Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Kit tunning para TX200 - Maccari ou V-Mach??


Posts Recomendados

Senhores,

 

Tenho a intenção de instalar um kit tunning em minha TX200 e queria a opinião dos senhores que por ventura já tenham utilizado algum deles (de preferência alguém que conheça os dois, hehe)...

 

Queria saber qual a melhor opção: Maccari ou V-Mach. Estou com uma leve tendência para o V-Mach.

 

A potência dos kit FAC dos dois fabricantes é a mesma?

 

Agradeço aos que puderem opinar.

 

Grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu prefiro os V mach.

Maccari é só uma mola, salvo engano.

 

V mach é mola, bucha, camisa( acho) e aneis de delrin pra substituição dos que vem na TX.

Weihrauch HW 97k 4.5mm V Mach sem parafuso excalibur- Tuning by Cunha

Cometa Black "torta" Fusion 4.5mm (tacape)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sério Pimentel?

Pensei que o encamisamento era um padrão para todos os kits...

E a questão da vibração da mola, é retirado com o quê? Pois até onde eu sabia o encamisamento, aliado ao guia de mola justo, era o responsável pela eliminação da vibração...

 

Mosquei agora...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sério Pimentel?

Pensei que o encamisamento era um padrão para todos os kits...

E a questão da vibração da mola, é retirado com o quê? Pois até onde eu sabia o encamisamento, aliado ao guia de mola justo, era o responsável pela eliminação da vibração...

 

Mosquei agora...

O projeto das TX's já vem de fábrica com este "ajuste". Há uma supressão da vibração da mola, por isto não se tem necessidade de encamisamento da mola. Com relação ao anel de Delrin, não há necessidade deste pois a partir de 3 arruelas com a mola nova, esta não arma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nao entendi o que tem haver o anel de delrin com as arruelas.

 

O anel "envolve" o pistão e as arruelas vc coloca no "gancho" que trava no gatilho.

O projeto das TX's já vem de fábrica com este "ajuste". Há uma supressão da vibração da mola, por isto não se tem necessidade de encamisamento da mola. Com relação ao anel de Delrin, não há necessidade deste pois a partir de 3 arruelas com a mola nova, esta não arma.

Weihrauch HW 97k 4.5mm V Mach sem parafuso excalibur- Tuning by Cunha

Cometa Black "torta" Fusion 4.5mm (tacape)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelos esclarecimentos Pimentel!

Agora, voltando ao início e acrescentando mais dúvidas, vc saberia me responder:

- Entre os dois qual vc optaria: Maccari ou V-Mach?

- Qual a potencia média em joules do V-Mach FAC depois de amaciado? 20, 22 joules?

- Você que já teve experiência com esse kit, vale mesmo a pena instala-lo?

 

Abração e obrigado pela a ajuda!

Editado por Paes
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nao entendi o que tem haver o anel de delrin com as arruelas.

 

O anel "envolve" o pistão e as arruelas vc coloca no "gancho" que trava no gatilho.

 

Também fiquei meio que boiando nessa questão das arruelas, hehe!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelos esclarecimentos Pimentel!

Agora, voltando ao início e acrescentando mais dívidas, vc saberia me responder:

- Entre os dois qual vc optaria: Maccari ou V-Mach?

- Qual a potencia média em joules do V-Mach FAC depois de amaciado? 20, 22 joules?

- Você que já teve experiência com esse kit, vale mesmo a pena instala-lo?

 

Abração e obrigado pela a ajuda!

 

Eu havia colocado o V-mach na minha porém fiquei tão pouco tempo com a carabina que não posso dar opiniões sobre ele pois nem amaciei o kit. Pelo menos posso te dizer que não piora a carabina e acredito que melhore sim. O que não gostei muito foi o fato de diminuir a potência da carabina um pouco...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que pimentel trocou as bolas.

 

Os aneis de delrin envolvem o pistão das TX pra dar uma "maciez" na arma. Não ficar metal raspando no metal.

As arruelas do V mach servem pra controlar a potência da arma. Qto mais arruelas, mais comprimida a mola, logo, maior a porrada.

 

Pimentel deve tá c sono...:D

Também fiquei meio que boiando nessa questão das arruelas, hehe!

Weihrauch HW 97k 4.5mm V Mach sem parafuso excalibur- Tuning by Cunha

Cometa Black "torta" Fusion 4.5mm (tacape)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os aneis de delrin envolvem o pistão das TX pra dar uma "maciez" na arma. Não ficar metal raspando no metal.

As arruelas do V mach servem pra controlar a potência da arma. Qto mais arruelas, mais comprimida a mola, logo, maior a porrada.

 

Era exatamente isso que eu havia entendi até então!

 

Fins, a sua HW97K faz quantos joules com esse kit?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paes,

 

sinceramente? Não sei.

 

Nunca a passei num cronógrafo. Tenho curiosidade de saber.

Era exatamente isso que eu havia entendi até então!

 

Fins, a sua HW97K faz quantos joules com esse kit?

Weihrauch HW 97k 4.5mm V Mach sem parafuso excalibur- Tuning by Cunha

Cometa Black "torta" Fusion 4.5mm (tacape)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É vero.

Pelo que já li, a grande diferença do kit se faz nas HW que são um "diamante bruto". As tx já vem pré-tunadas de fábrica.

Neste quesito, não vi grandes diferenças... diminuiu um pouco o recuo mas nada muito expressivo...

Para dar uma opinião mais concreta, teria que ter deixado o kit amaciar... mas não tive como pois vendi antes disto...

Weihrauch HW 97k 4.5mm V Mach sem parafuso excalibur- Tuning by Cunha

Cometa Black "torta" Fusion 4.5mm (tacape)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É pelo jeito vou ter que pagar pra ver, hehe!

Acho que vou experimentar um kit V-Mach

De qualquer forma, muito obrigado pela opinião de vcs!

Prometo que assim que chegar faço um review bem detalhado com fotos da desmontagem e montagem do processo e com as diferenças de potência do kit original e do FAC V-Mach.

 

Abraço e obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu comprei a tx do Pimentel. Não sei como é atirar sem o kit, mas a arma ficou muito boa. Não tem tranco, não vibra, realmente parece que a arma perdeu potencia, mas a precisao é demais! Com o passar do tempo vou postando o que tenho achado da carabina com o kit...abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu comprei a tx do Pimentel. Não sei como é atirar sem o kit, mas a arma ficou muito boa. Não tem tranco, não vibra, realmente parece que a arma perdeu potencia, mas a precisao é demais! Com o passar do tempo vou postando o que tenho achado da carabina com o kit...abs!

Júlio,

poste mesmo pois fiquei realmente curioso para saber como ela ficará após amaciar! Acredito que o kit deva estar "assentando" por agora...

Grande Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sério Pimentel?

Pensei que o encamisamento era um padrão para todos os kits...

E a questão da vibração da mola, é retirado com o quê? Pois até onde eu sabia o encamisamento, aliado ao guia de mola justo, era o responsável pela eliminação da vibração...

 

Mosquei agora...

 

Vibração da MOLA??? ONDE????

 

ºToo Much!!!

 

Fórum Arco Brasil

http://www.arcobrasil.com/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eduardo, quinta que vc acha? Eu tenho 1 paciente pra atender hoje e uma pra atender amanha...no periodo da tarde, ja tinha marcado esses compromissos na semana passada...mas quinta to de boa....depois do almoço ja me mando....o problema é que os chumbos estao acabando....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eduardo, quinta que vc acha? Eu tenho 1 paciente pra atender hoje e uma pra atender amanha...no periodo da tarde, ja tinha marcado esses compromissos na semana passada...mas quinta to de boa....depois do almoço ja me mando....o problema é que os chumbos estao acabando....

 

Fechado se der problema te ligo.

 

Eduardo Macdo.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vibração da MOLA??? ONDE????

 

 

Ele tem uma vibração pequenina, mais tem...

Em relação à perda de potencia observem as imagens abaixo:

A descrição da Air Arms diz que a carabina possui 20 joules e no site da revenda V-Mach diz que o kit FAC produz acima de 16 ft/lb, o que dá 21,7 joule.

 

 

products_TX200.jpg

 

vmachfactuningkit600.jpg

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando o tópico do amigo Paes, alguém sabe falar alguma coisa sobre o kit v-glide para tx 200?

 

Crédito ao companheiro netby. Segue a explicação dele:

 

 

"Não não existe para a TX 200, pois esta já tem as soluções técnicas deste kit.

 

Este kit VGlide destina-se a deixar as HW com as mesmas caracteristicas internas da TX200: pistão com "bearings" de Delrin á frente e atrás - a TX 200 tem de origem as HW não.

 

Uma HW 77/97 com este kit fica ao mesmo nível da TX 200. Muito utilizadores afirmam mesmo que as HW "VGlided" ficam melhores que as TX 200 / ProSport.

 

Para as Air Arms o kit normal do Steve Pope - o VMatch ( mola, guia de mola, top-hat e bucha especial) é o melhor que se pode colocar, pois o resto ela já tem.

 

O kit VGlide custa cerca de 200 libras na Inglaterra."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crédito ao companheiro netby. Segue a explicação dele:

 

 

"Não não existe para a TX 200, pois esta já tem as soluções técnicas deste kit.

 

Este kit VGlide destina-se a deixar as HW com as mesmas caracteristicas internas da TX200: pistão com "bearings" de Delrin á frente e atrás - a TX 200 tem de origem as HW não.

 

Uma HW 77/97 com este kit fica ao mesmo nível da TX 200. Muito utilizadores afirmam mesmo que as HW "VGlided" ficam melhores que as TX 200 / ProSport.

 

Para as Air Arms o kit normal do Steve Pope - o VMatch ( mola, guia de mola, top-hat e bucha especial) é o melhor que se pode colocar, pois o resto ela já tem.

 

O kit VGlide custa cerca de 200 libras na Inglaterra."

Esclarecidícimo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crédito ao companheiro netby. Segue a explicação dele:

 

 

"Não não existe para a TX 200, pois esta já tem as soluções técnicas deste kit.

 

Este kit VGlide destina-se a deixar as HW com as mesmas caracteristicas internas da TX200: pistão com "bearings" de Delrin á frente e atrás - a TX 200 tem de origem as HW não.

 

Uma HW 77/97 com este kit fica ao mesmo nível da TX 200. Muito utilizadores afirmam mesmo que as HW "VGlided" ficam melhores que as TX 200 / ProSport.

 

Para as Air Arms o kit normal do Steve Pope - o VMatch ( mola, guia de mola, top-hat e bucha especial) é o melhor que se pode colocar, pois o resto ela já tem.

 

O kit VGlide custa cerca de 200 libras na Inglaterra."

 

Eu falei...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje pudemos fazer uma boa comparação. Levei minha tx com o kit v-mach e o Eduardo levou a tx original. Até os 40 mts ficou pau a pau...com o kit o barulho fica menor, não há qualquer tipo de recuo, o chumbo derruba o alvo. Agora como o barulho é diferente, parece que fica muito mais fraco com o kit...nao derrubou a 52 mts...marcou mas nao derrubou...tudo bem que era o javali, porco sem vergonha....mas agora fiquei na duvida...tiro e volto pra original?? huahuahuahua...mas ficou pau a pau ate 40 mts hein Eduardo....abs!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como o vento tava muito forte hj, fizemos da seguinte maneira: primeiro o rato, com obturador, a 22,5 mts. Depois o coelho foi pra 31 mts. O porco ficou um pouco nos 52 mts, onde tava mais dificil de derrubar....o cagado do Eduardo derrubou ele de pé....mas com a minha só marcou e não caiu...quando trouxemos o javali pra 37 mts ficou mais facil....nessa linha entre 22 e 37 mts nao precisei compensar.agora pra 52 compensei em 3 dots....a troca pro kit v-mach reduz bastante a vo da carabina...isso ficou escancarado. Ficou em 52 mts pra ficar facil de ser visualizado, pois tinha algumas arvores na frente...mas deu pra dar uma noção ja pra distancias proximas a isso.... vamos fazer algumas provas agora pra saber como vai c sair....quando tiver prova em Curitiba e regiao da um toque pra gente....vamos crowdear...!! Abs!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vcs necessitam de um Chrony para saber como está o VO exato da arma

 

para se instalar kit´s de tunning em springers o Chrony é uma ferramente essencial...

 

o KIT da VMatch que foi para o Pimentel ( fui eu que vendi) possivelmente é o kit de 16 Joules e não o FAC

os kits são muito idênticos( praticamente iguais) so a mola do FAC é ligeiramente mais comprida

além disso faltava uma arruela de Delrin no kit( arruela de 3 mm de espessura) que o Cunha e o Pimentel diz que não viram

mas que eu penso que vem em todos os kit´s da VMatch...

 

já não é a primeira vez que a loja onde compro manda os kits trocados( 16J em vez de FAC)

 

além disso o próprio Steve Pope por vezes troca as buchas que usa nos kits- ele tem uma bucha ( pelo menos no caso das HW) que é do tipo "parachute" (exatamente igual ás das HW´s originais) essa bucha veda melhor ,pois ao ser empurrada pela mola os "lábios" da bucha abrem com a pressão do ar e prendem mais na câmara - o resultado é que esse tipo de bucha embora faça uma vedação excelente mas freia um pouco ,daí um VO menor

 

noutros kits ele manda uma bucha diferente,sem "lábios" ,somente concava e um mpouco mais dura,essa bucha permite sempre um maior VO

 

quem quiser o máximo de potência nos Kits VMatch é melhor falar com o Steve Pope e pedir especificamente o kit preparado para isso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente precisamos de um Chrony urgente, agora vou falar um pouco do que achei delas:

 

Como estou acostumado com a minha não achei muita diferença no tranco o que realmente pude notar foi a diferença na potência, o barulho que elas fazem no disparo e a força para armar(coisa de uns 20% mais facil na Vmatch).

 

*No Vmacth não se escuta a pequena vibração da mola original no fim do curso e o estampido é menor em relação ao original;

 

*só de ver onde os chumbos bateram ja dava de ver qual era a original e o Vmatch, pois a original deve estar uns 20/30% mais forte que o Vmatch;

 

No geral acho que o Vmatch deixa a TX mais mansa que para competir seria o ideal e para quem quer ela somente para se divertir em casa com os amigos eu deixaria ela original.

 

Julio só para constar derrubei o Javali a 52 m em pé e com um baita vento, desculpe mais cagada não faz parte do meu vocabulário...chamo isso de competência.KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

 

 

Eduardo Macedo.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vcs necessitam de um Chrony para saber como está o VO exato da arma

 

para se instalar kit´s de tunning em springers o Chrony é uma ferramente essencial...

 

o KIT da VMatch que foi para o Pimentel ( fui eu que vendi) possivelmente é o kit de 16 Joules e não o FAC

os kits são muito idênticos( praticamente iguais) so a mola do FAC é ligeiramente mais comprida

além disso faltava uma arruela de Delrin no kit( arruela de 3 mm de espessura) que o Cunha e o Pimentel diz que não viram

mas que eu penso que vem em todos os kit´s da VMatch...

 

já não é a primeira vez que a loja onde compro manda os kits trocados( 16J em vez de FAC)

 

além disso o próprio Steve Pope por vezes troca as buchas que usa nos kits- ele tem uma bucha ( pelo menos no caso das HW) que é do tipo "parachute" (exatamente igual ás das HW´s originais) essa bucha veda melhor ,pois ao ser empurrada pela mola os "lábios" da bucha abrem com a pressão do ar e prendem mais na câmar- o resultado é que esse tipo de bucha embora faça uma vedação excelente mas freia um pouco ,daí um VO menos

 

noutros kits ele manda uma bucha diferente,sem "lábios" ,somente concava e um mpouco mais dura,essa bucha permite sempre um maior VO

 

quem quiser o máximo de potência nos Kits VMatch é melhor falar com o Steve Pope e pedir especificamente o kit preparado para isso

Daniel,

talvez não tenha se atentado ao produto que me vendeu, mas na própria embalagem vem grifado as especificações e no caso do kit FAC, vem especificadamente escrito a ausência do anel de DELRIN. Pode até ter vindo trocado, mas o rótulo da embalagem venho escrito FAC e com esta ressalva sobre ausência deste anel nesta potência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ja falei e vou repetir, a TX e show como vem de fabrica!!! Pontencia na medida exata para nao perder precisao, gatilho previsivel, vc sempre sabe quando vai disparar.

As outras tem que gastar uma grana pra ficar no mesmo nivel.

A que eu mandei pro Calil era uma Joia, dificil encontrar melhor e na minha opiniao tunar uma arma destas e correr o risco de estragar o que ja e otimo.

abraco.

PS. no maximo uma tecla de gatilho e um Hamster.

  • +1 1

HW 100 + Procurando luneta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Daniel,

talvez não tenha se atentado ao produto que me vendeu, mas na própria embalagem vem grifado as especificações e no caso do kit FAC, vem especificadamente escrito a ausência do anel de DELRIN. Pode até ter vindo trocado, mas o rótulo da embalagem venho escrito FAC e com esta ressalva sobre ausência deste anel nesta potência.

 

 

Pimentel

 

eu nunca montei nenhum kit Vmatch nas Air Arms

já montei sim uns 6 kits nas HW97k

 

os kit´s veêm selados,numa embalagem de plástico e com um pequeno cartão com a descrição do kit

 

( esse cartão é polivalente, dá para todos os kit´s- têm vários espaços onde diz - FAC - Standard 16 J- .177 .22 - HW 77-97- TX200-ProSport,etc

a pessoa que está a embalar os kits marca com uma caneta os quadrados em branco que correspondem á arma - por exemplo pode marcar no cartão:

FAC- TX 200 - .22 - ou então marcar :HW 77/97 - .177 - 16J

( por isso se essa pessoa se enganar num quadrado já o kit pode não corresponder .....)

 

 

 

o KIt que te vendi ,eu assim que o recebi ,meti num envelope e despachei nos correios - nem sequer reparei no que lá vinha dentro,á partida sendo um kit selado deveria vir tudo direitinho....

 

como nunca montei nenhum KIt Vmatch numa Air Arms não posso garantir a 100% se ele trás o tal anel de delrin ou não

 

mas quase de certeza que deve trazer ,ainda para mais sendo FAC ,pois esse anel é precisamente para aumentar va pré-compressão da mola- num kit FAC é que faz todo o sentido vir esse anel e não o contrário....

 

posto aqui fotos de 2 kits da VMatch FAC

 

o Kit das HW 77/97,onde se pode ver a bucha que é inteira e o encamisamento da mola

 

e o Kit da TX200 / ProSport onde se pode ver a bucha furada e a ferramenta que vem para ajudar na colocação da bucha

 

em ambos os kit´s ,além das arruelas de aço, vê-se claramente o anel de delrin ou nylon( spacer) preto

 

estas são fotos atuais de kits á venda em loja online

 

 

além disso posto os 2 tipos de bucha que o steve Pope vendo nos kits das HW 77/97

 

o tipo para-chute (power pulse como ele chama) que freia mais na câmara devido aos lábios

e a bucha côncava e mais dura que permite um maior VO

 

vmatchtx200prosportfack.png

 

vmatchhw7797fackitbucha.png

 

 

buchavmatchhw7797normal.png

 

 

 

buchavmatchhw7797fac.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom.. se realmente não prestou atenção na embalagem transparente. em seu conteúdo e se nunca montou em uma TX, não teria porque ficarmos argumentando sobre qual o pedido você fez do kit nem no que foi enviado. Bom, enviei um email para o Steve Pope para tirarmos esta dúvida...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só vou conseguir tirar essa duvida agora no chrony. Alguma opção BBB?? (bom,bonito e barato?) Vi que no e-bay tem um monte.....voltando ao assunto, posso fazer a recolocação do kit original Pimentel, com as peças que vieram?? Abs!!

Sim!

Enviei todas as peças que foram trocadas pelo Kit.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só vou conseguir tirar essa duvida agora no chrony. Alguma opção BBB?? (bom,bonito e barato?) Vi que no e-bay tem um monte.....voltando ao assunto, posso fazer a recolocação do kit original Pimentel, com as peças que vieram?? Abs!!

 

BBB em matéria de Chronys não existe :D

 

aconselho um modelo que tenha memória ( os mais baratos não têm)

talvez o Alpha Shooting Chrony( é quase ao mesmo preço dos mais baratos e tem memória para 64 disparos divididos em 2 strings de 32)

além disso mede em FPS e Metros e dá a velocidade mais alta,a mais baixa ,e a média do string

 

além do Chrony eu compraria a impressora do chrony,pois estar a disparar e ter que apontar cada disparo no papel( ou alguém que faça isso) não dá jeito nenhum.....

 

com a impressora,no fim do string imprime-se no papel os 64 disparos,além do VO mais baixo,mais alto,média etc

 

muito útil

 

http://www.ebay.co.uk/itm/Chrony-Ballistic-Printer-Chronograph-/200657053370?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item2eb817a6ba#shId

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Netby, você diz esse:

http://www.ebay.co.u...1#ht_721wt_1270

 

Esse também mostra em mps e fps:

http://www.ebay.co.u...7#ht_645wt_1270

 

Luiz o M1 só mostra a leitura em metros

 

por isso se chama M1 em vez de F1

 

além disso não tem memória dos strings

é dos tais Chronys mais baratos que eu referi

 

acho o Alpha o modelo mais interessante,abaixo Beta e dos Gamma claro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Daniel, vc compra seus kits v-mach onde?

 

Mandei e-mail para a BAR e diretamente para o Pope desde o início da semana e não obtive resposta...

Preciso de um fornecedor que envie para o Brasil.

 

Abração e Feliz ano novo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Daniel, vc compra seus kits v-mach onde?

 

Mandei e-mail para a BAR e diretamente para o Pope desde o início da semana e não obtive resposta...

Preciso de um fornecedor que envie para o Brasil.

 

Abração e Feliz ano novo!

 

 

Paes

tanto a BAR como o Steve podem vender direto

 

eu também consigo,mas comigo fica um pouco mais caro ,para o meu trabalho e envio

 

BOM ANO

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante