Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Viking

Membros
  • Total de itens

    26
  • Registro em

  • Última visita

  • Dias Ganhos

    1

Posts postados por Viking

  1. 4 minutos atrás, Viking disse:

    Tinha me esquecido do recurso da pesagem no CO².  Isso com certeza facilita muito.  É... mesmo que consiga segurança para colocar somente 55bar de HPA no cilindrinho, deve ficar muito fraco.  Eu só queria ver na prática.  Ainda vou achar quem possa encher pra mim ao menos uma vez.

    Obrigado, Raufermann!

    Desculpe, acho que tô te chamando de Raufermann (com R) faz tempo.  Eh!  Eh!  Eh!

  2. 55 minutos atrás, Giovanni Junqueira disse:

    Auferir o peso do CO² é mais simples, só depende de uma balança em comparação a auferir a correta pressão de ar que entrou na ampola (minha opinião). Ademais a regra de segurança é evitar expor os reservatórios de CO² a temperaturas elevadas, pois ai a pressão incerta se torna um problema também. Tanto que quando se fala do gás carbônico é, em regra, peso e quando é HPA se referem somente à pressão.

    Tinha me esquecido do recurso da pesagem no CO².  Isso com certeza facilita muito.  É... mesmo que consiga segurança para colocar somente 55bar de HPA no cilindrinho, deve ficar muito fraco.  Eu só queria ver na prática.  Ainda vou achar quem possa encher pra mim ao menos uma vez.

    Obrigado, Raufermann!

  3. 37 minutos atrás, Raufemann Fritz disse:

    Não porque o CO² se liquefaz acima de 90Bar e como está enchendo co2 com co2 quando as pressões se igualam ele não consegue abastecer por aplicarem a mesma força contrária um anulando o outro.

    No caso do HPA o ar respirável tem pressão muito alta até se liquefazer, principalmente por ser uma mistura de gases trabalhando com pressão parcial.

    Mas nesse caso do cilindrinho recarregável, a pressão máxima indicada pelo fabricante é de 60bar.  Então não tem liquefação.

    • Like 1
  4. 3 horas atrás, Giovanni Junqueira disse:

    Na via das dúvidas segue o Raufemann, acho bem arriscado colocar HPA nessas ampolas de co2 12g adaptadas. Se a válvula do seu cilindro de HPA apresentar mal funcionamento determinado dia e sair mais pressão do que a ampola aguenta será tipo uma granada de mão

    Valeu, Giovanni!  Mas esse risco também não corro colocando CO² no cilindro recarregável?

  5. 41 minutos atrás, Raufemann Fritz disse:

    5 - funciona assim.
     

    Pra ser sincero, não me agrada essa ideia de ter de carregar um cilindro externo na hora de atirar.  Também não sei se funciona com HK USP ou com a Gamo Extreme.

    Eu queria conhecer alguém aqui perto que tivesse um cilindro HPA pra eu fazer o teste com HPA no cilindrinho.  Às vezes a teoria se mostra bem diferente na prática.  Além disso, não sou muito exigente.  Tenho uma carabina de mola de 600fps e acho ela bem forte.  Só que é um saco ter de dobrar o cano e colocar a munição cada vez que for atirar.  Essa carabina até tem um carregador pra 10 munições mas só dá pra usar chumbinho esférico ou match.  Qualquer outro tranca.

    Tem um paintball a duas quadras da minha casa.  Acho que vou uma hora dessas chegar lá e conversar com os caras pra ver se eles me deixam encher ao menos uma vez o cilindrinho (que já encomendei).  Acho que só vou me convencer que não dá depois de testar.  Eh!  Eh!  Eh!

    Valeu, camarada!  Mas você não me respondeu o que é MP.  Se quiser me passar seu telefone, eu te ligo uma hora dessas.  Meu plano de tel. fixo me permite ligar à vontade pra qualquer tel. do país.  Quero aprender muito com vocês sobre esse mundo das armas de ar.

    Um abraço!

  6. 3 horas atrás, Raufemann Fritz disse:

    Errado e perda de espaço e dinheiro.

     

    Vou dar um exemplo, minha Walther com um cilindro HPA do tamanho de um cilindro 88g de 130bar até 90bar dava no máximo 36-38 bons tiros, dalí em diante baixava muito a velocidade pois perde muito a pressão e rapidamente, apesar de mais força poucos tiros bons.

     

    Esta mesma arma dava em torno de 180 bons tiros com um cilindro CO2 88gr.

     

    O amigo pode usar, por conta e risco, mas não conseguirá nem medir de forma eficiente a pressão que está colocando nesse cilindro, pois ao abastecer ele deixa escapar bastante gás e a força ao abastecer não permite um manuseio que possa ter cuidado em verificar a pressão.

     

    Sinceramente, reitero que o vendedor que vender essa ampola como HPA está sendo no mínimo irresponsável, daí em diante fica por conta do amigo escolher se vale a pena arriscar a sua segurança, quando mesmo cilindros Scuba podem deformar ao serem carregados, quem dirá uma coisinha desta.

     

    Se o amigo quiser posso passar meu whats em MP para trocarmos uma idéia mais tarde.

     

    Forte abraço.

     

    Bah, escrevi um monte e quando fui clicar em "responder", tinha sido desconectado e apagou tudo.  ? Vamos de novo...

    Vou enumerar os itens pra gente não se perder.

    1- Caro Raufemann, obrigado por sua paciência com esse iniciante.  Você me ofereceu me passar seu whats em MP.   Temos aí dois problemas: não sei o que é MP e não uso whats.  Na verdade não uso nem smartphone.  Eh!  Eh!  Eh!  Meus amigos dizem que tô no tempo das cavernas.

    2- Você disse que um cilindro de HPA do tamanho do de 88g de CO² com 130bar só se consegue dar uns 36-38 tiros bons.  Esse cilindro de 13ci deve ser mais ou menos desse tamanho.  Então, se com 130bar só dava isso, se colocar só 55bar, você acha que não vai ter nem graça, né?  

    3- Não quero abusar de sua paciência, mas, fora a pouca autonomia, ainda não entendi qual o risco de se usar 800psi (55bar) de HPA num cilindrinho que usa os mesmos 800psi com CO².  Os descartáveis usam 59bar.

    4- Sobre medir com precisão a pressão que se está colocando no cilindrinho, se a válvula que já vem no cilindro que diz que mantém a pressão de saída em 800psi não for confiável, não poderia colocar uma outra válvula como essa aqui pra garantir que não irá mais de 800psi para o cilindrinho?
    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-885415469-valvula-cilindro-hpa-ent-4500-psi-saida-800-psi-paintball-_JM

    5- Você me mandou esse link e eu não entendi como se usa isso.
    Adaptador Ampola12g para remote CO2 ou HPA
    https://goo.gl/images/q3TBfz

  7. 14 minutos atrás, Raufemann Fritz disse:

    Conheço o adaptador, mas o amigo sí poderá usar CO2 nas ampolas recarregáveis.

    Tenho nos meus vídeos do Youtube a apresentação de outro adaptador da Walther no caso, recomendo.

    Qual carabina é essa sua?
    Dependendo tenho um aqui sobrando que só encaixa bem na Walther Hammerli 850, naa outras ele fica muito comprido.

    Pretendo comprar a Gamo Extreme.

    Comprei um adaptador da China, ainda não chegou, mas só depois vi nos comentários que ele não adapta em airgun, apenas em airsoft.  Então pretendo depois comprar o original da Gamo.

    • Like 1
  8. 16 minutos atrás, Raufemann Fritz disse:

    Ampola 12g - nos EUA chamam de cilindro
    https://goo.gl/images/wMVigp

    Cilindro 88g
    https://goo.gl/images/ZCYmKM

    Cilindro CO²
    https://goo.gl/images/8beRS8

    Cilindro HPA
    https://goo.gl/images/iSQR8j

    Cilindro HPA Fibra de Carbono
    https://goo.gl/images/Rwr6CK

    Adaptador Ampola12g para remote CO2 ou HPA
    https://goo.gl/images/q3TBfz

    Remote CO² (Não usar em HPA)
    https://goo.gl/images/LWvrzk

    Remote HPA (pode usar em CO²)
    https://goo.gl/images/2teS3u

    Os remotes mudam na capacidade que mangueira pode aguentar a pressão, alguns remotes CO² tem mangueiras que não aguentam HPA.



    E o mais importante...

    Ampola Recarregável - Não pode usar Ar Respirável!!!
    https://goo.gl/images/A3gsSw

    As conheço muito bem e tenho até vídeo falando sobre elas no meu canal.

     


    Essa ampola / cilindro recarregável não suporta ar respirável, se alguém disser isso ao amigo pode chamar o vendedor de irresponsável, elas são projetadas para CO2.

     

    O último link que você me mandou, eu entrei na página.

    https://www.gmtatico.com.br/produto/airsoft/cilindro-recarregavel-para-airsoft-matrix-12g-utilizacao-de-hpa/

    Lá também diz que pode usar HPA.

    • Like 1
  9. 7 minutos atrás, Raufemann Fritz disse:

    O cilindro pequeno, se foi fabricado para aguentar HPA tera um rendimento ridiculamente baixo, como fali nesses casos eu so as ampolas recarregáveis e no caso da ampola de 88g uso um adaptador de 88g para 2x12g e uso as ampolas recarregáveis nesse adaptador ou ampolas comuns.
    Para mim ou remote ou recarregável ou comum são as 3 saídas nesses casos, ou um cilindro HPA adaptado em formato de encaixe da ampola 12g caso tenha tampa rosqueável e que seja no mínimo o dobro do tamanho da ampola CO².

    Q que são ampolas?

  10. 18 minutos atrás, Raufemann Fritz disse:

    Acho que o amigo esta confundindo ou eu não entendí o que o amigo quer fazer...
    Vai usar ampola ou não?
    Ampola é uma coisa, cilindro outra...
    O que quero dizer é, não abasteça ampola com HPA nunca.
    Se o cilindro for HPA ele aceitaria o CO2 em teoria mas eu nunca usaria, pois a vedação de um as vezes não fecha com outro, mas se o fabricante garante...
    O amigo vai usar um adaptador então? E plugar o cilindro diretamente na arma, correto? É o que todo mundo faz se for o caso e plenamente seguro pra você, para a carabina depende muito, mas como estará usando um regulador pouco provável que tenha problemas.

    Resumo:
    Usando adaptador para remote - OK
    Enche ampola 12g ou 88g com HPA - Nunca

    Veja que não esto querendo ser chato, só estou preocupado com a segurança do amigo, nesses anos de tiro já ví alguns acidentes, poucos porém poderiam ser evitados.

    Desculpe minha ignorância.  Achei que ampola era a mesma coisa.

    Sim, usaria um adaptador de cilindros de 12g para usar em armas que utilizam cilindros de 88g. 

    https://www.mundilar.net/pt/produtos-descontinuados/adaptador-p-gamo-extreme-co2.html

    Só que pretendia usar o cilindro de 12g recarregável, mas com HPA.

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-938210386-cilindro-co-12g-recarregavelbico-adaptador-p-magazine-co-_JM

     

  11. 11 minutos atrás, Raufemann Fritz disse:

    É assim...
    O CO2 se liquefaz acima dessa pressão por isso chega num limite de 127Bar se não me engano e equaliza, mas no HPA o limite é muito superior até se liquefazer.

    O lance é, nunca coloque ar respiravel em ampola de CO2, no máximo a use como passagem ou adaptador para um remote ou compre uma ampola recarregável.

    Minhas dúvidas são:

    1- preciso fazer algum preparativo nas armas antes de começar a usar o HPA, como uma limpeza interna pra tirar possíveis resíduos de óleo provenientes dos cilindros descartáveis que já vem com óleo?

    2- Preciso fazer alguma mudança de 0'rings ou outra coisa nas armas?

    3- A pressão de 800psi com HPA deixa o tiro mais fraco do que 800psi com CO²?

  12. 2 minutos atrás, Raufemann Fritz disse:

    É assim...
    O CO2 se liquefaz acima dessa pressão por isso chega num limite de 127Bar se não me engano e equaliza, mas no HPA o limite é muito superior até se liquefazer.

    O lance é, nunca coloque ar respiravel em ampola de CO2, no máximo a use como passagem ou adaptador para um remote ou compre uma ampola recarregável.

    Mas o fabricante diz que pode-se usar CO² ou HPA no cilindrinho, sempre respeitando o limite de 870psi.  O cilindro de HPA 13ci é de 3000psi (200bar) e a saída é regulada pra sair só até 800psi (55bar).  Então, a pressão de trabalho é muito menor do que a pressão em que o CO² se liquefaz.  Se trabalhar com HPA, recomenda-se colocar um pouco menos do que 870psi. Só não sei se com essa pressão não vai ficar muito fraco.  Dizem que os cilindros descartáveis de CO² vem com aproximadamente 850psi (59bar).  Se estiver com HPA no lugar do CO² não sei se dá diminuição de força no disparo.  Espero que não.

    • Like 1
  13. 19 minutos atrás, Raufemann Fritz disse:

    Se você colocar mais que 90Bar nesse cilindro CO² tera uma bomba em mãos.

    E a autonomia fica baixíssima, minha recomendação é... ou compre um adaptador para remote ou uma ampola recarregável e uma cilindro de 20oz de CO².

    Olá, Raufemann!

    O cilindro que pretendia usar para encher com a bomba manual é de HPA que, em teoria, suporta 3000psi (200 bar).  A saída desses cilindros é regulada para 800psi.  O cilindro recarregável de 12g, o fabricante diz que é para no máximo 870psi.

    90 bar acho que dá uns 1300 psi.  Você diz que é perigoso colocar 90 bar em qual, no de 13 ci ou no de 12g?

    • Like 1
  14. 4 minutos atrás, xleofs disse:
    5 minutos atrás, Viking disse:
    Olá, Karolaza!
    Tô perguntando a alguns que tem bomba de PCP se é tranquilo pra usar ou dá muita manutenção, problemas, etc.
    Estou pensando em comprar uma pra encher um cilindro de 13ci.  Você recomendaria?
     

    Recomendo e o karolaza ta vendendo a melhor delas inclusive.

    Que bom!  O que eu quero fazer depende de várias coisas, mas estou buscando informações de cada etapa.  Tenho uma pistola HK USP de CO² e pretendo comprar uma carabina Gamo Extreme de CO².  Penso em utilizar cilindro recarregável de 12g nas duas.  Só que eu pensei em usar HPA ao invés de CO².  No início pensei em comprar um cilindro de 48ci, que dá uns setecentos e poucos ml.  Mas vi a postagem do Pincipi sobre encher um cilindro de 7,6l.  O de 48ci tem mais ou menos um décimo daquele cilindro, mas achei que mesmo assim seria muito sacrificante.  Agora descobri que existem cilindros de 13ci, que dá uns duzentos e poucos ml.  Acho que esse dá pra encarar e creio que me satisfaça pela forma como uso.

    Você sabe a marca e o preço da bomba que o Karolaza tá vendendo?

  15. Em 28/12/2016 em 19:01, karolaza disse:

    Moro numa grande metrópole SP, e te digo tenho tanto cilindro como bomba manual, mas ter um porcaria de um compressor amador em casa é gastar dinheiro fora e ter dor de cabeça. Ainda sim prefiro alternar e dividir entre bomba manual ou recarregar cilindro.

     

    Lembre-se; encher a arma com ar contaminado de compressor sem qualquer avaliação profissional é danificar sua carabina, agora se vc não liga pra isso vá em frente e seja feliz.

    Olá, Karolaza!

    Tô perguntando a alguns que tem bomba de PCP se é tranquilo pra usar ou dá muita manutenção, problemas, etc.

    Estou pensando em comprar uma pra encher um cilindro de 13ci.  Você recomendaria?

     

  16. Em 28/12/2016 em 21:15, xleofs disse:

    Depois q comprei a bomba manual nunca mais mandei cilindro p recarga.

    E aqui na cidade uma recarga de s80 custa 15 reais.

    Kkkkkkkk

    Boa tarde, xleofs!

    Tô pensando em comprar uma bomba mas alguns dizem que dá manutenção, que não aguentam encher 3000psi, etc.  Você tem esses problemas com a sua?  Ou é tranquilo, sem dor de cabeça?

  17. 3 horas atrás, Giovanni Junqueira disse:

    De fábrica acredito que essas armas não vem com lubrificação com pellgul oil, que é o que normalmente se usa em armas de co2. A questão da CP1 é que o próprio tubo onde seria armazenado o cilindro 12g é tapado pra segurar o ar comprimido. Em alguns casos tiram essa parte e já metem um cilindro de AT44, mas meu conhecimento para ai, nunca converti nada pra PCP, porém a propria SPA/Artemis lançou a versão da CP1 em PCP, chamada de Diana Bandit nos EUA ou o nome original PP800, veja a "incrivel" semelhança http://www.artemis-airgun.com/#details/series/showproduct.php?lang=en&id=96

    3 horas atrás, Giovanni Junqueira disse:

    De fábrica acredito que essas armas não vem com lubrificação com pellgul oil, que é o que normalmente se usa em armas de co2. A questão da CP1 é que o próprio tubo onde seria armazenado o cilindro 12g é tapado pra segurar o ar comprimido. Em alguns casos tiram essa parte e já metem um cilindro de AT44, mas meu conhecimento para ai, nunca converti nada pra PCP, porém a propria SPA/Artemis lançou a versão da CP1 em PCP, chamada de Diana Bandit nos EUA ou o nome original PP800, veja a "incrivel" semelhança http://www.artemis-airgun.com/#details/series/showproduct.php?lang=en&id=96

    A arma pode não vir com lubrificação mas, segundo li, todas as ampolas de CO² têm um pouco de óleo que é expelido a cada tiro junto com o CO² e resíduos desse óleo podem estar acumulados na arma, o que pode tornar perigoso usar a arma com HPA se extrair esse óleo, suponho.

    Realmente esse Artemis é muito semelhante à outra.

  18. 3 minutos atrás, Giovanni Junqueira disse:

    De fábrica acredito que essas armas não vem com lubrificação com pellgul oil, que é o que normalmente se usa em armas de co2. A questão da CP1 é que o próprio tubo onde seria armazenado o cilindro 12g é tapado pra segurar o ar comprimido. Em alguns casos tiram essa parte e já metem um cilindro de AT44, mas meu conhecimento para ai, nunca converti nada pra PCP, porém a propria SPA/Artemis lançou a versão da CP1 em PCP, chamada de Diana Bandit nos EUA ou o nome original PP800, veja a "incrivel" semelhança http://www.artemis-airgun.com/#details/series/showproduct.php?lang=en&id=96

    Vou ver esse link quando chegar em casa.  Tô no trabalho e aqui essa página tá bloqueada.

    Bem, o cuidado que quero ter é de não deixar de fazer o que for necessário para usar o HPA (se é que vou usar) numa arma de CO², como uma possível limpeza interna (pois pode ter resíduos do óleo do cilindro descartável) ou alguma troca de o'rings (não sei se os o'rings de um servem para o outro).  Entende meu receio?  Quero obter todas as informações necessárias antes pra não sofrer um acidente nem estragar as armas.

  19. 9 minutos atrás, Giovanni Junqueira disse:

    Se posso oferecer mais uma pitada de opinião, eu tenho um cilindri tippmann de CO² 20oz + remote lite da tippman microbore. Utilizo esse pra atirar minha Artemis CP2 que está como carabina. Mesmo assim comprei 30 cilindros de CO² 12g pra minha pistola 2240, por questão de mobilidade e liberdade. Como atiro em bancada a CP2 usar o cilindro de paintball não me atrapalha, mas pra pistola já é um incomodo pq em ambas o cilindro entra pela "frente" da arma, enquanto na sua pistola creio que entre pela empunhadura correto?

    Mas te digo que a pressão é bem mais constante usando o 20Oz, e na minha cidade é R$20,00 uma recarga.

    Achei cilndro de HPA de 13ci, que dá uns 213ml apenas.  São 35 vezes menos volume que aquele cilindro do Pincipi.  Eh!  Eh!  Eh!  Eu falei que tinha desistido da ideia, mas...

  20. 3 minutos atrás, Giovanni Junqueira disse:

    Se posso oferecer mais uma pitada de opinião, eu tenho um cilindri tippmann de CO² 20oz + remote lite da tippman microbore. Utilizo esse pra atirar minha Artemis CP2 que está como carabina. Mesmo assim comprei 30 cilindros de CO² 12g pra minha pistola 2240, por questão de mobilidade e liberdade. Como atiro em bancada a CP2 usar o cilindro de paintball não me atrapalha, mas pra pistola já é um incomodo pq em ambas o cilindro entra pela "frente" da arma, enquanto na sua pistola creio que entre pela empunhadura correto?

    Mas te digo que a pressão é bem mais constante usando o 20Oz, e na minha cidade é R$20,00 uma recarga.

    Andei analisando também esse remote's.  Não é bem o que eu queria, mas, como você disse, vai de como cada um vai usar.  Eu queria encher esse cilindro recarregável, só estava pensando se seria com CO² ou com HPA.

    Giovanni, vi aqui que o Fernando Antunes e um outro transformaram pistolas CP1 em PCP.  Você sabe me dizer qual foi (ou se houve algum) o preparo para poderem usar o ar comum na pistola de CO²?

  21. 2 minutos atrás, Viking disse:

    No site diz "Fabricação: Ultraforce".  Pelo que li, tem que se confiar na válvula de saída de cilindro HPA que diz que limita a pressão de saída em 800psi.  Também vi orientação para ir controlando o cilindro descartável pelo peso.  Pesá-lo vazio e depois ir enchendo e pesando até chegar perto de 12g de acréscimo.

    Quanto ao esforço de bombar, o cilindro que eu pretendia comprar é de 48ci, o que equivale a uns 819ml.  Bem diferente daquele de 7,6l que o Pincipi encheu.  Mas mesmo assim, mesmo reduzindo a um nono o esforço para encher o cilindro, ainda é muita coisa.  Acho que vou desistir da empreitada.  Acho que vale mais a pena pagar 194 reais por 50 ampolas de 12g de CO² (melhor preço que encontrei no ML) ou comprar o cilindro de CO² de 20 ou 24oz, ainda vou decidir.

    De qualquer maneira, muito obrigado por sua atenção.  O importante é que você me mostrou que encher com bomba de PCP não vale a pena.

    Valeu!  Um abraço!

     

     

    Ah, o controle de peso do cilindro descartável, pelo que li, só vale se for encher com CO².

  22. 8 minutos atrás, Giovanni Junqueira disse:

    Boa noite Viking. Agora entendo o motivo do cilindro recarregável. Bem, de qualquer maneira, acredito ser perigoso encher esses cilindros em poder auferir a pressão deles, sabe se eles possuem fabricantes ou se são caseiros?

    No site diz "Fabricação: Ultraforce".  Pelo que li, tem que se confiar na válvula de saída de cilindro HPA que diz que limita a pressão de saída em 800psi.  Também vi orientação para ir controlando o cilindro descartável pelo peso.  Pesá-lo vazio e depois ir enchendo e pesando até chegar perto de 12g de acréscimo.

    Quanto ao esforço de bombar, o cilindro que eu pretendia comprar é de 48ci, o que equivale a uns 819ml.  Bem diferente daquele de 7,6l que o Pincipi encheu.  Mas mesmo assim, mesmo reduzindo a um nono o esforço para encher o cilindro, ainda é muita coisa.  Acho que vou desistir da empreitada.  Acho que vale mais a pena pagar 194 reais por 50 ampolas de 12g de CO² (melhor preço que encontrei no ML) ou comprar o cilindro de CO² de 20 ou 24oz, ainda vou decidir.

    De qualquer maneira, muito obrigado por sua atenção.  O importante é que você me mostrou que encher com bomba de PCP não vale a pena.

    Valeu!  Um abraço!

     

     

  23. 14 minutos atrás, Giovanni Junqueira disse:

    Bom, vamos lá. Posso falar besteira, mas:

    A pressão do HPA pode ser muito maior que a de CO², variando de 4500 a 3000 psi os cilindros da internet. O CO² trabalha em média de 900 a 1100 psi variando conforme a temperatura. Seu cilindro deveria ter uma saída regulava na faixa desses últimos valores, já ouvi falar em usar até 1800 psi na saída, mas já na zona de risco. A arma simplesmente não foi projetada pra aguentar pressões superiores.

    Não entendi onde entra o cilindrinho recarregável pra ser honesto. O bico do cilindro de 88g e do 12g são bem diferentes, um tem rosca e o outro é por contato direto com a vedação, normalmente pressionado por uma tampa. Te recomendaria jamais tentar enfiar a pressão de ar respirável num cilindro recarregável desses, está pedindo uma visita ao hospital.

    A sua autonomia será na verdade menor. O CO² dentro desses cilindros é líquido, a medida que se dispara esse mesmo liquido transforma-se em gás, mantendo em média a mesma pressão. O problema são tiros consecutivos em curto intervalo de tempo, pois o CO² resfria demasiado, por ser um gás muito sensível à temperatura ambiente, tiros rápidos causam queda na pressão do cilindro e aí variação na velocidade, nota-se inclusive condensação da água do ar e retirar um cilindro de 12g cheio inclusive irá criar uma camada de gelo em volta dele.

    Exemplo, tenho uma pistola de CO² 2240 em que um cilindro de 12g me rende aproximadamente 60-50 disparos num dia quente e dando um espaço de +- 1 minuto entre cada disparo. Esperando o conjunto equalizar a temperatura, a pressão se mantem por mais tempo e os tiros apresentaram um POI constante a 15 metros. Se tentar atirar correndo são menos disparos e o POI vai caindo. 

    Já o ar respirável permanecerá no estado gasoso apenas, apresenta pouca variação com a temperatura e tiros consecutivos não vão afetar a pressão interna (somente a perda da mesma por ter menos ar dentro). Assim, no quesito constância sim o HPA leva vantagem em disparos rápidos.

    Tem um tópico ótimo aqui recentemente sobre encher cilindros de HPA com bomba, meu amigo, não valerá a pena rs. Mesmo que seja de paintball, talvez precise de umas centenas de bombadas, é um cilindro caro em comparação com o de 24oz de CO² e a bomba também não é barata e demanda manutenção. 

    Quanto as vedações, eu pelo menos uso o Pellgun Oil da Crosman, muito recomendado. No verso da embalagem apresenta exatamente isso, produto inflamável e não utilizar em armas que utilizam ar comprimido, dado que o CO² não é comburente nem combustível. Não gostaria de imaginar um recipiente pressurizado de HPA com óleo inflamado dentro. 

     

    Se falei besteira, por favor apontem para que não fique falando asneiras no fórum.

    Olá, Giovanni!  Obrigado por se disponibilizar a me ajudar!

    O cilindro recarregável eu poderia usar na pistola ou na carabina com um adaptador da própria Gamo como esse aqui: (https://www.mundilar.net/pt/produtos-descontinuados/adaptador-p-gamo-extreme-co2.html?search_query=adaptador+co2+12g&results=3)

    O cilindro de HPA que eu estava de olho já vem com uma válvula que limita a pressão de saída em 800psi, o cilindro de 12g recarregãvel aguenta até 870psi.  Pelo que li, os cilindros descartáveis de 12g tem uma pressão em torno de 850psi.   Então, até aí, creio que esteja tudo compatível.

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-947017641-tank-hpa-cilindro-ar-comprimido-valken-483000-_JM

     

  24. Olá, pessoal!

    Vi aqui no CA dois tópicos sobre transformação de armas de CO² em armas de PCP (que creio utilizem ar atmosférico).

    Eu pretendia adquirir uma carabina de CO² Gamo Extreme.  Pensei primeiramente em, ao invés de ficar comprando os cilindros de CO² de 88g, adquirir um cilindro de 20oz ou 24oz e usá-lo para abastecer esse cilindro recarregável https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-938210386-cilindro-co-12g-recarregavelbico-adaptador-p-magazine-co-_JM

    Depois que vi aqui esses tópicos de transformação para PCP, pensei o seguinte:

    1- se funcionam com ar respirável e existem cilindros para isso, talvez valha a pena mudar de gás;

    2- não quero uma PCP, queria apenas algo de mais fácil acesso do que ter de ficar comprando cilindrinhos ou cilindros de 88g e também não ter de ficar levando um cilindro pra outro lugar pra encher com CO²;

    3- pensei então em combinar os cilindros rerregáveis com um cilindro de HPA que seria enchido com bombas de PCP.  Total autonomia para abastecer o cilindro recarregável na hora que eu quisesse e somente com o gasto inicial e depois sem qualquer custo ou deslocamento para encher cilindro;

    Andei pesquisando e vi algumas pessoas elogiando a mudança de CO² para HPA pelo segundo proporcionar mais estabilidade (menos variação de potência entre os tiros), maior autonomia por cilindro, entre outras coisas;

    Por outro lado, vi vídeo no youtube explicando que se usar HPA onde antes se usava CO², corre-se o risco de o óleo (que normalmente vem nos cilindros de CO² para manter a arma lubrificada) em contato com o HPA pressurizado resultar em fogo e por isso se deve lubrificar a arma que vai usar HPA com graxa de silicone.  Mas como muita gente faz essa mudança, creio seria o caso de abrir minhas armas de CO² (por enquanto tenho só uma pistola) e limpá-la para tirar os resíduos de óleo para depois usar tranquilamente o HPA.

    Pergunto: meu raciocínio está certo?  Preciso mesmo abrir a arma para fazer essa limpeza?  Há algum outro impedimento para se usar HPA em armas de CO²?

    Desde já agradeço a todos que se derem ao trabalho de ler esse tópico e me derem alguma informação sobre meu projeto.

  25. 37 minutos atrás, Viking disse:

    Olá, pessoal!

    Me inscrevi hoje no fórum e espero trocar muitas informações úteis (na verdade, mais receber informações do que fornecer, pois sou iniciante) sobre carabinas e acessórios.

    Um abraço a todos!

     

    28 minutos atrás, Giovanni Junqueira disse:

    Bem vindo!

    Obrigado, Giovanni!

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante


WhatsApp Image 2024-05-11 at 09.36.04.jpeg