Jump to content

ANUNCIANTES

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada
lggianne

Desmontando Taurus Matic 4.5mm

Recommended Posts

Bom dia amigos do Carabinas de Ar!

Depois de ler muito, pesquisar aqui e em outros fóruns, encher o saco dos outros pelo shoutbox :laughing: com minhas dúvidas, criei coragem para desmontar minha Taurus Matic... Bom ela merecia uma manutenção há muito tempo, pois tenho ela há 24 anos e ela sobreviveu ao uso no campo e a maus tratos (acidentes e "limpezas" bem intencionadas, mas agora sei que foram feitas de forma muito errada). Embora tenha todo este tempo, ela foi muito pouco utilizada, não me lembro de ter gasto mais que 3 caixinhas de chumbinho "Paulista" com ela até hoje (ainda tenho uma pela metade guardada :laughing:).

Pois bem, achar conteúdo sobre este modelo em específico é difícil, mas pelas informações que encontrei, à exceção da coronha e o corpo em polímero (plástico rsrs, que não deixa de ser um polímero) o conjunto é semelhante ao da Gamo Gamatic e da (El) Gamo 68 e foi por esses modelos que fui obtendo informações e material de consulta (na verdade existem outros modelos mais parecidos como a Gamo 85, Gamo 87, Gamo Comando e Paratrooper, mas tb ruins de se achar informações).

Há alguns dias atrás eu dei uma geral nela, retirando o corpo e passando WD40 e limpando o cano com linha de pesca e algodão como visto por aqui no fórum. Daí ela estar menos detonada nas fotos... menos pq a ferrugem pegou firme na haste da coronha, cano e na parte de cima da câmara... Coragem para desmontar, agora eu tenho rsrs, falta agora achar o nitrato de potássio/sódio pra fazer a oxidação nas peças.

 

34xme6e.jpg

20pu079.jpg

 

O corpo em polímero, até que resistiu bem ao tempo, não passa a sensação de toque "macio" como nas carabinas novas, mas dá firmeza e não escorrega.

 

Agora começa o festival de "remendos"... devido à "amigos" com mão de alface ou pata de elefante (e claro à minha burrice na época em ter emprestado pra essas "peças" :wallbash:)

i2pw7a.jpg

wlek5d.jpg

2m3mlg4.jpg

t98ugl.jpg

 

Sem comentários.. rsrs

 

Ferrugenzinha básica...

w1d0eo.jpg

 

Enfim... começando a desmontar a criança:

Retirando a coronha

90x2xf.jpg

23kso7d.jpg

293eqlj.jpg

 

A trava de segurança:

fw64d1.jpg

23k68ma.jpg

2dsizv4.jpg

2h337uc.jpg

 

Mais alguns parafusos...

2edb4sw.jpg

2yu0fvb.jpg

 

AAAAAAaaaaaaaahhhhh!!!!!!!

55rtwk.jpg

mvjar8.jpg

É... não teve jeito... alguma coisa tinha que dar errado... tava indo tudo muito bem rsrsrs

Agora é bolar outro esquema para fixar essa parte...

 

Tá aí a criança sem o "plástico"

2wnbric.jpg

 

O mecanismo do gatilho...

O amigo André Carboni foi testemunha (via shoutbox) do meu cagaço em mexer nesse trem doido... Nunca suei tanto pra tirar 4 parafusinhos safados... :laughing:

ser5s7.jpg

 

Coloquei uns imãs pra segurar alguma mola, parafuso fujão... vai que faz "tóim!!" e some alguma mola...

do81vn.jpg

28s5yc7.jpg

 

Por fim, o mecanismo é bem simples, não vi nada que pudesse oferecer algum tipo de regulagem ou alívio no gatilho, a Gamo 68 possui regulagem.

30uaglf.jpg

 

Prévia do que estava por vir...

2chm1ab.jpg

 

Meu compressor de molas feito pouco antes de começar a desmontar a carabina, fiz com madeira de pallet (achado na rua) e seguindo alguns modelos daqui do pessoal do fórum.

etv2g0.jpg

 

Uma idéia que tive e que pode ser útil para quem for fazer a ponteira da barra roscada: Se tiver uma serra-copo, pegue um toquinho que dê para furar de uma vez, ou no meu caso precisei furar pelos dois lados por conta da espessura (por isso a diferença de cor perto da base, a serra-copo já estava quente e deu uma queimadinha na madeira)

feqx3r.jpg

 

Pra fazer o encaixe na barra roscada, com porca e contra-porca, usei uma broca chata, mas qualquer outra que seja maior que o diâmetro das porcas serve, basta furar sem transpassar o cilindrinho de madeira ou nylon. Assim não fica dependendo de ir até um torneiro e correr o risco dele querer cobrar pra fazer isso (o que eu acho o fim da picada...)

312egkm.jpg

 

Devagar, mas sai...

xf5cgo.jpg

 

Oito centímetros depois...

sfl3z9.jpg

 

Agora o estado do pistão... imagine uma camada de piche quase seco em volta dele. É essa a cara e a consistência do que sobrou da lubrificação original...

i3anep.jpg

 

A bucha de couro parece estar inteira, apesar do efeito diesel que sempre teve (afinal usei pouco ela e ainda fiz umas hagadas como disparar sem chumbinho e passar óleo singer no cano :wallbash:, na época com 11 anos nem sonhava que isso era ruim)

2h8634y.jpg

 

A mola tb está legal... tb depois de 24 anos, nem eu esperava que estivesse retinha..

x6c5kk.jpg

 

Se liga no grude...

2mmfxp0.jpg

2gyc6yf.jpg

 

A galera limpa e pronta pra receber lubrificação nova e voltar cada uma pro seu lugar :laughing:

154bkau.jpg

 

Depois disso eu ainda encamisei o pistão e a haste da mola com garrafa PET, pois um dos motivos que levaram a desmontar a carabina, é que eu achava ela muito barulhenta e vibrava bem quando disparava, fora o efeito diesel...

Utilizei graxa Lubrax Autolith2 e óleo sintético para rolamentos (o mesmo que uso na minhas carretilhas de pesca), pode até não ser o recomendado, mas é o que eu tenho e ficou bem melhor do que estava rsrs

Hoje eu testei ela e ainda deu um pouco de diesel (acredito que seja normal, afinal) mas depois de uns 5 disparos, o barulho e a vibração mudaram muito.

Não vou falar que ficou silenciosa, mas é o mesmo som que escuto das carabinas mais novas e a vibração praticamente sumiu. Imagino que atirar com gas ram deva ser assim... quem sabe num futuro próximo...

Ainda há muito que se fazer nela, mas com calma e curtindo e cuidando dela nesse meio tempo nem vou ter muita pressa...

Desculpe não postar as fotos do encamisamento da mola e lubrificação, mas achei desnecessário devido aos tópicos já existentes e muito mais detalhados do que este poderia ser.

Minha intenção foi de ajudar àqueles que têm este modelo e que tb não acham nada sobre. Talvez não acrescente muita coisa aos mais versados no assunto, mas para mim foi muito legal fazer isso na carabina que tenho a tanto tempo e que pretendo usar bem mais agora que estou aprendendo tanto por aqui, acredito ser de alguma valia para nós, novatos.

 

Até mais!! :welcome:

 

Em tempo alguns links para consulta:

http://www.pyramydair.com/blog/tag/el-gamo-68/

http://www.co2air.de/wbb3/index.php?page=Thread&threadID=57567

http://www.aceros-de-hispania.com/airguns-parts/gamo-gamatic-airgun.htm

http://www.pyramydair.com/blog/2012/02/how-to-lubricate-your-spring-piston-airgun/

 

  • Upvote 4

Share this post


Link to post
Share on other sites

excelente arma amigo, as peças que faltamm,,,
a roldana da alça é exatamente igual a da rossi dioni das novas
a massa tem na alterama ;)
abrax

Share this post


Link to post
Share on other sites

Parabéns....mas por favor, explica como você resolveu aquele pedaço quebrado...que saiu junto com o parafuso....pelo tempo que essa pistola tem, vale a pena resgatar uma alegria de infância...né??? OOO tempo que não volta mais.....

 

abraço!!!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Parabéns....mas por favor, explica como você resolveu aquele pedaço quebrado...que saiu junto com o parafuso....pelo tempo que essa pistola tem, vale a pena resgatar uma alegria de infância...né??? OOO tempo que não volta mais.....

 

abraço!!!

Valeu bigboss!

Rapaz... aquele pedaco que quebrou eu ainda não consertei rsrsrs só mandei um super bonder

Mas pretendo fazer umas chapinhas para dar suporte. Quando estive com elas prontas eu atualizo aqui. Sem duvida vale a pena "ressuscitar" uma parte da infância.

Opa

 

Muito bom.

Ponto para você!

Abs

Valeu Aurelio!

excelente arma amigo, as peças que faltamm,,,

a roldana da alça é exatamente igual a da rossi dioni das novas

a massa tem na alterama ;)

abrax

Valeu Lucas!

A alca da mira eu ja tinha visto. Mas a massa original não tinha achado ainda. Apesar que pretendo colocar uma com fibra ótica achei bem melhor para fazer a visada.

Sent from my L925(L1020) using Tapatalk 2

Share this post


Link to post
Share on other sites
Em 25/04/2014 em 12:33, lggianne disse:

Bom dia amigos do Carabinas de Ar!

Depois de ler muito, pesquisar aqui e em outros fóruns, encher o saco dos outros pelo shoutbox :laughing: com minhas dúvidas, criei coragem para desmontar minha Taurus Matic... Bom ela merecia uma manutenção há muito tempo, pois tenho ela há 24 anos e ela sobreviveu ao uso no campo e a maus tratos (acidentes e "limpezas" bem intencionadas, mas agora sei que foram feitas de forma muito errada). Embora tenha todo este tempo, ela foi muito pouco utilizada, não me lembro de ter gasto mais que 3 caixinhas de chumbinho "Paulista" com ela até hoje (ainda tenho uma pela metade guardada :laughing:).

Pois bem, achar conteúdo sobre este modelo em específico é difícil, mas pelas informações que encontrei, à exceção da coronha e o corpo em polímero (plástico rsrs, que não deixa de ser um polímero) o conjunto é semelhante ao da Gamo Gamatic e da (El) Gamo 68 e foi por esses modelos que fui obtendo informações e material de consulta (na verdade existem outros modelos mais parecidos como a Gamo 85, Gamo 87, Gamo Comando e Paratrooper, mas tb ruins de se achar informações).

Há alguns dias atrás eu dei uma geral nela, retirando o corpo e passando WD40 e limpando o cano com linha de pesca e algodão como visto por aqui no fórum. Daí ela estar menos detonada nas fotos... menos pq a ferrugem pegou firme na haste da coronha, cano e na parte de cima da câmara... Coragem para desmontar, agora eu tenho rsrs, falta agora achar o nitrato de potássio/sódio pra fazer a oxidação nas peças.

 

34xme6e.jpg

20pu079.jpg

 

O corpo em polímero, até que resistiu bem ao tempo, não passa a sensação de toque "macio" como nas carabinas novas, mas dá firmeza e não escorrega.

 

Agora começa o festival de "remendos"... devido à "amigos" com mão de alface ou pata de elefante (e claro à minha burrice na época em ter emprestado pra essas "peças" :wallbash:)

i2pw7a.jpg

wlek5d.jpg

2m3mlg4.jpg

t98ugl.jpg

 

Sem comentários.. rsrs

 

Ferrugenzinha básica...

w1d0eo.jpg

 

Enfim... começando a desmontar a criança:

Retirando a coronha

90x2xf.jpg

23kso7d.jpg

293eqlj.jpg

 

A trava de segurança:

fw64d1.jpg

23k68ma.jpg

2dsizv4.jpg

2h337uc.jpg

 

Mais alguns parafusos...

2edb4sw.jpg

2yu0fvb.jpg

 

AAAAAAaaaaaaaahhhhh!!!!!!!

55rtwk.jpg

mvjar8.jpg

É... não teve jeito... alguma coisa tinha que dar errado... tava indo tudo muito bem rsrsrs

Agora é bolar outro esquema para fixar essa parte...

 

Tá aí a criança sem o "plástico"

2wnbric.jpg

 

O mecanismo do gatilho...

O amigo André Carboni foi testemunha (via shoutbox) do meu cagaço em mexer nesse trem doido... Nunca suei tanto pra tirar 4 parafusinhos safados... :laughing:

ser5s7.jpg

 

Coloquei uns imãs pra segurar alguma mola, parafuso fujão... vai que faz "tóim!!" e some alguma mola...

do81vn.jpg

28s5yc7.jpg

 

Por fim, o mecanismo é bem simples, não vi nada que pudesse oferecer algum tipo de regulagem ou alívio no gatilho, a Gamo 68 possui regulagem.

30uaglf.jpg

 

Prévia do que estava por vir...

2chm1ab.jpg

 

Meu compressor de molas feito pouco antes de começar a desmontar a carabina, fiz com madeira de pallet (achado na rua) e seguindo alguns modelos daqui do pessoal do fórum.

etv2g0.jpg

 

Uma idéia que tive e que pode ser útil para quem for fazer a ponteira da barra roscada: Se tiver uma serra-copo, pegue um toquinho que dê para furar de uma vez, ou no meu caso precisei furar pelos dois lados por conta da espessura (por isso a diferença de cor perto da base, a serra-copo já estava quente e deu uma queimadinha na madeira)

feqx3r.jpg

 

Pra fazer o encaixe na barra roscada, com porca e contra-porca, usei uma broca chata, mas qualquer outra que seja maior que o diâmetro das porcas serve, basta furar sem transpassar o cilindrinho de madeira ou nylon. Assim não fica dependendo de ir até um torneiro e correr o risco dele querer cobrar pra fazer isso (o que eu acho o fim da picada...)

312egkm.jpg

 

Devagar, mas sai...

xf5cgo.jpg

 

Oito centímetros depois...

sfl3z9.jpg

 

Agora o estado do pistão... imagine uma camada de piche quase seco em volta dele. É essa a cara e a consistência do que sobrou da lubrificação original...

i3anep.jpg

 

A bucha de couro parece estar inteira, apesar do efeito diesel que sempre teve (afinal usei pouco ela e ainda fiz umas hagadas como disparar sem chumbinho e passar óleo singer no cano :wallbash:, na época com 11 anos nem sonhava que isso era ruim)

2h8634y.jpg

 

A mola tb está legal... tb depois de 24 anos, nem eu esperava que estivesse retinha..

x6c5kk.jpg

 

Se liga no grude...

2mmfxp0.jpg

2gyc6yf.jpg

 

A galera limpa e pronta pra receber lubrificação nova e voltar cada uma pro seu lugar :laughing:

154bkau.jpg

 

Depois disso eu ainda encamisei o pistão e a haste da mola com garrafa PET, pois um dos motivos que levaram a desmontar a carabina, é que eu achava ela muito barulhenta e vibrava bem quando disparava, fora o efeito diesel...

Utilizei graxa Lubrax Autolith2 e óleo sintético para rolamentos (o mesmo que uso na minhas carretilhas de pesca), pode até não ser o recomendado, mas é o que eu tenho e ficou bem melhor do que estava rsrs

Hoje eu testei ela e ainda deu um pouco de diesel (acredito que seja normal, afinal) mas depois de uns 5 disparos, o barulho e a vibração mudaram muito.

Não vou falar que ficou silenciosa, mas é o mesmo som que escuto das carabinas mais novas e a vibração praticamente sumiu. Imagino que atirar com gas ram deva ser assim... quem sabe num futuro próximo...

Ainda há muito que se fazer nela, mas com calma e curtindo e cuidando dela nesse meio tempo nem vou ter muita pressa...

Desculpe não postar as fotos do encamisamento da mola e lubrificação, mas achei desnecessário devido aos tópicos já existentes e muito mais detalhados do que este poderia ser.

Minha intenção foi de ajudar àqueles que têm este modelo e que tb não acham nada sobre. Talvez não acrescente muita coisa aos mais versados no assunto, mas para mim foi muito legal fazer isso na carabina que tenho a tanto tempo e que pretendo usar bem mais agora que estou aprendendo tanto por aqui, acredito ser de alguma valia para nós, novatos.

 

Até mais!! :welcome:

 

Em tempo alguns links para consulta:

http://www.pyramydair.com/blog/tag/el-gamo-68/

http://www.co2air.de/wbb3/index.php?page=Thread&threadID=57567

http://www.aceros-de-hispania.com/airguns-parts/gamo-gamatic-airgun.htm

http://www.pyramydair.com/blog/2012/02/how-to-lubricate-your-spring-piston-airgun/

 

Excelente post!! Também tenho uma e é ótimo ter mais informações sobre ela! Parabéns!

A minha está velha e parada. Uso outra. Mas sabe me dizer se ela agrupa bem? Se sim, vou restaurar ela também.

Abraço, amigo!

  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Excelente post!! Também tenho uma e é ótimo ter mais informações sobre ela! Parabéns!

A minha está velha e parada. Uso outra. Mas sabe me dizer se ela agrupa bem? Se sim, vou restaurar ela também.

Abraço, amigo!

Valeu Lourenço!
Sou suspeito de falar dela, pq gosto demais dessa arma, mas sem dúvida vale a pena dar um trato na pequena!
Na época que fiz esse post, andei atirando com ela a 10m e me pareceu agrupar muito bem. Mas vou ressaltar aqui os seguintes pontos: melhorei muito com o que aprendi aqui no fórum, lendo e praticando também. Os chumbos que usei na época eram technogun (vector e strike, eu acho...) Não me preocupei em comprar coisa melhor porquê estava amaciando a minha b19 (que na época também tinha o problema de cano torto de fábrica) então não tinha muita vontade em gastar chumbo bom até arrumar isso.
Eu não me lembro de tirar fotos dos grupos com a Taurus, mas de cabeça posso te falar que eram grupos que não passavam do tamanho de uma moeda de 1 real, um ou outro flyer. Mas pra mim estava muito bom.
Espero ter ajudado!

Enviado de meu MotoG3 usando o Tapatalk

  • Upvote 1

Share this post


Link to post
Share on other sites
Em 17/03/2019 em 10:52, lggianne disse:

Valeu Lourenço!
Sou suspeito de falar dela, pq gosto demais dessa arma, mas sem dúvida vale a pena dar um trato na pequena!
Na época que fiz esse post, andei atirando com ela a 10m e me pareceu agrupar muito bem. Mas vou ressaltar aqui os seguintes pontos: melhorei muito com o que aprendi aqui no fórum, lendo e praticando também. Os chumbos que usei na época eram technogun (vector e strike, eu acho...) Não me preocupei em comprar coisa melhor porquê estava amaciando a minha b19 (que na época também tinha o problema de cano torto de fábrica) então não tinha muita vontade em gastar chumbo bom até arrumar isso.
Eu não me lembro de tirar fotos dos grupos com a Taurus, mas de cabeça posso te falar que eram grupos que não passavam do tamanho de uma moeda de 1 real, um ou outro flyer. Mas pra mim estava muito bom.
Espero ter ajudado!

Enviado de meu MotoG3 usando o Tapatalk
 

Legal! Tá cheio de preciosidades por ai mesmo... Estou pensando seriamente em fazer um corpo de madeira para ela. A minha tá só com a haste de metal, a coronha de plástico quebrou e não encaixa mais. Vamos ver... Primeiro vou fazer uns testes também a 10m.

Abraço!

  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


  • Recently Browsing   0 members

    No registered users viewing this page.

×
×
  • Create New...