Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Curiosidades do passado


Mauricio.

Posts Recomendados

Navegando pela internet atrás de novidades e curiosidades em armas de pressão, encontrei um site ( http://www.micksguns.com/air_guns.htm ) que mostra algumas raridades, entre elas, esta notável espingarda de pressão. Espingarda mesmo, pois era calibre 28!

 

 

setter%201.jpg

 

O funcionamente era dobrando o cano e utilizando uma bomba (pump) embutida, usando o próprio cano como apoio para as duas mãos:

 

setter%202.jpg

 

Um cartucho diferente era utilizado, reaproveitável, pois era retido após o tiro. A propaganda prometia uma rosa de chumbo de 12 polegadas a uma distância de 25 jardas, o que me parece razoável para os fins a que se destinava (caça de pequenos animais por parte de fazendeiros, do tamanho máximo de um coelho ou pombo).

 

A coronha possuía um insert de metal retrátil. Deduzo, pelo formato, que o dono deveria pisar no insert de forma a poder fixá-lo no chão e bombear com as duas mãos, como com as bombas manuais de hoje.

 

setter%205.jpg

 

setter%207.jpg

 

A propaganda cita a pouca manutenção necessária, pois não sofria qualquer efeito corrosivo de pólvora nem de espoleta, bem como a facilidade de se carregar o cartucho, bastando medir a quantidade certa de chumbo de caça. Essa facilidade ( quase ausência) de manutenção é, até hoje, um apelo irresistível às atuais armas de pressão a mola. :thumbup:

 

setter%208.jpg

 

Já naquele tempo rogava-se nunca lubrificar o pistão. :ninja:

 

setter%209.jpg

 

 

Está aí uma curiosidade do passado. Com exceção dos famosos "cartuchinhos 4,5" (conceitualmente bons para matar baratas :D ), nunca nem vi uma arma de pressão desse porte e tipo, pois creio que nunca mais essa interessante idéia foi reeditada. Seria muito legal ter uma para brincar de Skeet em casa, não? ^_^

.....................................
“A diferença entre os homens e os abacates é que os abacates amadurecem”

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Maneirinha mesmo.....

As vezes acho que seria bem melhor morar no passado(Se tivesse como voltar é claro)rsrs

Vlw Maurício!!!

AMO O DINHEIRO, MAS NÂO SOU CORRESPONDIDO.

 

(x) Daisy powerline 880 - Coronha artesanal EUKIFIZ (eu que fiz aqui em casa) rsrs

(x) Beeman dual Cal. 4.5mm 5.5mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Navegando pela internet atrás de novidades e curiosidades em armas de pressão, encontrei um site ( http://www.micksguns.com/air_guns.htm ) que mostra algumas raridades, entre elas, esta notável espingarda de pressão. Espingarda mesmo, pois era calibre 28!

 

Mauricio, parabéns pelo tópico, confesso que eu nunca tinha ouvido falar desta arma. Se me permite, farei uma observação com relação ao termo "espingarda". Tal termo é, em geral, usado para designar armas longas com cano de alma lisa, independentemente do calibre.

 

Um abraço e, novamente, parabéns pelo tópico.

"Eu quase que nada sei, mas desconfio de muita coisa."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Mauricio, parabéns pelo tópico, confesso que eu nunca tinha ouvido falar desta arma. Se me permite, farei uma observação com relação ao termo "espingarda". Tal termo é, em geral, usado para designar armas longas com cano de alma lisa, independentemente do calibre.

 

Um abraço e, novamente, parabéns pelo tópico.

Olá, Marlon. Sim, tem toda razão :thumbup: . Mas o termo "espingardinha de pressão" é totalmente útil, principalmente quando:

 

- Os pais perguntam se é perigoso;

- A namorada nova é contra as armas;

- Vizinhos inquirem o que está fazendo barulho;

- A PM pergunta o que tem na sacola.

.....................................
“A diferença entre os homens e os abacates é que os abacates amadurecem”

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aqui tem um monte de velharia que nao trocaria por uma top

 

http://www.vintageairguns.co.uk/gallery/antique-air-guns/

cbc expresso 245 + EU (xodozinho)

hatsan at44-10 + leapers 6-24x50

cbc GII 5,5 + tasco 3-9x40

fionda mod.80 em restauro

a amazônia é o pulmão do mundo

e (..............?) é o intestino grosso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aqui tem um monte de velharia que nao trocaria por uma top

 

http://www.vintageai...tique-air-guns/

Essas velharias custam fortunas, estão todas em museus, he he he heh e he

.....................................
“A diferença entre os homens e os abacates é que os abacates amadurecem”

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante


WhatsApp Image 2024-05-11 at 09.36.04.jpeg