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EFEITO DIESEL PERSISTENTE MESMO COM CAMARA ISENTA DE OLEO - SOLUÇÃO


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Bom dia a todos. Sou novo aqui no fórum. Necessário um breve Perfil. Engenheiro, 68 anos, modesta aposentadoria complementada com Perícias na Justiça do Trabalho, atirador desde os 15 anos quando ganhei uma Diana 4.5 mm presenteada por meu avô (caçador de Macuco). A vida nos leva para longe dos gostos pessoais e somente agora na pandemia reencontrei a paixão pelas carabinas. Dei-me ao luxo (responsável) de ir comprando e quando não gostava da carabina vendendo, até que me fixei em três GAMOS 5.5 mm (a primeira uma Big Cat, a segunda uma Hunter Maxxim, a terceira uma Black Fusion) insuperáveis em termos de precisão embora eu tenha algumas criticas (por exemplo o frágil sistema de gatilhos das gamo e o desbalanceamento da coronha da Black Fusion), mas isso é tema de outra conversa.

Recentemente tive a atenção voltada para a Crosman Vantage NP 5.5 mm. Comprei numa promoção da VS. A decepção começou na abertura da embalagem. A coronha é de madeira macia (parece TECA) com verniz e laca finas usadas em móveis baratos, depois continuou no sistema de mira, a alça  de fibra grossa e a massa frágil e de regulagem imprecisa, mas um bom peso e bem balanceada. Limpei o cano e iniciei o amaciamento – 50 tiros + limpeza de cano , repetindo até 200 tiros – onde constatei uma prevalência do Efeito Diesel, mesmo limpando o cano. Como todo Engenheiro, sou curioso e já havia desmontado todas as três Gamo para conhecer pessoalmente o funcionamento. Fiz o mesmo com a Crosman. Havia bastante óleo na câmara, tanto que tive de usar uma bandagem embebida em thinner para deixar a camara seca. Limpei também o orifício de disparo usando um cotonete. Ficou bem limpa. A bucha, com aparência de ressecada, não apresentava danos visíveis e remontei usando a graxa de silicone padrão. O sistema de gatilho (novidade para mim que só conhecia as caixas das Gamo), robusto e altamente seguro, me agradou bastante, embora com recursos limitados de ajuste. Voltei aos tiros, tendo instalado minha Luneta Gamo WR 4 X 32, em tiros apoiados a 15 e 25 metros. Foi tudo muito bem, a precisão se estabelecendo, até que...Efeito Diesel!! , sem acreditar, inseri o Kit de limpeza de cano e lá havia sinais de óleo (cheirando mal). Sem entender nada, voltei aos tiros e novamente lá aparece o Efeito Diesel. Inconformado, deixei a Carabina na capa voltei no dia seguinte, com o mesmo resultado. Chateado, levei a carabina para a bancada. Desmontei novamente e...tudo sequinho lá dentro! O anel de vedação, a bucha,embolo, tudo seco. Como assim?

Ao apertar com o polegar o ferrolho (facão e não esfera) notei que do sistema de mola que mantém o ferrolho dentro do inserto escapava um óleo com aparência ferruginosa e de cheiro ruim...é o único local onde havia óleo!!! Esse óleo se projeta por alguma folga imperceptível ou ranhura na parede do bloco e acaba – depois de algum tempo – arrastado com os pellets contaminando as raias e provocando o Efeito Diesel. A solução foi aplicar thinner no inserto até que o tal óleo foi totalmente diluído, trocar o anel de vedação, deixar o thinner evaporar e voltar aos tiros. Sumiu o ED. A precisão está se estabelecendo novamente e já disparei mais de 300 pellets sem o efeito se manifestar. Vou trocar a Lâmina do gatilho e também a bucha. A coronha precisa ser manuseada com muito cuidado pois marca com facilidade, os parafusos da coronha troquei por cabeça Allen, tive de refazer a rosca do lado direito ( mal feita de origem) e ao final se mostrou uma carabina decente, vez que esses problemas foram sanados. Espero ter ajudado. Grato pela atenção.

Editado por Pentenoir
Erro de conceito.
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