Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

[Analise Completa]Principais Pontos Antes de Comprar Sua Carabina


Posts Recomendados

Olá amigos do tiro esportivo, novatos e veteranos, decidi fazer esse post para auxiliar aqui os amigos do fórum que assim como eu, tem iniciado no tiro esportivo e tem ainda muitas dificuldades em decidir ou escolher o modelo de carabina que pretendem comprar, dada a infinidades de modelos existentes hoje no mercado, por muitas vezes deixando nós iniciantes, cada vez mais com a pulga atrás da orelha, e isso é muito chato, pode até por vezes causar um certo desinteresse por parte do iniciante causando a desistência do esporte.

Vou tentar aqui relatar a minha experiência e também vou aprender muito com esse tópico porque para isso me empenho em pesquisas sobre nomenclaturas, dados técnicos e analiso vários reviews na internet e comparo sempre os resultados, e vejo valores válidos para colocar aqui nesse post para disponibilizar para todos que queiram ler e analisar qual modelo deve comprar, lembrando que até hoje ainda não comprei minha carabina por falta de $$ mesmo, mas já tenho meus modelos em vista, baseado e muitas informações que pesquisei e sinceramente é bem complicado, é sempre bom ter ajuda de quem atira de verdade e tem embasamento técnico para dizer o que realmente sabe, nunca confie 100% no que costuma ver em vídeos na internet, mas sim em dados que são disponibilizados, o youtube.com está cheio de espertalhões do tiro esportivo, mas nenhum deles ainda está em qualquer torneio internacional ganhando dinheiro....Porque será ??

Primeiramente queria dizer aqui que o que vou dizer nesse post são meros achados feitos por mim na internet e relatado com minhas palavras, não busco a excelência da palavra e nem tão pouco sou dono da verdade, no final desse post, cabe a cada um de nós fazermos a nosso própria escolha tendo em vista nosso gosto pessoal e vontade própria.

Por vários dias fiquei pensando em comprar uma carabina de pressão para mim, mas o que deveria ser levado em consideração quando se pensa em comprar uma carabina ? Nunca vi ninguém em minha cidade atirando em latinhas na rua será que isso mesmo existe ? Será que é permitido ?

Ao pensar na compra da minha carabina, a primeira questão que veio em minha mente era a seguinte, por se tratar de um bem durável, ou seja vai durar por muitos anos, o que fazer com esse armamento em minha casa o que eu deveria fazer para telo e vende – lo caso desista do tiro esportivo mais para frente, como poderia negociar e vender esse tipo de arma, qual seriam os cuidados ao vender o que realmente teria que fazer.

Depois de muito pesquisar comecei a encontrar leis vigentes no país sobre a prática do tiro esportivo e li diversas delas chegando, as mais importantes que devem ser levadas em consideração na hora de comprar a sua carabina de pressão, vou postar aqui a que é sem dúvida a mais conhecida pelos veteranos do tiro esportivo;

 

Portaria 36-DBM/99 - Aprova as normas que regulam o comércio de armas e munições

 

CAPÍTULO VII

 

Da Venda de Armas de Pressão

 

Art. 16. As armas de pressão, por ação de mola ou gás comprimido, não são armas de fogo, atiram setas metálicas, balins ou grãos de chumbo, com energia muito menor do que uma arma de fogo.

 

Art. 17. As armas de pressão por ação de mola, com calibre menor ou igual a 6 (seis) mm, podem ser vendidas pelo comércio não especializado, sem limites de quantidade, para maiores de 18 (dezoito) anos, cabendo ao comerciante a responsabilidade de comprovar a idade do comprador e manter registro da venda.

 

Art. 18. As armas de pressão por ação de gás comprimido, com calibre menor ou igual a 6 (seis) mm, só podem ser vendidas em lojas de armas e munições, sem limites de quantidade, para maiores de 21 (vinte e um) anos, cabendo ao comerciante a responsabilidade de comprovar a idade do comprador e manter registro da venda.

 

Bom diante dessas leis que estão vigentes no nosso pais podemos então comprovar que o tiro esportivo pode e deve somente ser praticado por maiores de 18 anos, exceto as que funcionem com gás CO2 que pedem 21 anos para sua prática.

Diante disso faça uma procura por vídeos no youtube.com e verá crianças de 10, 12 anos praticando o tiro com carabinas de pressão, bom mas cada um nesse país tem liberdade para fazer o que quiser, mas o correto seria pelo menos com o acompanhamento de um responsável maior de idade e com as devidas preocupações com a segurança, caso aconteça algum acidente poderia ser mais um caso para entrar para as estatísticas fazendo as autoridades reverem as leis e quem sabe proibir a pratica do esporte no pais como é o caso do Deputado Jefferson Campos com o projeto de lei 2325/2011 que citou o caso do jogador Leandro Castán que, brincando com o amigo Leonardo Calixto de tiro ao alvo com uma arma de pressão, o atingiu acidentalmente com um disparo de chumbinho no baço, tendo o projetil perfurado o pulmão de Calixto, chegando a 0,5cm do seu coração. Em consequência do ferimento provocado pelo chumbinho, Leonardo Calixto entrou em coma e foi internado em uma Unidade de Tratamento Intensivo para se recuperar.

O projeto de lei, incluía uma série de normas para as compras de armas de pressão, que seriam bem chatas para se cumprir e transformaria o tiro esportivo em uma chateação de papeis e registros, mais tarde foi retirado mas levam – nos a crer que casos como esse possam desencadear uma revisão no projeto dificultando a venda desse tipo de arma e impedindo o nosso esporte, por isso pessoal tenham a máxima cautela ao portar e principalmente ao usar qualquer carabina de pressão pode causar um acidente grave a uma criança, ao contrário do que muitos pensam arma de pressão é perigosa e pode sim matar uma criança, quase matou um adulto, imagine uma criança.

Bom, depois de saber realmente do que se tratava uma arma de pressão tinha uma real dimensão do que ela significava perante a lei e comecei a procurar o que realmente eu precisaria para levar ela para qualquer lugar tendo em vista, que alguns modelos podem facilmente confundir uma pessoa na rua e causaria um medo por parte de vizinhos ao me ver praticando o tiro esportivo.

Essa informação pude saber logo que entrei em contato com alguns vendedores, todas as armas de pressão necessitam e possuem uma nota fiscal, emitida pela empresa de origem ao qual vendeu essa arma, em nome do comprador, constando o número de serie dessa arma e sua descrição, com essa nota fiscal em mãos existem algumas regras para transportar esse tipo de equipamento.

Por se tratar de uma arma de pressão de calibre inferior ou igual a 6mm não é necessário a guia de tráfego para leva – la para qualquer local porém alguns cuidados precisam ser levados em consideração.

Os documentos necessários para transportar armas de pressão é apenas a nota fiscal original do produto, o que comprova a procedência lícita da compra do item.

Para se transportar de forma correta a sua arma de pressão, não deve ser carregada de qualquer modo pela rua. A forma prevista em lei é: de forma discreta, dentro de porta-malas, ou no interior de bolsas, mochilas ou estojos de material próprio, tudo isso sem munição. Além da já citada nota fiscal original, é interessante portar junto uma cópia da legislação, para evitar quaisquer problemas.

As armas de pressão não devem ser transportadas de maneira ostensiva pelas ruas, por se tratarem de simulacro de arma real e podem causar transtornos.

Portanto fiquem bem atentos a todos os procedimentos de transporte porque causo você seja denunciado a sua arma será apreendida e infelizmente vai dar uma trabalhão para reaver essa arma de novo porque como sabem tudo no nosso país e bem rápido e sem transtornos....

Caso queira vender essa arma é preciso ter em mente que você estará transferindo um bem que tem que ser usado com muita responsabilidade, em um outro post que fiz aqui no fórum perguntei sobre essa mesma questão, e me orientaram a quando fazer isso, fazer com total convicção de que a pessoa que irá receber essa arma tem mais de 18 anos e vai assumir total responsabilidade sobre ela, e sua nota fiscal irá acompanhar a arma, ou seja com seu nome lá, por isso peça a cópia do RG da pessoa para comprar a veracidade a informação.

Também é importante que se faça a transferência de propriedade da arma, que vai conter seus dados informando que irá vender para aquela determinada pessoa, existem modelos na internet que podem ser encontrados facilmente, se quiserem podem acessar o link baixo:

http://www.armasnobrasil.com.br/armas-de-ar/artigos/87-transferencia-de-propriedade-de-arma-de-pressao

Aqui encontra – se um modelo simples e é de suma importância que esse documento seja registrado em cartório para ter validade legal perante a lei, caso venha acontecer algum incidente com a arma isentando o antigo dono de quaisquer transtorno, causados pelo novo proprietário, e uma informação que é de suma importância, para o transporte dessa arma contrate sempre uma transportadora porque infelizmente os correios podem entender como algo suspeito e contatar as autoridades e sua arma ficar retida.

Bom agora que você já tem todas as informações legais sobre a arma agora é hora de escolher e comprar sua primeira carabina, até que enfim né....Chega de lero – lero e vamos fazer as latas voar, e furar tudo quanto é pote vazio da cozinha....Mas calma lá, antes de qualquer coisa vamos definir agora o que realmente você irá fazer com essa carabina, e infelizmente é ai que a ¨porca torce o rabo¨, pode falar pra patroa que você não vai jantar agora, feche a porta do quarto e preste bastante atenção nas próximas informações que vou lhes falar que é sem dúvida de suma importância, para você que está começando agora no tiro esportivo.

Temos que ter em mente que todo praticante de esporte precisa saber a sua real intenção com o esporte ou seja, só assim poderá definir realmente qual equipamento poderá utilizar, as provas mais comuns são:

Papel 10m

Mira Aberta 25m ou 50m

Field Target

Duelo 20 Segundos

Carabina 3 posições

Carabina Deitado

Não vou me atentar aqui a cada modalidade caso queiram mais detalhes sobre cada uma delas podem visitar o site da CBTE – Confederação Brasileira de Tiro Esportivo, segue o link:

http://www.cbte.org.br/template.php?pagina=/tecnico/modalidade/index.php&titulo=MODALIDADES%20E%20PROVAS&area=tecnico

Através do link podem ser acessadas informações sobre cada modalidade e sua regras assim poderá decidir por qual modalidade deseja praticar, hoje uma das modalidades mais difundidas por todo o mundo é sem dúvida a modalidade de tiro à 10 metros, inclusive existem torneios mundiais é muito bacana acompanhar vídeos da ISSF – International Shooting Sport Federation, eles tem um canal no youtube.com e pode ser acessado pelo link:

https://www.youtube.com/user/issfchannel

No canal deles existem vários vídeos com as mais diversas modalidades de tiro esportivo, e dão uma visão geral de como é o esporte e suas modalidades, se ver os vídeos com bastante atenção vai notar técnicas que os atletas usam para controlar a respiração e vibração do corpo na hora do tiro assim como postura e técnicas para apoiar bem a arma durante o tiro, muito bacana.

Na modalidade dos 10 metros os competidores tem um objetivo simples, acertar um alvo a 10 metros de distancia, e para isso contam com as carabinas mais incríveis, parecem até coisa de outro mundo, mas que são extremamente precisas e contam com alta tecnologia.

20_08_2014_Shooting2_HD.jpg

Esse ai da foto é o competidor Yang Haoran da China Campeão Mundial em 2014 na modalidade 10 Metros

 

Uma arma como essa pode chegar a mais de R$20.000.00 fácil dependendo do modelo esse tipo de modelo é todo ajustado de acordo com o perfil do atirador para uma maior precisão do tiro e consequentemente melhores resultados.

 

17-09+Interior+WCH+.jpg

Esse outro amigo da foto é o competidor Cyril Graff Campeão Mundial em 2014 na modalidade 300 Metros.

 

Note que nas duas modalidades se usam armas completamente diferentes e é ai nesse ponto que eu gostaria de chegar, existem hoje no mercado uma infinidade de armas atendendo aos mais diversos tipos de atiradores, e claro suas modalidades.

Portanto a partir da sua escolha em uma determinada modalidade, que se pode definir uma arma com o qual você vai começar a atirar, infelizmente hoje não temos no mercado uma carabina que atenda a todas as modalidades do mercado, ou ela será muito potente para fazer tiros de 300 metros com muita precisão, ou menos potente, mas bastante precisa para tiros em até 10 metros, ou ficando no meio termo boa para 10 metros ou até 50 metros porém com pouca precisão, exigindo mais habilidade do praticante do tiro.

Outra coisa que deve – se ter em mente, é que 50% do tiro esportivo bem sucedido depende de uma boa arma e os outros 50% se devem a um bom atirador, aliado com os demais fatores, como vento, chumbo usado, etc. Ou seja não existe carabina que faz milagre e sim um conjunto todo bem ¨casado¨

Portanto tenha em mente que normalmente o praticante de mais de um esporte, provavelmente terá mais do que uma única carabina, até porque para ser mais precisa em determinadas distancias ela precisa ter certos itens internos que precisam ser diferentes para que sua potencia e vibração sejam específicos para não comprometer a pratica de determinado esporte, vou ser mais claro, vou explicar como cada mecanismo funciona.

Tipos de Carabinas

Spring

As Carabinas do tipo spring são as carabinas mais baratas no mercado, sua ação se da através de uma mola interna que movimenta um pistão que ao entrar dentro de um compartimento empurra o ar que é jogado para fora da camara empurrando o projétil para fora do cano, embora seja um sistema muito eficiente seus componentes causam certo tipo de vibração interna e transmitem esse tipo de vibração para o projétil que tende a ser menos preciso, sendo menos favorável sua utilização em competições onde se requer muita precisão no tiro, sua precisão as vezes fica limitada a distancias menores, mas claro isso não é uma regra, vai depender de todo o conjunto como disse mais acima.

VistaExplodidaB19S.jpg

Acima temos o modelo B19s, da pra notar nitidamente a mola usada internamente.

Existem modelos de diversos preços, isso vai variar por conta de sua velocidade de disparo e sua qualidade interna e claro de seu acabamento de acordo com cada fabricante, mas seu funcionamento é basicamente o mesmo, hoje a CBC e a Rossi são as mais baratas nesse segmento, possuem boa quantidade de adeptos por conta de serem baratas e com boa qualidade nos seus produtos, proporcionando em alguns modelos os chamados tunning ou upgrades.

Gas Ram

As carabinas se modernizaram e ganharam o famoso sistema de gas ram, conhecido por muitos praticantes do tiro esportivo, tem muitos adeptos e consiste basicamente no mesmo sistema usado nos modelos spring o seu funcionamento é o mesmo, porém ao invés de usar uma mola para fazer o disparo esse sistema é feito por um pistão com acionamento por gás, que é medido por Kg, temos no mercado uma infinidade de modelos de mola gás ram com potencias que variam de 40Kg~ 75Kg, é bem parecido com um amortecedor de porta – malas de carro, isso permite com que a carabina tenha uma menor vibração e melhor precisão durante o disparo porque as vibrações que acontecem no sistema spring não estão mais presentes fazendo com que o sistema seja muito mais preciso e suave durante o disparo, possibilitando ao atirador explorar alvos ainda mais distantes sem perder a precisão do tiro.

b49u09.jpg

Pequeno pistão de Gas Ram.

gasram_nitropiston.jpg

Comparação entre os dois sistemas em 3d.

O sistema tende a ser muito eficiente, mas tudo isso tem um custo, por isso as carabinas equipadas com gas ram tendem a ser mais caras do que as que tem o sistema spring, já existem também no mercado kits para fazer o upgrade de determinados modelos de carabinas, que ainda contam com o sistema spring, e converte – las para o sistema de gas ram, mas caso queira fazer isso procure por modelos que contam com essa possibilidade, no nosso blog vou postar informações sobre modelos que permitem essa adaptação, no geral é bem simples o upgrade bastando apenas ter as ferramentas necessárias é tudo ¨plug and play¨, mas caso não tenha confiança em fazer o serviço, levar em lojas especializadas ainda é a melhor opção, mas se mesmo assim ainda não se sentir totalmente seguro em ter alguém mexendo em sua carabina, existem modelos que já contam com o sistema de gás ram instalado de fabrica, lembrando sempre que o fabricante efetua testes e tende a colocar uma capacidade que não danifique o equipamento e que traz segurança ao atirador.

PCP/Co2

É ai que o negócio fica sério, essas são as modalidades de carabinas mais precisas e mais caras no tiro esportivo, possuem um reservatório de ar que consiste em um cilindro que é cheio com ¨Ar respirável¨ ou em alguns casos o Co2, que já precisa de uma licença especifica para se possuir é o chamado CR – Certificado de Registro, e precisa – se ter 21 anos de idade para se ter uma dessas existem outros tipos de gases usados porém não vou entrar em detalhes, é uma arma que atinge distancias mais longas com uma precisão incrível, possuem quase nenhuma vibração e são muito....muito....muito legais....

G_989606f068d8f8a.jpg

Essa é uma Hatsan Bt65 veja no detalhe o relógio marcador de pressão do cilindro logo abaixo da boca do cano.

Hoje quem pensa em competir profissionalmente no tiro esportivo provavelmente essa é uma das melhores opções de sistema de tiro, principalmente para longas distancias, seu preço é bem elevado em comparação aos outros modelos, mas a qualidade de construção desse tipo de equipamento é sem dúvida primoroso, embora o esporte seja pouco praticado aqui no Brasil em outros países essas armas são vendidas a preços bem atraentes, porém cabe a nós meros mortais pagarmos o preço do nosso país ou trazermos de fora, mas não esquecendo da burocracia sem fim, já que todos esses produtos tratam – se de produtos sobre venda controlada e precisam ter autorização para entrar no país, e quem toma conta dessa parte é nosso exército brasileiro, ai a coisa é mais embaixo e bem complicado.

Diante desses três modelos de acionamento, partimos então para as marcas de armas mais conhecidas e indicadas para quem hoje pensa em ter uma carabina de pressão e começar a praticar, lembrando novamente que essa não seria uma decisão, 100% formada, até porque os modelos aqui apresentados nem sempre caem no gosto de quem quer comprar, são apenas as primeiras armas com as quais nos deparamos logos que chegamos no tiro esportivo, e são o ponto de partida para o ¨infinito e além¨ como dizia nosso amigo ¨Buzz light Rear¨.

CBC ¨B12¨

Essa carabina é a pequenina do grupo CBC, trata – se de uma carabina de baixa performance, utiliza o sistema de mola ¨Spring¨ e não conta com upgrade para sistema de gas ram, é para quem quer iniciar no tiro esportivo e quer gastar relativamente pouco, tem um custo de cerca de R$340,00 possui modelos de 4,5mm(.177) que é conhecido como F18 e o modelo de 5,5mm(.22) que é conhecido como F22, ambos calibres possuem variações de estilo de coronha que pode ser feita em polímero no modelo ¨B12S¨ ou de madeira como é o caso do modelo ¨B12-6¨, em ambos os casos as armas possuem a mesma qualidade de materiais empregadas em sua fabricação, assim como os mesmos componentes internos, salvo apenas para o cano que pode ser de diâmetro de 5,5mm ou de 4,5mm de acordo com o calibre escolhido.

É uma carabina de fácil basculamento, por conta da sua mola ter uma menor potencia, por isso pode ser usada por muito tempo sem que se canse de atirar com ela, é leve e sua empunhadura é bem confortável, é indicada para praticantes de tiro em latinhas (plinking).

Agora as especificações de acordo com o fabricante:

 

B12 4,5mm (.177) 600 FPS – 180m/s – Energia de 5 joules

B12 5,5mm (.22) 530 FPS – 170m/s – Energia de 10 joules

 

Veja como cada uma das carabinas se comporta de acordo com cada calibre, o que também influencia e muito de acordo com o esporte que vai praticar, coloquei aqui informações básicas sobre o modelo porque minha intenção aqui é que você que esta interessado na arma entre no google e faça pesquisas mais aprofundadas sobre ela e tenha uma visão mais completa sobre cada arma, vai ver que existem sites que distorcem informações e procuram puxar sardinha para cada modelo, porém essa não é minha intenção aqui e sim informar modelos de base para pesquisa, marcas e modelos existem milhares vai depender do seu bolso e interesse no esporte e sempre procure informações nos sites dos próprios fabricantes não acredite em todos os sites que você vê por ai.

 

ROSSI ¨Dione¨

Esse modelo da Rossi também trata – se de uma pequenina, possui um baixo custo, alias é uma das armas que possui alguns pacotes mais completos que pude ver até hoje, são os chamados ¨combos¨ eles, contém todos os produtos que você vai precisar para chegar em casa e já começar a atirar e por preços a partir de R$410,00, trata – se de uma carabina de ação por mola do tipo ¨Spring¨ e por se tratar também de uma arma de entrada não possui a possibilidade da instalação do sistema de gas ram, o modelo ¨Dione¨ conta com suas variações sendo elas a ¨New Black¨ a ¨Army¨ e a ¨Tradicional¨, internamente seus componentes são todos iguais só mudando o tipo de coronha utilizado, a quem diga que os componentes internos são de menor qualidade do que as armas da CBC.

Na ¨New Black¨ a coronha é fabricada em polímero na cor preta, já a sua irmã ¨Army¨ possui a cor verde como se imitasse as cores das forças armadas, eu achei bem interessante, já o modelo ¨Tradicional¨ possui acabamento em madeira, todos os modelos possuem os dois tipos de calibre tanto 4,5mm(.177), quanto o calibre 5,5mm(.22), um dos pontos que mais deixa a desejar e por isso muitas pessoas não gostam do modelo Dione é o fato de que o modelo não tem a famosa ¨trava de segurança¨, um item muito importante para que não se aconteça um tiro acidental durante o uso, infelizmente uma falha no modelo, que infelizmente nos causa uma certa desconfiança, embora no site do fabricante em sua descrição seja relatado que possui um ¨sistema antidisparo com o cano aberto¨.

É uma carabina que tem um basculamento muito leve por conta de sua mola ser de menor potencia, como no caso da B12 também, sua empunhadura também é leve e confortável é uma boa pedida para os praticantes do tiro em latinhas (plinking)

Agora as especificações segundo o fabricante:

 

New Black 4,5mm(.177) – Ñ Informado FPS – 180m/s – Energia Ñ Informado

New Black 5,5mm(.22) - Ñ Informado FPS – 150m/s – Energia Ñ Informado

 

BAM ¨B19¨

As carabinas ¨BAM¨, são um caso bem complicado de se entender porque é a fabricante que faz armas para o grupo ¨CBC¨, que por sua vez coloca sua logomarca no cano da carabina, e as vende como sendo suas, então a empresa ¨BAM¨ entrou no mercado brasileiro e hoje é possível encontra – las no mercado brasileiro com sua própria logomarca impressa no cano, alguns praticantes do esporte dizem que as que tem o logo ¨BAM¨ embora tenham a mesma aparência e mesmo componentes internos de alguns modelos ¨CBC¨ possuem melhor qualidade interna de seus componentes, sinceramente acredito ser possível porque a empresa tende a fazer um produto ainda melhor para competir com sigo mesma no mercado, já que algumas carabinas da ¨CBC¨ são feitas pela ¨BAM¨, eu avisei que era complicado de se entender.

Mas claro isso tem um preço o modelo ¨B19¨ original da marca ¨BAM¨, pode custar cerca de R$700,00 ou mais quando encontrada, é uma carabina de nível intermediário, é destinada a atiradores que procuram algo mais, para sair do nível básico, mas ainda pode ser adquirida por um iniciante porque é uma carabina bem dócil, leve e confortável de se empunhar e bascular, conta com o sistema ¨Spring¨ por ação de mola porém já aceita o kit de upgrade para o sistema de gas ram, é uma das carabinas que mais se ouve falar no nosso fórum é muito bem aceita por todos aqui, já pode ser usada para uma infinidade de praticas no tiro esportivo, ficando ¨menos limitada¨ até porque conta com o sistema de gas ram isso permite colocar diversos Kg de força de gas ram e diminuir ou aumentar a velocidade do projétil.

Agora as especificações segundo os sites que pesquisei:

 

BAM B19 4,5mm(.177) – Ñ Informado FPS – 290m/s – Energia Ñ Informado

BAM B19 5,5mm(.22) – Ñ Informado FPS – 235m/s – Energia Ñ Informado

 

CBC ¨B19¨

Assim como as suas irmãs menores, as carabinas B19 da ¨CBC¨ fabricadas pela ¨BAM¨, possuem também os modelos B19s e B19-14, juntamente com as inscrições F18 e F22, que só servem para descrever o seu tipo de calibre sendo as F18 feitas no calibre 4,5mm(.177) e as F22 feitas no calibre 5,5mm(.22), já a B19s tem sua coronha em polímero enquanto sua irmã B19-14 tem a coronha em madeira.

Hoje creio que seja o carro chefe da marca ¨CBC¨ é uma carabina de extrema qualidade de componentes e diversas possibilidades de upgrade e tunning existem vários tutoriais no fórum sobre elas, aceitam gás ram e podem ser usadas para as mais diversas práticas de tiro esportivo, basta o comprador adquirir equipamentos que a tornem capacitada para tal competição, claro levando em consideração as limitações da arma.

Seu preço fica um pouco abaixo da sua mãe fabricada pela ¨BAM¨ é em torno de R$550,00 dependendo do modelo de coronha que se escolhe, esse valor pode cair consideravelmente, porém os dois modelos são muito confortáveis de se atirar, sua empunhadura é perfeita e não faz feio se comparada a modelos mais caros existentes no mercado, o basculamento da arma tende a ser um pouco mais pesado do que nos modelos pequenos, porém não é algo tão cansativo, o que pode ser mais difícil se caso for instalado algum kit de gás ram que seja mais ¨pesado¨ do que a mola original, mas é algo que já se deve esperar em toda carabina, as informações abaixo sobre o desempenho de cada modelo, foram editadas conforme informações do colega Eduardo Wallau do fórum, que contribuiu com as informações a respeito da B19s, porque alguns dados no site do fabricante infelizmente não se encontram corretos.

Agora as especificações segundo o fabricante e amigo Eduardo Wallau:

 

CBC B19-14 4,5mm(.177) – 1000FPS – 305m/s – Energia 23 Joules

CBC B19-14 5,5mm(.22) – 800FPS – 244m/s – Energia 27 Joules

CBC B19s 4,5mm(.177) – 1000FPS – 305m/s – Energia 23 Joules

 

Como disse no começo essas armas são apenas para que se tenha uma base são carabinas bastante indicadas para iniciantes, existem outras no mercado que vão muito além dessas aqui mostradas, existem também uma infinidades de marcas, e diversos tipos de valores para todos os tipos de bolso, nada impede que o atirador que está iniciando agora venha a investir em um equipamento caro, porém como tudo que nos arriscamos a fazer, temos que ter em mente que existem muitos fatores para serem analisados, e se caso não gostar do esporte vai ter gastado um dinheiro que poderia ser investido em outras coisas, ou poderá se decepcionar pelo simples fato de ter comprado um equipamento tão caro e simplesmente ele não ser o mais indicado para você, levando – o a desistir do esporte.

Assim como tudo comece pelo básico, tome gosto pela coisa e com o passar do tempo invista em algo que realmente você tem certeza que vai ser adequado para a sua modalidade e para seu estilo de tiro.

Se você leu até aqui, isso quer dizer que meu texto despertou em você um certo interesse e isso para mim já é muito gratificante, quero dizer que a escolha final é sempre sua, meu texto pode ter servido ou não para lhe ajudar, espero que tenha sido de grande ajuda, mas um conselho meu é que leia bastante pesquise, compare bem os modelos que escolher se possível vá a algum clube de tiro e veja o desempenho de cada arma na integra, porque como eu disse nem tudo no youtube.com é verdadeiro.

Abraços e bons tiros

Editado por Edson A.
  • -1 1

Seja educado, gentil e respeite a opinião de todos isso fará uma humanidade bem melhor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sugiro que vc retire a parte que fala em "EDITADO", pois controle de pragas é assunto proibido no fórum.

Infelizmente não me atentei para esse detalhe, mas já que é um assunto proibido no fórum modifiquei o texto, para que ficasse de acordo com as normas do fórum, valeu pela sugestão

Editado por edsonnota1000

Seja educado, gentil e respeite a opinião de todos isso fará uma humanidade bem melhor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os dados de potência e velocidade da B19s (4.5mm) estão errados: ela tem a mesma potência e velocidade da B19-14 no 4.5mm, ou seja, 23j e 305m/s anunciados. Porém, na realidade, não chega a isso. No máximo uns 280m/s, com chumbo normal.

Editado por Eduardo Wallau
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os dados de potência e velocidade da B19s (4.5mm) estão errados: ela tem a mesma potência e velocidade da B19-14 no 4.5mm, ou seja, 23j e 305m/s anunciados. Porém, na realidade, não chega a isso. No máximo uns 280m/s, com chumbo normal.

Os dados dos quais tive acesso foram retirados do site do fabricante, revisei as informações para ver se eu tinha errado durante a inserção dos dados mas é isso mesmo que consta no site, também achei muito estranho quando fui fazer a pesquisa porém levei em conta o que estava lá, embora sabemos que é muito pouco provável uma carabina chegar a esses dados que são colocados no site deles, já testou no cronográfo certinho ?? Caso tenha documentado esses testes poderíamos enviar para a CBC para que talvez seja corrigido as informações no site.

Seja educado, gentil e respeite a opinião de todos isso fará uma humanidade bem melhor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Edson as PCPs não necesitão de CR só as armas de CO2 precisa do CR

Tamto as springs quanto as PCPs basta ter 18anos que tode comprar

Bela observação, foi corrigido no texto

Seja educado, gentil e respeite a opinião de todos isso fará uma humanidade bem melhor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A B19s é igual a B19-14 4.5,a velocidade e potência são iguais, se estiver diferente no site da CBC, é porque foi erro de digitação no site.

 

Valeu Eduardo, agora as informações corretas foram anexadas no tópico, novamente obrigado pela colaboração

Seja educado, gentil e respeite a opinião de todos isso fará uma humanidade bem melhor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo excelente post :thumbup::thumbup::thumbup::thumbsup:

Um Grande Abraço

Thiago P. Vasconcelos (Educador Físico)

CBC B12-6 F18 (Gatilho polido, Mola encamisada, bucha de PU elite, massa de mira b19-17)

CBC B19s F18 + Luneta Nikko Gold Crown 4x32(Kit Elite advanced GR40kg, gatilho trabalhado, Muzzle Break Quick shot)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante