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Restauração CBC 345 Expresso


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Companheiros de tiros como havia prometido a um tempão atrás neste tópico: http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/8184-cbc-345-ajuda-com-a-oxidacao/

trago uma experiência agradável da restauração de uma CBC 345 Expresso. Demorei muito a postar apesar da carabina estar pronta a muito tempo, a falta de tempo como sempre foi a culpada.

 

Restauração: Inicialmente peguei a carabina nestas condições, toda desmontada e faltando aquela tampinha traseira a qual é necessária para segurar a mola juntamente com o pino que atravessa para prender o conjunto de ação.

 

0a0s.jpg

 

 

Vejam através da seguinte foto que a corrosão era bastante comprometedora, chegou até a apagar o nome CBC que existia no colindro:

 

nipc.jpg

 

 

 

 

Ao utilizar uma escova de aço para retirar a oxidação numa borracharia de um colega meu as partes metálicas tiveram este resultado:

 

3s05.jpg

 

 

A corrosão através do tempo e de maus tratos foi tão profunda que promoveu pequenos baixos relevos no metal da carabina. A solução foi lixar com vigor até desaparecer por completo tais imperfeições do metal.

Foi utilizado lixa grossa (gramatura 150) até desaparecer por completo os baixos relevos mencionados, foi dado acabamento com a lixa fina de gramatura 1200. Foi brusca a mudança de gramatura das lixas no tratamento da superfície do metal, visto que saí de 150 para a de 1200. Em pesquisas realizadas em restauração e oxidação de armas observa-se o uso e aconselhamento de lixas intermediárias tipo 220, 300, 400, 600, etc, até chegar ao polimento, confesso que fiquei com receio da utilização e exposição ao processo de lixas, o desbastamento poderia diminuir muito a espessura da parede do cilindro e do cano, afinal a utilização da lixa 150 foi muito desgastante.

 

O resultado do lixamento com gramatura 150 foi este:

 

egkm.jpgyvzz.jpg

 

 

 

O resultado final do lixamento (com lixa 1200) foi este:

 

OYTytH.jpg

 

 

Durante o processo de lixamento utilizei uma furadeira com disco de lixas o que tornou o processo muito rápido (levei menos de meia hora).

 

Antes da oxidação dissolvi soda cáustica em água utilizando um balde de plástico, lavei as peças nesta solução para que fosse removido a mais profunda sujeira de óleo ou graxa das peças, em seguida enxagüei em água corrente e lavei com detergente neutro com auxílio de uma escova.

Utilizei para oxidar minha CBC 345 o kit Papaoxi composto por papa-ox movox, papa-ox gel corretor, papa-ox true blue e papa-ox selox. O papa-ox movox serve para remover o restante de oxidação, gordura e promover uma limpeza profunda. O papa-ox gel corretor tende a deixar a superfície metálica completamente lisa corrigindo os arranhões deixados pela lixa, o tratamento com este produto deixa a peça com uma coloração marrom, observem o cano:

 

AXBONu.jpg

 

 

Por fim utilizando o papa-ox true blue as peças tiveram este resultado:

 

gblJyD.jpgpHteYc.jpg

 

 

No final o manual aconselha passar o selox, que é um produto com óleos minerais e cera de carnaúba, utiliza o produto depois retira após algumas horas e passa óleo tipo singer para deixar a peça descansar por 24h.

 

Iniciei a oxidação com true blue pelo cano e observei que no processo a utilização de um chumaço de algodão não muito encharcado (para que não goteje) e com uma certa pressão sobre a superfície traz um resultado melhor. Não sei como quantificar com palavras a força utilizada na pressão do algodão contra a peça, a quem possa interessar em realizar tal processo deverá adquirir o conhecimento através da prática a seu modo. A passada do algodão na peça, ou seja, o tempo que o levará para sair de uma ponta a outra na peça com o algodão deverá ser o mínimo possível, não é interessante passar o algodão lentamente sobre a peça e tão pouco parar no meio dela dessa forma promoverá manchas na superfície da peça.

Confesso que tropecei um pouco para conseguir um resultado homogêneo, como mencionei tem que adquiri o conhecimento na prática. A cada “demão” de true blue tem que deixar em repouso não mais que 1min (após 1min a peça vai ficando avermelhada) lavar com água e passar palha de aço, descobri que passar a palha de aço na peça debaixo d´água é melhor. Se passa a palha de aço com muito vigor e insistentemente a coloração da oxidação sai. Foi assim que fui corrigindo meus erros, ou seja, as manchas que alguns momentos fui deixando.

O cano ficou perfeito com brilho de uma HW, utilizei no total de 6 demãos.

No cilindro com a prática dei somente 3 demãos e no momento da aplicação observei que estava bom, porém no dia que fui para montar a carabina encontrei imperfeições que deveriam ter desaparecidas com mais demãos. Visto isso soube o que queriam dizer, através de minhas pesquisas, que para uma boa oxidação pelo menos 5 demãos são necessárias.

 

Conclusão: A peça muito polida fica difícil e complicado de oxidar, pois a cor negra azulada insiste em sair facilmente, já com um grau de ranhuras finas ou marcas de lixamento bem homogêneo o preto fixa mais facilmente. Ler o tópico do colega Marcos, ele realmente tinha razão: http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/7001-oxidacao-a-frio-com-tetra-gun/

Porém, com bastante paciência em trabalhar em uma peça bem polida, que foi o caso da minha, o resultado fica muito bonito, a diferença é uma peça preta azulada quase espelhando e uma peça com um negro aveludado sem brilho (meio fosco).

 

 

 

Coronha: A coronha foi mais simples, lixei para tirar a pintura antiga e dei acabamento com lixa fina, em seguida passei um tingidor nogueira, lixei, tingi novamente, lixei, etc, fiz esta sequencia 5 vezes até encontrar uma tonalidade que me agradasse, a seguir uma foto do processo:

 

zccn.jpgyy5v.jpg

 

Após encontrar a cor que mais me agradou fui a uma funilaria mais próxima a minha casa e mandei dar uma demão de verniz automotivo, verniz PU. O resultado foi brilhante, literalmente.

 

1OYv8x.jpg

 

EFaMno.jpg

 

O bom de passar o verniz PU automotivo é que além de impermeabilizar deixa uma camada dura, fica mais difícil de machucar a madeira.

Como a carabina veio sem alça de mira e a massa estava ruim, comprei um muzle da Beeman, massa da CBC G I e alça da Hatsan e o resultado do conjunto foi este:

 

q8W8pV.jpg

 

fMfQ8b.jpg

 

L0rvAK.jpg

 

Ela também veio sem o guarda-mato,hoje estou quebrando a cabeça para confeccionar um.

 

 

 

Atualização

 

Hoje ela está com um cano novo (novo zero km) que comprei do colega Alfazema daqui do fórum (valeu Alfazema muito bom negociar com vc), adicionei gás ram de 50kg e bucha PU.

 

M2xjH7.jpg

 

O bom negocio me rendeu alça e massa originais e zero km também.

 

Um grupo que fiz com ela a 10m sem apoio e sem regular a mira, o chumbo usado foi o JSB excite, o alvo utilizado foi impresso 4 por folha A4:

 

HoI3ZA.jpg

 

Essa carabina tem muito potencial para papel 10m, o tiro com ela é muito suave, o que deixa a desejar é somente o pouco peso que ela tem, para mim uma carabina com peso maior traz mais estabilidade.

Editado por Breno
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HW50S 4.5mm (Mola encamisada)
Bam B26 4.5mm (tunada) + Gatilho HW (http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/5592-bam-b26-um-breve-review-e-uma-modificao/)
CBC 345 Expresso (Gas Ram 150 + Bucha PU) (http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/10283-restauracao-cbc-345-expresso/)

Nikko Mountmaster 4X32

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  • 3 months later...
  • 4 weeks later...

Usinar não sei, mas vi uma inserção de uma haste (com parafusos curtos) que continha as medidas do rabo de andorinha feita pelo Paulo Martins em uma carabina CBC 345 restaurada.

HW50S 4.5mm (Mola encamisada)
Bam B26 4.5mm (tunada) + Gatilho HW (http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/5592-bam-b26-um-breve-review-e-uma-modificao/)
CBC 345 Expresso (Gas Ram 150 + Bucha PU) (http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/10283-restauracao-cbc-345-expresso/)

Nikko Mountmaster 4X32

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Valeu Andre.

HW50S 4.5mm (Mola encamisada)
Bam B26 4.5mm (tunada) + Gatilho HW (http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/5592-bam-b26-um-breve-review-e-uma-modificao/)
CBC 345 Expresso (Gas Ram 150 + Bucha PU) (http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/10283-restauracao-cbc-345-expresso/)

Nikko Mountmaster 4X32

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Breno ja vi estas fotos isso mesmo que tinha pensado em fazer mais não deu certo de fechar a negociação para mim pegar uma expresso para reforma vou aguardar outra oportunidade

Abraço e bons tiros

 

CBC B19-S F18 gatilho tunado by Mario Anderson GR elite 40kg bucha PU Elite

13745905545_aaacaa7aa0_n.jpg

Kral AI-2S F22

 

Ex-CBC B15 F18

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