a achar a ave, mais não garante trazer ela de volta.

 

O destorcedor faz parte do equipamento para atrelar "amarrar" a ave em um poleiro. A função é a mesma de um destorcedor de pesca, e evita que a corda "leash" se enrosque.

 

O Parabúteo Unicinctus (Gavião Asa de Telha) é considerado uma das melhores aves para iniciar a falcoaria. Tem grande inteligência, sociabilidade é bem robusto. Uma ave polivalente tanto para caça de pêlos "animais terrestres" quanto para penas "aves". Por isso e mais várias outras boas características tornou-se muito difundida na falcoaria. Mas foi aquilo que já disse, o que vai depender na escolha da ave é o tipo de vôo que você espera dela.

 

Sobre a legalização não ha problemas, pois o criador comercial que vai disponibilizar toda a documentação da ave nascida em seu cativeiro. O que não tem como fazer é legalizar uma ave capturada da natureza, além de ser crime claro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

para mim que sou adestrador de cães vejo todo emprego de animais com fins de ajudar o homem e não somente como hobby ,mas com finalidades como essa

 

Boa noite FLAVIO CILLI K9,

 

No meu caso é puramente hobby, não trabalho ou ganho qualquer tipo de dinheiro explorando a ave, na verdade só gasto. Mas certamente o inicio da falcoaria foi totalmente prático, a ave era treinada para caçar e ajudar a captura que o homem ou o cão não eram capazes de executar.

 

Hoje em dia a prática está 99% voltada para controles de pragas ou hobby. No Brasil a caça é proibida e para controlar fauna é bastante burocrático, sendo necessário ter firma, CNPJ, autorização e fiscalização do IBAMA, além de pesquisas sobre espécies problemas e projetos a serem apresentados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hum...'Então quer dizer que mesmo que minha ave seja treinada ela ainda pode ir embora ou isso é so no caso da ave ser iniciante?

A e a pergunta do colega Alex sobre a sociabilidade da ave com o dono?

 

Sim, mesmo que treinada você pode perder a ave, mas perder não significa ela ir embora apenas por conta própria. Tem vários fatores que contribuem para o treinador perder uma ave, como treinamento mal feito, falha no controle de peso, local inapropriado para o treinamento, espécie não indicada para iniciantes, vento muito forte, predadores ou espécies territorialistas na mesma área de vôo que você está, e por aí vai. Isso tudo o falcoeiro que estudou, se dedicou e seguiu os procedimentos corretos saberá avaliar e voará sua ave com 100% de confiança que nada de errado acontecerá.

 

A sociabilidade com o dono não pode ser comparada com um animal pet, como cachorro, gato, papagaio etc. É um predador e está sempre pensando em comida. Ele não balança as penas e nem faz festa quando você chega, algumas espécies tolera o toque, outras não permitem que você passe a mão. Na verdade conforme você vai fazendo escapes simulados "animais comprados em criadouros e escondidos no para ele abater achando que é uma presa selvagem" a ave vai te reconhecendo como parceiro de caça e irá cooperar com você em campo de uma maneira incrível. A relação é dessa forma, a ave de rapina não te reconhece como dono, ele pode bater asas e ir embora a qualquer momento e não o faz porque vc é o parceiro dele e ele conta contigo para poder se alimentar.

 

Abração

Editado por Felipe Melo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

felipe nada contra o hobby ok mas acho que se os humanos dessem valor em usar animais para evitar problemas seria muito importante

COMETA 400 4,5 MM

CBC JADE MAIS 4,5MM (PAPEL)

 

Aqui não,Posso até não ser simpático Comigo não tem desculpa
Minha criação é chucra, A verdade ninguém furta
Sou bruto, rústico e sistemático

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

felipe nada contra o hobby ok mas acho que se os humanos dessem valor em usar animais para evitar problemas seria muito importante

 

Entendi sua colocação e concordo com você Flávio, para controle de fauna por exemplo, usar as aves de rapina é a opção mais natural, segura e ética nesse exercício. Natural porque a espécie problema reconhece o predador e irá procurar um local mais seguro para se instalar, segura porque a utilização de venenos, armadilhas ou mesmo tiros geram mais riscos do que uma ave de rapina voando, e ética pois no caso de uma perseguição, a presa bem condicionada terá sua chance de escapar e sobreviver em outro local longe do perigo que espreita a área infestada.

Certamente os animais como fonte natural de colaboração ao homem seria muito mais apropriado nesse momento onde a palavra sustentabilidade está na boca de muita gente, mas apenas na prática de alguns poucos.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

felipe nada contra o hobby ok mas acho que se os humanos dessem valor em usar animais para evitar problemas seria muito importante

 

Em todos os atos temos que pensar nas consequências das nossas atitudes... se formos pensar bem o chumbo é extremamente tóxico (não somente ao solo) e está sendo proibido em vários países (principalmente na europa alguns estandes estão tendo problemas) tanto como munição, como chumbada p pesca ou simplesmente chumbo de balanceamento de rodas (usam esferas ou mistura de pós dentro dos pneus p dar um balanceamento dinâmico)...

 

Nós mesmos somos responsáveis pelos chumbos que saem das nossas carabinas... penso que a grande maioria dos atiradores e nenhum clube está preparado p enfrentar isso... portanto, da mesma forma podemos sofrer esse tipo de preconceito...

 

Na tentativa de criar nosso clube de tiro aqui, já até comentei com o E.Mura sobre a possibiilidade de coletores... mas e os custos???? há muitas coisas envolvidas, então não dá p jogar tudo no mesmo balaio e generalizar...

 

Abraço a todos!

 

Alexandre

Contaminado pelo chumbo!!!
"...o saber não significa nada se não puder ser compartilhado..."

Hatsan HT80 4,5mm SAS QT / GR 55kg CBC (pancadão)

Crosman Phantom 4,5mm / GR 45Kg / Tecla Firelizard / Leaper UTG 4-16x44 side wheel

CBC B19-17 4,5mm / Tecla Firelizard / Hawke 4x32

Hatsan Flashpup 5,5mm (polímero) / EVO 6-24x44 SF side wheel / Supressor Thiago

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom eu faço minha parte e o clube também é feito uma limpeza nas pista semanalmente , alvo para papel em suportes com porta chumbo , os demais para nos pneus com areia e é retirado sempre colocado em pets e reciclado para fabricas de chumbada de rodas e pesca

COMETA 400 4,5 MM

CBC JADE MAIS 4,5MM (PAPEL)

 

Aqui não,Posso até não ser simpático Comigo não tem desculpa
Minha criação é chucra, A verdade ninguém furta
Sou bruto, rústico e sistemático

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se formos pensar bem o chumbo é extremamente tóxico (não somente ao solo) e está sendo proibido em vários países (principalmente na europa alguns estandes estão tendo problemas) tanto como munição, como chumbada p pesca

Alexandre

 

Na caça de aves aquáticas é proibida a utilização de bagos de chumbo pelo risco de contaminação da água.(não me recordo aonde)

 

 

Procurei alguns videos de falcoaria e fiquei impressionado com a habilidade tanto dos animais quanto dos treinadores

"Deus criou homens fracos e fortes,Samuel Colt os igualou."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom eu faço minha parte e o clube também é feito uma limpeza nas pista semanalmente , alvo para papel em suportes com porta chumbo , os demais para nos pneus com areia e é retirado sempre colocado em pets e reciclado para fabricas de chumbada de rodas e pesca

 

Vc pode fazer sua parte, mas quantos atiradores fazem isso ou clubes? Além do mais, em quanto tempo pode haver a contaminação do solo????... então, da mesma forma que criticamos outras atividades tb podemos sofrer muitas críticas com relação as nossas atitudes, mesmo que esportivas...

Contaminado pelo chumbo!!!
"...o saber não significa nada se não puder ser compartilhado..."

Hatsan HT80 4,5mm SAS QT / GR 55kg CBC (pancadão)

Crosman Phantom 4,5mm / GR 45Kg / Tecla Firelizard / Leaper UTG 4-16x44 side wheel

CBC B19-17 4,5mm / Tecla Firelizard / Hawke 4x32

Hatsan Flashpup 5,5mm (polímero) / EVO 6-24x44 SF side wheel / Supressor Thiago

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante