Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Matéria do globo - Seremos todos espionados


CristianoPedro

Posts Recomendados

"

Hoje, espionagem de todos que estão na internet é monopólio de poucos governos. Mas isso passará em breve.

RIO – Se alguém tinha dúvida, agora é oficial. A privacidade como a conhecíamos acabou. A NSA, Agência Nacional de Segurança dos EUA, acompanha trocas de e-mail, conversas via Skype, mensagens em redes sociais e fóruns da internet em todo o mundo. As denúncias de Edward Snowden, ex-técnico da agência, foram veiculadas pelo jornal britânico “The Guardian” e pelo americano “The Washington Post”. Talvez soe novo, mas as novidades são poucas. Governos que têm acesso a tecnologia sofisticada como o dos EUA, da Rússia e da China fazem isso, sempre fizeram. E, por conta da digitalização da comunicação, ficou mais fácil.

As discussões a respeito do assunto são públicas. Em 2003, o Congresso americano foi obrigado a derrubar o programa “Total Information Awareness”, proposto pelo governo Bush. Servia, justamente, para a NSA sair buscando o que pudesse na internet. Foi derrubado no Congresso, mas continuou em curso o projeto. É este sobre o qual se fala agora.

A chave, aqui, está na palavra digitalização. No Vale do Silício, é um problema. A cultura no epicentro da tecnologia é libertária. Lá, acreditam na livre iniciativa e desconfiam de qualquer intervenção governamental. Ao mesmo tempo, desenvolvem há anos uma tecnologia que facilita a espionagem. Seduz pessoas para que despejem mais sobre si mesmas dentro do sistema. Constrói uma infraestrutura mundial. E cria algoritmos que permitam avaliar e filtrar, simultaneamente, um mar sem fim de dados. Ninguém fez nada disso para espiões. A ideia é usar para vender publicidade. Mas, neste caso, publicitários e espiões desejam exatamente a mesma coisa: conhecer com tantos detalhes quanto possível os reais desejos de cada indivíduo. A tecnologia desenvolvida para um serve como uma luva para o outro.

A NSA está construindo um invejável parque tecnológico no interior de Utah, informava mais de um ano atrás o repórter James Bamford, na revista “Wired”. Se tudo correr conforme o planejado, após gastar US$ 2 bilhões, os EUA terão um parque de servidores sem igual no mundo já em setembro deste ano. Assim como já ocorre com parques de Google e Amazon, será preciso ter uma usina própria de geração de energia para alimentar as máquinas.

Gigantes da web não negam ajuda à NSA

A estrutura será capaz de processar yottabytes de dados. Segundo a Cisco, até 2015 deverão circular na rede 966 exabytes de informação. Um yottabyte equivale a um milhão de exabytes. A proporção é esta.

Os objetivos são alto processamento para conseguir quebrar criptografia complexa, para buscar segredos bem guardados internacionais, e armazenagem de dados para poder garimpar padrões que permitam, por exemplo, descobrir quem está combinando ataques terroristas.

Em outros tempos, já foram denunciados funcionários da NSA trabalhando em empresas de telecomunicações como AT&T e Verizon. Trabalhavam com ligações telefônicas. O que é novo é que, nestes novos tempos, Google, Facebook, Apple, Microsoft e inúmeras outras empresas do Vale, com a exceção do Twitter, têm também seus acordos. Negam, todas, uma série de acusações específicas. Mas nenhuma nega terminantemente qualquer ajuda à agência.

Segundo o “Washington Post”, a NSA consegue ter 51% de certeza de que está buscando dados relativos a estrangeiros, de acordo com Snowden. A margem de erro é grande. E, de acordo com a legislação americana, sem ordem judicial ninguém pode fuçar no que conversam americanos. Não é que, necessariamente, a NSA o faça de propósito. Mas acontece. Em março, segundo suas denúncias, de um total de 97 bilhões de dados coletados, pelo menos 3 bilhões eram relacionados a americanos. O problema: a NSA sempre negou que soubesse quantos americanos eram acidentalmente espionados. A se confiar no delator, sabe com precisão.

Como outros escândalos de espionagem interna, também este passará. Assim como passará o monopólio que poucos países detém na capacidade de espionar todos. Se é digital, é inseguro por natureza. Nossas vidas serão, cada vez mais, um livro aberto. Para governos. E para outros.

e-mail: pedro.doria@oglobo.com.br

twitter: @pedrodoria

  • "

Link: http://oglobo.globo.com/economia/seremos-todos-espionados-8647503

Hatsan 80 SAS 4.5, GR45 Elite by Paulo Martins, Muzzle da HT 95.

CZ Slavia 634 <= Review, Luneta UTG 4x32 SCP-432AOMDTS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vi num post esses dias no facebook...

 

 

Novo Slogan do Obama - "YES, WE SCAN"

 

 

Pode até parecer uma bobagem minha, mas nada me impede de crer que essas web cans, esses jogos como Kinect nao há uma certa espionagem no que fazemos...

 

Sou meio intrigado com isso...


"Não combata os monstros temendo ser um deles.
Se você olhar para dentro do abismo, o abismo olha para dentro de você"

(Nietzche)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O medo que o EUA sente de perder o topo do mundo faz com que ele ache todos são inimigos, é muito provável que ele rastreie qualquer pessoa no mundo todo que digite na WEB, palavras chave tipo “terrorismo”.

 

Mesmo sendo errado o governo monitorar atividades das pessoas, nos EUA as pessoas tem mais liberdade do que nós aqui do Brasil, se o governo PTista tivesse este poder na mão, já teriam gente aqui do fórum mesmo, penduradas no pau de arara, levando choque nos testículos, por criticar o governo...

 

De qualquer forma estamos cada vez mais acuados pelo poder político.

 

Abraços

 

Luiz Ferrarini

CBC B19-14 4,5

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante