Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Centro de gravidade


Posts Recomendados

Pessoal, outro dia estava pensando, desculpem se estou falando besteira, mas quando falamos de carabina equilibrada relacionamos diretamente com sua precisão. Para uma arma ser equilibrada o seu centro de gravidade deve ser o mais próximo possível do seu centro geométrico, o que vai depender do equilíbrio entre o peso das partes metálicas e a coronha. Se esse centro de gravidade for deslocado para a frente significa que o braço de sustentação do atirador terá que suportar um maior peso do que o braço que atira propriamente, tendendo o tiro para baixo; de outra forma, se o centro de gravidade estiver localizado para tras, o braço do tiro vai ter que sustentar mai peso e o tiro tentderá para cima, ao ponto que se o centro de gravidade estiver localizado o mais próximo possivel do centro geométrico o peso será melhor distribuido e o equilibrio e a precisão se estabelecem. Estou certo, ou falei muita besteira?

 

Obs.: Me inspirei no Zaitsev e em suas teorias. KKKKKK

  • +1 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Baby!! Não entendo nada de Deitlev e suas teorias hAuAHAUhAuh mas posso lhe dizer que o ponto de equilibrio é grande parte do "segredo" de se conseguir um bom agrupamento numa arma de mola, seja ela hold sensitive ou não. Quando se apoia uma arma de mola fora de seu ponto de equilibrio a vibração e a harmônica da arma mudam drasticamente, podendo sim aumentar e muito as chances de um grupo ruim até por conta de outros fatores como respiração, gatilho, arma fora do que os americanos chamam de "natural point of aim" que seria a ponto de mira natural ou tb pelo famigerado "Cant" (inclinação lateral da arma no momento do disparo).

 

A exemplo de armas onde o ponto de apoio ideal é próx ao guarda mato, parece muito para trás aos não acostumados mas se vc apoiar mais a frente os tiros começam a enlouquecer ehehehehe.

 

Abração!!! :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

Norica Titan 5,5mm Gr 45 Kgs

Montenegro Classic Plus B 19-17 4,5mm Gr 40Kgs Nikko Stirling Goldcrown Airking 4x32 AO.

 

"Tudo posso naquele que me fortalece", Deus!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

puts... “xá ver se tendi”.. rs

entrei aqui p descansar um pouco do trab e isso aí me deu um nó no “célebro”... isso mesmo, ferrou tanto com o coitado que o “R” foi substituído pelo “L”.. rs

 

brincadeiras à parte, vamos ver se entendi e se tb não vou falar muita besteira... rs

 

“Pessoal, outro dia estava pensando, desculpem se estou falando besteira, mas quando falamos de carabina equilibrada relacionamos diretamente com sua precisão. Para uma arma ser equilibrada o seu centro de gravidade deve ser o mais próximo possível do seu centro geométrico, o que vai depender do equilíbrio entre o peso das partes metálicas e a coronha...”

 

No meu ponto de vista, que pode não estar certo, entendo que uma arma equilibrada seria uma carabina feita com materiais/peças de boa qualidade, que evitam tanto “jogo/folga” nas suas diversas partes móveis, cano com bom raiamento, diâmetro da câmara compatível com tamanho do cano, peso geral, ergonomia, entre outras coisas... o centro de gravidade já seria algo diferente mas que tb pode ser levado em conta... quando uma carabina tem a frente muito pesada, há atiradores que colocam saquinhos de areia na coronha tentando compensar essa distribuição de massa...

 

“...Se esse centro de gravidade for deslocado para a frente significa que o braço de sustentação do atirador terá que suportar um maior peso do que o braço que atira propriamente, tendendo o tiro para baixo;...”

 

Acho que na década de 90 alguns atiradores tinham preferência por cano-fixo (já falei isso hj.. rs) pq elas pesavam mais à frente, evitando que a ponta do cano se deslocasse p cima no momento do tiro. Com a evolução das carabinas, isso não se tornou mais fundamental, talvez pela busca por parte dos fabricantes do centro de gravidade das carabinas mais próxima ao seu centro geométrico, como vc citou...

 

"...de outra forma, se o centro de gravidade estiver localizado para tras, o braço do tiro vai ter que sustentar mai peso e o tiro tentderá para cima,...”

 

de certa forma sim e de certa forma não... não costumo colocar o peso no braço que atira, deixando a sustentação mais para o ombro que apoia a soleira e braço de sustentação... na verdade a tendência é deixá-la apoiada de forma firme mas solta, p que execute seu movimento natural... não sei se foi o Doberman, mas alguém já relatou bem isso por aqui...

 

“...ao ponto que se o centro de gravidade estiver localizado o mais próximo possivel do centro geométrico o peso será melhor distribuido e o equilibrio e a precisão se estabelecem. Estou certo, ou falei muita besteira?”

 

Realmente tento sempre apoiar a carabina o mais próximo do centro de gravidade dela, no caso da minha, apoio entre o meio e o quebra-mato... o que acontece é que, se o centro de gravidade dela estiver muito à frente, vc terá que abrir mais o braço de apoio (aumentar o ângulo formado pelo braço e ante-braço), acarretando assim em um apoio totalmente na musculatura do bíceps que, com o tempo, poderá começar a fadigar e vc perderá estabilidade para manter a carabina na posição ideal de tiro variando mais a ponta do cano... veja as posições de tiro (o tópico sobre mira aberta do D’elite é bacana):

 

http://carabinasdear...wtopic=95&st=20

 

Abaixo da figura da moça ilustrando a posição, vc pode ver tb uma foto do Andrey que pratica tiro-olímpico e tb do Gian de Brusque (de costas)... veja como eles fecham bem o ângulo do braço com o ante-braço, deixando a sustentação não na musculatura do bíceps, mas praticamente a carabina apoiada nas articulações/ossos...

 

Já se a carabina tiver apoiada com o centro de gravidade deslocado p trás, fará com que a ponta do cano tenha uma tendência maior a se deslocar p cima no momento do disparo... então vc está certo com relação à trajetória do tiro...

 

Seria legal fazer uns testes de agrupamento com a sua carabina apoiada em um sand-bag, disparando com ela apoiada em diversas partes da coronha, tanto próximo ao quebra-mato quanto mais à frente, realizando vários pontos de teste...

 

Se falei muita besteira é só vcs meterem “porrada”...rs

 

Forte abraço a todos... agora tenho que voltar p o meu marasmo.. rs

 

Alexandre

  • +1 3

Contaminado pelo chumbo!!!
"...o saber não significa nada se não puder ser compartilhado..."

Hatsan HT80 4,5mm SAS QT / GR 55kg CBC (pancadão)

Crosman Phantom 4,5mm / GR 45Kg / Tecla Firelizard / Leaper UTG 4-16x44 side wheel

CBC B19-17 4,5mm / Tecla Firelizard / Hawke 4x32

Hatsan Flashpup 5,5mm (polímero) / EVO 6-24x44 SF side wheel / Supressor Thiago

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nem precisa agradecer... tem um pessoal aqui que manja muito e muito do que escrevi foi baseado nisso... um livro bacana é esse do Nelson "Armas de Pressão: Ciência e Técnicas de Tiro"... vale à pena dar uma lida... fora umas coisas/dicas que o papa já postou aqui sobre PCP x Mola, o Doberman mesmo sobre várias técnicas que ajudam no tiro, D'elite sobre visada, Zaitsev sobre os chumbos p CBC e óculos p miopes, Karolaza sobre as CBC's que são a paixão da vida dele.. rs.. entre muitos outros... e o pessoal vai enriquecendo com as discussões... é só ler e não ter medo de participar/opinar e criar novos tópicos interessantes como esse seu...

Forte Abraço!

Alexandre

Contaminado pelo chumbo!!!
"...o saber não significa nada se não puder ser compartilhado..."

Hatsan HT80 4,5mm SAS QT / GR 55kg CBC (pancadão)

Crosman Phantom 4,5mm / GR 45Kg / Tecla Firelizard / Leaper UTG 4-16x44 side wheel

CBC B19-17 4,5mm / Tecla Firelizard / Hawke 4x32

Hatsan Flashpup 5,5mm (polímero) / EVO 6-24x44 SF side wheel / Supressor Thiago

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba, muito bom este tópico.

Não sou conhecedor, mas acho que você deve calibrar a arma para a sua postura.

Existem balanceamentos dinâmico e estáticos, dinâmico seria diminuir o peso de todas as peças móveis e estático alterando o peso da carabina.

Quanto a distribuir o peso, eu em particular, vejo qual a minha melhor forma de apoio e tento centralizar o peso na pegada da telha, no meu caso próximo ao guarda mato.

Alexandre, mandou bem.

 

Abs

 

Papa

carabinas1.gif"Senhor, quando eu morrer não permita que minha mulher venda meus equipamentos pelo valor que eu disse a ela que paguei!"

Quando fecho os olhos eu não vejo nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado Papa e Pimentel... vcs sabem muito do ar comprimido na teoria e na prática, então elogio vindo de vcs desce redondo!!!!... rs

 

Forte abraço a todos e um ótimo final de semana!

 

Alexandre

Contaminado pelo chumbo!!!
"...o saber não significa nada se não puder ser compartilhado..."

Hatsan HT80 4,5mm SAS QT / GR 55kg CBC (pancadão)

Crosman Phantom 4,5mm / GR 45Kg / Tecla Firelizard / Leaper UTG 4-16x44 side wheel

CBC B19-17 4,5mm / Tecla Firelizard / Hawke 4x32

Hatsan Flashpup 5,5mm (polímero) / EVO 6-24x44 SF side wheel / Supressor Thiago

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha arma, utilizei aqueles chumbos de roda de liga leve (para balanceamento..rsrs). E funcionou bem, um pouco na coronha na frente, outro pouco atrás e parece que ficou bem gostosa de segurar. Ficou mais equilibrada mesmo, não pesa nem na mão nem no ombro, vamos dizer assim.

O problema ficou mesmo na pecinha atrás da coronha... e essa está difícil de equlibrar...

STAH - FPTE - MVB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eae Surdo... essa pecinha com problema que vc citou, faz tempo que tô tentando equilibrar por aqui... rs... já tinha visto gente colocando areia em saquinhos dentro da coronha p equilibrar, mas achei bacana esse lance dos chumbos de roda... mais uma p aprender.. rs... que carabina fez isso?

Abraço,

Alexandre

Contaminado pelo chumbo!!!
"...o saber não significa nada se não puder ser compartilhado..."

Hatsan HT80 4,5mm SAS QT / GR 55kg CBC (pancadão)

Crosman Phantom 4,5mm / GR 45Kg / Tecla Firelizard / Leaper UTG 4-16x44 side wheel

CBC B19-17 4,5mm / Tecla Firelizard / Hawke 4x32

Hatsan Flashpup 5,5mm (polímero) / EVO 6-24x44 SF side wheel / Supressor Thiago

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Fui um teste na minha nitro 1000 com coronha de "prástico oco". Pela dificuldade em encontrar chumbos de boa qualidade e tempo para praticar demorou muito para chegar nestas conclusões.

 

Coloquei um contrapeso com cerca de 500g dentro da coronha e o centro de gravidade ficou muito próximo do guarda mato. De cara tive dificuldade para fazer bons agrupamentos porque uma mínima variação de esforço no braço de apoio dava uma grande diferença na mira, especialmente quando começava a ficar cansado.

Outro agravante é o famoso gatilho duro. Cheguei a ter um fly que nem pegou no alvo!

 

Possivelmente minha postura estivesse errada mas no geral piorou. Então decidi tirar o contra-peso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, outro dia estava pensando, desculpem se estou falando besteira, mas quando falamos de carabina equilibrada relacionamos diretamente com sua precisão. Para uma arma ser equilibrada o seu centro de gravidade deve ser o mais próximo possível do seu centro geométrico, o que vai depender do equilíbrio entre o peso das partes metálicas e a coronha. Se esse centro de gravidade for deslocado para a frente significa que o braço de sustentação do atirador terá que suportar um maior peso do que o braço que atira propriamente, tendendo o tiro para baixo; de outra forma, se o centro de gravidade estiver localizado para tras, o braço do tiro vai ter que sustentar mai peso e o tiro tentderá para cima, ao ponto que se o centro de gravidade estiver localizado o mais próximo possivel do centro geométrico o peso será melhor distribuido e o equilibrio e a precisão se estabelecem. Estou certo, ou falei muita besteira?

 

Obs.: Me inspirei no Zaitsev e em suas teorias. KKKKKK

Babybody,

Valeu um ponto pela homenagem e a chamada sobre o assunto...

Kamarada, que vergonha a minha ! Levei 2 meses e meio e uns 2.500 tiros, sendo uns 50 deles gatilhadas e flies que se perderam no caminho, até chegar a este tópico...

Não tem 2 semanas que meu Kamarada Karolaza me deu esta dica, num papo pelo skype, e agora é corroborada pelos Papas (com duplo sentido, por favor) de nosso esporte...

Mumu,

Repare na posição da mão esquerda da menina, do garoto e do GIan, no tópico do D'Elite http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php?showtopic=95&st=20

 

Eles não seguram a carabina com a mão esquerda. Somente a apoiam, próxima ao guarda mato e num local que, possivelmente, é o centro de gravidade da carabina. Observe que nos três casos eles nem usam a palma da mão como apoio!!

 

Criando este apoio (punho meio fechado) na mão esquerda, próxima ao guarda mato, verifique se sua carabina tem uma tendência a cair para frente.

Caso afirmativo, o centro de gravidade está longe do guarda mato e aí vale colocar os pesinhos (chumbo de pesca é legal porque você pode "regular" o peso, tirando ou colocando alguns) até ter o centro de gravidade bem próximo do guarda mato, de forma que seu braço esquerdo faça um "V" bem fechado junto ao corpo.

Não adianta "apertar" a carabina com a mão esquerda, porque você tranfere o seu movimento natural para a carabina.

E a mão direita não serve de apoio, só para levar o seu dedo ao gatilho, nada mais.

O que o Alex comentou está perfeito !!

 

E, principalmente, não desanimem. Levei meses para conseguir enfiar 10 tiros dentro da zona preta do alvo a 10 metros de distância.

Este esporte não é igual andar de bicicleta.

Se você não treinar periodicamente, mesmo que sejam 30 tiros por dia, você vai perdendo sua memória muscular e sua postura correta para o tiro.

E observe atentamente sua respiração na visada. Não faça a visada prendendo a respiração logo de saída, porque logo a seguir a carabina desestabiliza !!! Existe um ponto, na hora em que você está soltando o ar, que é ali a hora de teclar o gatilho...

Abraços.

1908603582_B19CF30G400revpeqjpg.thumb.jpg.82626d09d45f43027ddd0da9c9d45a96.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mumu, Insista !!!

Depois de 1 mês atirando, quase diariamente, o cachorro do meu vizinho se acostumou com o barulho e parou de encher o saco !

Fiz até uma gambiarra para luminária no acesso a garagem aqui de casa, a exatos 10 metros do ponto de tiro.

Agora treino quando chego do trabalho, mesmo à noite, nem que sejam os 10 tiros / alvo, em pé e sem apoio, em 3 alvos, e depois faço a soma dos tiros.

Quando comecei a "brincadeira", há uns 4 meses atrás, minha média era de 74 pontos dos 100 válidos por alvo.

Hoje, volta e meia, consigo fazer 92 pontos !! 85 pontos virou uma coisa corriqueira...

Resumindo: INSISTA !!!

Qual é a sua carabina ?

1908603582_B19CF30G400revpeqjpg.thumb.jpg.82626d09d45f43027ddd0da9c9d45a96.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

heheh treinar a noite em casa ,... é isso mesmo a gambiarra na minha é um abajur direcionado no alvo p enxergar a noite ....quanto ao centro de gravidade concordo c o pontífice sobre os balanceamentos dinâmico e estáticos, na minha whisper é muito claro esse comportamento sem apoio ela tem um comportamento venenoso é muito rápido p fazer a visada e atirar já estática ela tem outra situação demorei um pouco p me acostumar e aprender tentei usar sandbag em cima dela em algumas ocasiões mas só o tempo e prática p ter resultados boms mesmo ....

- Air Arms TX 200 MK II Beech - .177+ Luneta Bsa Stealth Tactical STS 6-24x44IR !
- Dye Proto Reflex Marker Noth aurora - .68 + Dye Rotor Bomber steel Hopper

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Zaitsev

 

A minha é uma cbc F18 nitro 1000 4,5mm.

 

O que pude perceber é que ela gosta de ser "agarrada", isto porque o melhor agrupamento foi sentado apoiado sobre os joelhos e encostando firmemente a coronha no ombro.

 

Quanto mais solta eu deixo, pior vai ficando. Inclusive tentei retirar os dois parafusos na frente que fixam o cano na coronha para o cano ficar flutuante, não deu diferença nenhuma para armar, mas o agrupamento piorou.

 

Acho que além da tremedeira pela falta de treino, o gatilho também tem sua culpa

 

Treinar em casa é realmente difícil. Além do cachorro sarna tem minhas as crianças e todo o cuidado é pouco, mas praticar pelo menos a empunhadura no quarto é possível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que andei lendo, a NITRO 1000 não é arma de competição. Não tem como. E, cara, tá maluco sô, soltar os dois parafusos da frente que seguram o cano...

A CBC ao invés de investir em precisão, investiu em potência, sem conciliar as duas coisas.

Arma boa para ser "domada" é a CBC Standard GII. Devo ter gasto com tunagens uns 400 real, lixando o gatilho até o "limiar da irresponsabilidade", mas hoje começou a valer a pena o investimento. Deem uma olhada no tópico do campeonato carioca que rolou hoje:

http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php?/topic/2211-0312-12-e-ltima-etapa-2011-resultados-e-fotos/page__fromsearch__1

Finalmente consegui me embolar no meio de HWs e Cometas, numa prova de Silhueta Metálica 1/10.

Se não fosse o infeliz dos Carneiros (bastava ter acertado + 1 !), teria feito 16 pontos e pego o 4º lugar. Quem sabe em 2012...

1908603582_B19CF30G400revpeqjpg.thumb.jpg.82626d09d45f43027ddd0da9c9d45a96.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante


WhatsApp Image 2024-05-11 at 09.36.04.jpeg