Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Compressor vs cilindro de ar respirável


Walnut

Posts Recomendados

Pessoal fiquei muito tempo afastado do universo das pcp’s. Na época praticamente todo mundo usava cilindro scuba para as recargas e foi um dos motivos que acabei não aderindo a essas plataformas.

 

Hoje temos muitos mais facilidade nas recargas seja por ter cilindros muitos mais leves, compactos e opção de usar compressores em casa.

 

Com isso surgiu algumas duvidas que vou deixar aqui em tópicos para facilitar:

 

 

Realmente o compressor possui esse problema de condensação gerando umidade dentro dos cilindros?

 

Conseguimos usar um filtro de nível semelhante ao industrial usado para produzir um ar respirável se igualando ao ar dos cilindros de scuba?

 

 

Para recarga de cilindros pequenos das próprias armas essa questão seria relevante ou somente seria um risco ao tentar recarregar cilindros maiores?

 

Preferir o uso do scuba vs compressor aumentaria a vida util dos cilindros e do sistema em sí das pcp?

 

 

Resumindo não acompanhei a evolução desse tipo de equipamento nos últimos anos e talvez esteja preocupado com algo que possa nao existir pois vejo que muitos usam mas a questão existe e gostaria de ouvir a opinião de vocês. O uso do compressor em casa para mim. Seria algo de grande utilidade mas para ser sincero só usaria esse método se ele realmente entregar um ar igual ao do ar respirável no quesito umidade caso contrario permanecer usando os cilindros apesar de pouco cômodo devido a recarga em local especificou ainda valeria a pena.

 

 

 

 

Muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/12/2023 em 19:45, Walnut disse:

Realmente o compressor possui esse problema de condensação gerando umidade dentro dos cilindros?

Sim, isso é fato em todo os compressores, não só nos mais simples. 

 

Em 25/12/2023 em 19:45, Walnut disse:

Conseguimos usar um filtro de nível semelhante ao industrial usado para produzir um ar respirável se igualando ao ar dos cilindros de scuba?

Ar respirável só com compressor de mergulho mesmo, alguns compressores mais sofisticados tem um sistema de filtragem melhor tanto na entrada como na saída.
Isso reduz bastante a questão da umidade do e cheiro de óleo dentro do cilindro mas a umidade da condensação só consegue ser controlada através do controle de temperatura durante o enchimento do cilindro. Trocando em miúdos: encha devagar e refrigere o cilindro.

 

Em 25/12/2023 em 19:45, Walnut disse:

Para recarga de cilindros pequenos das próprias armas essa questão seria relevante ou somente seria um risco ao tentar recarregar cilindros maiores?

A umidade é prejudicial tanto pra cilindro de recarga como da própria carabina, por isso tem inspeção e reteste nos cilindros e manutenção periódica nas carabinas. 
Apesar de bastante minimizado o problema da umidade infelizmente ainda não pode ser eliminado 100%.
Com o uso do alumínio na fabricação dos cilindros das carabinas acredito que não deva se preocupar tanto assim com essa questão.

 

Em 25/12/2023 em 19:45, Walnut disse:

Preferir o uso do scuba vs compressor aumentaria a vida util dos cilindros e do sistema em sí das pcp?

Logicamente a qualidade do ar impacta diretamente e positivamente na vida útil mas não a ponto de gerar maiores preocupações. Vê-se por aí carabinas com um bom tempo de uso que sempre foram usadas com bomba e seguem firmes mesmo depois de muitos anos.

O segredo pra conservação da carabina é que ela precisa de um DONO e não de um USUÁRIO, se fizer as manutenções periódicas a carabina vai durar.

 

Em 25/12/2023 em 19:45, Walnut disse:

O uso do compressor em casa para mim. Seria algo de grande utilidade

De fato, acredito que tenha sido esse o motivo de estarem tão difundidos atualmente. A autossuficiência em ar em muitos casos não é só comodidade, é necessidade. Muitas cidades de interior não tem nem quartel de Bombeiro, quem dirá compressor pra ar respirável... Aí se o sujeito quer uma PCP tem duas opções: Ter seu próprio compressor e cilindro ou ficar refém da bomba.

 

Em 25/12/2023 em 19:45, Walnut disse:

Resumindo não acompanhei a evolução desse tipo de equipamento nos últimos anos e talvez esteja preocupado com algo que possa nao existir pois vejo que muitos usam mas a questão existe e gostaria de ouvir a opinião de vocês.

Eu acredito que o amigo esteja preocupado em demasia com a questão da umidade. Hoje não tenho mais PCP mas ainda presto serviço de manutenção nelas, o maior problema em se manter as PCPs tem sido a falta de peças de reposição e não a corrosão relacionada com a umidade.

Eu, em seu lugar, teria um compressor e cilindro. Isso possibilita "beber das duas fontes" escolhendo a que for mais apropriada para o momento. Penso que um bom kit hoje seria um compressor refrigerado a líquido e um cilindro de 2-3L. Dessa forma você consegue encher o cilindro tanto em casa como no Bombeiro, por ser compacto o cilindro ocupa pouco espaço facilitando seu transporte em campo / clube e devido ao volume não força o compressor no enchimento.

 

Hatsan HT200S Dominator 5.5 (Negrinha) (https://tinyurl.com/yw8mvxy9)

Cometa Fênix 400S Compact 5.5 (Mercedita) (https://tinyurl.com/2p9zmsk9)

Crosman 1322 (Ainda sem nome)

*Sandbag Caldwell TACKDRIVER (http://goo.gl/rMXiah)

===IN MEMORIAN===
Luneta Walther MDC 4x32 (Paralax, MilDot, Retículo iluminado) =VENDIDA=
Luneta Nikko Stirling GoldCrown 4x32 =VENDIDA=
CBC B19-17 String: http://goo.gl/057Hzs + Muzze CBC TUNADO (http://goo.gl/lzjDnr)] =VENDIDA=
Luneta Nikko Stirling Airking Iluminated 4x32 (http://goo.gl/THGJtd) + DAMPA DM60 =RIFADA=
RedDot Walther PS55 [retículo GRADUADO] (http://goo.gl/KMXVis) =VENDIDO=
HW50S 4.5 (http://goo.gl/noXggj) =RIFADA=
HW77 4.5 FAC (Encamisada) (http://goo.gl/TG23so) =RIFADA=
HW100T FSB FAC 5.5 (https://goo.gl/r3qhzI) =VENDIDA=
HT135 5.5 + Kit Elite 70KG (http://goo.gl/YJnYJv) =VENDIDA=
Artemis PR900W 5.5 HUMA Regulated (https://goo.gl/cbBiW2=VENDIDA=
Hatsan BT65SB 5.5 =VENDIDA=

 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pela informações. Realmente após uma vasta pesquisa o ponto mais crucial que encontrei foi a questão da umidade mas como você mesmo disse esse parece não ser um problema que possa ser gerado tão facilmente.

So fiquei com uma duvida.

A manutenção das minhas carabinas sempre são muito bem feitas porem no caso das pcp o interior do cilindro de recarga (o da carabina) é algo que não é facilmente inspecionado. Algumas marcas recomendam a purga periódica porem não vejo algo a mais que possa ser inspecionado. 

Tenho uma carabina com um cilindro com mais de 10 anos e o manual manda fazer o teste após esse período. O fabricante informou que o processo custa mais caro que um cilindro novo e recomendou comprar e substituir.

Em conversa com outros atiradores fui informado que a validade de alguns cilindros é uma questão de legislação na Europa. Principalmente com o prazo de 10 anos para cilindros de alumínio. Algo que a própria ISSF exige também para entrar nas provas e não necessariamente esse cilindro deveria ser descartado. De qualquer forma não sei se existe teste hidrostático para cilindros da pcp em si e se isso realmente seria algo a se preocupar.

 

Mas confesso que fiquei com uma preocupação exagerada quanto a umidade após ver alguns videos com cubas com litros de agua em seu interior. Obviamente recargas muito mal feitas mas ao ver o video pensei logo que aquilo alem de ser perigoso com certeza seria danoso para a carabina.

 

Agradeço a suas informações e ajuda.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Comecei escrever essa resposta diversas vezes, vamos ver se agora eu consigo terminar...

Vi em outro tópico que o problema em questão é o cilindro de uma HW100, isso facilita em partes a resposta porque tive uma e tinha adiantado a pesquisa pra troca do cilindro quando a hora chegasse. Acabou que a carabina trocou de dono antes disso (infelizmente), sinto saudades dela...

O problema agora é a disponibilidade, pois boa parte dos links estão esgotados.

Você pode trocar o cilindro original (de aço) por outro no mesmo formato, temos opções de:

*Cilindro de alumínio, maior e mais leve:
https://www.apexairguns.com/weihrauch/rat-works-weihrauch-hw100-lightweight-cylinder---complete-fac-xl

Mesmo cilindro mas no Ebay:
https://www.ebay.co.uk/itm/296157014330

*Adaptador pra usar cilindro de alumínio padrão FX:
https://www.bestfittings.co.uk/shop/fill-probes-adaptors/custom-parts/weihrauch-hw100-to-fx-air-cylinder-adaptor/
Usaria cilindro desse padrão: https://www.airgunsofarizona.com/pcp-accessories/fx-300cc-air-cylinder/

*Adaptador pra usar cilindro de Steyr:
https://www.bestfittings.co.uk/shop/fill-probes-adaptors/custom-parts/hw100-to-steyr-lg-reservoir-adaptor/
Usaria cilindros da LG110, a turma do FieldTarget usa bastante essas carabinas, vão saber te orientar melhor que eu a respeito delas.

A vantagem de usar cilindros similares ao original é não precisar mexer em coronha, barrel band ou coisa do tipo, seria tirar um e colocar outro.

Agora, se quer chutar o balde, tem opção de converter pra cilindro garrafa:

https://www.drbobsgunbits.com/product-page/weihrauch-hw-100-buddy-bottle-conversion

https://www.ebay.co.uk/itm/134295064988

O problema aqui é que precisa modificar a coronha ou fazer uma nova (seria a minha opção).
Precisa ficar atento quando for comprar porque tem versões pra cilindro até 300cc e pra 500cc, muda o diâmetro do cilindro e consequentemente muda o espaçamento no adaptador.

Como hoje em dia tem cilindros até 700cc com o mesmo diâmetro do de 500, e facilmente se compra deles no Alixpress seria a minha escolha.

 

Em 03/01/2024 em 03:15, Walnut disse:

Em conversa com outros atiradores fui informado que a validade de alguns cilindros é uma questão de legislação na Europa. Principalmente com o prazo de 10 anos para cilindros de alumínio. Algo que a própria ISSF exige também para entrar nas provas e não necessariamente esse cilindro deveria ser descartado. De qualquer forma não sei se existe teste hidrostático para cilindros da pcp em si e se isso realmente seria algo a se preocupar.

Quanto a isso infelizmente vou ficar te devendo, não tive acesso a esse tipo de informação, teria que pesquisar mais a respeito pra confirmar isso e demoraria ainda mais pra responder...

Espero que tenha alguma utilidade pra você apesar da minha demora em responder. Forte abraço! :cheers:

Hatsan HT200S Dominator 5.5 (Negrinha) (https://tinyurl.com/yw8mvxy9)

Cometa Fênix 400S Compact 5.5 (Mercedita) (https://tinyurl.com/2p9zmsk9)

Crosman 1322 (Ainda sem nome)

*Sandbag Caldwell TACKDRIVER (http://goo.gl/rMXiah)

===IN MEMORIAN===
Luneta Walther MDC 4x32 (Paralax, MilDot, Retículo iluminado) =VENDIDA=
Luneta Nikko Stirling GoldCrown 4x32 =VENDIDA=
CBC B19-17 String: http://goo.gl/057Hzs + Muzze CBC TUNADO (http://goo.gl/lzjDnr)] =VENDIDA=
Luneta Nikko Stirling Airking Iluminated 4x32 (http://goo.gl/THGJtd) + DAMPA DM60 =RIFADA=
RedDot Walther PS55 [retículo GRADUADO] (http://goo.gl/KMXVis) =VENDIDO=
HW50S 4.5 (http://goo.gl/noXggj) =RIFADA=
HW77 4.5 FAC (Encamisada) (http://goo.gl/TG23so) =RIFADA=
HW100T FSB FAC 5.5 (https://goo.gl/r3qhzI) =VENDIDA=
HT135 5.5 + Kit Elite 70KG (http://goo.gl/YJnYJv) =VENDIDA=
Artemis PR900W 5.5 HUMA Regulated (https://goo.gl/cbBiW2=VENDIDA=
Hatsan BT65SB 5.5 =VENDIDA=

 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante