Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Teste de chumbos match parte 2 - apresentação e pesagem


Rogério Saran

Este é o segundo post de uma série avaliando chumbos match (para papel) mais comuns no mercado.

 

Parte 1 - Os produtos

Relacionamos os produtos testados e comparamos os seus preços no mercado brasileiro e na Europa.

http://carabinasdear...-1-os-produtos/

 

Parte 2 (este post) - apresentação e pesagem

Informações sobre os produtos avaliados e uma análise das variações de peso.

http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/13364-teste-de-chumbos-match-parte-2-apresentacao-e-pesagem/

 

Parte 3 - grupos

Fotos dos grupos obtidos com cada produto testado.

http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/13618-teste-de-chumbos-match-parte-3-grupos/

 

 

Neste post veremos a apresentação e a pesagem dos produtos. Como temos produtos de 4 categorias (premium, competição, treino e econômicos), espera-se notar variação na apresentação e embalagem. Na verdade, não mudam tanto.

 

Para a pesagem, utilizamos um mecanismo relativamente simples. Uma pequena balança com precisão de 0,01 g serviu mais para avaliar a regularidade do que realmente conferir em detalhe o peso de cada projétil. Essa balança simples não é a ferramenta mais adequada; mas balança boa é produto de luxo - quem compra é a indústria farmacêutica, joalheiros e traficantes - e ficaria inviável adquirir uma para esse teste.

 

a-pesagem.jpg

 

JSB

 

Como os outros grandes fabricantes, a JSB acumula experiência e isso se reverte em certos cuidados na apresentação e embalagem dos produtos. Todos os chumbos da marca que testamos têm embalagens com uma espuma protetora sob a tampa e em nenhum caso encontramos chumbos com defeito.

 

A JSB utiliza uma codificação de cores para os produtos. O rótulo e a fita que lacra cada lata têm a cor predominante indicando o o tipo e peso da munição. Verde para pistola; amarelo, rifle de peso médio. Azul, rifle pesado.

 

Na linha JSB Schak, que o fabricante apresenta como um produto para treino, os rótulos são padronizados; pela fita do lacre se identifica o peso do chumbo. Talvez esse tenha sido o motivo de recebermos o chumbo errado quando da compra do JSB Schak - a loja indicou "medium" e entregou "heavy".

 

latas-jsb.jpg

 

Abaixo temos o resultado da pesagem dos produtos das linhas competição e treino. Notem a variação sensivelmente maior comparando o JSB Schak Heavy com o JSB Match Heavy.

 

jsb-1.jpg

 

Essa diferença aparece também em nosso teste de tiro.

 

Já os chumbos JSB Premium não se mostraram tão superiores em regularidade. Sim, são bons. Mas não parecem muito melhores, nem na pesagem e nem no tiro. Seu acabamento também é visualmente idêntico aos outros modelos testados.

 

jsb-2.jpg

 

Já a embalagem é muito conveniente, apesar de isso só talvez não valer o preço. Cada chumbo é posicionado num espaçador de isopor, facilitando a pega já na posição de municiar.

 

jsb-premium.jpg

 

Os chumbos premium e de competição da JSB oferecem alternativas de medida, com variação entre 4,48 a 4,52 mm.

 

As embalagens da JSB são boas, mas têm um problema: as latas não fecham com firmeza e é fácil se descuidar e deixar uma lata abrir por acidente. Tem um truque fácil para evitar isso. A espuma atrás da tampa que protege os chumbos fica solta. Você pode prensá-la entre a tampa e o fundo ao fechar a lata, assim ela fica bem travada.

 

 

jsb-fechando.jpg

 

 

RWS

 

O lote de produtos RWS testado não é tão grande. Fora as versão rifle e pistola do R-10, avaliamos o Meisterkugeln, um produto que qualificam como "competição" e também o Holme Match, produzido pela RWS e vendido pela loja Holme, que além de munição oferece outros produtos.

 

rws.jpg

 

Na pesagem e avaliação notamos algumas particularidades:

 

a) O RWS Meisterkugeln testado é de um lote antigo, aparentemente com mais de 20 anos. O controle da qualidade mostra-se bem ruim e talvez não faça jus à versão atual deste produto.

 

b) Nesse chumbo mais antigo o acabamento é bem inferior. O projétil é fosco e se mostrou menos regular no encaixe na culatra da arma.

 

c) O Holme Match é parecidíssimo com o R-10 rifle. Na verdade só ao se pesar amostras ou no teste de tiro se nota diferença, mostrando-se ligeiramente menos regular e com grupos um pouco maiores.

 

d) A RWS posiciona o R-10, como produto premium e oferece como alternativa embalagens do tipo "caixinha" com projéteis separados para facilitar a pega, cada caixa com 100 unidades. Apresentado como R-10 Match Plus, aparentemente é o mesmo produto em embalagem diferente.

 

Vale ressaltar a incrível regularidade do R-10, tanto na pesagem como no tiro. Mostrou-se o produto de maior qualidade avaliado em todo o teste - claro, isso não garante resultado em armas diferentes. Não há mágica, tem que testar.

 

Os chumbos premium e de competição RWS também oferecem alternativas de medida, com variação entre 4,48 a 4,52 mm.

 

As latas da RWS têm um ressalto de trava entre a tampa e o fundo, fechando bem e com facilidade. O Holme já não tem essa vantagem; a lata não fecha bem, convém manter uma fita adesiva por segurança.

H&N

 

O terceiro grande fabricante testado também teve a maior gama de produtos avaliada. A H&N organiza sua linha em premium/competição/treino/econômico, divididos ainda em 2 pesos, para pistola e rifle.

 

Os chumbos H&N de pistola mostraram nível de qualidade próximos, seja na versão econômica (H&N Excite Econ), de competição (H& Match Pistol) ou premium (H&N Finale Match Pistol). O Excite tem acabamento pior, mas na pesagem se mostra regular e no tiro teve bom resultado. O Finale Match Pistol tem acabamento mais polido e uma embalagem melhor. O curioso foi o H&N Match Pistol, que se mostrou menos regular na balança.

 

hn-pistol.jpg

 

A versão rifle dos chumbos não teve a mesma regularidade no teste. A lata de H&N Match Rifle testado teve regularidade comparável à dos RWS R-10. Será apenas sorte? Caso oposto ao do Match Pistol avaliado.

 

O H&N Sport é a versão de treino de chumbo rifle. No entanto se mostrou inferior em regularidade ao Excite Econ, que é a versão econômica para pistola (a versão econômica para rifle é a Excite Plinking). A irregularidade na pesagem também aparece no tiro, veremos na próxima parte do teste.

 

hn-rifle.jpg

 

Curioso foi o resultado com o Finale Match Rifle, tanto na pesagem como nos testes de tiro. Esse foi o único chumbo com medida 4,49 testado (a H&N oferece produtos premium e de competição nas medidas de 4,48 a 4,52). Ele se mostrou menos regular na pesagem que o Match Rifle, teve meso médio abaixo do declarado e no teste de tiro foi bem mal.

 

hn-449.jpg

 

A H&N usa uma fita de lacre de boa qualidade (a cola não fica na lata ao retirar). A diferença é no Finale Match, em que a fita já vem até com a ponta dobrada para facilitar a remoção.

 

hn-fm-fita.jpg

 

Como produto premium espera-se a oferta de uma embalagem com projéteis separados. A H&N vende o chumbo sempre em latas; você pode comprar à parte a caixa para colocar os chumbos separados, mas não vendem a caixa já cheia.

 

As latas da H&N fecham razoavelmente bem. A do Finale Match tem uma trava boa. Os outros não travam tão bem e convém usar a fita para garantir que não abram.

 

 

Outras marcas: Gamo, Technogun, Rossi e Chakal

 

A Gamo oferece 2 chumbos match: o Gamo Match, fácil de encontrar no Brasil, e o Gamo Pro Match, indicado como produto de "competição" e bem menos comum.

 

O Gamo Match se mostrou muito irregular. A foto abaixo da pesagem não faz jus ao resultado no tiro. Nos testes 4 chumos nem ao menos entraram na culatra da arma. Como essa foi a 1ª pesagem, fica registrado assim. Mas foi sorte... numa segunda pesagem o resultado foi bem pior.

 

O Gamo Pro Match é um pouco melhor, mas não justifica o produto ser apresentado como para competição. Não vimos projéteis com defeito, mas a variação de peso é razoável e no tiro não se mostrou grande coisa.

 

A Technogun começou no Brasil há alguns anos com a proposta de oferecer chumbos de boa qualidade. O Technogun Vetor não fez feio nos testes. Ainda que não se mostre muito regular na pesagem, é um chumbo pesado e com bom preço e teve resultado razoável no tiro.

 

O Rossi diabolo, da lata azul, foi o grande azarão do teste. Com preço na categoria "econômica", tem excelente apresentação e grande regularidade de peso. No tiro isso aparece, veremos depois...

 

gamo-technogun-rossi.jpg

 

Curioso é encontrar 2 produtos Rossi com preça parecido e finalidade similar. É fato, são bem diferentes. Fora pela fita de lacre vermelha, só têm em comum o nome.

 

os-rossi.jpg

 

O Rossi Diabolo vem numa lata muito bem acabada, com espuma sob a tampa protegendo os chumbos e esteve entre os melhores em regularidade na pesagem. Tem acabamento cinza escuro fosco, peso típico de chumbo para rifle e deu bons resultados no tiro.

 

Já o Rossi Match tem peso anunciado maior e peso verificado bem menor, parecido com chumbos de pistola. Seu acabamento polido lembra os RWS R-10, mas a regularidade e qualidade não chegam nem perto. Os chumbos caem da culatra da arma por conta da folga excessiva e na lata havia projéteis bastante defeituosos.

 

rossim-chakal.jpg

 

Para finalizar, o Chakal Olímpico. Pela aparência parece ótimo! Bem regular, encaixa bem na arma. Mas na pesagem vimos que a variação é enorme. Tem de tudo, é completamente irregular - claro que isso vai afetar o tiro. O bom preço neste caso não compensa.

 

Todos esses chumbos têm embalagens boas. As da Gamo e Technogun usam tampa de rosca, bem segura. O Rossi Diabolo tem uma lata boa, que não trava ao fechar, mas a espuma protetora pode ser usada para travar a tampa como no JSB. O Rossi Match tem uma tampa que trava bem e o Chakal usa uma tampa giratória plástica que evita que os chumbinhos caiam com facilidade, num sistema parecido com o dos chumbos Rifle.

 

 

 

Resumo

 

A tabela abaixo é um quadro resumo da pesagem.

 

tabela-pesos.jpg

 

Ela está ordenada pelo desvio padrão medido na pesagem de 10 amostras. Não dá uma correlação de 100%, mas serve como idéia do resultado no tiro. Alguns chumbos econômicos estão no topo da lista e vão se mostrar bons no teste de tiro. Do outro lado, produtos anunciados como de competição não se mostraram tão bons como esperado.

 

 

 

 

 


Feedback do Usuário

Comentários Recomendados

Não há comentários para mostrar.


×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante