Alberto José Postado Janeiro 18, 2019 Share Postado Janeiro 18, 2019 (editado) Pessoal, após os testes operacionais dos acessórios e do compressor cheguei a conclusão que se faz necessária uma melhoria para evitar que o compressor opere com alta temperatura no segundo estágio de compressão (maior que 55º). Link do Tópico Mini Review Parte I - YONG HENG YH-QB01 High Pressure Compressor Link do Tópico Mini Review Parte II - YONG HENG YH-QB01 High Pressure Compressor Assim fiz as seguintes implementações: 1) proteção contra alta temperatura no segundo estágio, através de desligamento automático 2) melhoria no sistema de refrigeração por água, troca da bomba original e resfriamento da água de refrigeração através do uso de serpentina Nota: para cilindros de pequeno volume tais como os utilizados nas carabinas PCP PR900W (200 bar), Walther Lever Action (150 bar), CZS200 (200 bar) dentre outras, o problema de aquecimento do segundo estágio não é crítico pois o tempo para o enchimento destes cilindros é pequeno. Proteção contra alta temperatura no segundo estágio, através de desligamento automático Peças e equipamentos utilizados - Cabo flexível PP 3x2,5 - Plug Macho 2P+T 20A - Prensa cabo 1/2 polegada - 2 Caixa com Placa para 1 Módulo Externa - Modulare Evidence - Fame - 01 Módulo Tomada Evidence Fame 2P+T 10A - 01 Módulo Tomada Evidence Fame 2P+T 20A (vermelho) - 1 Caixa Sobrepor Disjuntor - Fame - 1Caixa Sobrepor Disjuntor - Perlex Nota do autor: esta caixa é específica devido as suas dimensões conforme será visto mais tarde - 1 Caixa Cemar para 4 Disjuntores Nota do autor: esta caixa é específica devido as suas dimensões conforme será visto mais tarde - 1 Caixa-Versatil2 - Fame - 1 Disjuntor DIN 10 Àmperes - 1 Disjuntor Motor DIN 9 a 14 Àmperes - 1 Interruptor Diferencial Residual IDR 30ma - 1 Amperímetro Digital 22mm - 1 Termostato Fullgauge TIC-17RGTi - 1 Filtro RC "Snubber" 0,1uF 400V - 1 Termômetro Digital com sonda de 4mm de diâmetro e comprimento do cabo de 1 metro Nota do autor: embora o Termostato Fullgauge TIC-17RGTi venha acompanhado pela sua sonda, ela não é compatível com o diâmetro (~4mm) do furo existente no trocador de calor do compressor Yong Heng. Assim sendo, utilizaremos apenas a sonda. - 1 Chave Alavanca - 1 Alarme sonoro tipo cigarra (buzzer) com LED com diâmetro de 22mm - 1 Contatora de potência 25 Àmperes e bobina de 127 volts (NO - Normalmente Aberto) - 1 Horímetro eletromecânico bivolt automático - 1 Ventoinha 120x120mm 127/220 Volts com grade - 1 carcaça de fonte de alimentação de microcomputador, que utilize ventoinha de 120mm - 1 Placa de Polietileno 600x400x1,5mm Sem foto - 4 Pés de borracha Princípio de Funcionamento A proteção é controlada através da programação do Termostato Fullgauge TIC-17RGTi Manual TIC-17RGTi.pdf No meu caso, o TIC-17RGTi está em modo de operação (OP) Aquecimento, cujo "Setpoint" (SP) está ajustado para 56 graus Centígrados . O diferencial de temperatura (dF ou Histerese) está ajustado para o valor máximo permitido que é de 20 graus. O retardo mínimo para ligar a saída (dL - delay) está ajustado para 180 (3 minutos). Resumindo: ao atingir 56 graus, o relé desliga deixando de fornecer energia para a bobina da contatora e religa após a temperatura atingir 36 graus (56-20), respeitando o tempo mínimo programado para o retardo (delay) de 3 minutos. O relé do TIC-17RGTi é do tipo NO/NC (Normalmente Aberto terminais 10/11 e Normalmente Fechado terminais 10/12). A alimentação da bobina da contatora é através do terminal 11 e a alimentação do alarme sonoro (buzzer) é através do terminal 12 A ventoinha, assim como a bomba submersa, funciona independente do compressor estar ligado. Resultado Final - Disjuntor Motor protege a tomada de 20A (alimentação do compressor). A alimentação do disjuntor motor é através da contatora Na foto acima, a contatora está ajustada para 11 àmperes - Disjuntor de 10A protege o termostato, as tomadas de 10A e a bobina de acionamento da contatora Nota do autor: a razão pela qual foi utilizado um disjuntor bipolar é que eu já tinha a caixa cortada e também o disjuntor bipolar 10A Tomadas de 20A vermelha e 10A , a de 20A alimenta o compressor e a de 10A alimenta a ventoinha externa. Abaixo da tomada de 10A temos outra tomada de 10A para alimentar a bomba submersa. Na foto acima é vista também a sonda do termostato que será colocada no trocador de calor do segundo estágio mostrado na foto abaixo Interruptor Diferencial Residual (IDR) 30ma Tomada 10A para a bomba submersa protegida contra fuga de corrente pelo IDR Horímetro instalado no gabinete da ventoinha externa Para a instalação da ventoinha externa, foi retirada a proteção da ventoinha original acionada pelo eixo do motor do compressor Gabinete da ventoinha externa (feita com caixa de fonte Zalman) Grade de proteção da ventoinha externa Vista lateral do compressor Vista superior do compressor "Dissipador de calor" na tubulação de saída do primeiro estágio (nota-se a sonda do termostato original) Temperatura ambiente na sombra, 30,3 graus Centígrados em 18/01/20419 às 17:30 Vamos ao teste de comissionamento Ligações elétricas Teste será realizado após o compressor operar sem carga até atingir a temperatura de 56 graus Centrígados sendo desligado e aguardando a temperatura abaixar até as temperaturas da saída do primeiro estágio e do trocador de calor do seguinte estágio ficarem próximas e abaixo de 36 graus. Marcação no Horímetro antes do teste ~ 6,5 horas Em seguida serão realizados dois ciclos completos de ligamento / desligamento automático cronometrados. Segue o vídeo: Temperatura Inicial 32 graus centígrados. Tempo de retardo 3 minutos Tempo para atingir 56 graus no primeiro ciclo = 07:29 - 3 = 4 min 29 seg O alarme sonoro foi desligado através da chave alavanca (conforto acústico) e religado antes da partida automática. Tempo para atingir 56 graus no segundo ciclo = 05:03 - 3 = 2 min 3 segundos Tempo total de funcionamento do compressor 6 min 32 seg (cronometro) Tempo total de funcionamento do compressor registrado pelo Horímetro (6,6 - 6,5 = 0,1) = 6 minutos resultado aceitável Melhoria no sistema de refrigeração por água, troca da bomba original e resfriamento da água de refrigeração através do uso de serpentina Peças e equipamentos utilizados - bomba submersa Sarlo SB1000C Manual Bomba Submersa SB1000C.pdf - chopeira a gelo com capacidade de 10 litros - reservatório superior e recipiente do gelo com a serpentina - a conexão do reservatório superior com a serpentina é realizada através de mangueira de silicone e duas braçadeiras crataca - serpentina desconectado do reservatório superior Para utilizar a bomba submersa, é necessário efetuar uma abertura no reservatório superior - cotovelo de ligação do reservatório superior com a mangueira que vai para a serpentina - para evitar danos durante o corte, optamos por retirar o cotovelo - marcação para o corte da abertura - corte realizado - corte finalizado Nota do autor: a chopeira é de alumínio, este é o motivo da instalação do Interruptor Diferencial Residual (IDR) para proteção contra choque elétrico por fuga de corrente pela bomba submersa que opera em 127 volts. Teste com uso da Chopeira - Reservatório da Serpentina sem gelo Teste foi realizado após o compressor operar sem carga até atingir a temperatura de 56 graus Centrígados sendo desligado e aguardando a temperatura abaixar até as temperaturas da saída do primeiro estágio e do trocador de calor do seguinte estágio ficarem próximas e abaixo de 36 graus. Marcação no Horímetro antes do teste ~ 6,7 horas - Reservatório da serpentina com 4 litros de água sem gelo - reservatório superior com 6 liros de água - temperatura ambiente 30,5 graus Centígrados - t Segue o vídeo Nota do autor: infelizmente a bateria se esgotou no momento do ajuste do foco para o registro do horímetro Temperatura Inicial 32 graus centígrados. Tempo de retardo 3 minutos Tempo para atingir 56 graus no primeiro ciclo = 05:54 - 3 = 2 min 54 seg O alarme sonoro foi desligado através da chave alavanca (conforto acústico) e religado antes da partida automática. Tempo para atingir 56 graus no segundo ciclo = 05:02 - 3 = 2 min 2 segundos Tempo total de funcionamento do compressor 4 min 56 seg (cronometro) Marcação do Horímetro ao final do teste ~ 6,8 horas (um pouco menos) Tempo total de funcionamento do compressor registrado pelo Horímetro (6,8 - 6,7 = 0,1) = 6 minutos Comparativo entre os resultados obtidos Uso do Balde Tempo para atingir 56 graus no primeiro ciclo = 4 min 29 seg Tempo para atingir 56 graus no segundo ciclo = 2 min 3 segundos Uso da Chopeira sem Gelo Tempo para atingir 56 graus no primeiro ciclo = 2 min 54 seg Tempo para atingir 56 graus no segundo ciclo = 2 min 2 segundos Comentário: comparativamente com o teste anterior cujo tempo obtido no primeiro ciclo foi melhor (4 min e 29 seg) que no teste da chopeira (2 min e 54 seg) creio que é devido principalmente a perda de carga introduzida pela serpentina que diminui a vazão da água de refrigeração. Para o segundo ciclo, os tempos obtidos foram praticamente iguais. Temperatura da saída de ar do primeiro estágio ~ 1 hora após o desligamento do compressor (ventoinha externa em funcionamento) Temperatura da água do reservatório da chopeira ~1 hora após o desligamento do compressor (circulação da água em funcionamento) Coming Soon - Teste com uso da Chopeira com Gelo e água previamente gelada Tópico em Editado Janeiro 20, 2019 por Alberto José Tópico em construção 2 Citar Mandarim " O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!" Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
R_Fritz Postado Janeiro 18, 2019 Share Postado Janeiro 18, 2019 Mestre sendo mestre sempre.Obrigado por compartilhar esse conhecimento meu caro.Fiquei muito interessado no horímetro, acho que vou montar um sistema com radiador e trocar a ventoinha do gabinete do compressor.No momento não uso a bomba que vem com ele, pois a mesma não tem fluxo, uso direto na torneira, a temperatura fica em 50-51ºC no máximo, como uso pouco o compressor direto na torneira não chega a ser caótico, mas buscarei usar algum radiador, o meu desliga automático já, mas troquei o manômetro para um que eu poderia regular para parar em 310Bar, assim ao esfriar consigo ficar em 300.Acompanhando ansiosamente sua engenhosidade meu caro. Citar "Carabinas de ar... calibradas, descalibradas, diversas e até inutilizadas." "Estilingue - Calibres diversos, pedrinha, pedra, pedregulho, tijolo, pedra grande pra car... adaptado para aceitar pedra de barro Lead Free" "Tubos de esferográficas com tufos da papel, atiradeira de mamona com cano e balão de festa etc" Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alberto José Postado Janeiro 19, 2019 Autor Share Postado Janeiro 19, 2019 2 horas atrás, Raufemann Fritz disse: Fiquei muito interessado no horímetro, acho que vou montar um sistema com radiador e trocar a ventoinha do gabinete do compressor. Comprei no ML, a instalação do horímetro foi o único acessório que exigiu uma modificação no compressor pois é ligado diretamente nos fios que alimentam o motor do compressor. https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-935758740-horimetro-eletromecnico-100250vac-com-6-digitos-_JM?quantity=1 A ventoinha do compressor Yong Heng é encaixada no eixo do motor e refrigera somente quando o compressor está ligado. Instalei a ventoinha externa para refrigerar o compressor (motor e cabeçote do primeiro estágio) com o compressor desligado, pois ocorre um pico de temperatura imediatamente após o desligamento do motor (aos 2 minutos e 24 segundos do vídeo). Ventoinha 120x120x38mm bivolt com rolamento (se quiser com o cabo de força e plug é só solicitar ao vendedor informando também a voltagem) https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1104445019-ventoinha-e11-bivolt-120x120x38mm-110v-220v-com-rolamento-_JM?quantity=1 Temperatura na tubulação de saída de ar do 1º estágio versus Temperatura no trocador de calor do 2º estágio Citar Mandarim " O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!" Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
R_Fritz Postado Janeiro 19, 2019 Share Postado Janeiro 19, 2019 Comprei no ML, a instalação do horímetro foi o único acessório que exigiu uma modificação no compressor pois é ligado diretamente nos fios que alimentam o motor do compressor.https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-935758740-horimetro-eletromecnico-100250vac-com-6-digitos-_JM?quantity=1 A ventoinha do compressor Yong Heng é encaixada no eixo do motor e refrigera somente quando o compressor está ligado. Instalei a ventoinha externa para refrigerar o compressor (motor e cabeçote do primeiro estágio) com o compressor desligado, pois ocorre um pico de temperatura imediatamente após o desligamento do motor (aos 2 minutos e 24 segundos do vídeo). Ventoinha 120x120x38mm bivolt com rolamento (se quiser com o cabo de força e plug é só solicitar ao vendedor informando também a voltagem)https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1104445019-ventoinha-e11-bivolt-120x120x38mm-110v-220v-com-rolamento-_JM?quantity=1Temperatura na tubulação de saída de ar do 1º estágio versus Temperatura no trocador de calor do 2º estágio Muito obrigado mestre, vou buscar fazer estas melhorias. Citar "Carabinas de ar... calibradas, descalibradas, diversas e até inutilizadas." "Estilingue - Calibres diversos, pedrinha, pedra, pedregulho, tijolo, pedra grande pra car... adaptado para aceitar pedra de barro Lead Free" "Tubos de esferográficas com tufos da papel, atiradeira de mamona com cano e balão de festa etc" Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Masterplant Postado Março 10, 2019 Share Postado Março 10, 2019 Raufemann, poderia me ajudar? Meu compressor não está enchendo o cilindro, troquei o o ring abaixo do manômetro e aquele do cabeçote, mas no segundo estágio não está saindo o ar dom pressão, sai muito fraco. Verifiquei se houve fugas, mas está tudo ok quanto a isso. O que será que pode ser?Enviado de meu MI 8 UD usando o Tapatalk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Tiko K Postado Julho 22, 2019 Share Postado Julho 22, 2019 Em 10/03/2019 em 10:13, Masterplant disse: Raufemann, poderia me ajudar? Meu compressor não está enchendo o cilindro, troquei o o ring abaixo do manômetro e aquele do cabeçote, mas no segundo estágio não está saindo o ar dom pressão, sai muito fraco. Verifiquei se houve fugas, mas está tudo ok quanto a isso. O que será que pode ser? Enviado de meu MI 8 UD usando o Tapatalk Já resolveu? Pode ser a válvula de entrada/saída ou folga nos anéis do cilindro. Citar Hatsan BT65 Elite SB Artemis PR900W Gamo Big Cat 5.5 IGT High Power Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Masterplant Postado Julho 22, 2019 Share Postado Julho 22, 2019 Resolvido, substitui o o ring do cabeçote, ficou perfeito. Enviado de meu MI 8 Pro usando o Tapatalk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
meloncius.22 Postado Julho 24, 2020 Share Postado Julho 24, 2020 Parabéns pelo seu projeto! Vou tentar aplicar essa melhoria para o sistema de arrefecimento do meu compressor. Atualmente sempre que vou encher a minha scuba eu compro aqueles sacos de gelo porque esquenta demais...rs Gostei da ideia da bomba de maior vazão! Muito obrigado Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
rtakami Postado Julho 11, 2023 Share Postado Julho 11, 2023 Esse pistão de alta é lubrificado como? não vi circuito para circular a lubrificação, ele trabalha seco? Se for a durabilidade deve ser reduzida, e será necessário substituir os aneis ví que não são de ligas metálica, me pareceu borracha sintética, (poliacetal?) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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